DB do António Eléctrico, Ioniq

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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 17 jun 2018, 21:28

BrunoAlves Escreveu:
17 jun 2018, 00:52
4.000km de ioniq, brutal. Parabéns :clap:
Ou de outro carro qualquer. Fora o troço Fundão-Salamanca, nunca estiquei o carro, apenas duas vezes vi o aviso de bateria fraca. Geralmente, abaixo dos 50-40% carregava. Por isso, acho que qualquer carro da geração de 30, de 2017, consegue fazer o mesmo.

Uma ideia que dou, para quem vá do sul, pelo Fundão, que tenha um carro com um pouco menos de autonomia (talvez um Kia Soul), é pernoitar em Salamanca, claro, e como o Resotel permite entradas 24/24h, jantar em Vilar Formoso ou Guarda e aí carregar uns percentinhos. Os 2-4kWh que se adquirem num jantar podem ser o suficiente para superar o trajecto.

Já há também quem pense em ir pelo Norte. Um membro aqui do fórum, não sei o nick, tem um Kia Soul EV... Depois da saída em Valença, há um stand da Kia na Corunha, depois IBIL em Gijón... Acontece que Corunha-Gijón são 280km, só com 40kWh de bateria. E mesmo o trajecto de Valença para a Corunha são 186km, mas com muitos altos e baixos.

Mas eu acho que estreei este corredor! Em Burgos disseram-me que o posto só estava a funcionar havia uma semana. :dance:

Quem quer um Tesla?
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 24 jun 2018, 02:51

Lá consegui então fazer algum tratamento dos dados recolhidos durante a viagem. Para começar, o percurso. Tenho de separar o percurso dos primeiros dias do percurso de regresso, porque se sobrepõem bastante.

Imagem

Então o regresso. Estão assinalados os carregamentos todos e a maior parte das dormidas.

Imagem

O perfil de altitude da viagem é simples.... depois de subir para a Guarda e para a meseta ibérica, não se passa mais nada. Entre St. Brieuc e Vannes na Bretanha há uns montezinhos que atingem os 200m.

Imagem
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 24 jun 2018, 03:16

A cidade mais a norte foi Granville, Manche. Granville, tal como Saint-Malo, é cidade dos corsários, e por todo o lado há alusões. É curioso um turista português ali, uma vez que nós e os espanhóis éramos as presas dos corsários. A cobertura e protecção de que eles gozavam por parte de França e Inglaterra era com o sentido de nos roubar os impérios. Então era uma guerra não declarada, como tantas hoje em dia.

Em Granville é que claramente as nossas roupas não estavam adequadas... ninguém por ali estava vestido com roupa mais aligeirada... Desde o fim da tarde de 13 até à manhã seguinte estivemos sempre com nuvens baixas e quase chuva, bastante frio, ali parece já Inglaterra. Tudo indica que o cartão do telemóvel da minha mulher, onde estavam as únicas fotos, se foi à vida... É pena, porque fotografámos um veleiro no porto. De resto, não se via nada. As ilhas Chausey vêm-se de certeza, mas não com o tempo que estava; talvez se veja também Jersey.

Quisemos ir a um bar comer uma tosta e beber cidra, e nada! Às 20h30, estava tudo, tudo fechado. Na cidade, apenas restaurantes asiáticos e McDonalds, Burguer King, etc... Perguntámos se era algum dia festivo (14 de Julho é a tomada da bastilha...)... nada, simplesmente ainda é estação baixa, está tudo fechado, isto apesar de haver luz solar até às 23h.

Tivemos algum medo do tempo que pudesse demorar o regresso, por isso marcámos o hotel em Salamanca (onde teríamos de carregar durante a noite, o único PCR que falta) para a noite de 15 para 16; e, porque estávamos de carro eléctrico e tal, decidimos marcar a noite de 14 para 15 apenas 900km antes, em ambos os casos, hotéis com recepção 24/24. Afinal, podíamos perfeitamente ter feito uns 1200km de seguida para o regresso, sobrou imenso tempo.

