Hyundai Ioniq - O Pretinho

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por Fil » 01 out 2018, 15:12

Bruno, mais uma excelente viagem, atribulada é certo, mas a culpa vem sempre do mesmo lado... enfim.
Quanto ao cabo pendurado, acho que o que vai acontecer é que vão enviar fotos ao proprietário do apartamento, para o avisarem que lhe gastaram centenas de euros em electricidade a carregar um carro eléctrico :D

Esperemos que a rede hoje já esteja normal, e que não aconteça mais nos próximos 100 anos.

Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1226
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por Flyer » 01 out 2018, 15:55

BrunoAlves Escreveu:
01 out 2018, 01:30
Este fim de semana fui dar um pulinho ao Algarve, para dar um pulinho diferente :mrgreen:
Imagem

E que viagem foi esta... Foi de longe a viagem mais stressante que já fiz de VE, pior mesmo que a primeira ida ao Algarve de Leaf, na altura com zero experiência.

A ida não teve grande história. Saída Sexta a seguir ao trabalho, eu a esponja e o piqueno, carga em Aveiras após esperar 10 minutinhos por um Leaf e daí até Aljustrel. Depois de Aljustrel fiz um caminho diferente: saí da A2 em Ourique, IC1 até São Bartolomeu de Messines, N124 até Silves e N125 até Portimão. Basicamente a mesma distância, muito pouco tempo adicional de viagem e uns trocos poupados em portagem :ugeek:

A partir daí, cruzes...
Como se sabe, a MobiE decidiu brincar com a malta este fim de semana, outra vez. No Sábado fui tentar carregar na Decathlon (único posto de Portimão) já para deixar a carga aviada para Domingo (sim, ia passar muitas horas quase a 100%) e... "Cartão não autorizado". Na altura ainda não sabia da porcaria que andava no ar, pedi aos seguranças para reiniciar o posto. Claro, não deu em nada, enquanto esperava comecei a ler o FB e apercebi-me que estava entalado.
À noite, acho que tive sorte e consegui mais uma vez esticar a extensão do apartamento onde fiquei e carreguei asim:
Imagem
Digo "acho" porque, como tinha fisgado carregar no posto da Decathlon, não tratei de conseguir alojamento com carga, ou seja não pedi. Foi tratado via booking, também não tinha contacto nenhum. Na manhã de Domingo disseram-me que por volta da meia noite andou lá alguém a apreciar o cabo a subir pela varanda, a tirar fotos e a falar ao telefone enquanto andava ali às voltas. Espero não ter nenhuma surpresa :|

Chegou a hora de vir embora (com mais 2 passageiros adultos e carradas de bagagem) e ainda se liam relatos de malta com "cartão não autorizado" aqui e ali. O mapa da MobiE ainda dava Aljustrel como "Desconhecido", tomei mais uma decisão de trajecto diferente: N125 e IC1 directamente a Alcácer. Cerca de 210km, tinha de dar, certo?
Tive o aviso de bateria fraca (13%) a 13km do PCR com autonomia estimada de 27km (sobre o GOM vou fazer outro post mais tarde) e entrei na A2 logo a seguir. Coloquei o CC nos 100km/h e raismaparta se a bateria não estava rota :mrgreen: porque cheguei no fundo da tartaruga com 2% :shock:
Imagem

Não é tudo mau atenção, quando cheguei ao PCR estava em uso e tirei esta foto, que só não é fantástica porque o meu telemóvel precisa de uma marretada :x
Imagem
A família que estava a carregar desligou praticamente à nossa chegada, não esperámos 5 minutos. Carreguei uns incríveis 44 minutos, nunca tal me tinha acontecido, e seguimos em direcção a Leiria. Porque é importante ali à frente, vi mas não gravei o print, o carro carregou normalmente: 125A até aos 80%, 55A a partir daí.

