Fiabilidade Hyundai Kauai Elétrico

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Fiabilidade Hyundai Kauai Elétrico

Mensagem por migle » 29 nov 2018, 13:59

lmlr Escreveu:
29 nov 2018, 10:48
Com o Kauai podia fazer directo? Podia eventualmente, mas deveria chegar nas lonas, o que obrigaria à tal CR.
Já o fiz de CI? Sim, várias vezes, mas só quando era eu e a esposa.
Se fosse com o Kauai podia ir um pouco mais rápido? Talvez, e daí?
São os tais 30 minutos, uma vez por ano, que não me justificaram gastar mais 10K, conforme expliquei atrás.
E faz muito bem. Uma vez por ano, não tem importância nenhuma.

Já sei que escolheu esse percurso por causa da ocupação dos PCR. Esse é um percurso para o qual o Google Maps indica mais de 5h20, uma hora mais do que o percurso pelo litoral, evitando os PCRs sobreocupados no Verão. Eu preferiria fazer a viagem a uma hora de menos trânsito, em vez de desviar para o interior.

O tempo total dessa viagem deve ter sido cerca de 6h. Não me parece difícil que um carro como o Kauai muito mais apto na estrada e nos carregamentos possa tirar 1h a esse tempo de viagem. Já está a ver que uma pessoa que faça viagens dessas com frequência, pode ter razões para preferir o Kauai.
lmlr Escreveu:
29 nov 2018, 10:48
O Kauai para o Leaf são cerca de trinta (30) centímetros de diferença, volto a referir trinta. Presta-se a uma utilização familiar? Para mim, não! É mais um citadino com um pack de 64kWh, o que para mim não faz sentido.
Citadino, é o termo que se usa para o segmento abaixo, segmento A. Estes pormenores não passam despercebidos, é mais do mesmo.

Eventualmente, para outras pessoas faz sentido. Eu vou muitas vezes ao Algarve passar dois dias, não tenho de levar muita bagagem. Há quem dê mais valor aos 30-60 minutos do que aos 30 centímetros.
lmlr Escreveu:
29 nov 2018, 10:48
Qualquer carro se tiver o pack a 50C ou mais, a temperatura vai baixar, a não ser que esteja no Saara.
Este é outro comentário que apenas se destina a provocar os outros utilizadores, particularmente os que apreciam o Hyundai. Eu tinha falado em arrefecer de 42C para 32C, e verifico isso no Verão. Não falei de 50. Este comentário é só uma maneira de dizer que o sistema de arrefecimento do Ioniq é quase igual estar lá e não estar. Porém, o resultado está à vista.
lmlr Escreveu:
29 nov 2018, 10:48
Sistema tipo Tesla ou Jaguar, entendo arrefecimento líquido, sempre activo, ou seja 24 sobre 24 horas, conforme tinha referido atrás.
Ok, ficamos a saber que está a falar do TMS estar activo não apenas quando o carro está ligado ou a carregar, como acontece no Ioniq.
Mas tem alguma informação concreta em relação ao Kauai? É que toda a informação que eu tenho é no sentido do TMS do Kauai funcionar com o carro desligado. De qualquer modo, é quase igual ao litro, porque com um TMS como o do Kauai, essa situação só acontece se o utilizador for fazer uma CR para logo depois estacionar o carro.

Senão, dá-me ideia de que está a falar do Ioniq.
lmlr Escreveu:
29 nov 2018, 10:48
• depósito (não reembolsável) de 1.000€
Chama-se sinal. É habitual num contrato de promessa de compra e venda. Dá garantias às duas partes.
lmlr Escreveu:
29 nov 2018, 10:54
Só uma última achega. Quem estiver comprador, será melhor fazê-lo ao Orlando e ao Jasmin, porque as versões que possivelmente irão importar deverão ter bomba de calor (falta imperdoável da versão PT).
Foi a informação que lhe deram na Hyundai? Que em Portugal vinha sem bomba de calor? Ou está a extrapolar a partir do Ioniq?

