DB do António Eléctrico, Ioniq

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 21 set 2018, 01:24

A saga dos fios eléctricos

Finalmente meti a tomada de 32A na garagem. O fio que desce para a garagem mantém-se de 4mm² por agora.

Procurei com a sonda a partir da garagem, mas não ia longe...
Então voltei a telefonar ao electricista do prédio, que por acaso estava mesmo perto nos prédios que ainda não estão terminados, e ele veio cá.

Bom, que diferença! Naturalmente, este é um profissional, um homem na casa dos 60. Viu logo que a sonda ficava presa junto à porta da arrecadação, "foram os malandros". Os malandros são os pedreiros. Qualquer coisa ali não deu jeito e devem ter apertado o tubo dos fios de electricidade. Mas parece que isso é ultrapassável.

O que ele andou foi à procura do sítio na garagem onde saiam os fios. Parece que não podiam na altura ter caixas de passagem de fios de uma fracção num local comum. Agora já se pode, desde que estejam destacados, identificados, etc. Não sabia porque ele não esteve pessoalmente aqui.

Encontrou um sítio suspeito em pladur:
Imagem

Então disse-me para eu fazer ali (numa zona comum) um buraco quadrado, com um serrote, que depois fecharia com cola de silicone, para poder ver se era ali que passavam os cabos. Se fosse ali, então fazia o trabalho de trocar os fios. Eu disse-lhe que não conseguia fazer aquilo... o buraco faço, mas não consigo tapar e deixar bonito como estava antes.

O homem isso, não faz. Não faz bricolage... Já fez em tempos... Fazer ali um buraco, ter aquele trabalho e depois chegar à conclusão de que não era ali...

Voltando à arrecadação tem logo outra ideia melhor. Basta fazer um buraco no quadro e pôr a tomada de 32A logo ali atrás. Os outros diziam atrás da tomada que tenho na arrecadação, que ficava muito baixo para o meu gosto. Estava preocupado com isto. Atrás da tomada era baixo e ficava em cima do 3D. Não sei como é que não vi esta solução antes. Deve ser a falta de sono.

Por momentos, até aceitou que me dava ali um certo apoio na tomada. Que depois testávamos, eu punha o carro a carregar uma hora e víamos como aquecia. Às tantas deixou-se disse, já era "faça aqui um buraco, compre um disjuntor de 32A, ponha lá em cima o de 32 e traga o de 25 que lá está cá para baixo".

O buraco desta vez pareceu-me mais fácil, então meti mãos à obra. Não paguei os 155€+IVA que o outro troca-tintas me pediu, gastei 30€ incluindo um alicate de corte da Phoenix Contact que há de ficar (tive dificuldade em cortar fio de 6 com o alicate de corte que tenho há muitos anos). Usei o fio que já tinha comprado para fazer os adaptadores para o EVSE (isso é que pode não ter sido boa ideia).

E ficou assim.

Imagem

Então fiquei de fazer isto, e depois, se aquilo aquecer muito, se tiver problemas, aí então volto a entrar em contacto com ele e logo se vê...

Observações:
  • O outro troca-tintas dizia que já não se fazia fio de 4 nem de 10. Este, dizia eu "ali fio de 10 não deve caber" responde ele, "calma, hoje em dia você tem fio de 10 que é mais fino do que aquele que você tem ali". Ou seja, o silicone de que falou o mfr ele conhece. Tomada azul, o outro dizia que se via pouco, este disse que por acaso não tinha no carro.
  • Diz que o fio de 4mm² que eu tenho, por estar em bainha, é para maior ampacidade que o fio de 4mm² solto. Este fio dá para 32A. A razão sendo que dentro daquela bainha, os fios estão entrelaçados.... Quanto ao aquecimento, deu o exemplo dos fios debaixo de terra aguentarem mais corrente que o fio que está ao ar (porque o que está ao ar apanha sol?).
  • Perdas... "não lhe vou dizer que não era melhor com fio de 10, porque era.."... não sei quê, "cêntimos"....
De resto, foi engraçado. Naturalmente, fez as duas perguntas, se era 100% eléctrico, a autonomia. Aproveitei para dizer que sou de Faro.... Quando falei da bi-horária, que ele pensou que já não se usava, tive ocasião de dizer que a minha conta da luz é mais baixa do que antes de ter carro eléctrico. Mostrei a Mennekes. Sabia que o carregamento rápido era meia hora, expliquei que isso era DC..

