Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria
- BrunoAlves
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Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria
Original: https://jejusoul.github.io/OBD-PIDs-for-HKMC-EVs/
Um pouco à semelhança do que existe para o Leaf com o LeafSpy, é possível aceder aos dados da bateria do Ioniq (e parece que também do Kia Soul, as respostas dos BMS são idênticas ainda que os packs sejam diferentes) utilizando a aplicação Torque Pro.
Se não conhecerem, o Torque é uma aplicação para Android que permite aceder às ECU de vários fumarentos e ler os respectivos dados. Na versão Pro, é possível adicionar "PIDs", novas informações que podem ser pedidas ao CAN. Alguém pegou num Kia Soul e mapeou muita informação, de repente descobriram que praticamente tudo funciona no ioniq
(para iOS ou Windows parece que também há umas apps do género mas ninguém testou)
O que é preciso?
- Adaptador OBD Bluetooth. Os mais conhecidos são os KW902, eu comprei este e funciona muito bem
- Aplicação Torque Pro, disponível na Play Store por 3,49€
- A lista de PIDs, que pode ser obtida do gitbub do autor
Como adicionar os PIDs ao Torque (nesta altura o OBD já deve ter sido emparelhado com o telemóvel)
- enviar os 3 ficheiros CSV relativos ao ioniq para o telemóvel
- usar um navegador de ficheiros e navegar até à pasta (oculta) /.torque
- abrir a pasta "extendedpids" (se não existir - provavelmente não existe), criá-la e copiar para lá os 3 ficheiros
- abrir o Torque, ir a "Settings" --> "OBD2 Adapter Settings" --> "Choose Bluetooth Device" e escolher o OBD.
- ainda em "Settings", escolher "Manage Extra PIDs". Será aberta uma janela vazia. No menu de contexto (3 pontos verticais no canto superior direito) escolher "Add predefined". Na lista que é mostrada existirão uma serie de "fabricantes", entre os quais estarão os "Hyundai_xxxx". Escolher (um de cada vez) os relevantes. Conforme se forem escolhendo estes "fabricantes", os PIDs respectivos passam a aparecer na janela que antes estava vazia. Os PIDs estão agora prontos para ser utilizados.
- Voltar à página inicial e abrir o "Realtime Information". A aplicação tem uma série de páginas com indicadores (indicados para fumarentos, claro) que podem ser apagados a gosto e tem também uma série e páginas em branco. Escolher uma dessas, carregar numa zona vazia e escolher "Add display".
- Da lista que se abre, podem escolher-se vários formatos para o mostrador. Eu escolhi todos "Digital Display" que é o que mostra apenas números. Os restantes tipos são agulhinhas, barrinhas e tal, eu gosto do princípio KISS
- Finalmente são mostradas as grandezas que podem ser mostradas. O que adicionámos ao Torque inicia-se com "000_" logo é fácil de filtrar.
Escolhe-se o tamanho do mostrador e escolhe-se a localização para ele e está feito. Estes últimos 2 passos têm de se repetir para cada mostrador a adicionar, é uma tarefa aborrecida
O meu ficou assim, já depois de algumas alterações ao longo dos dias (e provavelmente vai ser alterado ainda mais vezes )
Além disto, o Torque permite criar um gráfico com "n" variáveis, ainda que não permita (pelo menos não encontrei) gravar essa configuração para usar rapidamente outra vez. Além disso permite fazer log de grandezas à escolha, também como o LeafSpy permite, para analisar mais tarde no PC.
Em termos de gráficos, há um plugin (pago) para o Torque que tem excelentes críticas, mas não vou instalar.
Um pouco à semelhança do que existe para o Leaf com o LeafSpy, é possível aceder aos dados da bateria do Ioniq (e parece que também do Kia Soul, as respostas dos BMS são idênticas ainda que os packs sejam diferentes) utilizando a aplicação Torque Pro.
Se não conhecerem, o Torque é uma aplicação para Android que permite aceder às ECU de vários fumarentos e ler os respectivos dados. Na versão Pro, é possível adicionar "PIDs", novas informações que podem ser pedidas ao CAN. Alguém pegou num Kia Soul e mapeou muita informação, de repente descobriram que praticamente tudo funciona no ioniq
(para iOS ou Windows parece que também há umas apps do género mas ninguém testou)
O que é preciso?
- Adaptador OBD Bluetooth. Os mais conhecidos são os KW902, eu comprei este e funciona muito bem
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- A lista de PIDs, que pode ser obtida do gitbub do autor
Como adicionar os PIDs ao Torque (nesta altura o OBD já deve ter sido emparelhado com o telemóvel)
- enviar os 3 ficheiros CSV relativos ao ioniq para o telemóvel
- usar um navegador de ficheiros e navegar até à pasta (oculta) /.torque
- abrir a pasta "extendedpids" (se não existir - provavelmente não existe), criá-la e copiar para lá os 3 ficheiros
- abrir o Torque, ir a "Settings" --> "OBD2 Adapter Settings" --> "Choose Bluetooth Device" e escolher o OBD.
