DB Hyundai IONIQ

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Joaomoura
Mensagens: 63
Registado: 16 jan 2017, 22:08
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: DB Hyundai IONIQ

Mensagem por Joaomoura » 07 out 2018, 23:23

Já fui a oficina e após varios dias sem carro a unica coisa que foi feito foi a atualização do software e dos mapas (finalmente), ate ver ainda não perdeu as configurações, as restantes anomalias "estamos a aguardar a chegada das peças"...
Antes disto fui a Bragança, tranquilo na ida. Fui até ao Lidl de S. Mamede infesta, tem um PCR e a entrada da A4 é logo ao lado. Sem qualquer limitação até Vila real, carregou no PCR e depois fui até Bragança. Como estava a contar com os PCN fui sem qualquer restrição. Quando cheguei a Bragança (muito mal servida de carregadores) segundo o eletromaps (na altura) apenas 1 estaria a funcionar e quando la chego encontra-se fora de serviço. Ligo para a mobie e indicam-me para me dirigir a outro posto que supostamente estaria a funcionar. Lá carregou um pouco durante o jantar mas nao seria suficiente para voltar, teria de carregar mais um pouco no dia seguinte. No dia seguinte lá pus a carregar mais um bocado, no entanto surge um imprevisto e tenho de regressar de imediato ao Porto, neste momento tinha 58% que para mim seria suficiente uma vez que já tinha feito esta viagem com 60% e tinha chegado cum uma boa margem. Mas houve uns fatores que não contei, o carro ia mais pesado e como estava com pressa não moderei a velocidade. Resultado, tive de sair da AE mesmo antes de começar a descer para Vila Real porque já estava em modo tartaruga e chamar o reboque
Imagem

Mas nem tudo são más noticias. No dia 26 fui até ao Algarve, ainda não sabia de nada das manutenções dos postos e até fui de noite para evitar esperas e calor eramos 3 adultos e um cão. Em Leiria começa a dar os primeiros sintomas, mas é em Santarem que o caso ficou complicado. Não havia maneira de aceitar o cartão e quando aceitava abortava o carregamento. Ligo para a Mobie(as 5 da manha :D ) "estamos em manutenção, 20m e está ok" passado 30m continua igual... peço a segurança do hotel para passar para o outro lado pela ponte, mal chego lá carrega a primeira tentativa. Daqui até loulé foi sempre a dar cartao invalido e abortar carregamentos, até cheguei a pensar que o problema seria do carro (ao abortar o carregamento), mas lá deu para chegar a Olhão. Na vinda não houve nenhum problema, lá havia um posto ou outro que tinha de passar o cartão 2vz mas carregou sempre. Foram 1640km entre a viagem e as deslocações locais.

Avatar do Utilizador
aaasilva
Mensagens: 56
Registado: 25 jun 2018, 23:34
Data de fabrico: 15 jun 2017
Capacidade bateria: 28kWh

Re: DB Hyundai IONIQ

Mensagem por aaasilva » 14 out 2018, 08:41

Ganda maluco João !
Ainda ontem tive de passar para o outro lado em Leiria e carregar no sentido N\S. Depois de ir a Coimbra voltei a carregar em Leiria mas como abusei do pedal lá tive de andar em modo tartaruga para me safar. 3 adultos e duas crianças e um furacão pela frente. :shock:
"Stay Hungry, Stay Foolish"

Joaomoura
Mensagens: 63
Registado: 16 jan 2017, 22:08
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: DB Hyundai IONIQ

Mensagem por Joaomoura » 20 dez 2018, 19:57

Bem, isto tem sido mais do mesmo. É carregar e andar, mas hoje foi dia de quebrar a "rotina". A maria a fazer uma manobra tocou com o pneu traseiro num pequeno passeio e rasgou o pneu na lateral. Fiquei bastante surpreendido (pela negativa) pela espesura do pneu, uma casca de banana é mais grossa. La tive de chamar o reboque (a espuma não ia fazer nada neste caso) e como não tinham em stock os pneus que queria emprestaram um pneu até chegarem os novos.
Os originais são os michelin energy saver+ 91H, mas optei pelos 94H. Já não posso rolar a 270k/h mas supostamente são mais eficientes no consumo e tem um indice de carga superior logo serão mais resistentes? Vamos ver, ficaram por 85€ cada e optei por meter logo os 4 uma vez que os da frente já estavam nas lonas.
Última edição por Joaomoura em 21 dez 2018, 01:38, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB Hyundai IONIQ

