DB do António Eléctrico, Ioniq

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 24 set 2018, 02:14

Viagem a favor do vento e mobilidade eléctrica em perigo nos domingos ao entardecer

Na viagem deste fim de semana, o EVSE novo teve um papel importante. Saímos a 100% para Lisboa, para uma consulta. Ao passar a portagem Vasco da Gama, damo-nos conta que nos enganámos na data... Mudança de planos: em vez de esperarmos uma visita dos avós, vamos nós ao Algarve. O problema é que chegámos à casa já com 79%. Quando se pode carregar a 24A, não há problema... o tempo de agarrar nas malas foi suficiente para chegar aos 97%.

Com tanta bateria, pudemos ir a uma velocidade mais folgada. Enquanto não tive a noção do consumo médio, fomos a 120, mas com vento fraco de norte, e bom consumo, ao fazer a curva para sul pudemos ir a uma velocidade um pouco mais próxima do limite. Os meus tempos de referência são 1h15 até ao PCR de Aljustrel, carregamento de 30' e novo troço de 1h15, para um total de 3h de viagem de garagem a garagem. Desta vez, fizemos 1h10 até ao PCR de Aljustrel e outra vez 1h10 até Faro.

Imagem

Para ser coerente, eu só tirei a foto à entrada da garagem em Faro. À entrada de Faro a média ainda era 121, e cheguei com 22% de carga. O tempo real de viagem, foi igual ao habitual, não pelo tempo de carregamento, que foi de 36' e não precisava de ser tanto. O problema é que o carro deu uma estimativa de tempo demasiado grande e demorámos também a conseguir voltar para o carro, de forma que esteve 9 minutos no PCR sem carregar.... :oops:

O problema da estimativa deve ter sido ter ligado o AC muito depressa, antes da estimativa, e ele sobre-estima sempre o gasto com a climatização (o GoM também). Na realidade, o efeito do AC no carregamento é completamente negligível...

No regresso, mais erros. O carro não carregou durante a noite. Eu tinha-o ligado antes de jantar, e depois de o carregamento começar usei o botão no EVSE de origem que habitualmente reduz o nível de carregamento. E reparei que o ecrã do sabonete ficou diferente do habitual... parece que neste caso interrompe o carregamento...

Foi um grande transtorno. Tivemos de carregar no PCR de Loulé. Ora... domingo à tarde... No PCR de Loulé estava um TMX a carregar em Chademo e um Leaf à espera. Resolvi ir dar a volta (uns 7km) e carregar ao outro lado. Depois de carregar ainda pude ver o mesmo TMX e o mesmo Leaf....

Em Aljustrel, ainda pior: um Zoe começava a carregar, mas a ficha CCS estava ocupada por um e-Golf. Nada demais, porque o e-Golf já tinha terminado o carregamento. Porém, o dono do e-Golf não estava à vista, e estava um Leaf (do fórum Prius-PT) à espera. Falei com o dono do Leaf, ele sugeriu que eu fosse para o outro lado, ele ficava, porque o dono do e-Golf não deveria tardar. Felizmente, em Aljustrel são extremamente prestáveis, e pude passar pela pontezinha deles. Quando regressei, olhei e o Zoe continuava a carregar, e o Leaf continuava à espera do regresso do dono do e-Golf. O meu carregamento demorou 30' e demorei entre 10 e 15' a fazer aquela voltinha, com muito cuidado para não bater com o fundo do carro.

Precisamente depois de eu voltar a entrar na A.S. apareceram os donos do e-Golf... o carro este entre 45' e 1h além do tempo de carregamento, com pessoas à espera na AE.... :evil:

Foi das piores viagens do Algarve que já fiz em AE.... O tempo de condução ultrapassou o tempo de referência das 2h30 em 42' (voltinhas), e o tempo de viagem foi de mais ou menos 4h15. Como vou e venho do Algarve com muita frequência há muitos anos, lembro-me de viagens com bicha na A2 com duração na casa das 5h... mas mesmo assim é mau.

