Na semana passada fiz a maior viagem com o Hyôiô até agora. Fui até ao ponto mais a sul da Europa, Tarifa.
Telefonei para Aracena e o PCR deles ainda não estava funcional, pelo que vim pela rota do Algarve a 120km/h, com carregamento em Aljustrel (até 84% SOC) e no PCR de Loulé cidade. Quando cheguei à via do infante verifiquei que este estava livre (caso contrário ia para o PCR da AE), mas quando cheguei estava lá um ZOE. Felizmente este é daqueles que dá para AC e DC simultâneo, logo não houve stress. Também só carreguei até 84%, pois ainda ia parar para almoçar no IKEA, onde ficou a carregar a 7kw. Depois da última vez que lá fui ter dado barraca, estava desconfiado, mas correu bem.
Saí com 100% rumo a Sevilha, com CC a 100km/h. Como perdia uma hora ao chegar a Espanha, optei uns dias antes por pernoitar em Sevilha. Fiquei num hotel uns km a norte da cidade, que tinha dois PCRs com três mangueiras à porta (ainda desligados), mas também não foram capazes de fornecer uma tomadita (má vontade, sobretudo). Mas como o plano original era usar o PCR de Sevilha, não me ralei muito.
No dia seguinte cheguei ao PCR com uns 6%, e após um primeiro susto com a aplicação IBIL recusar o meu cartão de crédito, voltei a tentar e deu. Foram cerca de 13€ por 25kWh. Dali até ao nosso hotel perto de Tarifa eram 214km, mas em vez de ir directo fiz um desvio para ir visitar Arcos de la Frontera, onde carreguei a 7kW numa empresa de energias renováveis que tinha contactado previamente. Foram muito simpáticos, estive a conversar um pouco com eles e depois fui almoçar e ver o centro.
Saí de Arcos com 96% e na ideia de tentar usar um caminho com mais paisagem, acabei por me meter numas estradas de montanha que eram só curvas e nunca mais se chegava a lado nenhum. Quanto regressei à autovia foi um alívio. No hotel carregámos na garagem numa tomada Schuko (que até fizeram o favor de não cobrar o estacionamento, apesar de constar no preçário). Nos dois dias seguintes andámos a explorar a zona, tendo feito cerca de 100km cada dia.
No regresso, aproveitando ganhar uma hora a chegar a Portugal, a viagem foi directa. Sai carregadinho num dia quase sem vento e na autovia vim com CC a 100km/h entre Sevilha e Jerez de la Frontera, e depois acelerei para os 120km/h. No total o consumo médio foi de 13.1kWh/100km, que deu bem para fazer os 214km. No PCR de Sevilha estava um Jaguar I-Pace e quando o vi roguei imprecações internas, tendo na memória o que já foi relatado por outro membro bem recentemente. Felizmente para mim, quem ia no carro não percebia quase nada de VEs (era um jornalista em testes com o carro) e nem sequer sabia como por o carro a carregar naquele PCR, pois nem sabia que aplicação usar. Verdade seja dita, é incompreensível como não há uma única referência a IBIL no posto ou em redor.
Deixou-me carregar primeiro, mostrei-lhe como era a app e como se usava (recusou-me o cartão outra vez na 1ª tentativa) e fiquei a carregar enquanto ele foi tomar o pequeno-almoço, registar-se na aplicação e adicionar cartões. Saí de Sevilha com 93% e fui a 100km/h rumo a Portugal. Pouco depois de entrar na autovia, reparei que a navegação do carro indicava um aviso de engarrafamento na autovia uns kms antes de Huelva. Não liguei, pois eu nunca tinha ligado o carro à internet e ele não teria maneira de saber qual o estado do trânsito.
Só que pelos vistos subestimei o carro, pois estava mesmo certo. Houve acidente e uma fila enorme na qual estive mais de 40 minutos. O carro deve ter-se ligado a alguma wifi gratuita em Sevilha e nesse curto espaço de tempo ter recebido informação de trânsito. Depois desta demora, subi a velocidade para os 105km/h, mas voltei a baixá-la uns kms antes de Loulé pois a via do Infante não é amiga dos consumos sobretudo quando se vem de Espanha (mais baixo). Almocei novamente no IKEA de Loulé enquanto meti 20% na bateria e depois carreguei até 84% no PCR, que partilhei com um Niro plug-in ligado na Mennekes (sorte a dele este PCR não ter tarifa OPC
)
Em Aljustrel carreguei até os 93% e no troço final vim inicialmente a 115km/h à cautela, já que da última vez que fiz este percurso tinha-me saído mal indo sempre a 120km/h. Mas como desta vez não tinha o vento contra, percebi ao fim de um bocado que podia ir a 120 sem problemas, a assim fiz. Á chegada a Lisboa, o carro contabilizava 661km feitos nesse dia, com um consumo médio de 13.3 kWh/100.