DB do António Eléctrico, Ioniq

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 10 jun 2019, 23:22

Fim de semana no Algarve. Sempre a 120km/h, excepto ultrapassagens. Média para sul, 14,4kWh/100km, média para norte, 17,1kWh/100km...

À ida, um dilema ético... Roubei a vez a um BMW i3. (rima)
Viagem à hora do almoço, e por causa dos miúdos, parei em Grândola, e pus-me a ver o estado do posto de Aljustrel. Disponível, como à saída. Pouco depois, ocupada a ficha CCS e a Mennekes. Imaginei que quem estava na ficha Mennekes estaria à espera de ter uma ficha DC disponível. Vi logo que tinha dois carros à minha frente...

Ao chegar a Aljustrel, apenas um carro, um BMW i3. Ponho-me a arrumar algumas coisas, os miúdos estavam quase todos a dormir... só passado um bocado é que reparo que o BMW estava na ficha Mennekes...
Vi logo o que tinha acontecido... mas pus o meu carro a carregar e fui buscar alguma comida.

Voltei, e a família do i3 tinha acabado de chegar, o homem, que tinha vindo a conduzir, estava um bocado chateado porque o carro não tinha carregado o suficiente... matrícula de 19/02... perguntei se era o primeiro eléctrico, até que se torna claro que ali quem percebia de eléctricos, tomadas, etc, era a mulher. Não era o primeiro i3, e este já era o de 120Ah. Como imaginei, carregou em AC porque mais valia isso que nada. Tinha sido ultrapassado mesmo antes da estação de serviço pelo outro carro que tinha ocupado a CCS. E foram almoçar... e não tinham pressa...

Eu não devolvi a tomada... eles não ma pediram. Tinham uma bebé, mas eu expliquei que tinha 3 a dormir no carro. Depois, o Ioniq carrega rápido e sei que neste troço me basta carregar até 86%. Fi-los esperar 19 minutos.

Trocámos algumas dicas enquanto o condutor foi tomar um café e a minha mulher foi buscar também comida, e acabei por tirar o carro antes que qualquer dos dois voltasse.

Mas a realidade é que talvez tenha feito várias coisas mal...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

sparrow
Proprietário Leaf
Mensagens: 767
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por sparrow » 11 jun 2019, 00:53

Se chegaste lá e a ficha estava livre não passaste à frente de ninguém.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por Nonnus » 11 jun 2019, 09:40

Também dou da opinião que não passaste a frente de ninguém. Puseram o carro a carregar em AC e foram a vida deles. Se queriam carregar em DC a única coisa que tinham de fazer era ficar junto ao carro para assim que ficasse livre ocupassem a tomada DC, e ai sim, estavam na vez deles.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por beme83 » 11 jun 2019, 09:52

Nonnus Escreveu:
11 jun 2019, 09:40
Também dou da opinião que não passaste a frente de ninguém. Puseram o carro a carregar em AC e foram a vida deles. Se queriam carregar em DC a única coisa que tinham de fazer era ficar junto ao carro para assim que ficasse livre ocupassem a tomada DC, e ai sim, estavam na vez deles.
Os utilizadores de VE deviam perceber que nos postos de CR não deviam abandonar o mesmo. Isto por várias razões normais e outras por causa das pessoas pois facilmente abortam o carregamento e colocam o seu a carregar e não há como provar que ah e tal carregou no botão de emergência.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 11 jun 2019, 23:58

Mais ou menos... eu sabia que eles estavam lá para carregar antes de mim, e beneficiei do erro deles.
Também devia ter alertado que a lógica de deixar a carregar em AC, "mais vale pouco do que nada", não colheria a simpatia dos Zoe com CR...

Quanto ao policiamento constante, não acho... as pessoas precisam de descansar.
Eu diria que as pessoas não precisam de permanecer no local, porém devem permanecer disponíveis e alerta. E continuamos com dificuldade em contactar as pessoas... o ChargeBump não funciona, vou passar a meter o telemóvel.

Se há uma pessoa que ao chegar ao PCR e ver um carro, só porque não está a ver o dono, acha que tem "direito" de reiniciar o posto, então é mais seguro não estar lá...
Acho que as coisas estão a azedar muito nos PCRs de cidade... há umas semanas precisei, e meti conversa com um TVDE à minha frente, e a atitude foi muito defensiva, quase agressiva, "tinha de carregar até 90%", sem eu ter dito nada... demorou até a conversa ficar em tom amigável...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

leogrova
Mensagens: 106
Registado: 08 out 2018, 19:58
Data de fabrico: 01 set 2018
Capacidade bateria: 28 kwh

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por leogrova » 12 jun 2019, 07:46

Eu, subscrevendo o que o Migle disse sobre o policiamento, acrescento que bom, bom, é ter um BEV que (praticamente) não necessite da rede sofrível de carregamento .
O Ioniq seduziu-me pela sua eficiência, mas com o crescimento exponencial de EV, acompanhado por uma rede que ao invés de melhorar, piora, não augura um verão nada tranquilo - na época estival costumo fazer imensas viagens para sul.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 17 jun 2019, 00:21

O António tem um maninho novo

Imagem

E o maninho veio hoje de visita, do Algarve. Chegou a Alcochete com 41% de SoC, tendo feito a viagem metade em estrada, metade em auto-estrada. Entrou na A2 em Ferreira, a entrada a norte do PCR de Aljustrel.

Foi um dia longo. Carregou até aos 46% enquanto saíamos e não saíamos para almoçar. Tive ocasião de o levar a almoçar a Lisboa e dar uma volta pela cidade. Foram quase 100km, de modo que ao chegar a Alcochete já estava com 34%. Carregou então duas horinhas para se preparar para a viagem de regresso, com carregamento em PCR.

Deu para perceber que se não tivéssemos ido a Lisboa, a viagem de ida e volta ao Algarve teria sido possível apenas com 2-3h de carregamento aqui em casa, a 25A, nesta modalidade, 50% A2 a 120km/h, outros 50% no IC1. Como foi, recomendei um carregamento de 30 minutos, em Alcácer.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

ZEdaCaparica55
Mensagens: 118
Registado: 25 jun 2018, 22:03
Data de fabrico: 01 dez 2016
Capacidade bateria: 57 Ah

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por ZEdaCaparica55 » 17 jun 2019, 18:15

Parabéns pelo crescimento da família!
Com este novo rebento acabaram-se os problemas de ansiedade.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 17 jun 2019, 21:56

Pois... mas é da família alargada, isto é, é dos meus pais.
E foi a primeira vez que pude oferecer carga a alguém com o meu EVSE...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por Fil » 17 jun 2019, 22:00

Parabéns aos pais e à família que certamente influenciaram a tomar uma excelente decisão ;)

Muitos e bons klms.

Responder

Voltar para “Hyundai”