Hyundai Ioniq - O Pretinho

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por hmendes » 19 set 2018, 11:45

Parabéns pelo aniversário Bruno! Sem dúvida um grande carro, é também na minha opinião o melhor dos VEs acessíveis. É bonito, é consensual, é eficiente! Top!

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por migle » 19 set 2018, 20:24

BrunoAlves Escreveu:
19 set 2018, 00:57
É uma máquina diabólica, não tenho qualquer dúvida em catalogá-lo como o melhor VE do segmento.
Ah! Assim é que é falar!
Eu por acaso até estou de acordo... Sim, acho que sim...
BrunoAlves Escreveu:
19 set 2018, 00:57
Não tenho registos de consumo e energia consumida,
Tens os contadores de energia descarregada e carregada, CED e CEC. Infelizmente, a contagem não está separada entre carregamento e regeneração.

E o SoH, já sabemos, não é preciso fazer logging, é 100%. Podem-nos gozar, que estão a decidir por nós, que comprámos a bateria e não nos deixam dispor dela, mas a verdade é que, psicologicamente funciona muito bem. Depois de todas as asneiras que já fiz, ver ali 100%, dá uma sensação muito boa, de que a vida do carro ainda mal começou. E então que terminamos o ano com tempo de verão, a ver por vezes mais de 240km no GoM, que é conservador.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por Fil » 19 set 2018, 22:27

Muitos parabéns Bruno, tu e o ioniq são máquinas infernais :clap:

Concordo com tudo o que escreveste no teu resumo.

Continuação de muitos e bons klms

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por Apr » 19 set 2018, 22:56

De facto dá que pensar, 300 mil KM por 380 euros, manutenção incluida. E em alguns casos ainda baixa mais se for possivel investir em solar.

Cerca de metade desse valor gastei eu nas ferias em gasoleo para fazer uma fração desses Km :?

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por migle » 19 set 2018, 23:34

BrunoAlves Escreveu:
19 set 2018, 00:57
0,0969 * 3602,4 * 0,9 * 1,23 = 386,42€
O que é o 0,9? Hmmm. Acho que falta aí o IEC.
Não devia ser 3602.4 / 90% * (0,0969+0,001) * 1,23? São mais 100€..
Apr Escreveu:
19 set 2018, 22:56
Cerca de metade desse valor gastei eu nas ferias em gasoleo para fazer uma fração desses Km :?
Em férias não se pode contar da mesma maneira... cerca de metade desse valor gastei eu em PCRs na minha viajem à Normandia, também uma fracção desses kms....
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por BrunoAlves » 22 set 2018, 15:51

migle Escreveu:
19 set 2018, 23:34
BrunoAlves Escreveu:
19 set 2018, 00:57
0,0969 * 3602,4 * 0,9 * 1,23 = 386,42€
O que é o 0,9? Hmmm. Acho que falta aí o IEC.
Não devia ser 3602.4 / 90% * (0,0969+0,001) * 1,23? São mais 100€..
0,9 é o meu desconto de 10% sobre os 0,0969€/kWh que o tarifário da EDP dá ;)

Noutras notícias (e com agradecimentos ao migle :clap: ) já foi feita a actualização do software do carro. A versão que está agora é a seguinte (mesma versão do migle):
Imagem

Isto já foi na Quarta, até hoje não se perderam as definições :) Vamos acompanhando.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por BrunoAlves » 01 out 2018, 01:30

Este fim de semana fui dar um pulinho ao Algarve, para dar um pulinho diferente :mrgreen:
Imagem

E que viagem foi esta... Foi de longe a viagem mais stressante que já fiz de VE, pior mesmo que a primeira ida ao Algarve de Leaf, na altura com zero experiência.

A ida não teve grande história. Saída Sexta a seguir ao trabalho, eu a esponja e o piqueno, carga em Aveiras após esperar 10 minutinhos por um Leaf e daí até Aljustrel. Depois de Aljustrel fiz um caminho diferente: saí da A2 em Ourique, IC1 até São Bartolomeu de Messines, N124 até Silves e N125 até Portimão. Basicamente a mesma distância, muito pouco tempo adicional de viagem e uns trocos poupados em portagem :ugeek:

A partir daí, cruzes...
Como se sabe, a MobiE decidiu brincar com a malta este fim de semana, outra vez. No Sábado fui tentar carregar na Decathlon (único posto de Portimão) já para deixar a carga aviada para Domingo (sim, ia passar muitas horas quase a 100%) e... "Cartão não autorizado". Na altura ainda não sabia da porcaria que andava no ar, pedi aos seguranças para reiniciar o posto. Claro, não deu em nada, enquanto esperava comecei a ler o FB e apercebi-me que estava entalado.
À noite, acho que tive sorte e consegui mais uma vez esticar a extensão do apartamento onde fiquei e carreguei asim:
Imagem
Digo "acho" porque, como tinha fisgado carregar no posto da Decathlon, não tratei de conseguir alojamento com carga, ou seja não pedi. Foi tratado via booking, também não tinha contacto nenhum. Na manhã de Domingo disseram-me que por volta da meia noite andou lá alguém a apreciar o cabo a subir pela varanda, a tirar fotos e a falar ao telefone enquanto andava ali às voltas. Espero não ter nenhuma surpresa :|

Chegou a hora de vir embora (com mais 2 passageiros adultos e carradas de bagagem) e ainda se liam relatos de malta com "cartão não autorizado" aqui e ali. O mapa da MobiE ainda dava Aljustrel como "Desconhecido", tomei mais uma decisão de trajecto diferente: N125 e IC1 directamente a Alcácer. Cerca de 210km, tinha de dar, certo?
Tive o aviso de bateria fraca (13%) a 13km do PCR com autonomia estimada de 27km (sobre o GOM vou fazer outro post mais tarde) e entrei na A2 logo a seguir. Coloquei o CC nos 100km/h e raismaparta se a bateria não estava rota :mrgreen: porque cheguei no fundo da tartaruga com 2% :shock:
Imagem

Não é tudo mau atenção, quando cheguei ao PCR estava em uso e tirei esta foto, que só não é fantástica porque o meu telemóvel precisa de uma marretada :x
Imagem
A família que estava a carregar desligou praticamente à nossa chegada, não esperámos 5 minutos. Carreguei uns incríveis 44 minutos, nunca tal me tinha acontecido, e seguimos em direcção a Leiria. Porque é importante ali à frente, vi mas não gravei o print, o carro carregou normalmente: 125A até aos 80%, 55A a partir daí.

São 165km até Leiria, já o fiz uma série de vezes, pois bem que desta ia ficando a pé... Fiz A2 a A13 a 100km/h, ao chegar à A1 a bateria restante parecia mais que suficiente para chegar ao PCR, por isso subi para 110km/h. À entrada da serra já estava meio desconfortável por isso subi a serra mais devagar (100km/h). A autonomia evaporava, por isso reduzi mais. No topo da serra estava a perder facilmente mais de 2% por km :shock: e por isso fui reduzindo mais. Tive o aviso de bateria fraca ainda antes de acabar a subida toda e pensei honestamente que era desta... Acabei por fazer o restinho da serra e o caminho até se começar a descer até ao PCR a... 75km/h :( :( :(
Não percebo, já fiz este caminho várias vezes, desta vez o carro vinha muito carregado mas também já vinha da ultima vez que fiz este troço. A única diferença é que o AC vinha ligado, mas a temperatura já tinha estabilizado desde Portimão e não vinha a consumir mais do que 0,3-0,5kW, não podia ter tanta influência... Enfim, cheguei e o PCR estava disponível apesar de o mapa da MobiE dizer que a Chademo estava em uso. Aliás, eu estava a carregar o ioniq e o mapa ainda dizia que a Chademo estava em uso :?

Sobre o PCR de Leiria, a carga estava a demorar muito mais do que o normal, voltei a ligar o Torque para ver o que se passava. Saiu isto:
Imagem
O carro aparentemente não está a limitar, mas a corrente andava muito nervosa entre os 85 e os 90A, nunca passou daí.
O posto agora permite carregamento simultâneo AC/DC, a minha suspeita é que o posto tenha sido configurado para ~33kW em DC a fim de permitir os 22kW em AC. É uma suposição, mas julgo que fará sentido.
Quis passar em Pombal para confirmar, mas estava um i3 a carregar (apesar de o mapa da MobiE dizer que estava tudo disponível :evil: ). Como tive de ir às compras antes de ir para casa, já não passei no PCR da Mealhada. Vou ter de confirmar noutra altura, mas antes desse posto carreguei a 125A como normal. Se isto for verdade, quererá dizer que o carro já respeita o limite de potência dos postos, logo alguma coisa se alterou ou no carro ou nos postos.
Última edição por BrunoAlves em 01 out 2018, 01:56, editado 1 vez no total.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por BrunoAlves » 01 out 2018, 01:53

Coisas sobre o GOM do ioniq
(formatação roubada ao migle ehehehe)

Antes do ioniq tive um Leaf. O GOM do Leaf, na minha opinião, funcionava impecavelmente.
Todos sabemos que, se apanharmos uma subida no Leaf, a autonomia indicada cai a pique e de forma exagerada. Mas, a andar mais ou menos em plano e a velocidade constante, o GOM do Leaf sempre foi um brinquinho. Exemplo:
- saía de casa a 100% depois de andamento pachorrento de nacionais, marcava 140km. Fazia menos 100km a 100km/h até Leiria e chegava já no vermelho já com previsão de autonomia muito realista. Carregava por exemplo até aos 90% e o carro indicava autonomia de ~100km. E era verdade, era aquilo que faria com base na condução recente.

