DB do António Eléctrico, Ioniq

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Gameiro101
Mensagens: 334
Registado: 13 fev 2017, 20:37
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: 30 KW

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por Gameiro101 » 21 mar 2018, 22:17

Sim deve ser isso passa a Li-ion.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 17 abr 2018, 17:21

Reunião sobre a amnésia

Se não ocorrer um imprevisto, vou ter no dia 26 (está marcada) uma reunião no concessionário que me dá jeito com um responsável da Hyundai Portugal acerca do assunto da amnésia.

Como se vê, o concessionário está a fazer tudo o que pode e a questão foi levada à Hyundai como eu pretendia. É pena que seja preciso tudo isto para uma questão que tanto quanto percebo se verifica em qualquer carro (bem sei que somos poucos). Em Inglaterra, o update que julgamos corrigir o problema já está a ser distribuído a toda a gente.

Tanto quanto me dizem, a Hyundai não tem informação de queixas de um problema semelhante por parte de outros clientes.

Caros colegas proprietários do Ioniq, há alguém que não sofra de amnésia? (o problema do carro esquecer a hora de carregamento, nível de regen para os modos de condução, modo Eco do AC para os modos de condução). Eu percebo que nestas coisas às vezes basta esperar, eu é que quero apressar a coisa porque vejo que nos outros países estão a resolver.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por BrunoAlves » 17 abr 2018, 19:54

Eu tenho como sabes, o João Moura também. Aqui não há mais nenhuma participação regular de ioniq, por isso boa sorte...

Eu fico à espera, porque o meu não chega ao Verão sem lá voltar, se houver solução antes quero levá-la :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 17 abr 2018, 21:18

Contando com o fórum prius-pt, somos quatro com amnésia.

Depois conto como correu. Para já, não gosto, é sinal que ainda não têm o software actualizado, então entretêm-me com uma reunião... Mas vou, para as reclamações chegarem à Hyundai europeia.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 22 abr 2018, 18:44

Acabo de ligar para a IBIL. Quis saber se todos os postos de carregamento da rede deles funcionam com a App (em vez do cartão), e queria saber se o posto de Sevilha está a funcionar. E é mesmo, o cartão IBIL já não serve para nada, basta instalar a App e associar a um cartão de crédito.

Quanto à questão do posto de Sevilha estar a funcionar, demorou mais tempo. "Sevilla capital?" perguntou ele (é o único posto na província de Sevilha...). Demorou, demorou, e o posto está disponível e sem quaisquer erros assinalados. Pelo sim, pelo não, achei melhor perguntar, uma vez que a informação no electromaps era negativa, se o posto tinha sido utilizado recentemente, tipo hoje ou ontem. O posto não tinha sido utilizado, mas não por falha, ninguém tentou usar o posto hoje, nem ontem...

Foi utilizado pela última vez no dia 16 de Abril. Não sei se isso é bom, se mau sinal. Certo é que necessidade de reservar, claramente, não há.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 26 abr 2018, 20:30

Pessoal, tenho tantos posts em atraso, tenho recolhido tantos dados e ainda não é desta que ponho a escrita em dia.

Com este não podia falhar, porque se trata de trocar informações e pela mesma razão, desculpem-me o cross-posting. Hoje foi a minha reunião no concessionário aqui perto, com o chefe das vendas, o director e o responsável do Suporte Técnico da Hyundai. Não cheguei a perceber porquê tanto tratamento VIP. Eu pensava que era porque não me iam actualizar o software (que acreditamos ser a solução para o problema da amnésia). Para irem fazer o que eu tinha pedido, porquê uma reunião? Bastava marcar a oficina. A reunião, imaginei, seria para :violin:

Então, pontos deles: não tinham qualquer conhecimento, nem através da Hyundai europeia, nem de outros clientes além de mim, da existência deste problema. Admitem que as coisas passem sem a Hyundai europeia saber, uma vez que muito software vem da LG.

Têm sim acesso à última versão de software que conhecemos dos fóruns. Já tinham quando foi a minha revisão (afinal!?). Ela foi disponibilizada este ano. Porém, o concessionário não tinha, porque o concessionário tem de pagar para lhe darem o acesso especificamente à nova versão. No release notes desta versão, não há nada (como sabemos) que indique que resolve o problema da amnésia.

Porém, iam-ma instalar na mesma. Parece-me que o que aconteceu foi que o software foi trazido pelo responsável da Hyundai, fazendo o jeito que o concessionário de Setúbal é novo, acabou de ser inaugurado, etc, etc... E aqui está ele:

Imagem

Claro, ainda não sei se resolve o problema. Até agora tudo bem. Da outra vez, que me fizeram um reset, desligando a bateria e deixando esvaziar os condensadores, pareceu ficar tudo bem durante quase 3 dias. Entretanto, vocês se calhar querem avançar ainda antes de saber a resposta. A acreditar no que se diz nos fóruns, fica resolvido.

