Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria

Mensagem por BrunoAlves » 01 out 2017, 23:10

Original: https://jejusoul.github.io/OBD-PIDs-for-HKMC-EVs/

Um pouco à semelhança do que existe para o Leaf com o LeafSpy, é possível aceder aos dados da bateria do Ioniq (e parece que também do Kia Soul, as respostas dos BMS são idênticas ainda que os packs sejam diferentes) utilizando a aplicação Torque Pro.
Se não conhecerem, o Torque é uma aplicação para Android que permite aceder às ECU de vários fumarentos e ler os respectivos dados. Na versão Pro, é possível adicionar "PIDs", novas informações que podem ser pedidas ao CAN. Alguém pegou num Kia Soul e mapeou muita informação, de repente descobriram que praticamente tudo funciona no ioniq :)
(para iOS ou Windows parece que também há umas apps do género mas ninguém testou)

O que é preciso?
- Adaptador OBD Bluetooth. Os mais conhecidos são os KW902, eu comprei este e funciona muito bem
- Aplicação Torque Pro, disponível na Play Store por 3,49€
- A lista de PIDs, que pode ser obtida do gitbub do autor

Como adicionar os PIDs ao Torque (nesta altura o OBD já deve ter sido emparelhado com o telemóvel)
- enviar os 3 ficheiros CSV relativos ao ioniq para o telemóvel
- usar um navegador de ficheiros e navegar até à pasta (oculta) /.torque
- abrir a pasta "extendedpids" (se não existir - provavelmente não existe), criá-la e copiar para lá os 3 ficheiros
Imagem
- abrir o Torque, ir a "Settings" --> "OBD2 Adapter Settings" --> "Choose Bluetooth Device" e escolher o OBD.
- ainda em "Settings", escolher "Manage Extra PIDs". Será aberta uma janela vazia. No menu de contexto (3 pontos verticais no canto superior direito) escolher "Add predefined". Na lista que é mostrada existirão uma serie de "fabricantes", entre os quais estarão os "Hyundai_xxxx". Escolher (um de cada vez) os relevantes. Conforme se forem escolhendo estes "fabricantes", os PIDs respectivos passam a aparecer na janela que antes estava vazia. Os PIDs estão agora prontos para ser utilizados.
- Voltar à página inicial e abrir o "Realtime Information". A aplicação tem uma série de páginas com indicadores (indicados para fumarentos, claro) que podem ser apagados a gosto :mrgreen: e tem também uma série e páginas em branco. Escolher uma dessas, carregar numa zona vazia e escolher "Add display".
- Da lista que se abre, podem escolher-se vários formatos para o mostrador. Eu escolhi todos "Digital Display" que é o que mostra apenas números. Os restantes tipos são agulhinhas, barrinhas e tal, eu gosto do princípio KISS
Imagem
- Finalmente são mostradas as grandezas que podem ser mostradas. O que adicionámos ao Torque inicia-se com "000_" logo é fácil de filtrar.
Imagem
Escolhe-se o tamanho do mostrador e escolhe-se a localização para ele e está feito. Estes últimos 2 passos têm de se repetir para cada mostrador a adicionar, é uma tarefa aborrecida :(

O meu ficou assim, já depois de algumas alterações ao longo dos dias (e provavelmente vai ser alterado ainda mais vezes :mrgreen: )
Imagem

Além disto, o Torque permite criar um gráfico com "n" variáveis, ainda que não permita (pelo menos não encontrei) gravar essa configuração para usar rapidamente outra vez. Além disso permite fazer log de grandezas à escolha, também como o LeafSpy permite, para analisar mais tarde no PC.
Em termos de gráficos, há um plugin (pago) para o Torque que tem excelentes críticas, mas não vou instalar.
Última edição por BrunoAlves em 23 abr 2019, 22:54, editado 3 vezes no total.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria

Mensagem por BrunoAlves » 01 out 2017, 23:27

Outra coisa, para quem não sabe onde está o interface OBD:
Imagem
Imagem

Também não vale a pena comprar uma coisa destas
Imagem
A tampa fica demasiado justa ao interface OBD, nem esta saída a 90º lá cabe muito menos o OBD. Quando for para usar o OBD, tem de ser com os fusíveis a verem a luz :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria

Mensagem por jasmim » 02 out 2017, 08:35

Informação MUIIIIITO útil.
Já encomendei o OBD para futuros Ioniq ;)
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria

Mensagem por Orlando » 02 out 2017, 09:08

Bruno, achas que aqueles 98kw de regeneração válidos?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria

Mensagem por BrunoAlves » 02 out 2017, 09:17

Não e acho que é o texto que é mal conseguido. Deve ser o limite de entrada de energia na bateria, seja pela regeneração seja pela carga rápida. Mas como também se sabe que o carro carrega a 70kW, é estranho na mesma...

Só tenho ali aquilo porque quero perceber se surge limitação de potência na carga e descarga com a temperatura ou nível de carga ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria

Mensagem por Orlando » 02 out 2017, 09:29

BrunoAlves Escreveu:Não e acho que é o texto que é mal conseguido. Deve ser o limite de entrada de energia na bateria, seja pela regeneração seja pela carga rápida. Mas como também se sabe que o carro carrega a 70kW, é estranho na mesma...

Só tenho ali aquilo porque quero perceber se surge limitação de potência na carga e descarga com a temperatura ou nível de carga ;)
Ok então vê qto tens em regeneração a 100% e a tensão que chega o pack e celulas, sff.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria

Mensagem por jasmim » 02 out 2017, 09:42

Não consegues ver o nível de regeneração através do CB do carro?
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria

Mensagem por BrunoAlves » 02 out 2017, 09:47

Agora que falas nisso sim. Mas não costumo trazer esse ecrã activo. Este fds foi sobretudo GPS.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria

Mensagem por jasmim » 02 out 2017, 09:50

Lembro-me de ver cerca de 80 kwh.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria

Mensagem por mjr » 02 out 2017, 10:00

O facto de o BMS indicar que a capacidade de carga máxima da bateria é de 98kW não significa que o resto dos componentes esteja preparado para isso. Por exemplo, os Leaf carregam a 125A em Chademo, mas a regeneração mal chega aos 100A.

A unidade correta será kW ou A? Do ponto de vista do BMS o que interessa é a corrente máxima de carga, não a potência.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Hyundai”