Ok. Não me levem a mal, eu percebo que qualquer erro vai resultar num desvio do contador lá de fora. E o contador lá de fora é o que se paga. Mas demora uns dias. Eu depois tiro a contagem.
Não pensei que o multímetro estivesse tão fora (1,5%). Ninguém me disse também que havia uma diferença sistemática entre os dois, que não estaria a medir a mesma coisa (à parte que pelos vistos alguns medem "false" RMS), então avancei.
Trouxe 2 multímetros, para fazer uma votação.
mjr Escreveu: ↑28 set 2018, 16:24
5 letras: FLUKE. Esses costumam estar sempre certinhos com erros (bem) abaixo de 1%.
Não trouxe o Fluke. Tive vergonha de pedir. E aquilo é multi-funções, osciloscópio, regista dados, etc... é um bom bocado complicado de usar. Usei uma vez sem sucesso, espetaram-me num helicóptero, ia registar dados, de repente atiram-me com o osciloscópio para cima, digital nunca tinha visto, "olha, aproveita e regista também a tensão na tomada de 24V do helicóptero". Naturalmente... com o cinto apertado eu nem chegava à tomada...
E pronto, os multímetros são mas é uma grande porcaria. Um deles dá 10V abaixo! O outro dá 2V acima... O meu dá 3V abaixo....
Enquanto que o PZEM no eNode e o EVSE confirmam-se mutuamente.
Então a eficiência do OBC do Ioniq vai no máximo aos 91-92% no seu regime pleno. Vou verificar os meus registos. É comparar o que está no site da Mobi.e com o registado via OBD. Não sei onde fui buscar a ideia dos 94%. Talvez eu possa ter confundido os números do carregamento rápido com os do carregamento normal.
Vou então depois fazer registos melhores com os PZEMs, mais tempo, desta vez foram apenas espaços de 5-10 minutos.
Desculpem o falso alarme! "Lobo!, Lobo!"...