A bomba de calor tem como efeito usar menos energia no aquecimento quando as temperaturas exteriores são baixas (tipo abaixo de 10C). Ponto final. É como os 30cm. É imperdoável para si. Para outros, haverá outras características mais importantes.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

leogrova
Mensagens: 106
Registado: 08 out 2018, 19:58
Data de fabrico: 01 set 2018
Capacidade bateria: 28 kwh

Re: Fiabilidade Hyundai Kauai Elétrico

Mensagem por leogrova » 29 nov 2018, 14:35

...mais uma achega : o meu Ioniq, nunca carregou num PCN; carrega em PCRs qd a isso sou obrigado - viagens para fora de pé - provavelmente com um Kauai, poderia desprezar a rede sofrível de carregamento em 99, 999% da vida do carro. Só por isso... o Kauai é muito apetecível.
Não querendo ser redutor, uma bateria/ eficiência destas , abre portas a uma gestão completamente diferente, e muito menos dependente de factores externos que não podemos controlar.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Fiabilidade Hyundai Kauai Elétrico

Mensagem por migle » 29 nov 2018, 14:50

leogrova, o panorama muda rapidamente. Irão haver carros muito melhores que o Kauai. Havemos de ter baterias de estado sólido. Convém não olhar para o último modelo como se fosse o último...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Fiabilidade Hyundai Kauai Elétrico

Mensagem por lmlr » 29 nov 2018, 15:52

Por alguma razão, não me está a compreender... provavelmente sou eu que me explico mal.

Vou tentar mais uma vez, e volto a salientar que abordei o Kauai como comprador, daí ter partilhado a minha experiência.

O Kauai para mim, só iria fazer diferença na viagem ao Algarve. Não consegui justificar gastar mais 10K por um carro que só iria extrair o máximo uma vez por ano e para poupar meia hora, se tanto. Não lhe parece razoável?

Mais uma vez por citadino disse para mim, peço desculpa não ter sublinhado, deve ter passado despercebido. Pode não ser um citadino puro no conceito, mas para mim (novamente), pelas dimensões assemelha-se a um citadino.

Não tenho interesse nenhum em provocar ninguém, já ando aqui há muitos anos, volto a dizer que já tive Peugeot, Renault e Nissan, como tal não sou fanboy e muito menos avençado de alguma marcar. Eu vi print screens do Ionic a 50C ou mais. O sistema de arrefecimento do Ionic é melhor do que não ter nada, evidentemente, mas está longe de ser eficiente.

Não tenho nenhuma informação privilegiada, só o que leio e vejo. Volto a referir que não sou fanboy nem avençado de nenhuma marca. A info que tenho, lida algures na net é que desligando o carro, o sistema desliga-se, mas posso estar enganado.

Felizmente sei o que é um sinal, já adquiri algumas viaturas, mas acha verdadeiramente razoável pedir um depósito não reembolsável sem dizer ao cliente qual o preço final e qual o equipamento?
Achava razoável, por exemplo, entrar num restaurante, pedirem-lhe 50€, e depois no final logo se via os pratos que iria comer bem como os ingredientes e quantidade?!?!?!? Se não gostasse ou não tivesse dinheiro para a refeição era o mesmo?
Num contrato promessa eu dou um sinal de X e o vendedor compromete-se a entregar o bem Y, pelo preço J e com as características XPTO.

Relativamente à bomba de calor foi a informação que um comprador colocou na página do Kauai EV no Facebook. Penso que muitas pessoas viram e podem corroborar. Acha que a bomba de calor só tem essa vantagem, nem vale a pena argumentar?

Já agora gostava de ouvir a sua opinião, relativamente de os eventuais interessados adquirirem os Kauai ao Orlando e Jasmin, supostamente melhores equipados que os nacionais?

Já agora coloco aqui um "copy & paste" da informação referida na pagina do FB:

RESPOSTA DA HYUNDAI PORTUGAL:

"Exmo. Sr. Humberto Abel,

Desde já agradecemos o seu contacto e a preferência pela Hyundai.

No seguimento do seu contacto, informamos que a definição dos equipamentos que compõem as diversas versões comercializadas é da responsabilidade de cada País, sendo o seu PVP ajustado de acordo com os equipamentos selecionados e legislação em vigor.

A monofolha por si remetida, apresenta os equipamentos de série, assim como os que são passiveis de equipar o KAUAI Electric como opção, sendo o sistema de Travagem Autónoma de Emergência (FCA) um opcional que deverá ser solicitado na encomenda da viatura.