Para o último dia (14) de turismo sem pressa, tínhamos duas opções: podíamos continuar pela Normandia em direcção ao Pas de Calais, mas decidimos deixar isso para a próxima vez, quando formos à Holanda (já que na regiões Nord e Pas de Calais também se fala flamengo). Também podíamos ter ido a Cherburg, onde havia um LIDL onde carregar, mas não nos pareceu suficientemente atractivo.

Preferimos voltar à Bretanha onde não tínhamos ainda passado em nenhuma zona onde se usasse a língua bretã. A minha referência era Vannes, por causa do grande cantor popular Jean Le Meut (é o primeiro vídeo, apesar da imagem estranha que não é ele), de quem tenho um disco. Além disso, mesmo depois de termos percebido que ao fazer turismo de carro se devem evitar as cidades, poderíamos a Pointe de Corsen, o cabo mais ocidental de França e o ponto onde termina o Canal da Mancha.

Na prática as coisas não correram tão bem. Brest sabíamos que era grande, mas acontece que todas as outras também. Perdemos tempo em St. Brieuc na Armórica, ficámos com medo de demorar e já não fomos à Pointe de Corsen (tinha dado).

Depois, no Morbihan, descobrimos que a rede departamental de carregamento de VEs não estava integrada com as outras... Eu tinha pensado que toda a região ocidental estava integrada, é claro que não vi departamento a departamento... Resultado: tinha carregado o carro na Armórica, no Morbihan não deu, portanto foi à justa para chegar a Nantes. Eu queria ter ido pela costa, passando em St. Nazaire na foz do Loire, mas a volta era maior e não conseguiria chegar a Nantes...

Em Nantes, confirmei que o tempo de carregar o carro dos 12% aos 94% é o tempo à justa de ir à casa de banho, entrar num self-service, pedir, pagar, esperar o tabuleiro e meter o tabuleiro na mesa. Do self-service envidraçado via o PCR. Quando pousei tudo e o bebé, fui ao carro e já estava nos 93%. Não dá para comer! Neste caso foi mudar o carro de sítio...

Fiquei a pensar que deviam haver menus especiais para VE, distribuídos por várias áreas de serviço: na primeira íamos à casa de banho e fazíamos o pedido; na segunda comíamos o hambúrguer, na outra as batatas, e na outra o café.
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 24 jun 2018, 03:44

Quem vir o electromaps em Salamanca e cruzar o mapa com a procura de hotéis em Salamanca, percebe logo que dentro dos hotéis onde é possível carregar o carro, o mais barato é o Resotel de Salamanca, em Villares de la Reina.

Não é brincadeira. Grande parte dos outros são hotéis de 100 e tal, 200 e tal euros por noite. Além da cidade que é, ainda é junto da Ribera del Duero, sítio de vinho, etc. O segundo mais barato, deve ser o Parador de Salamanca, onde almoçámos à ida (diga-se de passagem, que para o luxo que tem, numa propriedade antiga com uma vista bestial, é barato: almoçámos por 54€ com sobremesa), mas é barato de 90€/noite e só para dormir, não vinha a calhar.

Imagem

O Resotel é muito extravagante. Vimos no electromaps que devia ser ao lado da bomba de gasolina, uma vez que eram os funcionários da bomba que nos permitiam por o carro a carregar. Não: é mesmo na bomba de gasolina, é o mesmo edifício. Logo isso é muito estranho e afugentará muita gente. De resto: a decoração é magnífica e completamente maluca: entre automobilismo (Steve McQueen, Sena, uma citação do Mario Andretti em neon) e referências psicadélicas (cogumelos, luzes... nem sei já dizer). Quartos enormes, muito confortável, uns chocolatitos de oferta... cápsulas nespresso.... toalha especial para a criança... não podíamos ter sido mais bem tratados.

Imagem

Nós avisámos que vínhamos de perto de La Rochelle. A moça ao telefone disse que ou eram os funcionários da bomba, ou o gerente que punha a wallbox a funcionar. Foi o gerente que ficou à nossa espera, e fez todas as perguntas possíveis acerca do carro e do carregamento. Eu estava com 50%, mesmo a 16A só precisava de 4h. Houve toda a preocupação com o facto do carro carregar efectivamente. De manhã voltaram a perguntar, eu respondi "a 100%!".

