Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria

Mensagem por mjr » 04 mar 2018, 21:25

Com uma tensão tão baixa quando a corrente cai abruptamente dos 125A, é certamente um algoritmo para evitar a degradação. Algo semelhante mas muito mais cedo parece acontecer com o Leaf 2 40.

Se a 125A a bateria aquece dessa maneira, não quero imaginar a 200A.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria

Mensagem por migle » 04 mar 2018, 21:49

Ainda bem que não temos PCRs de 100kW! Mas aí o ajuste deve ser mais cedo.

Sim, e a diferença entre Vmax e Vmin é pequena, portanto o que se pretende evitar é o aquecimento. O problema é que a bateria é pequena, 125A deve ser qualquer coisa como 1,6C. Daí o aquecimento.

Mas isto dá-nos pistas para utilizar o carro. Não vale a pena ter medo de carregar até aos 94%. Mais vale usar entre os 94% e os 24% que entre os 80% e os 10%, etc.

Há curvas destas para o leaf aqui no fórum?

A área por baixo daquela curva é a energia descarregada em Wh. Pergunto-me se medir a área a carregar e dividir uma pela outra obtenho a eficiência no carregamento, na regeneração, etc...

Isto porque os contadores de energia não estão a ser bem lidos pelo meu adaptador OBD...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria

Mensagem por mjr » 05 mar 2018, 01:18

Sim, tens aqui:

viewtopic.php?f=75&t=7103&start=20#p101695

Tenho o log completo desta carga.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria

Mensagem por migle » 08 mar 2018, 17:49

mjr Escreveu:Se a 125A a bateria aquece dessa maneira, não quero imaginar a 200A.
Esta frase dá a sensação que o aquecimento da bateria do Ioniq a 125A é invulgar.
Nos gráficos que eu mostrei acima,
  • No primeiro (com uma mala a obstruir a entrada de ar da bateria), houve um aquecimento dos 27° aos 41° com o carregamento dos 10% aos 80% de SoC que levou quase 28', carregando talvez cerca de 19kWh (14°C em 28' e 0,73°/kWh).
  • No segundo, houve um aquecimento dos 26° aos 38° (39° depois dos 80%) com o carregamento dos 24% aos 80% de SoC em 24', carregando talvez cerca de 15,7kWh (14°C em 24' e 0,89°/kWh).
Estes valores são piores que os do Leaf?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria

Mensagem por mjr » 08 mar 2018, 20:21

Claro que não, mas o Leaf não tem TMS. A questão é que o TMS parece não ter muito efeito durante a CR. Depois da CR é que fará a diferença, para arrefecer a bateria durante a condução.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria

Mensagem por migle » 08 mar 2018, 21:30

Com a cabine a 22-23 graus. Se calhar tem, se calhar se não fosse o TMS aquecia mais. É verdade que quando muda ali para os 55A deixa de aquecer... Faz-me pensar que o que eu queria ter em casa era um carregador rápido de 24kW.

Vi um gráfico de um carregamento rápido de um norueguês e ele ainda não ouviu a ventoinha a trabalhar. A bateria atinge os 30 graus só no final do carregamento.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria

Mensagem por migle » 08 mar 2018, 22:41

gnuplot

Este tópico chama-se "App para aceder aos dados da bateria", acho que é on-topic postar isto.
Ok, então podemos usar o Torque Pro para guardar os dados. Há muita informação do BMS que já se conseguiu descodificar, e é conveniente usar o Torque por isso.

De resto, o Torque não é grande coisa. Por exemplo, exige um dongle OBD rápido para transmitir muitos PIDs por segundo, como é o caso do OBDLink LX, que é rápido por ser Bluetooth 3.0 HS. Isso é usar a força bruta. A solução inteligente seria não transmitir todos os PIDs a toda a hora. É estúpido actualizar a temperatura com precisão de 1 grau todos os segundos. Já os RPM de um motor, ou uma potência, uma corrente, uma vez por segundo é insuficiente.

Os gráficos do Torque também não são nada de jeito. Eu disse antes que estou a usar o gnuplot para os gráficos.
O gnuplot é demasiado velha guarda para eu o recomendar a alguém.
Porém, tem as suas qualidades que vou apontar.

Isto é um exemplo de um script que utilizei. O gnuplot lê o ficheiro e faz sair o gráfico.