Imagem

Como utilizadores, temos de montar carregadores fora da AE. Em Canal Caveira, na Mimosa, etc... Depois mandamos cartas para a Brisa a dizer que demoramos menos tempo pela estrada que pela auto-estrada.

Com esta viagem, o -TÓ- completou os 40. Como o BrunoAlves fez 30 no primeiro ano com o carro, eu fui dar mais uma voltinha ao Algarve para não ficar atrás.

E esta foto sou eu, quando era pequeno, no tempo em que ainda não existiam bancos ventilados:

Imagem
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por BrunoAlves » 24 set 2018, 07:58

Pois, no próximo Domingo sou eu, esse relato até me faz tremer as perninhas :(

Em Loulé já me deixaram mudar de sentido pelo caminho de serviço, fica a dica. Não se passa em nenhum pórtico, mas é menos uma volta.
Apesar de tudo não tiveste grande transtorno a não ser o mudar de sentido, “do outro lado” esteve sempre disponível. Boa :)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por jfr2006 » 24 set 2018, 11:53

Neste sábado também apanhei no sentido N/S da área de serviço de Estarreja um Leaf dos novos a carregar e "abandonado".. Não valia a pena ir ao outro lado, pois também estava ocupado. Passou a meia hora e nada do dono. Passou dos 80% e nada do dono...Como eu não tenho paciência para gente que não tem respeito pelos outros, carreguei mesmo no botão vermelho. Passados uns 3 minutos é que apareceu o dono..

Ficou "piurso", mas também ouviu das boas... :twisted:

Já noutro dia apanhei um zoe "abandonado" à 40 minutos no PCR de Coimbra e um Leaf à espera. Ao fim de 46 minutos, a senhora do outro Leaf tirou foto ao ecrã do PCR e carregou no botão de stop. Ela carregou 10 minutos e o dono do zoe sem aparecer. Eu ainda carreguei e quando estava no carregamento lá apareceu o dono do Zoe...Disse-lhe o que tinha acontecido e o tipo achava que podia carregar 2 ao mesmo tempo e ainda insistia com isso, ligando mesmo para a mobie.

Também insistia que não tinha carregado nada, quando eu vi perfeitamente que quando ele ligou o carro, tinha carregado até aos 80% :twisted:

Já não tenho paciência para isto...venham os pagamentos :twisted:

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por pemifer » 24 set 2018, 17:46

jfr2006 Escreveu:
24 set 2018, 11:53
Neste sábado também apanhei no sentido N/S da área de serviço de Estarreja um Leaf dos novos a carregar e "abandonado".. Não valia a pena ir ao outro lado, pois também estava ocupado.
Este sábado carreguei em Estarreja/Antuã N/S entre as 13:40 e as 14:25, estava um Leaf novo a carregar dirigi-me logo ao outro lado.
Descobri que têm uma cancela nova.
No regresso ao Sul foi a mesma coisa, estavam 2 Teslas a carregar, fui logo direto ao portão e carreguei do outro lado.
Em Pombal aconteceu-me uma engraçada: um senhor com um Leaf novo queria carregar o carro e tinha 67%. Disse ele "carrego sempre que posso, não gosto de andar com pouca autonomia".

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por Fil » 24 set 2018, 21:29

Mais um grande relato migle :clap:
40k em tão pouco tempo é obra. Como estão os pneus? Rodaste-os?

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por BrunoFonseca » 24 set 2018, 22:25

jfr2006 Escreveu:
24 set 2018, 11:53
Neste sábado também apanhei no sentido N/S da área de serviço de Estarreja um Leaf dos novos a carregar e "abandonado".. Não valia a pena ir ao outro lado, pois também estava ocupado. Passou a meia hora e nada do dono. Passou dos 80% e nada do dono...Como eu não tenho paciência para gente que não tem respeito pelos outros, carreguei mesmo no botão vermelho. Passados uns 3 minutos é que apareceu o dono..