Pediram imensa desculpa da wallbox ser de 16A, nas palavras deles "ser das primeiras", suponho que já deve ter havido Teslas que não ficaram acordaram com a bateria satisfeita a 100%. Eu podia ter explicado melhor. Quis saber quantos carregamentos tinha feito desde Niort, quanto tempo em cada carregamento, quanto custava um carregamento... eu expliquei que agora com o PCR em Burgos se tinha aberto um corredor para nós e só faltava mesmo o PCR em Salamanca.

Enfim, um sítio realmente para receber pessoal com carros eléctricos.

Imagem
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 24 jun 2018, 11:05

Encontrei a factura. Como podem ver, eles realmente têm intenção de ter clientes que queiram carregar o carro. Não se fica com a sensação de que foi algum favor, que ficaram chateados ou coisa assim.

Imagem

Por coincidẽncia, a imagem que usam na factura é da Hyundai.
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por Fil » 24 jun 2018, 15:42

Muito bom migle! Mais um excelente relato. Adoro ler este db, cada vez mais :clap:

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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por Flyer » 24 jun 2018, 17:53

Parabéns pelo passeio e relato. avivou-me recordações...
deu para passar pelo Monte St. Michel?
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 24 jun 2018, 17:57

Ficou na página 17.
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 25 jun 2018, 21:18

Resumo da viagem de regresso

Com o total de energia gasta em cada troço. Nós com o IONIQ não conseguimos registar o odómetro, daí que não sei o número exacto de kms percorridos em cada troço. Mas isso não interessa muito, porque com um eléctrico, nas voltinhas em cidade, perde-se pouca energia.

A maneira como decidi apresentar velocidades médias é a seguinte: fiz um filtro que detecta a primeira passagem acima dos 80km/h e, depois disso, a primeira descida abaixo dos 30km/h. Os troços intermédios são considerados de cruzeiro. Aí, posso meter a coordenada inicial e final no google maps e saber quantos kms foram, e então calcular a velocidade média e o consumo por km.

Os valores indicados como "descarga total" não dependem do número de kms. É apenas a diferença entre os dois contadores cumulativos de energia do IONIQ, CEC (cumulative energy charged) e CED (cumulative energy discharged).