- ainda em "Settings", escolher "Manage Extra PIDs". Será aberta uma janela vazia. No menu de contexto (3 pontos verticais no canto superior direito) escolher "Add predefined". Na lista que é mostrada existirão uma serie de "fabricantes", entre os quais estarão os "Hyundai_xxxx". Escolher (um de cada vez) os relevantes. Conforme se forem escolhendo estes "fabricantes", os PIDs respectivos passam a aparecer na janela que antes estava vazia. Os PIDs estão agora prontos para ser utilizados.
- Voltar à página inicial e abrir o "Realtime Information". A aplicação tem uma série de páginas com indicadores (indicados para fumarentos, claro) que podem ser apagados a gosto e tem também uma série e páginas em branco. Escolher uma dessas, carregar numa zona vazia e escolher "Add display".
- Da lista que se abre, podem escolher-se vários formatos para o mostrador. Eu escolhi todos "Digital Display" que é o que mostra apenas números. Os restantes tipos são agulhinhas, barrinhas e tal, eu gosto do princípio KISS
- Finalmente são mostradas as grandezas que podem ser mostradas. O que adicionámos ao Torque inicia-se com "000_" logo é fácil de filtrar.
Escolhe-se o tamanho do mostrador e escolhe-se a localização para ele e está feito. Estes últimos 2 passos têm de se repetir para cada mostrador a adicionar, é uma tarefa aborrecida
O meu ficou assim, já depois de algumas alterações ao longo dos dias (e provavelmente vai ser alterado ainda mais vezes )
Além disto, o Torque permite criar um gráfico com "n" variáveis, ainda que não permita (pelo menos não encontrei) gravar essa configuração para usar rapidamente outra vez. Além disso permite fazer log de grandezas à escolha, também como o LeafSpy permite, para analisar mais tarde no PC.
Em termos de gráficos, há um plugin (pago) para o Torque que tem excelentes críticas, mas não vou instalar.
Última edição por BrunoAlves em 23 abr 2019, 22:54, editado 3 vezes no total.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
- BrunoAlves
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Re: Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria
Outra coisa, para quem não sabe onde está o interface OBD:
Também não vale a pena comprar uma coisa destas
A tampa fica demasiado justa ao interface OBD, nem esta saída a 90º lá cabe muito menos o OBD. Quando for para usar o OBD, tem de ser com os fusíveis a verem a luz
Também não vale a pena comprar uma coisa destas
A tampa fica demasiado justa ao interface OBD, nem esta saída a 90º lá cabe muito menos o OBD. Quando for para usar o OBD, tem de ser com os fusíveis a verem a luz
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
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Re: Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria
Informação MUIIIIITO útil.
Já encomendei o OBD para futuros Ioniq
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Re: Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria
Bruno, achas que aqueles 98kw de regeneração válidos?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
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- BrunoAlves
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Re: Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria
Não e acho que é o texto que é mal conseguido. Deve ser o limite de entrada de energia na bateria, seja pela regeneração seja pela carga rápida. Mas como também se sabe que o carro carrega a 70kW, é estranho na mesma...
Só tenho ali aquilo porque quero perceber se surge limitação de potência na carga e descarga com a temperatura ou nível de carga
Só tenho ali aquilo porque quero perceber se surge limitação de potência na carga e descarga com a temperatura ou nível de carga
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Re: Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria
Ok então vê qto tens em regeneração a 100% e a tensão que chega o pack e celulas, sff.BrunoAlves Escreveu:Não e acho que é o texto que é mal conseguido. Deve ser o limite de entrada de energia na bateria, seja pela regeneração seja pela carga rápida. Mas como também se sabe que o carro carrega a 70kW, é estranho na mesma...
Só tenho ali aquilo porque quero perceber se surge limitação de potência na carga e descarga com a temperatura ou nível de carga
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Re: Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria
Não consegues ver o nível de regeneração através do CB do carro?
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Re: Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria
Agora que falas nisso sim. Mas não costumo trazer esse ecrã activo. Este fds foi sobretudo GPS.
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Re: Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria
Lembro-me de ver cerca de 80 kwh.
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Re: Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria
O facto de o BMS indicar que a capacidade de carga máxima da bateria é de 98kW não significa que o resto dos componentes esteja preparado para isso. Por exemplo, os Leaf carregam a 125A em Chademo, mas a regeneração mal chega aos 100A.
A unidade correta será kW ou A? Do ponto de vista do BMS o que interessa é a corrente máxima de carga, não a potência.
A unidade correta será kW ou A? Do ponto de vista do BMS o que interessa é a corrente máxima de carga, não a potência.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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