Hyundai Ioniq - O Pretinho

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por Fil » 05 out 2017, 20:53

Os testes têm apresentado diferenças mais na ordem dos 20%.

Grande pinta Bruno!

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por BrunoAlves » 05 out 2017, 21:06

Luis, fazia mais. Uma das minhas últimas viagens grandes de Leaf foi ida e volta a Lisboa, com velocidade média bastante inferior a esta, e o consumo médio foi bastante superior. Ainda deve estar no meu DB anterior ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Gameiro101
Mensagens: 334
Registado: 13 fev 2017, 20:37
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: 30 KW

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por Gameiro101 » 05 out 2017, 21:44

Duas perguntas em relação a tua viagem:

1º Quantos carregamentos pelo caminho e quanto tempo/carga?

2º As baterias aqueceram muito com os carregamentos?

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por migle » 05 out 2017, 22:03

Bem, eu acho que este tópico devia ser censurado pelos moderadores. Se a minha mulher vê isto, vai já comprar uma garrafa de Luso fresh limão.
E ainda bem que os meus filhos ainda não conduzem... Eu bem sabia que devia ter comprado o Zoe. O de 24kWh. Na hora de emprestar à filha mais velha, saberia que ela não iria nem depressa, nem longe.

Amanhã vou eu para o Algarve. O carro é preto também. A diferença é que a distância para mim é menor, e que no Canal Caveira, em vez da bifana vai ser a sandes de cozido à portuguesa.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por BrunoAlves » 05 out 2017, 22:15

Gameiro101 Escreveu:Duas perguntas em relação a tua viagem:
1º Quantos carregamentos pelo caminho e quanto tempo/carga?
2º As baterias aqueceram muito com os carregamentos?
1- em rigor só precisava de 2 para cá chegar: Aveiras e Aljustrel. Preciso de mais um em Loulé porque não há aqui onde carregar, logo 3. Cada um destes durou +- 35 minutos, do vermelho aos 94%. Acabei por fazer um quarto carregamento de 7 minutos em Pombal porque tivemos de parar porque o pequeno pediu. Regra número um dos eléctricos, quando podes carregar, carregas :mrgreen:
2- todas as cargas (à excepção daquela primeira) acabaram com o sensor mais alto entre os 42-44 graus. A ventilação é muito efectiva a baixar a temperatura entre cargas e a não permitir que ela suba demasiado enquanto carrega. Dá-me ideia que se cria ali um equilíbrio entre o calor que se gera e o fresco que a ventilação provoca. Em Loulé fiz uma batota :P Como tem ali a esplanada ao lado, deixei o AC ligado para arrefecer o habitáculo enquanto carregava ;)

@migle: boa viagem ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Gameiro101
Mensagens: 334
Registado: 13 fev 2017, 20:37
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: 30 KW

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por Gameiro101 » 06 out 2017, 08:49

BrunoAlves Escreveu:
Gameiro101 Escreveu:Duas perguntas em relação a tua viagem:
1º Quantos carregamentos pelo caminho e quanto tempo/carga?
2º As baterias aqueceram muito com os carregamentos?
1- em rigor só precisava de 2 para cá chegar: Aveiras e Aljustrel. Preciso de mais um em Loulé porque não há aqui onde carregar, logo 3. Cada um destes durou +- 35 minutos, do vermelho aos 94%. Acabei por fazer um quarto carregamento de 7 minutos em Pombal porque tivemos de parar porque o pequeno pediu. Regra número um dos eléctricos, quando podes carregar, carregas :mrgreen:
2- todas as cargas (à excepção daquela primeira) acabaram com o sensor mais alto entre os 42-44 graus. A ventilação é muito efectiva a baixar a temperatura entre cargas e a não permitir que ela suba demasiado enquanto carrega. Dá-me ideia que se cria ali um equilíbrio entre o calor que se gera e o fresco que a ventilação provoca. Em Loulé fiz uma batota :P Como tem ali a esplanada ao lado, deixei o AC ligado para arrefecer o habitáculo enquanto carregava ;)

@migle: boa viagem ;)
Muito bom mesmo, eu de LEAF de Leiria até Quarteira, parei duas vezes em Alcacer e em Aljustrel, mas foi sempre pela nacional so entrei na AE para os carregamentos, mas como tive 2 paragens as baterias acabaram por não aquecer muito.

Na serra do Algarve notaste aumento significativo no consumo?

Quando vi para cima acabei por ter de parar tambem em Aveiras e dei um 3º carregamento, aqui as baterias foram quase ao vermelho :?