Então, o que é que vocês, os outros donos queixosos de Ioniqs têm de fazer. Nem eu tinha as vossas matrículas para ele vos contactar, nem ele quis dar o email (claro). Indicou então que enviassem as vossas queixas para o email geral do apoio ao cliente. Segundo se percebe, aquilo vai parar a ele rapidamente e depois com a resposta hão de ficar com o email. Apesar do email do apoio ao cliente ser muito óbvio, eu não o vou postar num fórum, por isso peçam-mo por PM.

Enviem o email a dizer que sofrem do problema de perda das configurações no painel EV. Não parece má ideia que refiram o meu nome Miguel Ramos, ou nick, migle. Parece bom que eles vejam que trocamos informações entre nós.

Com ele a dizer-me que não tem queixas, eu tentei imaginar explicações. Nesse processo, falei de carros importados. Ele disse logo que "Nem que fossem importados dos EUA ou da Coreia. Ia ser mais difícil arranjar as peças, podia ser necessário esperar meses, mas temos a obrigação de dar exactamente o mesmo tratamento".

Foi interessante. Esta é a única pessoa que tem estado a receber formação para fazer coisas como arranjar baterias (substituir módulos e tal). Ele foi da Nissan, primeiro. Ainda não vão fazer este ano esse tipo de arranjos, mas no próximo vão estar preparados. Vai ser preciso formar outra pessoa, porque os requisitos de segurança exigem que todas as operações sejam feitas por duas pessoas.

Eu estava inicialmente focado no problema do software. No final, ele perguntou com quantos kms eu estava. 21 mil. Adiantei logo "qualquer dia começo a ver o SoH baixar". Ele sorriu e disse "Não, isso ainda não vai ser já". Só nesse momento percebi a quantidade de coisas interessantes que eu podia ter perguntado a este homem e deixei escapar. Aqui estávamos já a despedir-nos.

Ouvi dizer que iriam sempre manter (para garantir a garantia) o SoH não nos 100%, mas nos 96%, 98%. No 100% só o cliente pagando. De qualquer modo... a perspectiva é que temos carro para durar.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por BrunoAlves » 27 abr 2018, 14:39

Enviado ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Gameiro101
Mensagens: 334
Registado: 13 fev 2017, 20:37
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: 30 KW

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por Gameiro101 » 27 abr 2018, 19:47

Muito interessante a tua partilha, muito obrigado pela disponibilidade.
migle Escreveu: Têm sim acesso à última versão de software que conhecemos dos fóruns. Já tinham quando foi a minha revisão (afinal!?). Ela foi disponibilizada este ano. Porém, o concessionário não tinha, porque o concessionário tem de pagar para lhe darem o acesso especificamente à nova versão. No release notes desta versão, não há nada (como sabemos) que indique que resolve o problema da amnésia.

Fico muito desiludido neste ponte, enquanto a Tesla actualizada via OTA os seus carros, no caso a Hyundai, os stands têm de pagar para ter a versão mais atualizada para os clientes??? Sinceramente não se compreende.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 27 abr 2018, 22:22

Olha, são coisas que eu apanhei do ar e posso ter apanhado mal. Os updates OTA são uma bela solução, porém no caso das marcas não-Tesla, eles teriam de arranjar outra maneira de transferir dinheiro.

Concessionários e marca são empresas diferentes, nem fazem parte de grupos económicos intimamente ligados. Especulando ainda mais, imagina um franchising. Abres uma hamburgaria de uma marca conhecida e em troca da marca és obrigado a comprar-lhes a carne, o xarope da coca-cola, etc... Talvez existam semelhanças, eu não sei, estou mesmo por fora dessas questões. Se não fossem os updates, era outra coisa. É melhor parar, isto é pura especulação.

Repara, a contrapartida é que tens só na grande Lisboa, quantos concessionários Hyundai? Quando andei a tentar comprar o carro, não fui capaz de os visitar a todos, contando apenas empresas de grupos diferentes. Quantos service center da Tesla?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Gameiro101
Mensagens: 334
Registado: 13 fev 2017, 20:37
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: 30 KW

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por Gameiro101 » 28 abr 2018, 12:30

Eu compreendo isso, mas cobrarem aos stands updates ao software do carro?? Quando supostamente estes updates são para corrigir bugs?? Na minha optica não faz sentido.

Mas o tendeiro é que sabe da tenda..

Responder

Voltar para “Hyundai”