DB do António Eléctrico, Ioniq

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 17 jul 2018, 21:43

Estava precisamente a comentar com o brunoa. Vinha eu de Leiria, e deixei o PCR de Santarém (fui para o Alentejo) para um Tesla Model X.

O rapaz fez-me várias perguntas, se também podia carregar em AC, o que era melhor, "vocês aqui é sempre com o adaptador Chademo". "Não há nada mais rápido?" "Não, isto é de 50kW, em Portugal é o que temos."

Não é que perdi a oportunidade de lhe dizer "então você vem do norte, porque é que não carregou no SuC em Fátima? Tomava um refresco num sítio agradável e carregava mais rápido"

Vá-se lá saber! Será possível que ele não soubesse?

Outra hipótese era dizer "ah, mas se moderar ligeiramente a velocidade, você se calhar faz isto sem parar"...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por rimsilva » 17 jul 2018, 22:56

brunoa Escreveu:
17 jul 2018, 09:37
Rimsilva, em Alcácer o Leaf provavelmente seria o meu!

Quando cheguei estava o I3 e o Tesla a deixar o PCR louco, pois o I3 estava a carregar, o Tesla colocou o dele a carga também, no entretanto, o I3 parou depois foi uma loucura de passa cartão, poe ficha, tira ficha, passa cartão.
De tal forma foi a confusão, que tive de pedir aos proprietários para ambos tirarem as fichas e fazer um reboot ao posto.
Depois tudo correu pelo melhor.
Bate certo.

O i3 Branco era REX, o Tesla cinza e o Leaf Branco. Estive lá entre as 20h/20h30min.

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por brunoa » 18 jul 2018, 10:46

Bom dia!

Muito prazer então! Estavas com Leaf preto e acabaste por decidir seguir para Aljustrel, certo?
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por rimsilva » 18 jul 2018, 14:21

brunoa Escreveu:
18 jul 2018, 10:46
Bom dia!

Muito prazer então! Estavas com Leaf preto e acabaste por decidir seguir para Aljustrel, certo?
Não :) Tenho um i3 60 Ah também branco... Vi ao longe, ainda pensei um ir dar uma palavrinha, mas o tempo era pouco.

Estava com o CI porque fui levar os meus filhos ao Algarve (quase 600km), saí do Porto às 17h, não tinha forma de lá chegar a horas com o meu VE. :cry: sozinho ía sem problemas, com crianças não dá.

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por brunoa » 18 jul 2018, 16:03

rimsilva Escreveu:
18 jul 2018, 14:21
sozinho ía sem problemas, com crianças não dá.
Bem sei do que falas, o meu anjo fez a viagem toda para o Algarve sempre bem disposta e colaborativa. Que orgulho!
:angelic-little:
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 21 jul 2018, 02:06

Fiquei aqui com uns restos de fotos, ainda relacionados com França, que não tinham sido postados.

Primeiro, antes de ir, pela primeira vez, enchi uma pen com música para meter no carro. Habitualmente, não consigo ouvir. O carro vai ligado ao tablet por bluetooth para os miúdos terem som dos filmes. Desta vez, íamos apenas dois adultos e um bebé...

Do ioniqforum.com tive a boa notícia de que o IONIQ, nas versões equipadas com o sistema de som Infinity, pode tocar ficheiros FLAC, audio comprimido sem perda de qualidade. Então enchi-a de ficheiros FLAC. Mas no ioniqforum.com dizia-se que não conseguiria tocar ficheiros de audio de alta resolução (tipo 24-bits 96kHz em vez dos habituais 16-bits 44-48kHz).

Para quem não conhece os termos, isto é audio de muito boa qualidade, são gravações de qualidade de estúdio. Os mesmos ficheiros que uso em casa no meu sistema HiFi da Yamaha. Claro, os altifalantes do carro, não podem ser os mesmos, mas... pelo menos toca, e pelo menos não é MP3 e nota-se bem a diferença.

Pois bem, meti esta gravação do Giant Steps do John Coltrane, que é uma gravação de 192kHz (um abuso, é demais... ) e apenas uma das músicas tocou.