Código: Selecionar todos

set terminal png size 1280,360     # se eu quisesse, fazia set terminal pdf e podia imprimir

# estas duas linhas são tudo o que é preciso para ler os logs do torque:
set datafile missing '-'  # - representa valores em falta  
set datafile separator comma  # os dados são separados por vírgulas

set output 'Ioniq-trip-1.png'

# meto o nome do ficheiro numa variável para usar muitas vezes
torqueLog = 'trackLog-2018-mar-04_10-52-47.csv'

# nem preciso de ver as colunas do CSV, basta-me referir a cada coluna pelo cabeçalho
dtime = "Device Time"
speedms = "GPS Speed (Meters/second)"
speed = "Speed (GPS)(km/h)"
altitude = "Altitude"
trip = "Trip Distance(km)"
ttime = "Trip Time(Since journey start)(s)"

# eu tenho registado mais ou menos estes PIDs
A = "000_Battery Current(A)"
DCV = "000_Battery DC Voltage(V)"
Fan = "000_Battery Fan Feedback(Hz)"
Bin = "000_Battery Inlet Temperature(°C)"
Bmax = "000_Battery Max Temperature(°C)"
Bmin = "000_Battery Min Temperature(°C)"
kW = "000_Battery Power(kW)"
CCC = "000_Cumulative Charge Current(Ah)"
CDC = "000_Cumulative Discharge Current(Ah)"
CEC = "000_Cumulative Energy Charged(kWh)"
CED = "000_Cumulative Energy Discharged(kWh)"
ICV = "000_Inverter Capacitor Voltage(V)"
IR = "000_Isolation Resistance(kOhm)"
Vmax = "000_Maximum Cell Voltage(V)"
Vmin = "000_Minimum Cell Voltage(V)"
SoB = "000_State of Charge BMS(%)"
SoC = "000_State of Charge Display(%)"

set key rmargin # quero a legenda na margem e não dentro do gráfico
set style data lines # quero um gráfico de linhas

set xdata time # o eixo horizontal é tempo
set timefmt "%d-%b-%Y %H:%M:%S" # com este formato (strftime(3))

set ytics nomirror # não quero os ticks do eixo dos yy espelhados do lado direito
set y2tics # porque quero um segundo eixo dos yy (y2)

# Muitos gráficos de linhas
# plot nome-do-ficheiro using variável:variável
plot torqueLog using dtime:speed title "km/h", \
     torqueLog using dtime:altitude axes x1y2 title "altitude (m)", \
     torqueLog using dtime:kW title "kW", \
     torqueLog using dtime:SoB title "SoC (BMS)", \
     torqueLog using dtime:(column(CCC) > 6876 ? column(CCC) - 6876 : 0/0) title "CCC (Ah)", \
     torqueLog using dtime:(column(CDC) > 6851 ? column(CDC) - 6851 : 0/0) title "CDC (Ah)", \
     torqueLog using dtime:(column(Bmin) > 15 ? column(Bmin) : 0/0) title "°C min", \
     torqueLog using dtime:(column(Bmax) > 15 ? column(Bmax) : 0/0) title "°C max"
Ainda, os vários gráficos (várias linhas) são separados por vírgulas mas o \ é necessário no final da linha porque o gnuplot é cada linha um comando. Quando um ponto do gráfico tem um dos valores indefinido (vem - no CSV), ele é ignorado.
Em vez da variável no using, pode ser uma expressão entre parêntesis dentro da expressão podemos referir-nos ao valor de uma coluna com column(x). Essa expressão pode usar o operador ternário (se isto é verdade ? aquilo : senão isto).
sto serve-me para poder ignorar valores malucos lidos pelo meu OBD da China (SoCs de -1, etc); ignoro-os fazendo com que sejam substituídos por 0/0 (indefinido no gnuplot).
Também uso a expressão para subtrair os valores iniciais dos contadores globais de corrente e energia carregada e descarregada (nunca mais vai ser problema esquecer-me de fazer reset ao trip counter).

Eu podia fazer isto com o Excel, mas:
  • Teria de abrir cada ficheiro CSV, dizer que era por vírgulas, que os números estão em inglês...
  • Teria de olhar para 30 colunas e ver quais é que queria, seleccionar, etc, para um gráfico
  • Tinha de andar a fazer outras colunas para substituir os valores malucos por alguma coisa que pudesse ser ignorado
  • Muitas vezes, para cada ficheiro
Assim (depois de ter feito os primeiros) nem chego a olhar para o ficheiro CSV. Pego no script do gnuplot, substituo o nome dos ficheiros e olho para os dados directamente no gráfico (só volto atrás se houver alguma coisa a melhorar).

