DB do António Eléctrico, Ioniq

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por beme83 » 09 ago 2019, 12:18

Nonnus Escreveu:
09 ago 2019, 09:47
Faz sentido. Mas o carro na média não te esta a dizer que tiraste 68kWh de uma bateria de 64kWh, esta-te a dizer que para percorrer 100km gastas-te x kWh, queres tenhas uma bateria de 100kWh, quer tenhas uma bateria de 20kWh.

O carro diz-te que com o que gastas-te e o que regeneraste fizeste x aos 100km, mas nestas contas esta lá kWh que ele pôs na bateria, dai não ser os 64kWh.

Não sei se me estou a conseguir explicar, ou estou a perceber mal a coisa. :roll:
Penso que as médias dos VE é sem eletricidade regenerada. Ou seja é a eletricidade gasta pelo motor - eletricidade regenerada. Pelo menos o Leaf è assim

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 09 ago 2019, 14:11

Nonnus Escreveu:
09 ago 2019, 09:47
O carro diz-te que com o que gastas-te e o que regeneraste fizeste x aos 100km, mas nestas contas esta lá kWh que ele pôs na bateria, dai não ser os 64kWh.
:think:
beme83 Escreveu:
09 ago 2019, 12:18
Penso que as médias dos VE é sem eletricidade regenerada. Ou seja é a eletricidade gasta pelo motor - eletricidade regenerada. Pelo menos o Leaf è assim
Claro. Hyundai também. Se não essa média não nos ajudava muito nas viagens...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por hmendes » 09 ago 2019, 17:39

beme83 Escreveu:
09 ago 2019, 12:18
Penso que as médias dos VE é sem eletricidade regenerada. Ou seja é a eletricidade gasta pelo motor - eletricidade regenerada. Pelo menos o Leaf è assim
No Leaf é o consumo do motor e climatização - regeneração, no Zoe é igual, presumo que seja igual em todos os VEs

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por hmendes » 09 ago 2019, 17:42

hmendes Escreveu:
09 ago 2019, 17:39
beme83 Escreveu:
09 ago 2019, 12:18
Penso que as médias dos VE é sem eletricidade regenerada. Ou seja é a eletricidade gasta pelo motor - eletricidade regenerada. Pelo menos o Leaf è assim
No Leaf é o consumo do motor e climatização - regeneração, no Zoe é igual, presumo que seja igual em todos os VEs
EDIT: Exemplo: Numa viagem de 100Km o motor consome 21kWh, regenera 5kWh, a média dessa viagem é 16kWh.

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por jfr2006 » 09 ago 2019, 22:37

No Leaf, a média apresentada não conta com a perdas devido à resistência interna da bateria, que ainda podem ser elevadas.

Na média apresentada no CB, eu adiciono cerca de 5% pelo menos.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 10 ago 2019, 18:38

No Hyundai, a média baseia-se em dois contadores monótonos de energia para dentro e para fora da bateria. Existe outro par de contadores, de Ah, mas suponho que não são utilizados pelo instrument cluster para calcular a média.

Quando se faz reset, guarda-se o valor dos dois contadores e do odómetro. Depois, a cada momento é fazer a diferença entre o actual e o guardado, a diferença entre energia carregada e descarregada e dividir pelos kms.

Assim, a energia descarregada já é uma medida de energia útil, descontando perdas por RI. Porém, a energia carregada... Se contarmos como regenerada estamos a incorrer no erro das perdas duas vezes, para dentro e para fora. Mas pronto! Numa viagem de estrada, isso não tem tanta importância porque o erro é na parcela mais pequena.

Suponho que é isto que apresenta o painel de instrumentos, e quando faço a conta costuma corresponder.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 10 ago 2019, 19:38

Onde está toda a gente?

Bem, lá vim para o Algarve... sexta-feira à noite... num fim de semana de Agosto... Estava à espera de grandes problemas nos PCRs, como no ano passado. Vim tarde, é certo, tive de ir comprar uma gaiola para gatos.

Assim que saí, comecei a ver a disponibilidade dos postos. AJT-* tudo disponível. ASL-* tudo disponível. Tive receio de que a rede estivesse em baixo... Comecei a ver Aveiras, disponível. Bom, não podia estar a ver todos, mas não encontrei um PCR que estivesse ocupado e que demonstrasse que a rede estava operacional.
À medida que me aproximava, fazia novas confirmações. Esteve sempre disponível.