Imagem

Suponho que exista um limite de capacidade de processamento, porque uma tocou, e todas as gravações de 96kHz funcionam sem problemas. É o caso desta, 24-bits, 96kHz, outro clássico:

Imagem

E adeus MP3!

Para terminar as sobras de fotos, eis uma foto do balão (ballon ou ethylotest), que é obrigatório em França ter no carro para a polícia utilizar quando nos manda parar, e que custa à volta de 2€ num supermercado.

Imagem
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 29 jul 2018, 20:00

Chinesices

Nada de novo. Fala-se nos clones do ELM-327 e eu não quero poluir demasiado os outros tópicos.
Eu já tinha escrito que eu tinha o famigerado clone barato do ELM-327 que reporta erroneamente ser compatível com a versão 2.1 do ELM-327.

É azul, transparente. Comprei-o para o híbrido, em 2014.
E funcionava, já percebi que com erros nalguns PIDs, deve estar a misturar tramas CAN. Isto é uma pilha de protocolos. Há o bus CAN com tramas pequeninas, que depois se juntam em pacotes ISO-TP. O protocolo OBD-II está ao nível da aplicação e é feito sobre estes pacotes.

Eis o famigerado azul transparente que responde com número de versão 2.1. É este que toda a gente diz para não comprar. Aqui ao lado do Konnwei kw904 que eu digo para não comprar (ao menos o azul funciona bastantes vezes, o kw904 nunca funcionou).

Imagem

É sabido que o ELM-327 original, 1.0, que é um chip com interface RS-232, foi copiado, e o seu firmware foi transcrito para um chip diferente, com bluetooth integrado. Nessa transcrição para um assembly completamente diferente, foram introduzidos novos bugs. O que se vê acontecer é que quando um pacote ISO-TP ocupa várias tramas CAN, ele baralha que tramas CAN pertencem a que pacote.

Em muitos casos, com os PIDs mais simples OBD, os pacotes ocupam uma só trama e não se vê o problema acontecer. Daí que funciona para algumas pessoas. Funcionava para mim, com o Toyota, porque eu só o usava para ler os PIDs standard.

À medida que foram saindo novas versões do ELM-327 canadiano, os clones foram evoluindo também. Em particular, apareceu um clone americano, da ScanTool.net em Phoenix, AZ, que seguiu a especificação da versão 1.5 do ELM-327 e introduziu melhorias para ser mais adequado à utilização amadora com telemóveis, como poupança de energia, bluetooth 3.0 e segurança no emparelhamento bluetooth. É preciso dizer que quem trabalha com isto a nível mais profissional não usa o ELM-327 porque é muito lento.
Existem montes de interfaces CANBUS USB que são muito mais baratos e permitem fazer a coisa sem passar por bluetooth, RS-232, e o conjunto de comandos AT do ELM-327. Na realidade, o ELM-327 é conveniente para quem quer ligar ao carro com um programa de terminal e escrever os comandos à mão; para um registo automatizado só complica.

Sendo o OBDLink da ScanTool.net o preferido das aplicações de telemóvel, rapidamente os clones chineses em vez de serem parecidos com os ELM-327 passaram a ser parecidos com o OBDLink LX. É o caso do Konnwei Kw902. Para ser o mais parecido possível com o OBDLink LX, o Konnwei kw902 responde com número de versão 1.5. Porém, o botão no OBDLink LX serve para outra coisa: só é possível fazer o emparelhamento bluetooth ao carregar naquele botão, não dá para alguém que passa na rua com o carro trancado fazer o emparelhamento.