Dos equipamentos por si referidos somos a informar:

Equipamento (por si descrito) Disponível
Faróis LED (médios e máximos, frontais e traseiros) Não
Luz de Iluminação em Curva estática (LBA-S) Não
Sistema de Controlo Automático dos Máximos (HBA) Não
Bancos eléctricos, aquecidos e refrigerados Não
Head-up display Não
Cruise Control Adaptativo e Inteligente Não
Radar de Ângulo Morto Não
Alerta de Tráfego na Retaguarda do Veículo Não
Sistema de Informação da Velocidade Máxima e Sinais de Trânsito Sim
Sistema de Acompanhamento de Faixa de Rodagem Não (é equipada com Sistema de Manutenção à faixa de rodagem (LKA))
Espelhos retrovisores exteriores recolhidos electricamente Não
Espelho retrovisor interior com escurecimento automático Não
Bomba de calor Não
Cabo de carregamento type2 Sim
Faróis de nevoeiro à frente Não

Relativamente ao acordo por si estabelecido com o Concessionário Hyundai Entreposto, informamos que desconhecemos todos os detalhes e especificidades que envolveram todos os momentos do negócio com o concessionário, como tal, aconselhamos a que esclareça todas as suas questões junto do mesmo.

Gratos pela atenção dispensada, despedimo-nos apresentando os nossos melhores cumprimentos."

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Fiabilidade Hyundai Kauai Elétrico

Mensagem por lmlr » 29 nov 2018, 15:56

Para estar dentro do contexto, a informação no post atrás foi precedida do post que coloco abaixo:

Caros,mail enviado para o importar para site.gruposc@salvadorcaetano.pt. Pessoal vamos todos a fazer o mesmo, sem haver mais pessoas a reclamar não conseguimos nada e vamos ter que engolir o sapo...... pra semana se não tiver respostas é DECO e Comunicação Social

Boa tarde

Creio que a Salvador Caetano ou uma sua participada seja a importadora da Hyundai, caso não seja as minhas desculpas e por favor não considerem este mail.

Durante o período de Julho de 2018 estive a verificar possíveis veículos elétricos para adquirir.

Depois de alguma investigação nos sites das marcas fiquei indeciso entre o Nissan Leaf e o Hyunday Kauai Premium (pois só existe esta versão).

Tendo em conta a autonomia do veículo e algumas especificações técnicas decidi-me pelo Kauai.

Fiz uma visita a um concessionário, o qual não tinha quase nenhuma informação sobre o veículo, sabendo que apenas uma versão iria ser comercializada, a versão Premium, e que o único opcional seria a Travagem de Emergência com Deteção de Peões.

Após alguma investigação na Internet deparei-me com o site da Holanda e da Alemanha, onde tinham já bastante informação detalhada, inclusive na Holanda exitem três versões em comercialização, em que uma delas é a Premium, tal como em Portugal.

Nesses sites consegui verificar qual a configuração da versão Premium, e tendo em conta o equipamento que estas versões traziam decidi inquirir o vendedor para confirmar se a viatura par Portugal seria igual, o qual me foi respondido que SIM. (mail em anexo).

Tendo em conta a resposta em cima tomei a decisão de fazer a respetiva reserva e fazer o depósito solicitado.

Gostaria de lembrar novamente que a decisão foi só tomada após a confirmação por parte do vendedor relativamente ao equipamento da viatura.

Agora deparo-me com uma situação completamente diferente, onde sou confrontado com a realidade. E a realidade é que a viatura que está a ser entregue em Portugal tem muito menos equipamento que aquilo que me foi confirmado pelo vendedor e que eu realmente reservei para comprar, ainda não recebi confirmação do vendedor nem de ninguém sobre realmente qual o equipamento do veiculo que pretendem entregar, pois a monofolha que me enviaram também não está correta ( explico mais em baixo). Alguns dos equipamentos que me parece não virem na versão que pretendem entregar em Portugal são:

- Faróis LED (médios e máximos, frontais e traseiros)
- Luz de Iluminação em Curva estática (LBA-S)
- Sistema de Controlo Automático dos Máximos (HBA)
- Bancos eléctricos, aquecidos e refrigerados
- Head-up display
- Cruise Control Adaptativo e Inteligente
- Radar de Ângulo Morto
- Alerta de Tráfego na Retaguarda do Veículo
- Sistema de Informação da Velocidade Máxima e Sinais de Trânsito
- Sistema de Acompanhamento de Faixa de Rodagem
- Espelhos retrovisores exteriores recolhidos electricamente
- Espelho retrovisor interior com escurecimento automático
- Bomba de calor (parte do sistema de ar condicionado, que reduz drasticamente o consumo de bateria do carro no inverno)
- cabo de carregamento type2 (lá fora os carregadores rápidos têm já este cabo incorporado no carregador mas em Portugal aqueles que vi não têm e o único cabo que vem na ficha de produto é o ICCB)
- faróis de nevoeiro à frente

Para além disso parece que a monofolha que me foi enviada agora, também não está correta, pois o Sistema de Travagem de Emergência aparece como um opcional, o qual eu solicitei. Mas agora o vendedor também me está a informar que não vem, ver mails em anexo.

Mas afinal qual a viatura que vai ser entregue em Portugal? Com certeza que não é uma versão Premium, pois como é possível uma viatura Elétrica que não ter faróis em LED dianteiros, ou uma versão Premium não ter os sistemas de segurança mais avançados???????

Outro tema que também me deixa confuso, pois tendo em conta a viatura que querem entregar em Portugal, completamente despida de equipamento tem um preço base superior à versão mais equipada no resto da Europa…..eu só vejo uma coisa, margem e lucro.

Tendo dito isto, e mais uma vez reafirmando que a viatura que eu reservei (reservei uma viatura com o mesmo equipamento que versão Holandesa do Hyunday Premium, como confirmado pelo vendedor) não é a que parece pretenderem entregar. Gostaria de saber como pretende o Importador resolver este tema, pois segundo informação passada foi o Importador que definiu o que viatura iria trazer de equipamentos…….

Eu desde já coloco duas propostas em cima da mesa:

1- A Hyundai faz um desconto no respetivo valor dos equipamentos que não vão ser entregues com a viatura. Pois mais uma vez relembro que a viatura que parece pretenderem entregar não foi a que reservei para compra, um desconto de cerca de 4000€.
2- A Hyundai mantem o valor, mas neste caso tem que entregar a viatura que eu comprei com os equipamentos confirmados pelo vendedor, e para isso e até que a nova viatura venha (segundo o vendedor 1 ano) entrega-me uma viatura elétrica de cortesia (pode ser a viatura que me vão querer entregar), e quando a viatura correta vier faço o pagamento da mesma e entrego a de cortesia. Não vejo um grande problema, pois as viaturas Premium da Holanda, Alemanha, Espanha já vêm com todo este equipamento…..

Acho toda esta situação uma coisa inacreditável, pois induziram n pessoas em erro para a compra de uma ilusão….a isto deve poder chamar-se várias coisas, como Publicidade Enganosa…ou outras coisas piores, manchando o nome de uma marca que se calhar nada tem a ver com o tema, mas que deveria saber da situação.

Agradecia pois uma resposta célere a este meu mail, de modo a poder decidir o que fazer.

Obrigado

Humberto Abel

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Fiabilidade Hyundai Kauai Elétrico

Mensagem por migle » 29 nov 2018, 19:32

lmlr Escreveu:
29 nov 2018, 15:52
O Kauai para mim, só iria fazer diferença na viagem ao Algarve. Não consegui justificar gastar mais 10K por um carro que só iria extrair o máximo uma vez por ano e para poupar meia hora, se tanto. Não lhe parece razoável?
Perfeitamente razoável. A decisão oposta, por parte de outra pessoa, também me parece perfeitamente razoável.
lmlr Escreveu:
29 nov 2018, 15:52
Eu vi print screens do Ionic a 50C ou mais. O sistema de arrefecimento do Ionic é melhor do que não ter nada, evidentemente, mas está longe de ser eficiente.
Eu também. No video do tipo que fez carregamentos repetidos em 100kW para provocar corte na potência de carregamento. 50 é a temperatura à qual a potência de carregamento desce abaixo dos 45kW.

O meu carro nunca esteve a essa temperatura e, com tantas viagens por autoestrada que fiz, raramente passou acima dos 45, e apenas por minutos (numa delas tinha uma mala a tapar a entrada de ar, por descuido).