Ficou "piurso", mas também ouviu das boas... :twisted:

Já noutro dia apanhei um zoe "abandonado" à 40 minutos no PCR de Coimbra e um Leaf à espera. Ao fim de 46 minutos, a senhora do outro Leaf tirou foto ao ecrã do PCR e carregou no botão de stop. Ela carregou 10 minutos e o dono do zoe sem aparecer. Eu ainda carreguei e quando estava no carregamento lá apareceu o dono do Zoe...Disse-lhe o que tinha acontecido e o tipo achava que podia carregar 2 ao mesmo tempo e ainda insistia com isso, ligando mesmo para a mobie.

Também insistia que não tinha carregado nada, quando eu vi perfeitamente que quando ele ligou o carro, tinha carregado até aos 80% :twisted:

Já não tenho paciência para isto...venham os pagamentos :twisted:
Nao concordo com essa moda de carregar no stop quando os carros estão em carga. Da mesma forma que também acho parvo abandonarem os carros nos postos

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 24 set 2018, 23:15

BrunoAlves Escreveu:
24 set 2018, 07:58
Em Loulé já me deixaram mudar de sentido pelo caminho de serviço, fica a dica.
Antes de carregar não pedi. Eu já tinha o GPS a apontar para o PCR do outro lado, porque vi no Mobiechecker a tomada Chademo ocupada. Vi o Tesla, o Leaf à espera, o PCR do outro lado livre, a 7km.... e foi pé na tábua antes que o dono do Leaf saltasse para o carro com a mesma ideia e me passasse à frente.

Enquanto carregava, fui perguntar. Nada. Uma funcionária respondeu como se não soubesse da passagem. Outro interveio, e disse que só podia deixar passar no caso do equipamento estar fora de serviço. Mas isto sempre com um ar de esperto, que não se deixa enganar por qualquer malandro que ali aparece... E disse-me que eram só 4km, vá 8 ir e voltar... E eu com o Google Maps na mão a indicar-me 15km.
jfr2006 Escreveu:
24 set 2018, 11:53
Passou a meia hora e nada do dono. Passou dos 80% e nada do dono...Como eu não tenho paciência para gente que não tem respeito pelos outros, carreguei mesmo no botão vermelho. Passados uns 3 minutos é que apareceu o dono..
Eu não queria fazer aqui uma discussão muito a fundo disto, porque eu queria era falar da eficiência do carregamento, que me está a dar mais baixa do que sempre me habituei a calcular.

Mas, eh pá, isso parece-me um bocado bruto.... Eu falei de um e-Golf que já tinha terminado o carregamento. Infelizmente, o AOP não pôde fazer isso porque não conseguia aproximar o Leaf, com o Zoe a carregar. Podíamos ter falado de um que estivesse a carregar a 11kW nos 90 e tal %.... Mas aos 80% pimba...
BrunoFonseca Escreveu:
24 set 2018, 22:25
Nao concordo com essa moda de carregar no stop quando os carros estão em carga. Da mesma forma que também acho parvo abandonarem os carros nos postos
Quando estão em carga útil, isto é, rápida... E se não estão a tentar encher uma bateria absurda...
Fil Escreveu:
24 set 2018, 21:29
Como estão os pneus? Rodaste-os?
Parece que saíram da loja. Rodar ou não rodar, eis a questão... Desta vez, neste carro, ainda não rodei. Rodar, equilibra o desgaste, em particular entre os da frente e os de trás. Para quê? Para mudar os 4 ao mesmo tempo? Conseguir uma promoção tipo 4 pelo preço de 3? Nos países em que se muda de pneus para o Inverno... faz sentido ter o trabalho de rodar....

Agora, cá... Quando rodamos, os pneus melhores vão para a frente, para se desgastarem mais depressa. Não tem importância, mas é o contrário do ideal. Quando não rodamos, os pneus da frente gastam-se, compramos outros e os novos vão para trás, os velhos para a frente. O carro está sempre com pneus melhores atrás.