Dia 15:
  • 08:40 SoC=53.5% Tmax=??°C CEC=4300.3kWh CED=4181.0kWh La Crèche
    • Descarga total 2.7 - 0.3 = 2.4kWh -8.5% (100%=28.2kWh)
  • 08:52 SoC=45.0% Tmax=23°C CEC=4300.6kWh CED=4183.7kWh Aire de Poitou-Charentes
    • Carregamento de 14.1kWh +47.5% em 27' ~31kW (100%=29.7kWh)
    • Café e pequeno almoço
  • 09:19 SoC=92.5% Tmax=34°C CEC=4314.7kWh CED=4183.7kWh Aire de Poitou-Charentes
    • Cruzeiro 83.4km 113km/h +10m 14.3kWh/100km
    • Descarga total 12.5 - 1.3 = 11.2kWh -40.0% (100%=28.0kWh)
  • 10:09 SoC=49.5% Tmax=32°C CEC=4315.1kWh CED=4196.2kWh Aire de St. Léger
    • Carregamento de 11.2kWh +35.0% em 17' ~35kW (100%=29.5kWh)
    • Aquecer leite, mudar fralda
  • 10:28 SoC=87.5% Tmax=38°C CEC=4326.3kWh CED=4196.2kWh Aire de St. Léger
    • Cruzeiro 68.8km 119km/h 16.0kWh/100km -1m até portagem A-10 a norte de Bordéus
    • Cruzeiro 28.2km 88km/h 13.5kWh/100km -40m contornando Bordéus
    • Descarga total 16.7 - 0.9 = 15.8kWh -57.5% (100%=27.5kWh)
  • 11:38 SoC=30.0% Tmax=32°C CEC=4327.2kWh CED=4212.9kWh Intermarché Gradignan
    • Carregamento de 18.9kWh +64.5% em 32' ~35kW (100%=29.3kWh)
    • Comprar pão e cenas para o almoço, ir à farmácia
  • 12:10 SoC=94.5% Tmax=41°C CEC=4346.1kWh CED=4212.9kWh Intermarché Gradignan
    • Cruzeiro 110km 108km/h 14.6kWh/100km +43m
    • Descarga total 17.1 - 1.2 = 15.9kWh -56.5% (100%=28.1kWh)
  • 13:18 SoC=36.0% Tmax=33°C CEC=4346.7kWh CED=4230.0kWh Aire de l'Océan
    • Carregamento de 17.3kWh +58.5% em 30' ~35kW (100%=29.6kWh)
    • Segundo café, outra fralda, esticar as pernas
  • 13:48 SoC=94.5% Tmax=41°C CEC=4364.0kWh CED=4230.0kWh Aire de l'Océan
    • Cruzeiro 121km 96km/h 11.9kWh/100 -58m
    • Descarga total 16.4 - 3.5 = 12.9kWh -45.5% (100%=28.4kWh)
  • 15:08 SoC=43.5% Tmax=34°C CEC=4365.9kWh CED=4246.4kWh San Sebastián
    • Carregamento de 10.8kWh +36.5% em 22' ~30kW (100%=29.6kWh)
    • Almoço com o pão comprado em Bordéus
  • 15:30 SoC=80.0% Tmax=38°C CEC=4376.7kWh CED=4246.4kWh San Sebastián
    • Cruzeiro 103km 93km/h 14.7kWh/100km +494m
    • Descarga total 16.8 - 6.1 = 10.7kWh -39.5% (100%=27.1kWh)
  • 16:45 SoC=24.0% Tmax=35°C CEC=4378.2kWh CED=4263.2kWh Vitoria-Gasteiz
    • Carregamento de 16.1kWh +56.0% em 31' ~31kW (100%=28.8kWh)
    • Terceiro café, conversar com o empregado português, levar o bebé a passear, mais fotos, Internet
  • 17:16 SoC=80.0% Tmax=40°C CEC=4394.3kWh CED=4263.2kWh Vitoria-Gasteiz
    • Cruzeiro 103km 85km/h 13.6kWh/100km +389m
    • Descarga total 15.9 - 1.3 = 14.6kWh -53.0% (100%=27.5kWh)
  • 18:51 SoC=27.0% Tmax=33°C CEC=4395.6kWh CED=4279.1kWh Burgos
    • Carregamento de 19.6kWh +67.0% em 31' ~37.9kW Efacec (100%=29.3kWh)
    • Procurar na Internet um restaurante para jantar
  • 19:22 SoC=94.0% Tmax=42°C CEC=4415.2kWh CED=4279.1kWh Burgos
    • 19:22-19:40 procurar jantar 18' minutos e 0.5% (em Espanha só depois das 20:30, nossas 19:30)
    • Cruzeiro 134km 111km/h 11.4kWh/100km -154m
    • 20:59-21:44 a jantar 55' minutos e 2.0% (calhou ser à hora do jogo)
    • Descarga total 17.7 - 1.2 = 16.5kWh -58.0% (100%=28.4kWh)
  • 21:54 SoC=36.0% Tmax=32°C CEC=4416.4kWh CED=4296.8kWh Valladolid
    • Carregamento de 16.7kWh +57.0% em 35' ~29kW (100%=29.3kWh)