Obrigado pelas respostas e boas férias, aproveita o bom tempo.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por BrunoAlves » 08 out 2017, 23:33

E estamos em casa. Amanhã é dia de trabalho :cry:

A viagem de regresso foi feita a uma velocidade razoavelmente mais alta que a ida e isso permitiria tirar uma hora ao percurso :dance: (que não aproveitei para mais uma paragem gastronómica). A velocidade de referência foram os 110km/h (à excepção da subida da serra de Aire que foi feita a 100km/h), muitos (muitos!) km a 120km/h e até alguns acima disso :naughty:

Antes de mais, quem nunca tiver visto um ioniq ao vivo e tiver dúvidas sobre o tamanho da mala, hoje lembrei-me de tirar esta foto:
Imagem
São 3 malas daquelas "Ryanair-style" encostadas e dava para mais 3 ao lado. Em largura e profundidade é bastante generosa, a altura é que não é fantástica...

Dados finais:
Imagem
Média de 14,1kWh/100km. De Leiria até casa vim pelo IC2 (arroz de tomate no Manjar do Marquês :drool: ), o que baixou a velocidade média (era de 106km/h em Leiria) e o consumo também :mrgreen:

Outro pormenor interessante que me apercebi: o ioniq, como o Leaf e outros, limita a potência ao fim de algumas cargas e condução pouco cuidada. Não sei se é a temperatura (porque estava pouco acima dos 42-44º que vi normalmente o sensor mais alto) mas deve ser, neste caso o calor que apanhámos ajudou. A limitação foi totalmente imperceptível (até porque foi minúscula e nem 5 minutos depois a potência máxima estava novamente nos 98kW). Mas a ideia de conseguir ler o BMS era exactamente essa, saber o se passa.
Imagem
Última edição por BrunoAlves em 28 jun 2018, 14:35, editado 2 vezes no total.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por BrunoAlves » 26 out 2017, 16:38

Joaomoura Escreveu:(...) de vez em quando perde as definições de condução (o nivel de regeneração para cada modo) e o horário de carregamento, aleatoriamente.
Por acaso encontrei informação sobre isto
https://www.facebook.com/groups/1842747 ... 811463340/

Acho que o grupo é fechado, fica aqui o essencial:
My ioniq sometimes looses its settings for regen braking and the airco-eco mode. Sometimes they stick for a few days but then they reset to regen setting 1 and normal airco...
FIRMWARE UPDATED.
Some facts... I got my ioniq electric delivered the 19th of Sept. 2017 and made sure the it was delivered with latest firmware(see picture).
I quickly discovered the faults mentioned in this thread.
I then asked around on FB groups and ioniq forums to build up 'a case' /arguments. This I documented with a detailed description of the errors.
I then contacted hyundai Norway, Denmark and I actually called headquarters in Korea.... No luck in Korea, no one speaks English.
However hyundai dk quickly took action and some how got hold of a not released firmware that should solve the problems. I got a call from my dealer in Ringsted(dk) and booked time for the update. From first time I talked to hyundai dk until my car firmware was updated(today) it have been max 20days - THAT is good service. Yes it should have worked from the beginning, but fast reaction time and good service at my dealer, still makes me a satisfied customer.
The update took around 20min and all settings except favourite radiostations were kept.
Top picture is my old firmware that was in the car when I got it and the picture below is the not released firmware I got flashed in the car this morning.
I will test the sw over the next couple of days and report back here if it works. Mechanics have tested the sw and he said that when they get thies updates then usually works
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por migle » 26 out 2017, 16:48

Pois, também já percebi que não é só comigo. Eu acho que a primeira vez que ele perdeu as horas da tarifa bi-horária, foi a primeira vez que carreguei no botão de carregar fora do plano. Desde aí, passou a esquecer sempre (faço o acerto todas as vezes que carrego em casa!).

Também nunca teve efeito o acerto para descer a potência de carregamento (só o botão no ICCB). E há também uma coisa que nunca fez, mas que parece lógico do interface, que é fazer o carregamento para atingir os 100% à hora de saída que definimos. A única coisa que eu posso fazer é usar o acerto de horas de vazio.

Sabemos o número de versão do novo firmware?

Tudo isto são coisas específicas do VE. Mas há uma coisa que ele me faz que ainda não percebi se é o firmware, se é uma combinação do cartão pára-sol que costumo ter entre a porta do condutor e o banco e os pés da minha filha, que é chegar ao carro e ele começar a encolher o banco da frente.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por BrunoAlves » 07 nov 2017, 12:00

Não tenho nada de novo para reportar, este carro é aborrecido :lol: É só andar e mais nada, 2 meses, quase 5.000km feitos.
Ontem passei pelo IMT de Aveiro e fui lá buscar o dístico azul. Processo rápido, espera demorada :| Tenho o número de série quatro mil cento e qualquer coisa (ou por aí), não percebo como é que é feita a numeração do dístico nem como o relacionam com o carro, o dístico não tem nada a não ser o número.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Hyundai”