É uma solução barata... num país onde não temos de ter o trabalho de trocar de rodas... parece-me que é uma solução que funciona bastante bem. Então ao contrário do que tenho feito no Prius+ e fiz no Citroën C1, etc... desta vez não estou a rodar pneus... Até comprei um macaco hidráulico no LIDL... e uma chave dinamométrica... mas depois tenho o TPMS....
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 25 set 2018, 00:11

jfr2006 Escreveu:
24 set 2018, 11:53
Passou a meia hora e nada do dono. Passou dos 80% e nada do dono...Como eu não tenho paciência para gente que não tem respeito pelos outros, carreguei mesmo no botão vermelho. Passados uns 3 minutos é que apareceu o dono..
Bem, em tua homenagem, acabo de imprimir os papéis do ChargeBump. Eu uso sempre um cartão pára-sol, portanto é sempre fácil meter alguma coisa no vidro. Da próxima, se for um Ioniq (e apenas nesse caso), dá uma olhada no vidro da frente ou de trás, e se tiver o coiso do ChargeBump, usa....

É que eu já fiquei algumas vezes mais do que os 30 minutos a carregar, e ainda mais frequentemente carrego até bem acima para poder fazer a viagem só com uma paragem sem problemas.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por BrunoAlves » 26 set 2018, 00:45

Sim, mas no ioniq, carregar "até ao nó" em PCR de 50kW são 40min se estiveres no prego. É estupidamente previsível, duvido que alguém te impedisse de carregar o resto considerando a linearidade da velocidade de carga ;)
Claro, convém estar junto ao carro para falar com as pessoas ;) (que infelizmente é uma preocupação de poucos, mas lá chegaremos...)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por Nonnus » 26 set 2018, 10:05

BrunoAlves Escreveu:
26 set 2018, 00:45
Claro, convém estar junto ao carro para falar com as pessoas ;) (que infelizmente é uma preocupação de poucos, mas lá chegaremos...)
Ontem quando li este DB estive para intervir, mas depois pensei isto é um DB e já discutimos isto tantas vezes que se calhar não vale a pena estar outra vez a dizer o mesmo, mas como continuaram a discussão aqui vai. ;)

Já por várias vezes discutimos a correcta utilização de um PCR e chegamos sempre a conclusão que uns pensam que estando na sua vez devem usar o tempo que quiserem e outros que tal como eu, devemos fazer um uso racional da infraestrutura por ser tão escassa e porque cada vez há mais VE´s.

Eu por norma nunca abandono o carro quando esta num PCR. Quando chego a um PCR se levar a mulher e os miúdos a mulher vai com os miúdos a casa de banho e eu fico junto ao carro, quando ela vem, vou eu. Muitos pensaram que é estupidez, pois não é por abandonar o carro por 5 ou 10 minutos quando vai ficar 20 minutos (é a minha média de tempo a carregar) que vai haver problemas. Se eu quando abasteço um fumarolas não abandono o carro porque motivo devo abandonar o VE! Um PCR não é um local de estacionamento é carregar e andar.

Pensamos todos que com a entrada dos pagamentos isto fica resolvido, mas eu ainda tenho algumas dúvidas. Quando for a pagar se um individuo quiser carregar o carro a 100% nós não podemos chegar ao PCR e carregar na emergência para ligar o nosso carro, pois ele esta a pagar por um serviço, o dinheiro é dele.

Se é o uso correcto a dar a um PCR? Eu penso que não.

Deve haver o meio termo, quando a velocidade de carregamento atinge valores estupidamente baixos é sinal que esta na hora de abandonar o PCR e dar a vez a outros. Como não pensamos todos de maneira igual isto vai ser um eterno problema.

À quantos anos existe lugares de estacionamento para deficientes? Quantas pessoas ainda não respeitam esses lugares passados estes anos todos?
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Responder

Voltar para “Hyundai”