Se nas viagens que faço, a bateria apenas passa dos 40 durante pouco tempo, o sistema de arrefecimento do Ioniq parece-me suficiente para a bateria que tem. Claramente, numa viagem por AE, a temperatura de equilíbrio torna-se definidamente mais baixa que em carros sem um sistema desses. Basta compararmos logs.
lmlr Escreveu:
29 nov 2018, 15:52
Não tenho nenhuma informação privilegiada, só o que leio e vejo. Volto a referir que não sou fanboy nem avençado de nenhuma marca. A info que tenho, lida algures na net é que desligando o carro, o sistema desliga-se, mas posso estar enganado.
Pois é, ainda sabemos pouco, e ainda não conseguimos ler nada da porta OBD. A julgar pelos ouvidos de alguns proprietários, existe circulação com o carro desligado.

Obrigado por partilhar a informação sobre o equipamento. Realmente, custa a aceitar o corte que fazem cá.

Efectivamente, a bomba de calor é um bom motivo para preferir um importado. Porém também é relativo, até porque com uma bateria tão grande, há muita energia para dissipar por efeito de Joule. E dos gráficos que vi, no caso do Ioniq, a diferença da bomba de calor só se começa a notar com temperaturas abaixo dos 6,7 graus.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Fiabilidade Hyundai Kauai Elétrico

Mensagem por migle » 29 nov 2018, 19:38

Mil € era também o necessário para reservar o Leaf. A data também tinha alguma incerteza. Eu sei, pessoalmente, que devolveram o sinal às pessoas que desistiram do Leaf. Como fazem sempre no ramo automóvel.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Fiabilidade Hyundai Kauai Elétrico

Mensagem por lmlr » 29 nov 2018, 19:58

Vi alguns print screen de outro forista, com o pack do Ionic acima dos 50C, e o motor a cortar, mas considero isto perfeitamente normal. Não há milagres! O meu Leaf de 40 em CR, nunca o vi passar acima dos 33C, mas se fizer outro tipo de utilização, vai passar. Não há milagres.

Lembro-me de um forista ter ido buscar um Leaf de 30 a Huelva. Com as várias CR a temperatura subiu, como é óbvio, mas baixando um pouco a velocidade de cruzeiro, desceu e chegou ao destino (perto do Porto).

Este verão, vi um tipo que foi de Monte Gordo a Braga com duas CR num Leaf de 40, e sem grandes compromissos. AC ligado e CC a cerca de 110kmh na AE. Chegou com o pack quente? Chegou, mas atravessou Portugal de sul a norte, sem grandes compromissos. É uma vez por ano e ao outro dia já estava com temperatura normal.

Não tendo bomba de calor, o único sistema que conheço é uma resistência, como tive no iOn e no Fluence, e pela experiência que tenho gasta muita energia independentemente da temperatura exterior. Eu não comprometia um equipamento desses, tivesse o pack que tivesse em carros destes valores. Mas claro, são opções, da marca e de quem compra, evidentemente. Agora, não sei qual o sistema que os Hyundai vendidos em Portugal trazem, mas se for resistência, para mim, é muito mau.

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Fiabilidade Hyundai Kauai Elétrico

Mensagem por lmlr » 29 nov 2018, 20:02

migle Escreveu:
29 nov 2018, 19:38
Mil € era também o necessário para reservar o Leaf. A data também tinha alguma incerteza. Eu sei, pessoalmente, que devolveram o sinal às pessoas que desistiram do Leaf. Como fazem sempre no ramo automóvel.
Não é verdade. Ao reservar o Leaf sabia a data de entrega (aproximada), o valor final do carro e o equipamento com que vinha ou escolhido. Tem talvez dezenas de exemplos aqui.

Muito diferente da Hyundai, em que não sabia nada disso, e pior não devolviam o sinal, o que denota alguma má fé, como é evidente.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Fiabilidade Hyundai Kauai Elétrico

Mensagem por migle » 29 nov 2018, 21:12

Na Nissan perguntou à cabeça se devolviam o sinal? E responderam que sim? No final devolveram.

Penso que o seu conceito de má fé está trocado. Quando se dá um sinal, não é para ser devolvido. Má fé demonstra uma pessoa que dá um sinal, que sabe que lho devolvem (sente-se livre para não cumprir a sua parte) e pretende usar esse sinal para que a outra parte cumpra.

EDIT: e a Nissan, a quem sei que devolveu, foi a alguém que preferiu esperar pelo e-Plus.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Hyundai”