Depois de ter tido alguns problemas com o meu velho 2.1, que afinal era o meu telemóvel, e do kw904 não funcionar de todo, decidi comprar outro, e achei que, tendo em conta a importância de ir olhando pela saúde da bateria ao longo da vida, valia a pena dar um pouco mais do que os 3-4€ das outras duas vezes. Qual seria a opção?
  • O Konnwei Kw902 funciona e quase toda a gente recomenda. Rápido não é. Serve para isto, sim. O autor do Leaf Spy, o JejuSoul que nos trouxe os PIDs do Kia Soul EV e do Ioniq. O preço estava nos 8€ e agora ainda se vê mais caro. Eu achei que devia ir mais para cima, e escandalizou-me ver o kw902 a ser vendido por preços na casa dos 20€. Funciona, mas não é um produto de qualidade. Vem de uma empresa que tão pouco percebe do assunto que por vezes saem versões que não funcionam.
  • O OBDLink LX costumava custar $100 USD, que é um roubo, pelo menos para um bolso português. Neste último ano o preço desceu para metade, $50, na altura era promoção mas tornou-se o preço efectivo. O problema é que nos fornecedores europeus ele continua a ser vendido na casa dos 100€. Pode-se mandar vir dos EUA, só que com a alfândega mais 20€ de portes... O outro problema, é que soube pelo JejuSoul que o OBDLink não funciona com vários programas, nomeadamente alguns programas de "terminal" que são muito práticos para quem estar a programar ou à procura de PIDs novos. O JejuSoul recomenda o kw902 em detrimento do OBDLink LX. O autor do Torque Pro recomenda apenas o OBDLink LX porque é o mais rápido (o do CanIon também).
  • O verdadeiro ELM-327 é apenas um chip, com interface RS-232. É vendido a $21 USD de 1-9 unidades, e depois é ainda preciso fazer o plástico e acrescentar um chip com bluetooth. A sorte para nós na UE é que existe um integrador na Roménia, que vende os dongles OBD mais baratos de entre todos os que tem o verdadeiro ELM-327 (e sem alfândega). Mesmo assim, custa 50€. É uma coisa unipessoal, o tipo, o Teodor Russu, é um tipo simpático, dá-nos o email dele e está disponível. O lado mau, não é rápido como o OBDLink LX.
Então, disposto a gastar 50€, tive de optar entre velocidade para o Torque Pro (OBDLink LX) ou máxima compatibilidade (ELM-327). Optei pelo segundo, como se percebeu, até porque ia ser difícil conseguir o OBDLink LX na europa por 50€, e também porque me interessava como programador (com o híbrido, eu usava o meu próprio programa para gravar dados no portátil).

Imagem

É o que tenho usado e funciona. É certo que não tem a velocidade do OBDLink LX que atinge os 20-40 PIDs por segundo em CAN de 11bit/500kbps. Com este já vi 6.7. É uma diferença grande, mas como não estou a registar as rotações do motor, chega.

Se recomendo? Não. É óbvio que a solução mais acertada é o kw902 ou o Vgate, etc...
A versão que tenho do chip é a 2.3. Como se pode ver, é totalmente compatível consigo própria:

Imagem

Para quê?
Como programador, rapidamente me desinteressou. Na procura de mais PIDs para o Ioniq têm estado várias pessoas no github com experiência nisto. Um tipo faz profissionalmente programação de ECUs. Ninguém quer saber do ELM-327. É tão mais simples lidar com o bus CAN directamente do que usar os comandos AT do ELM-327...

Mas cá está, tenho um que funciona. Se era só para o Torque Pro, mais valia o OBDLink LX por causa da velocidade, das features de poupança de energia que o Torque Pro tem especificas para o OBDLink, e por causa da segurança bluetooh (só emparelha carregando no botão). Ou seja, é um dongle que foi pensado para estar sempre ligado ao carro sem lhe mexermos.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 29 jul 2018, 20:03

Mais chinesices

Por curiosidade, foi com este receptor Qi que fui fritando a bateria do meu telemóvel antigo (bem, não era um telemóvel caro, e já estava a fazer 3 anos...).