Mensagem por migle » 20 dez 2018, 23:25

A parte lateral dos pneus é sempre frágil... talvez nos pneus reforçados. Não faço ideia se o índice de carga afecta.
Os pneus da frente já estavam gastos? Eu acho que os meus estão novos. Realmente, isto varia um bocadinho de pessoa para pessoa.

Neste caso é pena não haver pneu suplente e ter de esperar o reboque.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB Hyundai IONIQ

Mensagem por BrunoAlves » 20 dez 2018, 23:54

A questão do pneu suplente de facto é um pau de 2 bicos. Acho que o último pneu que troquei leva mais de 13 anos. Mas catano, no dia que precisar e não tiver vou ficar lixado :(

Quantos kms tens? O meu está a roçar os 45k e devem fazer pelo menos 60k sem esticar.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Joaomoura
Mensagens: 63
Registado: 16 jan 2017, 22:08
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: DB Hyundai IONIQ

Mensagem por Joaomoura » 21 dez 2018, 01:42

A mulher tem o pé "pesado" por isso é que não duraram muito, no entanto ainda davam para mais uns km's mas ao trocar uns assim ficam todos iguais, neste momento vai com 33k km

Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1226
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: DB Hyundai IONIQ

Mensagem por Flyer » 21 dez 2018, 09:57

Joaomoura Escreveu:
20 dez 2018, 19:57
Bem, isto tem sido mais do mesmo. É carregar e andar, mas hoje foi dia de quebrar a "rotina". A maria a fazer uma manobra tocou com o pneu traseiro num pequeno passeio e rasgou o pneu na lateral. Fiquei bastante surpreendido (pela negativa) pela espesura do pneu, uma casca de banana é mais grossa. La tive de chamar o reboque (a espuma não ia fazer nada neste caso) e como não tinham em stock os pneus que queria emprestaram um pneu até chegarem os novos.
Os originais são os michelin energy saver+ 91H, mas optei pelos 94H. Já não posso rolar a 270k/h mas supostamente são mais eficientes no consumo e tem um indice de carga superior logo serão mais resistentes? Vamos ver, ficaram por 85€ cada e optei por meter logo os 4 uma vez que os da frente já estavam nas lonas.
Vou organizar uma manifestação de colete amarelo para obrigar os construtores a porem roda de substituição... :mrgreen:
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB Hyundai IONIQ

Mensagem por migle » 21 dez 2018, 13:45

No caso do Ioniq não adianta: não cabe por baixo da bagageira, está lá a bateria. A bateria não coube por baixo do habitáculo, o carro é baixo.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: DB Hyundai IONIQ

Mensagem por jfr2006 » 21 dez 2018, 15:52

migle Escreveu:
21 dez 2018, 13:45
No caso do Ioniq não adianta: não cabe por baixo da bagageira, está lá a bateria. A bateria não coube por baixo do habitáculo, o carro é baixo.
A bateria não coube por debaixo do carro porque a plataforma é comum entre o Híbrido, PHEV e o EV ;)

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB Hyundai IONIQ

Mensagem por migle » 21 dez 2018, 23:49

Talvez, jfr2006. Nunca calhou encontrar um desenho da plataforma e de como assentam as coisas. Claro que o Model 3 é da mesma altura e a bateria coube debaixo do habitáculo, é uma prova de que é possível. Talvez se fosse um pack fininho como o do Model 3.

Por outro lado, ao menos não tem um alto no chão no lugar do meio. O chão é plano. Isto apesar do PRA (Power Relay Assembly) se situar nessa região, junto com o BMS.

Imagem
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Hyundai”