DB Hyundai IONIQ

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Joaomoura
Mensagens: 63
Registado: 16 jan 2017, 22:08
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: DB Hyundai IONIQ

Mensagem por Joaomoura » 07 mai 2017, 16:39

É um tekna de 2016, e a essa hora ainda estou a virar para o outro lado :lol:

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: DB Hyundai IONIQ

Mensagem por jasmim » 08 mai 2017, 08:44

Matrícula "SF" ?
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Joaomoura
Mensagens: 63
Registado: 16 jan 2017, 22:08
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: DB Hyundai IONIQ

Mensagem por Joaomoura » 08 mai 2017, 13:33

Não me lembro, vou estar atento

Joaomoura
Mensagens: 63
Registado: 16 jan 2017, 22:08
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: DB Hyundai IONIQ

Mensagem por Joaomoura » 13 mai 2017, 19:55

Hoje fui dar uma volta até Guimarães e aproveitei para experimentar o pela primeira vez um carregamento num PCR. E como era a primeira vez teve de ser uma "aventura".
A posição do posto está um pouco estranha, para conseguir carregar tive de estacionar o carro de lado a ocupar 2 lugares porque as "mangueiras" são curtas e não estão viradas para os lugares de estacionamento, a porta de carregamento do ioniq fica na traseira do lado do condutor. Entretanto chega um utilizador com o i3 um pouco indignado por eu estar a ocupar 2 lugares (se bem que o parque tinha + 2 lugares livres) mas depois de lhe explicar que não tinha outra forma de carregar sem ter de colocar o carro assim lá começou a fazer uma perguntas sobre o carro etc..
Será que quando colocaram este posto (e provavelmente outros) fizeram algum tipo de estudo ou medições para ver se era funcional no dia a dia?

Avatar do Utilizador
pnunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 902
Registado: 01 dez 2011, 11:34
Data de fabrico: 30 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras

Re: DB Hyundai IONIQ

Mensagem por pnunes » 13 mai 2017, 22:32

Joaomoura Escreveu:Hoje fui dar uma volta até Guimarães e aproveitei para experimentar o pela primeira vez um carregamento num PCR. E como era a primeira vez teve de ser uma "aventura".
A posição do posto está um pouco estranha, para conseguir carregar tive de estacionar o carro de lado a ocupar 2 lugares porque as "mangueiras" são curtas e não estão viradas para os lugares de estacionamento, a porta de carregamento do ioniq fica na traseira do lado do condutor. Entretanto chega um utilizador com o i3 um pouco indignado por eu estar a ocupar 2 lugares (se bem que o parque tinha + 2 lugares livres) mas depois de lhe explicar que não tinha outra forma de carregar sem ter de colocar o carro assim lá começou a fazer uma perguntas sobre o carro etc..
Será que quando colocaram este posto (e provavelmente outros) fizeram algum tipo de estudo ou medições para ver se era funcional no dia a dia?
Sim, fizeram um estudo exaustivo , mas não conseguiram acertar com a posição do posto. Basicamente pensaram com a cabeça da...do dedo mendinho ;)
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online

Joaomoura
Mensagens: 63
Registado: 16 jan 2017, 22:08
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: DB Hyundai IONIQ

Mensagem por Joaomoura » 16 mai 2017, 23:42

Hoje aconteceu algo estranho. Deixei o carro a carregar a hora do almoço e a esposa foi pegar no carro para fazer as coisas dela passado um bocado ligou-me a dizer que não conseguia desconectar o cabo do carro. Disse-lhe para fazer o procedimento normal (destrancar as portas pelo comando ou pelo botao da porta) e tentar puxar o cabo, mas pelos vistos não saía.
Fui ter com ela mas entretanto ela fez uma série de coisas que deixou o carro completamente baralhado (ligou e tentou desligar ignição, ligou e desligou o cabo de carregamento na tomada etc..) e quando cheguei ao carro tinha a ignição ligada e carregava para desligar e mas ele não reagia, entretanto começou a dar o aviso para ligar a ignição para evitar o descarregamento da bateria auxiliar mas a ignição estava ligada. Fui insistindo até que acabou por desligar a ignição, mas ele continuava a não largar o cabo e alguma coisa não estava bem porque quando se destrancava as portas não se ouvia o barulho normal a desbloquear o cabo. Até que me lembrei que tinha visto no manual que ele tinha uma abertura de emergência da porta de carregamento e para soltar o cabo de carregamento, mas não estava a encontrar o mecanismo pela imagem indicada no manual que supostamente estava na mala junto ao fecho. Vou tirando as coisas da mala até que o encontro, estava mesmo no fundo da mala, puxo o cabo de aço (mas foi mesmo preciso puxar a sério) até que o cabo de carregamento se soltou. Ligo a ignição e mas o ele continua baralhado, a dizer "ligue a ignição para evitar o descarregamento da bateria auxiliar" desligo e volto a ligar e finalmente iniciou normalmente.
Não sei o que terá provocado isto mas na noite anterior deixei-o a carregar no modo mais lento e de manha não tinha carregado nada (ficou bem ligado e não falhou a energia) e quando o deixei a carregar a hora de almoço abri e fechei o carro 3x enquanto ele carregava terá interferido com alguma coisa..?

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: DB Hyundai IONIQ

Mensagem por jasmim » 17 mai 2017, 07:29

Se isso voltar a acontecer, faz o seguinte:
- Desliga o EVSE do lado da tomada;
- Fecha as portas com o comando;
- Afasta-te do carro por forma a que o comando não seja reconhecido pelo carro (algumas dezenas de metros);
- Deixar passar cerca de 2 minutos;
- Volta a abrir com o comando e retira o cabo (só tens 10 segundos).
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: DB Hyundai IONIQ

Mensagem por Orlando » 17 mai 2017, 12:09

Deve ter sido sistema de segurança, o Ioniq faz isso.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Joaomoura
Mensagens: 63
Registado: 16 jan 2017, 22:08
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: DB Hyundai IONIQ

Mensagem por Joaomoura » 17 mai 2017, 17:29

A única coisa que não fiz foi afastar a chave do carro. Hoje de manha soltou o cabo normalmente.

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: DB Hyundai IONIQ

Mensagem por jasmim » 17 mai 2017, 21:35

Verifica também se consegues lubrificar o mecanismo (com spray lubrificante).
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Responder

Voltar para “Hyundai”