Imagem

Imagem

Imagem
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

plpepapf
Mensagens: 230
Registado: 31 out 2017, 16:38
Data de fabrico: 01 out 2016
Capacidade bateria: 12 barras

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por plpepapf » 21 ago 2018, 12:55

migle Escreveu:
29 jul 2018, 20:00
  • O Konnwei Kw902 funciona e quase toda a gente recomenda. Rápido não é. Serve para isto, sim. O autor do Leaf Spy, o JejuSoul que nos trouxe os PIDs do Kia Soul EV e do Ioniq. O preço estava nos 8€ e agora ainda se vê mais caro. Eu achei que devia ir mais para cima, e escandalizou-me ver o kw902 a ser vendido por preços na casa dos 20€. Funciona, mas não é um produto de qualidade. Vem de uma empresa que tão pouco percebe do assunto que por vezes saem versões que não funcionam.
Foi graças a este post que finalmente percebi que era o KW902 que me faltava experimentar... lá mandei vir (da amazon, mas veio da china na mesma ;) ) e funciona :)

Obg pela partilha

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 24 ago 2018, 00:08

Um VE que vive no último andar de um prédio

Falei hoje com o electricista ao telefone, no sentido dele me instalar uma tomada azul de 32A na garagem. Ele percebeu logo, "você quer carregar um carro ou uma mota eléctrica na garagem". Tinha algumas ideias pré-concebidas erradas, "ele também não vai puxar os 32A sempre, é só no início". Eu lá disse que puxava só 28A, mas que era em contínuo, 28A durante 5h.

É engraçado porque percebe-se que ele não tem um carro eléctrico, nem conhece bem, mas vê-se que tem interesse, se calhar já instalou alguma coisa, quer estar actualizado e saber o que é preciso, e se calhar gostava de ter um... (como toda a gente)

Pelos vistos, eles instalam por sistema fio de 4mm para a arrecadação. Espero que depois do contacto comigo percebam que devem passar a instalar fio mais grosso. Eu confirmei que o disjuntor do quadro parcial da cave cá em cima é C25, que pelas tabelas que encontrei corresponde.

Problemas:
  • Meter um fio mais grosso: muito difícil, quase impossível (sem mesmo saber o prédio). Nos prédios que estão a fazer agora, fazem uma esteira que fica exposta, e seria possível. Nestes não... e não sabe que voltas o fio dá...
  • Meter um cabo ethernet ao mesmo tempo: impossível. "Isso então, não passa de certeza".
  • Sugeri que entrava o fio novo à medida que o fio velho saía... "Aquele fio já não sai dali"
Resultado, parece que vou ter de ficar com os 4mm/C25. Pergunta aos colegas de fórum: é suficiente para carregar a 25A? Durante 5h?

Parece também que vou ter de meter powerline ethernet cá em casa... Enfim... talvez me resolva ainda outros problemas... Eu uso a instalação telefónica da casa, feita com cabo UTP cat 5E, para a rede local de Gb. Todos os quartos têm tomada, a cozinha, duas na sala. Tem servido perfeitamente, apenas com mais 2 switches... mas sim, ainda há aparelhos ligados por Wi-Fi sem necessidade...

Consequências positivas:
  • Não preciso de chamar o electricista. Instalar uma tomada, pendurada no quadro da garagem, isso faço eu. A não ser que ele vá perfurar parede... Eu gostava de o chamar, e que ele visse.
  • Será que vou manter os 5,75kVA de potência contratada? Era um bocado abuso ter 25A disponíveis e carregar a 25A... A EDP ia ficar muito triste... Acabo de ver vídeos no youtube de um escocês que tem carro eléctrico desde os anos 90 e que tem 16A em casa....
Se puder carregar a 25A, estive a fazer contas. Eu carrego:
  • 8%/hora (20km/h) com o sabonete de emergência, potência útil 2.3kW, total 2.543kW (eficiência 90,5%).
  • 12%/hora (30km/h) num carregador de 16A.
  • 21%/hora (50km/h) num carregador de 32A (eficiência do OBC 95%).
  • 18-18,5%/hora (45km/h) com o OBC limtado aos 25A?
Não sei como fará ele a conta. Se o EVSE lhe diz 25A, ele subtrai 2A, dá 23A ao carro e come 1 e picos... Com o sabonete de origem é o que parece. Ele diz ser nominalmente de 12A, consome pouco mais de 11A com o carro a ficar com 10A (2,3kW muito certinhos).
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Hyundai”