Re: Hyundai Ioniq - App para aceder aos dados da bateria
Enviado: 23 jan 2018, 18:18
Já conhecia o vídeo. Diga-se de passagem, que os vídeos dele influenciaram-me na compra do Ioniq, o tipo ficou fã.
É antigo, o autor ainda pensava que a bateria do Ioniq era a mesma do Kia Soul, o que parece não ser verdade.
A diferença não é substancial... Já cronometrei cargas e consegue-se os quase 3% por minuto. Vou carregando no contador de voltas do cronómetro a cada %. (Comportamento de quem está a apanhar uma seca!)
E, sim, a descida nos 80% é abrupta e planeada, não é resultado de uma medição. Parece seguir uma curva de carregamento pré-estabelecida. Aliás, se eu começar a carregar acima dos 80% não vai atingir a velocidade de 50kW.
EDIT: Diria que a razão de ser da curva não é térmica, parece um comboio que tem de parar o mais tardar ao km 94. Se começar nos 82% não pode atingir a mesma velocidade que se começasse nos 30%.
Mas talvez alguém me saiba dizer com mais autoridade porque é que os CRs param abaixo dos 100% (94% no Ioniq). Eu suspeitaria que se trata de protecção contra sobrecarga de uma célula isolada. Se na CR for difícil ter a tensão equilibrada entre as células, se uma estiver demasiado desviada, demasiado carregada, pode sobrecarregar.
É antigo, o autor ainda pensava que a bateria do Ioniq era a mesma do Kia Soul, o que parece não ser verdade.
A diferença não é substancial... Já cronometrei cargas e consegue-se os quase 3% por minuto. Vou carregando no contador de voltas do cronómetro a cada %. (Comportamento de quem está a apanhar uma seca!)
E, sim, a descida nos 80% é abrupta e planeada, não é resultado de uma medição. Parece seguir uma curva de carregamento pré-estabelecida. Aliás, se eu começar a carregar acima dos 80% não vai atingir a velocidade de 50kW.
EDIT: Diria que a razão de ser da curva não é térmica, parece um comboio que tem de parar o mais tardar ao km 94. Se começar nos 82% não pode atingir a mesma velocidade que se começasse nos 30%.
Mas talvez alguém me saiba dizer com mais autoridade porque é que os CRs param abaixo dos 100% (94% no Ioniq). Eu suspeitaria que se trata de protecção contra sobrecarga de uma célula isolada. Se na CR for difícil ter a tensão equilibrada entre as células, se uma estiver demasiado desviada, demasiado carregada, pode sobrecarregar.