Para mim, é desta maneira que sinto que tenho menos trabalho. A qualidade dos gráficos... tirando esquesitices do OBD, posso apresentá-los onde quiser.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria

Mensagem por BrunoAlves » 08 mar 2018, 23:31

Isto é mesmo hardcore :mrgreen:
Eu sugeria-te colocares isto num tópico novo e detalhares um pouco como é que se faz para o começar a usar. Por exemplo, não percebi se era no telemóvel ou se é no PC (pela idade não parece ser para telemóveis mas...)
Parece-me bem fixe, por exemplo guardar o registo de uma carga lenta completa deve dar para identificar bem as zonas do joelho ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria

Mensagem por migle » 11 mar 2018, 18:25

BrunoAlves Escreveu:Isto é mesmo hardcore :mrgreen:
Eu sugeria-te colocares isto num tópico novo e detalhares um pouco como é que se faz para o começar a usar. Por exemplo, não percebi se era no telemóvel ou se é no PC (pela idade não parece ser para telemóveis mas...)
Ahem.. pois...
Daí eu dizer que funciona para mim.
Isto é tudo mais simples no Linux, e no macOS também se aguenta. No Windows, custa mais.
Bem, uma pessoa vai buscar o gnuplot, eles têm lá duas versões para Windows, tu queres o MinGW (o Cygwin é um ambiente estilo Linux completo dentro do Windows).

Pode ser usado interactivamente, mas para poupar tempo a intenção é meter aquele script que estava ali em cima num ficheiro, editar esse ficheiro com um editor de texto, e depois, na linha de comando do Windows, e no directório onde está o script e os ficheiros CSV, fazer:

Código: Selecionar todos

C:\AsMinhasCenas> gnuplot o-meu-script.gnu
Se não estás à vontade a fazer isso, vais perder tempo. Mais vale usar um programa tipo Excel e fazer aí o gráfico.
tutoriais para usar o gnuplot em Windows na internet, mas se precisas não recomendo.

Para uma pessoa que está à vontade na linha de comando, e só precisa de consultar o manual do gnuplot para ver os tipos de gráficos, aí vale a pena. De outra forma, não.
BrunoAlves Escreveu:Parece-me bem fixe, por exemplo guardar o registo de uma carga lenta completa deve dar para identificar bem as zonas do joelho ;)
Era o que eu estava a tentar fazer, como primeira abordagem. Mas para isso não precisas do gnuplot. Repara, quem grava os logs é o Torque Pro. Algures no menu principal, definições, há uma coisa que é para seleccionar quais são os PIDs que queremos gravar. No ecrã de leituras em tempo real, tens no menu a opção de começar a gravar. Algures tens também uma opção que é para gravar sempre que estiveres no carro.

Na selecção dos PIDs há que ter cuidado: se eu gravar muitos PIDs ele vai demorar mais tempo, e não os pode registar a intervalos tão pequenos. O que limita esta velocidade é mesmo a ligação Bluetooth 2.1 (daí o OBDLink LX ter Bluetooth 3-0 HS e conseguir ler 100 PIDs por segundo). Ou seja, é escolher só os mais relevantes.

Os CSVs do Torque ficam na memória interna do telemóvel numa pasta torqueLogs, que é preciso transferir para o PC.

Aí, qualquer programa tipo Excel abre o ficheiro. É preciso ter cuidado que a representação numérica é em inglês e não em português (4.10 em vez de 4,10), geralmente configura-se isso e que o separador dos campos é a vírgula. Depois é paciência, seleccionar, etc... fazer o gráfico.

Em relação ao joelho, penso que já é bastante claro:
  • Existem dois PIDs, "Available Charge Power" e "Available Discharge Power" (ou coisa assim, não estou em frente ao telemóvel), que aparecem no ecrã como "Max POWER" e "Max REGEN". Significam que a potência que podemos obter da bateria, em vez dos habituais 98kW desceu porque a tensão é baixa demais, e o outro que não podemos regenerar com tanta potência porque a tensão é alta demais.
  • Max POWER começa muito lentamente a descer nos 13%, precisamente o ponto do aviso de bateria baixa.
  • Max POWER nos 5% de SoC, tartaruga, já desceu um pouco (86kW? de memória) e a partir daí começa a descer muito.
  • Eu diria que eles colocaram os 5% precisamente no joelho.
A sensação que tenho é que o carro comunica-nos esses dois pontos muito importantes: aviso de bateria baixa aos 13% e a tartaruga indica-nos o joelho ligeiramente abaixo dos 5%.

Há outro ponto que ainda não consegui saber... qual é o ponto de SoC em que a tensão das células em repouso é 3.92V? Esse é o ponto até onde devemos encher a bateria do carro.

PS: Cautela!!! Eu tiro conclusões precipitadas a toda a hora!
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Hyundai”