DB do António Eléctrico, Ioniq

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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por mjr » 24 ago 2018, 17:50

Tens a alternativa de usar 4 fios de 4mm^2 (mais terra), preparando já para trifasico. Em monofásico juntas 2 fios para neutro mais 2 para fase. Normalmente é mais fácil passar fios mais finos do que 2 mais grossos.

Há fios com isolamento em silicone mais fino, que permite uma secção final menor e também uma maior temperatura de funcionamento que o PVC. O problema nos fios nunca é o aquecimento do cobre mas antes do isolamento.
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por Apr » 24 ago 2018, 18:19

nao sejas preguiçoso bruno!
migle Escreveu:
24 ago 2018, 16:41
Isto bem feito, para os 28A, era o fio de 10mm2 e disjuntor C40, como os outros principais no quadro.

Será que há electricistas mais destemidos? Ou sou eu que devo moderar e ficar nos 20A? Ainda posso descer a potência contratada...

Ele lembrava-se do prédio, e tem 9 anos, lembrou-se que era o último da fila.
A potencia contratada tem mais a ver com as necessidades da casa, basta ter cozinha / aquecimento elétrico para ser muito dificil gerir tudo com 20A em horários de pico.

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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 24 ago 2018, 22:53

mjr Escreveu:
24 ago 2018, 17:50
Tens a alternativa de usar 4 fios de 4mm^2 (mais terra), preparando já para trifasico. Em monofásico juntas 2 fios para neutro mais 2 para fase. Normalmente é mais fácil passar fios mais finos do que 2 mais grossos.
Gosto da ideia. Realmente, pensei no trifásico. E quando se juntam dois fios de 4mm^2, isso equivale a um fio de quanto? Não divide a corrente ao meio, não? Era bom demais! 50A?

Faz-me lembrar as linhas de 400kV com dois condutores por fase. Mas aí o problema é diferente, segundo se ouve dizer em conversa, é o problema da corrente passar na periferia dos condutores (deve ser por isso que o outro problema é o aquecimento do isolamento).

Essa solução dos dois fios fazia com que os fios que lá ficam, em vez de se terem tornado lixo, eram úteis. É passar apenas mais dois onde neste momento já passam três.
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por VETL » 24 ago 2018, 23:09

migle Escreveu:
24 ago 2018, 22:53
...E quando se juntam dois fios de 4mm^2, isso equivale a um fio de quanto?
Equivale a um fio de 8mm^2.
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 25 ago 2018, 09:02

Nesse caso, não só deve ser a solução mais fácil, os fios são mais flexíveis, e finos, não deita fora material, como é a mais flexível para carregar, dá para trifásico 16A ou monofásico 32A.

(o trifásico é a pensar num carregador DC 8-) acho que já vão nos 1000€)

Acho que já não voltava atrás nem que ele me dissesse que passava 2 fios de 10mm2.
Apr Escreveu:
24 ago 2018, 12:45
do quadro principal para a garagem não deve ultrapassar os 25metros em fio de 6mm²
A distância aqui é precisamente "alguns 20 ou 30 metros".
Depois com a monitorização avançada, vê-se o que é seguro. Até deve dar para detectar qualquer problema, do tipo "um dos condutores desligou-se"... A diferença na tensão vai logo acusar..
jfr2006 Escreveu:
24 ago 2018, 11:05
sendo que tens de instalar um diferencial num quadro na garagem.
É por causa da distância que o lá de cima deixa de servir?
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por mjr » 25 ago 2018, 14:16

Dois fios de 4mm^2 em paralelo suportam mais corrente que um de 8mm^2 pois a área exposta é superior e por isso existe maior dissipação do calor. Num fio a área do isolamento cresce mais lentamente que a área da secção. Ao nível das perdas é igual, dois de 4mm2 ou um de 8mm2.
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por ruramos » 25 ago 2018, 16:46

já que estamos a falar de fios, quero colocar uma cee 32a, que fica 2metros abaixo do quadro da cave.
Acontece que só tenho aqui por casa fio de 4mm^2, para estes 2m chega? ou é melhor comprar de 6mm^2?
É para passar dentro de calha técnica estes 2m.
Servirá para carregar o leaf de 40kWh a 6.6 quando for necessário, porque devo carregar maior parte das vezes a 16 ou 20A.

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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por BrunoAlves » 25 ago 2018, 17:10

6. Sem dúvida
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por Nonnus » 26 ago 2018, 00:10

Problemas:
Meter um fio mais grosso: muito difícil, quase impossível (sem mesmo saber o prédio). Nos prédios que estão a fazer agora, fazem uma esteira que fica exposta, e seria possível. Nestes não... e não sabe que voltas o fio dá...
Meter um cabo ethernet ao mesmo tempo: impossível. "Isso então, não passa de certeza".
Sugeri que entrava o fio novo à medida que o fio velho saía... "Aquele fio já não sai dali"
Acredita no que o homem te diz acerca dos problemas, eles melhor que ninguém sabem que essa distancia de cabo é muito difícil de fazer correr para o fazer sair e entrar um novo.

Recentemente (à duas semanas) fiz esse trabalho de substituir cabo 3 condutores 2.5 por cabo 3 condutores de 6mm com cerca de 5 metros de comprido, para poder carregar o Leaf a 6.6KW tive de abrir um buraco (partir o cimento do chão) a meio porque o cabo não corria devido a ter duas curvas. Atenção que tive problemas apenas com 5 metros de cabo, agora imagina com a distancia que tens. Não é fácil e eles lidam com esses problemas todos os dias, isto não quer dizer que não devas pedir uma segunda opinião, mas que não é tarefa fácil, não é.

Penso que a melhor solução para ti será mesmo pedires ao condomínio para passar uma calha técnica onde possas passar o cabo de rede e o cabo eléctrico, qualquer electricista vai-te aconselhar melhor que eu, ainda assim fica aqui a minha experiência.
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 26 ago 2018, 11:03

Nonnus Escreveu:
26 ago 2018, 00:10
Penso que a melhor solução para ti será mesmo pedires ao condomínio para passar uma calha técnica onde possas passar o cabo de rede e o cabo eléctrico,
Não, isso é impossível. Do terceiro andar para a cave, onde passaria a calha técnica. Não, ou conseguem meter mais dois fios, ou vão ser os 20A para mim, infelizmente (se tanto?).

Para mal também dos turistas de Alcochete que se virem sem gasolina na bateria! Eu depois meto o meu posto privado no electromaps.
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