Hyundai Ioniq - O Pretinho

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por victormcpinto » 01 out 2017, 20:59

BrunoAlves Escreveu:
Continuo a achar que no tamanho deste país, ninguém precisa de baterias de 60kWh ou mais. Assim apareça rede de carregamento, este carro dá para tudo. Não dá para ir à Bósnia (e será que não dá mesmo? ;) ), mas também não ia lá de carro e não :mrgreen:
Eu preciso. O Leaf de 60kWh pode vir a ser hipótese. Nada tem a ver com distâncias grandes a percorrer mas sim com disponibilidade de mobilidade. AE é para andar a 100/120, EN 50/90 e não ver a reserva muitas vezes. Quero ver esses "problemas" resolvidos, para assim usufruir do verdadeiro prazer de conduzir um VE.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por migle » 01 out 2017, 21:01

Caro colega!

Comprámos um carro igual ou muito parecido quase ao mesmo tempo. O meu tem DB no fórum Prius-PT (não vou repetir aqui) e é o António Eléctrico, por motivos óbvios. Fiquei com o último Ioniq no stock do importador português, até aos que se prevê chegarem em Dezembro, e era preto também. Para mim, é o primeiro EV.

Vinha perguntar-te como conseguiste regular o carregamento com o ICCB, porque eu tentei através do AVN e não funcionou, mas acabei de descobrir um vídeo no youtube que mostra o botão no ICCB. Vídeo que encontrei ao tentar procurar um suposto vídeo que tinha a impressão de ter visto de um carregamento rápido em que se ouvia o sistema de gestão térmica... que afinal foi engano meu, deve ter sido outro carro, no meio de tantos vídeos que vi.

Sem outro assunto, fica só mesmo o cumprimento! Um abraço,
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6376
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por BrunoAlves » 01 out 2017, 21:29

Em relação à carga rápida, temperatura e refrigeração da bateria, agora com acesso aos dados fiz o teste no PCR de Pombal.
- Velocidade de carga: a tensão da bateria são 400V, mas só lá chega no final da carga por isso não chega aos 50kW. Mantém-se a 125A até aos 80%, depois cai para 55A mais coisa ou menos. Mantém-se assim até desligar aos 94%, sempre a ~~21-22kW :shock:

- Temperatura: comecei com temperatura média de 31 graus, acabei com média de 41,5 graus. A temperatura ainda esteve mais alta (42,2º) mas baixou quando a potência de carga reduziu acima dos 80%

- Refrigeração: aprendi várias coisas :)
* O ventilador não funciona só em carga, funciona sempre que a temperatura está acima dos 30º (mais coisa ou menos) e o carro está "ligado".
* O carro tem 12 sensores de temperatura.
* A temperatura cai significativamente só com a ventilação, mesmo a andar bem (120km/h). Entre Pombal e casa perdi 6º em média.
* Quem como eu tem garagem, rapidamente baixa a temperatura do pack. Cheguei a casa, liguei o AC nos 15º (não dá menos :mrgreen: ) e deixei o carro 1h ligado. Custou-me 4% SOC, ao fim desse tempo o carro parecia o bar do gelo :mrgreen: e o ventilador já se tinha desligado.

Imagem
Última edição por BrunoAlves em 28 jun 2018, 14:32, editado 2 vezes no total.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6376
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por BrunoAlves » 01 out 2017, 21:32

victormcpinto Escreveu:Eu preciso. O Leaf de 60kWh pode vir a ser hipótese. Nada tem a ver com distâncias grandes a percorrer mas sim com disponibilidade de mobilidade. AE é para andar a 100/120, EN 50/90 e não ver a reserva muitas vezes. Quero ver esses "problemas" resolvidos, para assim usufruir do verdadeiro prazer de conduzir um VE.
Não vou discutir isso, não é a minha visão mas este não é o local para o discutir ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por jfr2006 » 01 out 2017, 21:44

O Ioniq não usa células da LG? Sem climatização? Não é por nada, mas vai dar barraca.... :(

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por Orlando » 01 out 2017, 21:48

jfr2006 Escreveu:O Ioniq não usa células da LG? Sem climatização? Não é por nada, mas vai dar barraca.... :(
Como sabes?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6376
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por BrunoAlves » 01 out 2017, 21:57

migle Escreveu:Caro colega!
(...)
Sem outro assunto, fica só mesmo o cumprimento! Um abraço,
Outro. Felicidades para a tua máquina, se este é o teu primeiro VE, era difícil começar melhor ;)
jfr2006 Escreveu:O Ioniq não usa células da LG? Sem climatização? Não é por nada, mas vai dar barraca.... :(
8 anos e 200.000km de garantia? Não estou preocupado, ainda que a garantia não inclua degradação de forma explícita. A ver.
De qualquer forma, tem climatização. Não é AC, mas tem alguma forma de climatização. Imagino que a própria LG tenha tido um papel no desenho desta solução, portanto estou descansadinho ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por jfr2006 » 01 out 2017, 21:59

Orlando Escreveu:
jfr2006 Escreveu:O Ioniq não usa células da LG? Sem climatização? Não é por nada, mas vai dar barraca.... :(
Como sabes?
Como sei o quê? Que vai dar barraca?

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por Orlando » 01 out 2017, 22:09

jfr2006 Escreveu:
Orlando Escreveu:
jfr2006 Escreveu:O Ioniq não usa células da LG? Sem climatização? Não é por nada, mas vai dar barraca.... :(
Como sabes?
Como sei o quê? Que vai dar barraca?
Exato. Porque ter degradação é como a morte e os impostos, agora dar barraca, gostava de saber.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por jfr2006 » 01 out 2017, 22:12

Orlando Escreveu: Exato. Porque ter degradação é como a morte e os impostos, agora dar barraca, gostava de saber.
É um bocado como os mk1 e o Arizona.. a história pode vir a ser semelhante ;)

Responder

Voltar para “Hyundai”