São 165km até Leiria, já o fiz uma série de vezes, pois bem que desta ia ficando a pé... Fiz A2 a A13 a 100km/h, ao chegar à A1 a bateria restante parecia mais que suficiente para chegar ao PCR, por isso subi para 110km/h. À entrada da serra já estava meio desconfortável por isso subi a serra mais devagar (100km/h). A autonomia evaporava, por isso reduzi mais. No topo da serra estava a perder facilmente mais de 2% por km :shock: e por isso fui reduzindo mais. Tive o aviso de bateria fraca ainda antes de acabar a subida toda e pensei honestamente que era desta... Acabei por fazer o restinho da serra e o caminho até se começar a descer até ao PCR a... 75km/h :( :( :(
Não percebo, já fiz este caminho várias vezes, desta vez o carro vinha muito carregado mas também já vinha da ultima vez que fiz este troço. A única diferença é que o AC vinha ligado, mas a temperatura já tinha estabilizado desde Portimão e não vinha a consumir mais do que 0,3-0,5kW, não podia ter tanta influência... Enfim, cheguei e o PCR estava disponível apesar de o mapa da MobiE dizer que a Chademo estava em uso. Aliás, eu estava a carregar o ioniq e o mapa ainda dizia que a Chademo estava em uso :?

Sobre o PCR de Leiria, a carga estava a demorar muito mais do que o normal, voltei a ligar o Torque para ver o que se passava. Saiu isto:
Imagem
O carro aparentemente não está a limitar, mas a corrente andava muito nervosa entre os 85 e os 90A, nunca passou daí.
O posto agora permite carregamento simultâneo AC/DC, a minha suspeita é que o posto tenha sido configurado para ~33kW em DC a fim de permitir os 22kW em AC. É uma suposição, mas julgo que fará sentido.
Quis passar em Pombal para confirmar, mas estava um i3 a carregar (apesar de o mapa da MobiE dizer que estava tudo disponível :evil: ). Como tive de ir às compras antes de ir para casa, já não passei no PCR da Mealhada. Vou ter de confirmar noutra altura, mas antes desse posto carreguei a 125A como normal. Se isto for verdade, quererá dizer que o carro já respeita o limite de potência dos postos, logo alguma coisa se alterou ou no carro ou nos postos.
:D :D :D
Boa!! admiro a coragem de quem salta!! :clap: :clap:
Ando à 36 anos a voar aviões e nunca saltei de para-quedas, nem tenciono..
No way!! e se a coisa não abre? :mrgreen: :mrgreen:
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por jasmim » 01 out 2018, 20:20

Flyer Escreveu:
01 out 2018, 15:55

Boa!! admiro a coragem de quem salta!! :clap: :clap:
Ando à 36 anos a voar aviões e nunca saltei de para-quedas, nem tenciono..
No way!! e se a coisa não abre? :mrgreen: :mrgreen:
Não se chateia mais com a mobi.e :lol: :lol: :lol:
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

ZEdaCaparica55
Mensagens: 118
Registado: 25 jun 2018, 22:03
Data de fabrico: 01 dez 2016
Capacidade bateria: 57 Ah

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por ZEdaCaparica55 » 01 out 2018, 21:29

BrunoAlves Escreveu:
01 out 2018, 01:30
No Sábado fui tentar carregar na Decathlon (único posto de Portimão) já para deixar a carga aviada para Domingo (sim, ia passar muitas horas quase a 100%) e... "Cartão não autorizado". Na altura ainda não sabia da porcaria que andava no ar, pedi aos seguranças para reiniciar o posto. Claro, não deu em nada, enquanto esperava comecei a ler o FB e apercebi-me que estava entalado
Pelos vistos houve um encontro, não anunciado, de Ioniqs no Algarve.
Também eu fui atingido pelo apagão dos PCRs em terras do Algarve.
Pensava regressar no sábado para fugir à confusão domingueira, carreguei de véspera no Intermarché de Lagos (na Tesla porque o PCN da Mobi.e estava avariado), até às 22 h (apenas funciona durante o período de abertura do Intermarché), fui "acabar" a carga no Aqualuz (Tesla também) enquanto dei uma saltada à praia.
Quando me preparava para arrancar vi as primeiras notícias sobre o apagão (obrigado, Migle). Como ainda precisava de passar por Portimão, meti-me pela 125. Por azar numa das rotundas a GNR estava a desviar o trânsito para norte, no sentido de Figueiras, Monchique. Com isto tudo a autonomia ía diminuindo, pelo que resolvi ir meter mais umas pinguinhas no posto do Decathalon. De início (pelas 15 30 m) deu cartão não autorzado, pedi ajuda ao segurança, que não resultou, telefonema para a Mobie, mais uma tentativa e lá deu.

