O António está de baixa
Conduzir um VE não é o mesmo que conduzir um carro normal
Este fim de semana, a minha mulher esteve de serviço. Nestas ocasiões, eu fico com 3 filhos, não vou a lado nenhum, e ela leva o Ioniq, para que os serviços não representem um rombo tão grande na nossa economia doméstica.
Eu estava convencido de que o carro teria carregado durante a noite. Ela não perguntou, viu o SoC, 35%, achou baixo, mas partiu do princípio de que seria "alguma experiência minha" (sic). E lá foi, a abrir, atravessar a Vasco da Gama, que já estava atrasada. À saída, telefona-me do eixo N-S, já em andamento, "Olha, tenho 15%, achas que chega para chegar a casa?"
Bom, mandei-a virar para carregar no PCR da Prio, e comecei a ver no electromaps o que é que se podia tentar a seguir. Ela telefona-me... teve várias dificuldades, o carregamento não iniciava… Os postos Tritium parecem máquinas de jogos…
Felizmente, chegou um Leaf. Vendo a minha mulher em dificuldades, imediatamente, pôs o seu carro a carregar e prontificou-se a ajudá-la a seguir. Assim fez, recomendou um tempo de espera após o CR, para o posto arrefecer, mas nada, nem mesmo assim, com um utilizador experiente. No electromaps vi que havia problemas com a CCS...
Seguiu para o PCR de Loures, onde teve de fazer contorcionismo por causa de um CI. Dei-lhe o número da PSP de Loures… Ela não chamou, lá encontrou uma posição… Mas o carregamento não se iniciava, apesar do posto indicar o SoC. Aparece o dono do CI, sorridente, com a família, a dar o exemplo, dizendo que o PCR está avariado… Duvidoso, logo a seguir veio um Leaf.
Seguiu para o IKEA. Posto de 7kW, um carro a carregar, mas o Ioniq nada. Posto de 22kW, um Zoe a fingir que carregava (luz verde), na outra tomada nada. Meti os miúdos no carro e fui desenrasca-la. Ainda no IKEA, um Leaf não conseguiu carregar no posto depois de nós… Estaria avariado?
Desliguei a bateria de 12V, voltei a ligar, voltei a tentar nos dois postos do IKEA…. último teste: um posto na rua. Vários PCN em Loures têm boa informação no electromaps. Cheguei com 8%, não carregou, e fiquei por aí, não valia a pena ir mais longe.
E foi assim que desta vez
vi mesmo o Ioniq ser levado pelo reboque. Resta-lhe a dignidade de ter subido para cima do reboque sozinho.
Num VE, pelo uso a que está sujeito, a fiabilidade é um desafio
Sim, podem dizer que é mais simples, tem menos peças móveis, sofre menor desgaste, etc, etc, tudo isso é verdade. Porém, a promiscuidade é incomparável. Um VE tem de andar por aí a ligar-se a todo o género de equipamentos de maior ou menor qualidade, com electricidade vinda sabe-se lá de onde…
Meter gasolina num CI não traz estes problemas. Não há promiscuidade. Basta ter o cuidado de não o levar a uma oficina manhosa.
Ou seja, num VE não são os defeitos de fabrico o problema, num VE são os defeitos de montes de equipamentos de fabricantes diferentes…
Tive a sensação de que o problema estaria no mecanismo que tranca a ficha Mennekes. Se não tranca, não carrega. A minha mulher diz que a ficha no PCR da Prio estava trancada, não saía… não sei, terá sido aí?
Sexta-feira, tentei ver se a tomada 1 do ACH-00001 já estaria boa… continua a não estar. Pode também ter sido aqui e o carro não ter carregado durante a noite não por esquecimento mas por já não estar bom.
Falso alarme?
Segunda feira, passei a manhã a tentar saber onde estava o carro. Ligo para a Entreposto Lisboa nos Olivais, e desligam-me sistematicamente a chamada. Tipo, toca um segundo e desliga. Felizmente, esse era o número da Nissan! Quanto descubro o número da Hyundai atendem-me imediatamente e atenciosamente (ninguém consegue dar bom atendimento quando tem demasiado trabalho).
Depois de muitas tropelias, pelas 11h55, o carro chega finalmente à oficina. Telefonam-me e dizem que o carro está a carregar sem problemas na wallbox deles. Começo logo a pensar no post que ia escrever aqui, "Pela terceira vez, parece que vai avariar e depois não tem nada."
Nada disso! Logo a seguir ao almoço recebo uma mensagem a dizer que o aluguer da viatura de substituição foi prolongado por mais um dia. Telefono, e afinal não estava completamente bom. Ao fim do dia, ligaram na máquina de diagnóstico que prescreveu que o actuador tinha de ser substituído. A peça mais próxima está em Espanha e na melhor das hipóteses quinta-feira tenho o carro.
Bem…… +1 por o sistema de diagnóstico ter apanhado a falha. Antes assim. Não tenho de ficar a pensar se existe um problema, ou se estou maluquinho.
E pronto…
Estou com um Skoda Fabia a gasolina… Ao menos o carro é a gasolina e não a diesel, portanto anda bem. O estranho é que faz barulho como diesel e "pesa" como diesel, talvez seja da taxa de compressão?
A despesa, portanto, é atroz… São 10 mocas por dia pela gasolina, e outro tanto pelo estacionamento…
Tenho de optimizar isto… tiro o passe e vou de barco?
Liguei para a companhia de seguros que também me dá um carro em caso de acidente… "ah, a assistência da marca não lhe dá um carro?" (que lata!)… é que a companhia de seguros dá um carro equivalente… mas já estão a dizer que não arranjam eléctrico… quando contratei diziam que dependia da disponibilidade na rent-a-car…