    • Mais fraldas
  • 22:29 SoC=93.0% Tmax=39°C CEC=4433.1kWh CED=4296.8kWh Valladolid
    • Cruzeiro 106km 86km/h 9.8kWh/100km +115m
    • Descarga total 12.0 - 0.8 = 11.2kWh -39.5% (100%=28.4kWh)
  • 00:00 SoC=53.5% Tmax=32°C CEC=4433.9kWh CED=4308.8kWh Salamanca
    • Carregamento de 13.5kWh +46.5% (100%=29.0kWh)
    • Dormir!
Dia 16:
  • 10:41 SoC=100% Tmax=22°C CEC=4447.4kWh CED=4308.8kWh Salamanca
    • Cruzeiro 114km 87km/h 9.6kWh/100km -47m até Vilar Formoso
    • Cruzeiro 86.5km 100km/h 11.0kWh/100km -367m
    • Descarga total 23.7 - 2.4 = 21.3kWh -76.0% (100%=28.0kWh)
  • 13:48 SoC=22.0% Tmax=28°C CEC=4449.3kWh CED=4332.5kWh Fundão
    • Carregamento de 18.3kWh +63.0% (100%=29.0kWh)
    • Café, sandes de ovo
  • 14:15 SoC=85.0% Tmax=41°C CEC=4467.6kWh CED=4332.5kWh Fundão
    • Cruzeiro 118km 116km/h 13.6kWh/100km -352m
    • Descarga total 17.0 - 1.5 = 15.5kWh -56.0% (100%=27.7kWh)
  • 15:19 SoC=26.5% Tmax=39°C CEC=4468.5kWh CED=4349.5kWh Abrantes
    • Carregamento de 17.2kWh +59.5% (100%=28.9kWh)
    • Fralda, aguentar os 34°C de temperatura ambiente
  • 15:45 SoC=86.0% Tmax=47°C CEC=4485.7kWh CED=4349.5kWh Abrantes
Notas:
  • A viagem começa com chuva, o que implica limite de 110km/h em França, daí a velocidade média. Depois a chuva passou, o que explica a velocidade de cruzeiro média de 119km/h (o limite é 130km/h, mas eu vou com cautela). As velocidades voltam a descer com obras e tráfego na fronteira. Depois as velocidades também são baixas de San Sebástian a Vitoria porque é um troço difícil pela A-1, de Vitoria a Burgos e Valladolid a Salamanca porque a minha mulher não confia no carro.
  • O vento esteve fracamente favorável.
  • No dia mais longo, o tempo total desde a saída até à chegada foram 15h20, dos quais 1h15 foi dispendida no jantar e na tentativa de jantar e 14h05 em viagem propriamente. Das 14h05 em viagem, o carro esteve a carregar durante 3h27'.
  • As 3h27' de carregamento não nos pareceram demais, de maneira nenhuma. O tempo entre paragens era o justo, a paragem surgia mesmo quando já estávamos com vontade de parar, e em França, eram curtas, não apanhávamos seca nenhuma; em Espanha, eram mais longas, mas estávamos mais cansados e a precisar de pôr a utilização do smartphone em dia.
  • Não se pode tomar café em todas as paragens. Vai-se alternando, entre café, refeições, compras...
  • As temperaturas são sempre bestiais, mesmo após os carregamentos. Aqueles carregadores franceses que só dão 115-118A em vez dos 125A vêm mesmo a calhar numa viagem destas. Se no total, perdemos mais 15' com isso, foram bem gastos. Fiquei com vontade de ter um botão "#rapidgate" on/off no carro.
  • Ao chegar a Abrantes, com 34°C de temperatura exterior e com os brutos 125A do carregador Efacec, atingimos a temperatura mais alta de sempre na bateria, 47°C, com restrição de potência dos habituais 98kW a 72kW. Eu precisei de carregar muito porque não iria voltar a carregar até Alcochete (não iria pela A1), daí insistir apesar da temperatura.
Última edição por migle em 14 abr 2019, 10:13, editado 8 vezes no total.
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 25 jun 2018, 21:29