Apesar de apresentar uma estimativa de 266 kms, sem a garantia do PCR de Aljustrel, Alcácer ou Évora, decidi ficar mais uma noite por lá.
No domingo de manhã, após confirmação de disponibilidade por parte da Mobi.e, lá me meti a caminho do PCR de Aljustrel, a velocidade moderada (ENs até Ourique), onde cheguei com autonomia de 103 km, com ar condicionado ligado na maior parte da viagem.
Carreguei durante 25 m, enquanto comia umas sandes, sempre com um olho no carro e outro no cigano, como já alguém por aqui recomendou.
Mal tinha acabado de carregar aparece um Ioniq preto de matrícula TO (mais um), mas tal a pressa para disponibilizar o posto, que nem nos chegámos a apresentar (não sei se frequenta o forum).
Poderá ser, eventualmente, o mesmo Ioniq que encontraste em Alcácer.
De resto também andava pelo Algarve o João Moura, que não conheço pessoalmente.
PS. Desculpa o abuso do teu DB, mas entusiasmei-me com tanto Ioniq
Anexos
IMG_0345.JPG
Última edição por ZEdaCaparica55 em 02 out 2018, 12:25, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por migle » 01 out 2018, 21:41

Hehehe... 266km de autonomia?? Chegar a Aljustrel ainda com 103km?? Isso é que são médias... Eu sabia que o Ioniq era capaz...

PS: vou passar a pôr uma rosa no para-brisas para poder distinguir o meu no meio da multidão de Ioniqs...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por LuisG » 01 out 2018, 22:45

Gabo a coragem ....do salto :mrgreen:
Parabéns
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por BrunoAlves » 02 out 2018, 00:00

migle Escreveu:
01 out 2018, 09:02
Sugiro que tenha sido o vento.
Sim, deve ter sido isso. Aliás, o AC só foi necessário porque era impossível abrir uma fresta nas janelas, o vento era imenso. Não é um factor que eu tivesse de pesar antes, não...
migle Escreveu:
01 out 2018, 09:02
E antigamente, ia sempre a fazer contas. Agora, tenho mais confiança, não faço, e depois há esses factores...
Sem dúvida. Antes ia sempre a matutar na autonomia, velocidade, preparava cada troço, etc. Agora é só andar. A culpa é do carro :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por BrunoAlves » 02 out 2018, 00:04

Fil Escreveu:
01 out 2018, 15:12
Bruno, mais uma excelente viagem, atribulada é certo, mas a culpa vem sempre do mesmo lado... enfim.
Quanto ao cabo pendurado, acho que o que vai acontecer é que vão enviar fotos ao proprietário do apartamento, para o avisarem que lhe gastaram centenas de euros em electricidade a carregar um carro eléctrico :D
Obrigado Fil. Não sei bem o que esperar, mas não vou sofrer por antecipação. Não vai ser nada :)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por BrunoAlves » 02 out 2018, 00:09