Poupei energia, fui pela estrada. Finalmente a estrada entre Alcácer e Grândola tem o piso arranjado. Cheguei ao PCR de Aljustrel pelas 23h. Havia bicha para abastecer de combustíveis fósseis mas ninguém no PCR. Fui com o cartão um bocado a medo.... E funcionou. Carreguei os meus 16kWh e segui viagem.

Área de Serviço de Almodôvar, meia noite, completamente atafulhada de carros para abastecer de combustíveis...

O que é que aconteceu ao pessoal dos eléctricos? Tiveram medo? Estão escaldados com os apagões da Mobi.e?
Estão a sofrer por antecipação à conta de relatos negativos nas redes sociais?

Bom, cheguei. 23 graus à 1h da manhã em Faro. Mais fresco do que os 20 de Munique.
O tempo em Faro nunca surpreende. Mínimas inferiores a 20 graus são raras, como as máximas superiores a 30.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por BrunoAlves » 11 ago 2019, 01:32

Ainda há dias comentava isso. Vejo muitos, muitos menos eléctricos não Tesla na auto estrada. Mas era férias, alguém me dizia.

Certo que hoje (novamente e expectavelmente) houve fila no SuC de Alcácer por volta da hora de almoço.
PCR, nada de filas e espera.

Para mim, a única justificação é que a MobiE finalmente ganhou. A malta desistiu e os eléctricos ficaram em casa.
Não vejo outra hipótese quando, na Páscoa, as filas eram imensas. Agora resolveu-se sem novos postos?

Fizeram como eu e ganharam sanidade mental. Não é pior, não... :think:

Edit: sanidade mental é não precisar disto
migle Escreveu:
10 ago 2019, 19:38
Tive receio de que a rede estivesse em baixo...
migle Escreveu:
10 ago 2019, 19:38
Fui com o cartão um bocado a medo.... E funcionou
migle Escreveu:
10 ago 2019, 19:38
O que é que aconteceu ao pessoal dos eléctricos? Tiveram medo? Estão escaldados com os apagões da Mobi.e?
Estão a sofrer por antecipação à conta de relatos negativos nas redes sociais?
Última edição por BrunoAlves em 11 ago 2019, 09:03, editado 2 vezes no total.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

leogrova
Mensagens: 106
Registado: 08 out 2018, 19:58
Data de fabrico: 01 set 2018
Capacidade bateria: 28 kwh

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por leogrova » 11 ago 2019, 01:55

...eu estou a uma viagem das 10 viagens estivais que faço para o Algarve - a de regresso.

Dos 18 carregamentos que fiz, tive stress em 3 - 2 vezes o posto estava ocupado, uma vez estava com erro. Importa dizer que viajo em horário off peak - à noite, depois de jantar. Nestas três vezes carreguei na área de serviço do sentido contrário. Neste processo, uma paragem de 30 minutos, transforma-se numa paragem de 60 minutos, ou perto.

Adoro o meu carro,( sobretudo os seus bancos), mas também me conheço muito bem. Sei bem como vou lidar com a situação, a primeira vez que ficar apeado...

Infelizmente acho que o Bruno tem razão - as pessoas desistiram, ou estão a desistir de usar os seus VEs fora da autonomia, em períodos críticos. Foram escaldados, agora até da água fria têm medo...

Só para acrescentar - desde que se passou o fenómeno do Entroncamento comigo (ver fórum) a tal paragem de 30m que eu tanto apreciava, passou a ser uma paragem de 30m de stress, sempre a policiar o carregamento...

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por kony76 » 11 ago 2019, 16:24

Também andei pelos caminhos de Portugal, este dias, e eu e a minha esposa também comentamos os poucos avistamentos de VE's. Mas como andamos pelo interior, julgamos ser disso.

Quanto à ocupação dos PCR, na ida apanhei um Tesla S na AS de Abrantes (Esta AS estava especialmente concorrida, com staff da volta a Portugal), mas coloquei o meu também à carga. Pelos vistos dava para os 2 ao mesmo tempo.
No regresso apanhei um Leaf na Mealhada, mas apenas esperei uns 15m.

Em 50% (2/4) dos meus CR's, tinha lá um.

Responder

Voltar para “Hyundai”