Hyundai Ioniq - O Pretinho

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Spin
Mensagens: 380
Registado: 27 mar 2018, 16:25

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por Spin » 09 abr 2019, 14:34

BrunoAlves Escreveu:
09 abr 2019, 07:37
Tentou-se. Assim que a máquina começou a fazer o enchimento a racha abriu mais...
Mas isso é o que acontece quando se está a encher uma racha. :lol:

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por Filipe » 09 abr 2019, 16:37

Mas a dele era uma racha inorgânica :mrgreen:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por Fil » 09 abr 2019, 17:56

Tiveste azar Bruno! Acho que agora a única coisa que há a fazer é negociar melhor o próximo seguro.
Boa sorte na resolução ;)

ZEdaCaparica55
Mensagens: 118
Registado: 25 jun 2018, 22:03
Data de fabrico: 01 dez 2016
Capacidade bateria: 57 Ah

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por ZEdaCaparica55 » 10 abr 2019, 10:27

Fica o aviso, fujam dos camiões
Tiveste azar. E ainda recentemente as estradas portuguesas foram classificadas em 4º lugar (penso que da Europa), quanto à qualidade.
Olha lá se não fossem tão boas.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por migle » 10 abr 2019, 13:34

BrunoAlves Escreveu:
08 abr 2019, 23:43
Pois, mas os 1000€ de cobertura não chegam :shock: Se não me falha a memória, 1130€ é quanto fica o estrago...
Fica em 130€+franquia?
Pior era um seguro mais caro. Aliás, fica pela sorte de teres ganho o seguro num sorteio...

Já me aconteceu, mas só uma vez. Eu estou é à espera do meu pneu furado bienal...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por BrunoAlves » 20 abr 2019, 19:02

Actualizações, o pára brisas já foi trocado e a seguradora assumiu o valor total. Vou pagá-lo em Junho com toda a certeza :mrgreen:

A calibração da câmara que detecta as linhas ficou impecável, o comportamento do LKAS é igual senão melhor: na viagem mais recente fiz muitas centenas de km sem tocar no volante, a Luso Fresh ainda é a mesma.

Recentemente discutiu-se no FB a questão do tamanho da bateria do ioniq. O meu continua a reportar 100% SOH mas o meu teste da tomada e a própria instrumentação apontam para 27kWh utilizáveis e não os 28kWh que são indicados em todo o lado.
Fiz 170km com média de 13,9 e parei com 12%.
Por isso gastei 13,9 x 1,7 = 23,63kWh. Como tinha ainda 12%, a capacidade total será 26,5kWh. Mais ou menos arredondamento e dará à volta dos 27.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por migle » 21 abr 2019, 23:22

Pois, não sei. Acho que não vou ceder ao Facebook só para entrar na discussão.

Nessa conta, há sempre oscilações. Mesmo há mais de um ano, a andar a 120km/h bem medidos, obtive num caso 26.9kWh de energia descarregavel.
A andar devagar, obtinha 27.5kWh, por aí.
A carregar, obtinha 29kWh, por vezes 30kWh.

Isto deve-se não só à resistência interna (resistiva) mas principalmente àquele efeito de histerese, ou overpotential. Eu sempre achei que os 28kWh eram a área por baixo de uma curva a meio entre a curva de carga e descarga, e não a energia útil descarregável (a menos que seja a uma taxa muito lenta e não 0.2C).
Os gráficos que fiz davam essa sensação, bem como as tabelas de carregamento/descarga.

Agora, os teus 26,85kWh já me parecem muito baixos, principalmente se não for caso único.

As tuas suspeitas, vêm de encontro às minhas no sentido em que me parece que a teoria vigente, a teoria do buffer não cola.
Claro que há um buffer, não é isso que está em causa, o carro só carrega a 4.12V (4.14V com o overpotential) em vez de ir aos 4.2V. A capacidade resultante é tipo 78Ah/360V em vez dos prováveis 86Ah.

Mas a teoria de que o Ioniq esconde a degradação, reduzindo o buffer, ao ponto deste desaparecer e só aí acusar no SoH não corresponde ao que nós estamos a observar.

Primeiro, nós estamos a observar degradação (talvez, as nossas medições não são precisas). Tu observas já uma redução do tamanho do % e eu não, mas observo que abaixo de 5% há ali 1 ou 2% que são comidos pelo gato.

Segundo, se o buffer servisse para esconder a degradação, então o carro teria de carregar mais a bateria ou descarregar mais profundamente. E eu não vejo isso. Vejo que há ali um limite de 4,14V quase 400V (396V) no total do pack que o carro religiosamente não ultrapassa em nenhum momento, tanto agora como antes. E a descarga parece que está limitada abaixo nos 3,0V mais qualquer factor que desconheço.

Então, nem o carro carrega mais, nem descarrega mais profundamente.
Resta perceber que conta é que muda para ele apresentar SoH <100% (porque os carros com 100000km apresentam).
Eu já pensava que se iam comendo % abaixo de 5% até ele finalmente reduzir o tamanho do % e apresentar SoH... Mas se a tua suspeita é verdade, então nem é isso...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por BrunoAlves » 22 abr 2019, 22:41

Viagem de regresso do Allgarve :mrgreen:
450km, média de 95km/h sendo os primeiros 170km feitos no IC1. Média total, desde que liguei o carro (há malta que só conta a média ao entrar na AE :mrgreen: )
Média de consumo ao chegar a casa: 12,2kWh/100km

Baixei um pouco a velocidade de referência em AE porque a ligação Alcácer - casa obriga a parar em Santarém ou Leiria e queria ter plano B para o caso de Santarém estar ocupado (e estava, um Leaf com mais de uma hora de carga pelo que fui acompanhando na app, mais um i3 em espera). Assim cheguei a Leiria sem stress.

Gastei 6h redondas nesta viagem (mais ou menos o mesmo para baixo). Muito tempo dirão algumas pessoas, eu prefiro pensar no sossego que é a viagem.
Podia ter gasto muito mais tempo, é um facto, assim apanhasse Alcácer ocupado (aí sem alternativas) ou não tivesse reservado plano B para Santarém. Podia, mas não aconteceu. Também podia haver uma greve de transportes e não haver combustível :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Nerusonu
Mensagens: 807
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por Nerusonu » 23 abr 2019, 01:01

Ainda hoje tive essa conversa com a minha mulher, quando trocar a fumarenta por um VE e precisar de fazer viagens maiores, prefiro de longe perder mais 1h a 1h30 na deslocação e fazer a viagem a uma fracção do preço de um diesel(ou ao mesmo valor em caso extremo) e andar descansado o resto do ano.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por BrunoAlves » 13 mai 2019, 10:51

Sensivelmente aos 55500km trocaram-se os pneus da frente.
Procurei exclusivamente pneus de eficiência A no consumo e acabei por colocar "GOODYEAR EFFICIENTGRIP PERFORMANCE". Curioso que cheguei a encontrar o mesmo pneu (pelo menos a mesma designação) com eficiência A e B, foram estes os eleitos.

Ainda não tenho termo de comparação em termos de autonomia, se é que vai ter interferência.

De resto é carregar e andar. Este fds era para ir carregar a Torres Vedras, mas o trabalho entalou-me e não pude ir. Para o ano vou :D
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Hyundai”