Flyer Escreveu:
01 out 2018, 15:55
Boa!! admiro a coragem de quem salta!! :clap: :clap:
Ando à 36 anos a voar aviões e nunca saltei de para-quedas, nem tenciono..
Não custa nada. Mesmo nada. E é BRUTAAAAAAAAAAAAAALL!!!!!!!!!!!!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Flyer Escreveu:
01 out 2018, 15:55
No way!! e se a coisa não abre? :mrgreen: :mrgreen:
Há um segundo pára-quedas. E se esse não abrir? Bom, como respondeu o instrutor "eu ainda cá estou, não estou?" :lol:
LuisG Escreveu:
01 out 2018, 22:45
Gabo a coragem ....do salto :mrgreen:
Parabéns
Fazia outro logo a seguir. É brutal :)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por BrunoAlves » 02 out 2018, 00:17

ZEdaCaparica55 Escreveu:
01 out 2018, 21:29
Pelos vistos houve um encontro, não anunciado, de Ioniqs no Algarve.
Também eu fui atingido pelo apagão dos PCRs em terras do Algarve.
Pensava regressar no sábado para fugir à confusão domingueira, carreguei de véspera no Intermarché de Lagos (na Tesla porque o PCN da Mobi.e estava avariado), até às 22 h (apenas funciona durante o período de abertura do Intermarché), fui "acabar" a carga no Aqualuz (Tesla também) enquanto dei uma saltada à praia.
Quando me preparava para arrancar vi as primeiras notícias sobre o apagão (obrigado, Migle). Como ainda precisava de passar por Portimão, meti-me pela 125. Por azar numa das rotundas a GNR estava a desviar o trânsito para norte, no sentido de Figueiras, Monchique. Com isto tudo a autonomia ía diminuindo, pelo que resolvi ir meter mais umas pinguinhas no posto do Decathalon. De início (pelas 15 30 m) deu cartão não autorzado, pedi ajuda ao segurança, que não resultou, telefonema para a Mobie, mais uma tentativa e lá deu.

Apesar de apresentar uma estimativa de 266 kms, sem a garantia do PCR de Aljustrel, Alcácer ou Évora, decidi ficar mais uma noite por lá.
No domingo de manhã, após confirmação de disponibilidade por parte da Mobi.e, lá me meti a caminho do PCR de Aljustrel, a velocidade moderada (ENs até Ourique), onde cheguei com autonomia de 103 km, com ar condicionado ligado na maior parte da viagem.
Carreguei durante 25 m, enquanto comia umas sandes, sempre com um olho no carro e outro no cigano, como já alguém por aqui recomendou.
Mal tinha acabado de carregar aparece um Ioniq preto de matrícula TO (mais um), mas tal a pressa para disponibilizar o posto, que nem nos chegámos a apresentar (não sei se frequenta o forum).
Poderá ser, eventualmente, o mesmo Ioniq que encontraste em Alcácer.
De resto também andava pelo Algarve o João Moura, que não conheço pessoalmente.
PS. Desculpa o abuso do teu DB, mas entusiasmei-me com tanto Ioniq
A tua citação ficou toda janada, espreita o teu post que está esquisito ;)

O ioniq que eu apanhei não era TO, era muito mais recente (U qualquer coisa, de Junho deste ano).
Acabou por correr tudo bem a todos, felizmente. Mas lá está, tiveste de ficar uma noite a mais. Faz algum sentido?!
Eu não dei essas voltas à procura de carga porque não estava sozinho, tinha familiares de fumarolas comigo (fomos os 3 irmãos saltar). Não dá para lhes enfardar a seca de andar à procura de postos :( Se não tivesse conseguido carregar no apartamento, teria ido sozinho, à noite ou de madrugada, à procura de onde carregar...
migle Escreveu:
01 out 2018, 21:41
Hehehe... 266km de autonomia?? Chegar a Aljustrel ainda com 103km?? Isso é que são médias... Eu sabia que o Ioniq era capaz...
É o que o meu tem indicado numa carga completa a seguir às voltas do dia a dia: 262km. No PCR aos 94% é que tem esta coisa dos 243km :?
De Portimão (não sei ao certo de onde veio o Zé) chegar a Aljustrel com 100km restantes é "pinotes" :)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Hyundai”