Resumo da viagem de ida
  • 09:20 SoC=59.5% Tmax=23°C CEC=3946.7kWh CED=3839.9kWh Abrantes
    • Carregamento de 10.1kWh +33.5% (100%=30.1kWh)
  • 09:39 SoC=93.0% Tmax=29°C CEC=3956.8kWh CED=3839.9kWh Abrantes
    • Cruzeiro 118km 113km/h 16.4kWh/100km +330
    • Descarga total 20.3 - 1.3 = 19.0kWh -68.5% (100%=27.7kWh)
  • 10:45 SoC=22.5% Tmax=32°C CEC=3957.6kWh CED=3860.2kWh Fundão
    • Carregamento de 21.0kWh +72.0% (100%=29.2kWh)
  • 11:22 SoC=94.5% Tmax=42°C CEC=3978.6kWh CED=3860.2kWh Fundão
    • Cruzeiro 86.8km 82km/h 14.1kWh/100km +346m até Vilar Formoso
    • Cruzeiro 116km ??km/h 8.9kWh/100km +22m cerca de 80km de auto-estrada a 70km/h!!
    • Descarga total 25.0 - 1.1 = 23.9kWh -86%
  • 14:35 SoC=10.5% Tmax=29°C CEC=3979.7kWh CED=3885.2kWh Salamanca
    • Carregamento de 21.5kWh +74.0%
  • 18:42 SoC=84.5% Tmax=29°C CEC=4001.2kWh CED=3885.2kWh Salamanca
    • Cruzeiro 120km 94km/h 10.9kWh/100km -144m
    • Descarga total 15.0 - 1.2 = 13.8kWh -49.5% (100%=27.9kWh)
  • 20:35 SoC=35.0% Tmax=27°C CEC=4002.4kWh CED=3900.2kWh Valladolid
    • Carregamento de 17.4kWh +59.5% (100%=29.2kWh)
  • 21:15 SoC=94.5% Tmax=36°C CEC=4019.8kWh CED=3900.2kWh Valladolid
    • Cruzeiro 133km 105km/h 14.4kWh/100km +158m
    • Descarga total 23.1 - 1.7 = 21.4kWh -78.0% (100%=27.4kWh)
  • 12:15 SoC=16.5% Tmax=25°C CEC=4021.5kWh CED=3923.3kWh Burgos
    • Carregamento de 21.0kWh +72.5% (100%=29.0kWh)
  • 12:47 SoC=89.0% Tmax=39°C CEC=4042.5kWh CED=3923.3kWh Burgos
    • Cruzeiro 67.8km 82km/h 9.7kWh/100km -343m pela N-1, evitando a AP-1 (portagem)
    • Cruzeiro 33.8km 91km/h 13.9kWh/100km +24m na AP-1 devido a obras na N-1
    • Descarga total 15.4 - 2.7 = 12.7kWh -45.5% (100%=27.9kWh)
  • 14:31 SoC=41.5% Tmax=29°C CEC=4044.6kWh CED=3938.7kWh Vitoria-Gasteiz
    • Carregamento de 11.3kWh +37.0% (100%=29.0kWh)
  • 14:55 SoC=80.5% Tmax=36°C CEC=4055.9kWh CED=3938.7kWh Vitoria-Gasteiz
    • Cruzeiro 100km 91km/h 9.2kWh/100km -473m
    • Descarga total 11.2 - 2.5 = 8.7kWh -31.5% (100%=27.6kWh)
  • 16:15 SoC=47.0% Tmax=30°C CEC=4057.8kWh CED=3949.9kWh San Sebastián
    • Carregamento de 9.7kWh +31.5% (100%=29.0kWh)
  • 16:33 SoC=80.5% Tmax=35°C CEC=4067.5kWh CED=3949.9kWh San Sebastián
Notas:
  • O vento era muito moderado mas favorável, havia uma circulação mais ou menos de SW. Isto é verdade em particular para o troço difícil entre Fundão e Salamanca. Portanto, os 23.9kWh que gastei, mesmo com uma parte grande feita a 70km/h, podem ser uma estimativa baixa para quem quiser reproduzir este percurso (o tempo estava bom, também).
  • Todos os troços foram feitos com aquecimento PTC nos 23°C excepto o troço Fundão-Salamanca. As temperaturas de Valladolid a Vitória estavam muito baixas, rondavam os 14°C (no supermercado éramos os únicos de t-shirt).
Última edição por migle em 02 jul 2018, 23:05, editado 1 vez no total.
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