No ioniq não funciona nada assim. E é muito pior.
Saio do PCR com 94% e o carro marca 243km de autonomia. Não sei porquê, é 243km.
Na sexta fiz 170km até ao PCR de Aveiras e cheguei com 10%, carreguei e aos 94% marcava 243km. Fiz mais 170km até ao PCR de Aljustrel mas, como a A2 é mais favorável que a A1, subi consideravelmente a velocidade nos últimos km e cheguei ainda acima do aviso de bateria fraca. Carreguei aos 94% e o GOM marcava... 243km.
Entretanto fiz muita nacional. Hoje fiz 210km de nacional só com ~10km de AE, carreguei aos 94% em Alcácer e... 243km.

Já experimentei limpar os contadores de km, a média acumulada, tudo o que me lembrei. O que vejo em auto-estrada é sempre: autonomia inatingível para a velocidade, sempre acima do que seria possível. Não ajusta a autonomia, em vez disso continua a perder kms a um ritmo desajustado ao andamento do carro.

No carregamento em Alcácer aconteceu uma coisa muito curiosa: estava dentro do carro quando a carga estava quase a terminar, tinha o carro "ligado" com o AC a funcionar. Já perto dos 94% a autonomia indicada eram cerca de 175km. Pensei eu "olha, queres ver que isto afinal ajustou a autonomia?". Entretanto a carga parou, levantei os olhos do telemóvel e a autonomia indicada eram... 243km. :shock:

O que tenho feito é analisar os km restantes até ao destino e dividir pela % restante o que me dará o que o carro faria naquelas condições com a carga completa. Depois decido se o andamento é adequado ou não ao que falta fazer.
Hoje claramente não decidi muito bem :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por migle » 01 out 2018, 08:53

Essa dos 243km é muito estranha! Nunca vi tal coisa.
Eu diria que o GoM do Ioniq é exactamente o que usavam nos CI sem qualquer adaptação. Ao abastecer regista a média, e tem tipo os 2 ou 3 últimos abastecimentos registados.

Se eu andar devagarinho uns tempos, o GoM vai dar mais autonomia, e por muito que a minha média nesta viagem seja muito superior, ele não liga: tem x gasolina, a média registada era tal, portanto dá para tantos kms. Agora, após abastecer ele mexe, mexe bastante para baixo. Se eu abastecer umas duas vezes em AE, a média vai para os 186km ou coisa que o valha.

Parece que ele aí ficou gatado nos 243km... Esperimenta sacudir... sacolejar....
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por migle » 01 out 2018, 09:02

BrunoAlves Escreveu:
01 out 2018, 01:30
São 165km até Leiria, já o fiz uma série de vezes, pois bem que desta ia ficando a pé... Fiz A2 a A13 a 100km/h, ao chegar à A1 a bateria restante parecia mais que suficiente para chegar ao PCR, por isso subi para 110km/h. À entrada da serra já estava meio desconfortável por isso subi a serra mais devagar (100km/h). A autonomia evaporava, por isso reduzi mais. No topo da serra estava a perder facilmente mais de 2% por km :shock: e por isso fui reduzindo mais. Tive o aviso de bateria fraca ainda antes de acabar a subida toda e pensei honestamente que era desta... Acabei por fazer o restinho da serra e o caminho até se começar a descer até ao PCR a... 75km/h :( :( :(
Sugiro que tenha sido o vento. Já tínhamos saudades da nossa típica nortada, por isso tem sido mais fácil. Mas 165km com vento contra sistematicamente de 10-15km/h... é como fazer isso a 110-120km... já não é tão fácil de conseguir 165km.

Também já tive algumas surpresas. E antigamente, ia sempre a fazer contas. Agora, tenho mais confiança, não faço, e depois há esses factores... Não esquecer que eu no fim de semana passado, fui para o Algarve quase sempre a 140km/h e gastei bateria que parecia que tinha ido a 120km/h...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Hyundai”