Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria

Mensagem por migle » 17 out 2017, 23:07

Essa descida repentina por volta dos 80%... Isso é num PCR ou num carregamento normal?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria

Mensagem por BrunoAlves » 17 out 2017, 23:09

PCR, claro, não consegues 125A e 55A noutro carregador qualquer :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria

Mensagem por migle » 17 out 2017, 23:47

Ah! Não li o tópico todo, portanto não percebi a escala.

Então, mas isso é o que se observa com a relação entre o tempo de carregamento e a energia carregada. Não é preciso o OBD. Os carregamentos abaixo dos 80% dão médias bastante próximas dos 50kW. Além dos 80% obtém-se médias menores.

Com mais alguns pontos, derivando, obtinha-se essa curva...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria

Mensagem por BrunoAlves » 18 out 2017, 00:06

Claro, mas a ideia é ter acesso instantâneo aos dados, sobretudo sem ter de se fazer contas :P
De qualquer forma a ideia deste tópico em particular era dar a conhecer a app, não tanto a particularidade do perfil de carga do carro ;) Podemos discutir isso noutro tópico :)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria

Mensagem por migle » 13 dez 2017, 20:12

Desculpem desenterrar o tópico. Não me importo que me respondam com um novo tópico se houver informação relevante.

Eu vejo aí Max Cell Voltage e Min Cell Voltage mas não se falou aqui nada da tensão. Será que olhando para estes valores num SoC de 100% (assumido 95%) conseguiríamos fazer uma ideia de que tipo de Li-Ion temos nas células?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria

Mensagem por VETL » 13 dez 2017, 22:58

Se conseguissem identificar a zona do joelho, seria fantástico...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria

Mensagem por migle » 14 dez 2017, 02:10

Que joelho? O da curva de descarga? Eu pensaria que eles utilizariam a parte plana da curva apenas.

No entanto, o Ioniq tem aquele corte brusco na potência quando entra em modo tartaruga a meio dos 5%... Pode ser para esconder uma perda efectiva de potência.

Mas eu estava a pensar numa coisa mais simples. Qualquer valor de tensão, em qualquer altura, permite logo distinguir entre Li-Ion "normal" e LiFePO e LTO. É que apesar de tudo apontar para NMC (NCM), também já vi bocas a dizer que era LiFePO.

Sendo NMC, ficaríamos com uma ideia de até que ponto eles são conservadores no carregamento. Sabemos que há uma capacidade de reserva, diz-se que a capacidade total são 31kWh.

Uma coisa que me surpreendeu no Ioniq, foi a rapidez com que termina o carregamento. Tinha visto vídeos do Zoe, que fica uma data de tempo nos 99% antes de passar para o 100%. O Ioniq parece que não faz isso, chega aos seus "100%" e termina logo. Frequentemente, vejo a estimativa de tempo, habitualmente mais 10' que a minha conta proporcional, mas chego lá e ele já terminou. Como se apenas carregasse a corrente constante.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria

Mensagem por mjr » 14 dez 2017, 09:06

A questão do joelho colocada pelo VETL é pertinente pois permite ver logo se é NMC a química usada, pois esta química tem um joelho por volta dos 3.4V, ao contrário das outras químicas habituais. LiFePO4 está fora de questão, falta-lhe a densidade energética para ser útil em automóveis.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria

Mensagem por BrunoAlves » 14 dez 2017, 10:47

Deve ser. Se virem o meu último registo
viewtopic.php?f=79&t=6902&start=100#p99579
Tenho 3,2V já só com 4% no BMS
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria

Mensagem por migle » 14 dez 2017, 10:58

Pois, 3.2V creio que exclui LiFePO e LTO. Confirma a informação mais completa que se tem (mas cuja origem se desconhece), que é a deste tipo, que diz que a tensão nominal do pack são 360V, com 96 células em série, e portanto 3.75V por célula.

Era só que a bateria do Ioniq não sobressai pela energia específica. E pelo que leio no BU o LTO ainda tem menor e é ainda assim usado no i-MiEV.

Seria interessante ver se os 3.4V calha nos 5%, o momento em que entra a tartaruga com tanta violência (eu diria que chega a ser perigosa a maneira como eles cortam a potência, porque dá uma travagem enorme, os carros de trás não percebem o motivo...). E seria interessante saber o que é 100%.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Hyundai”