Ficou interessado, mas tenho pena de não ter feito mais propaganda e não ter dito o número fundamental dos 1,5€/100km. Tive pena de não lhe ter oferecido uma voltinha, ele esteve cá uma hora. Ainda passei depois de ter comprado tomada azul a ver se pegava conversa para isso, mas não deu.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
aaasilva
Mensagens: 56
Registado: 25 jun 2018, 23:34
Data de fabrico: 15 jun 2017
Capacidade bateria: 28kWh

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por aaasilva » 21 set 2018, 01:30

Ficou bonito e bom.

Que cabo vais usar? O do Ioniq?

Verifica se não aquece.
"Stay Hungry, Stay Foolish"

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 21 set 2018, 01:48

Prendas antecipadas

O -TÓ- está neste momento a gozar a prenda de aniversário antecipada, porque ainda faltam 5 dias para fazer anos.

Já disse em muitos sítios, mas não aqui no DB, que fiquei com um EVSE que o Apr fez especialmente para mim. Tenho que dizer que estou muito sensibilizado. E também tenho que manifestar o quanto ganhei em consequência de me ter metido a frequentar aqui este fórum. Tenho-o usado exclusivamente desde o dia em que o Apr mo trouxe, embora numa tomada Schuko.

Imagem

Se vier alguém cá a casa, colegas do trabalho, eu posso deixar toda a gente impressionada e invejosa com a instalação que aqui está. Eu estou neste momento a carregar ao máximo do disjuntor, 25A, que é também a potência contratada que tenho. O EVSE desceu para os 24A e a máquina da roupa já deve ter começado a trabalhar, deve já ter descido mais (23A na fase da lavagem). Neste momento, é tanto sumo quanto posso tirar.

E tenho esta instalação sem ter tido eu de avançar por uma solução complicada (aliás, nem nunca teria sabido da existência do OpenEVSE se não frequentasse este fórum). Sem ter tido de encomendar uma coisa de Inglaterra, sem representante cá (Zippy), com um futuro que pode ter continuidade ou não (uma solução aberta não morre nem fica obsoleta). O meu investimento está 100% protegido. Se nunca tivesse vindo aqui, teria optado pela wallbox.com que é muito cara, são de Barcelona, responderam sempre muito bem aos meus emails, mas ainda hoje não têm o home sharing a funcionar, que prometiam para Novembro de 2017.

Neste momento, está assim, falta comprar um suporte para o cabo:

Imagem

E estive a fazer o teste recomendado pelo electricista. Na realidade, ele dizia para eu começar nos 32A e queria que fossem disparando as várias protecções... Naturalmente, o carro não é dele...
Não fiz isso, até porque estou só com 25A de potência contratada, não ia dar. Carreguei a 25A, assim:

Imagem
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 21 set 2018, 02:00

Observações:
  • Tenho uma quebra de tensão de 9V desde o medidor à entrada do quadro ao EVSE. Curiosamente, estes 9V mantiveram-se constantes ao longo do carregamento (que já terminou). Isto é, não é assim tão curioso, mas eu não sou de electro, e sei que a resistência aumenta com o aquecimento, não sei quanto.... Então, as minhas perdas a 24A (o EVSE deu 1A ao resto da casa) que corresponde a uma corrente de 23.4A são de 211W. Pelos números que vocês me disseram, as perdas parecem aceitáveis.
  • Tipicamente, pretendo carregar mais lentamente, pretendo descobrir o ponto mais eficiente entre perdas no fio e perdas no OBC.
  • Preocupa-me que a tensão à entrada da casa desceu ao longo do tempo. Comecei com 235V e no final já ia com 228V. Ora, à entrada da casa tenho 16mm²... será aquecimento nos próprios medidores? Está a voltar a subir, já vai em 232,8V.
  • Mexi em todos os fios e no disjuntor, como disse o electricista. Eu tinha comprado fio de 6mm² flexível em bainha para os adaptadores. Usei esse fio para a tomada. É curioso que sinto maior aquecimento nesse fio do que no de 4mm² que vem lá de cima. As temperaturas na superfície do isolamento estão na casa dos 40 (termómetro digital, isto é, os meus dedos). O metal nos disjuntores está mais quente, talvez chegue aos 60 no sítio onde está ligado o fio de 6mm² flexível da tomada. Ao fim de uma hora, não sentia a superfície do isolamento do fio mais a aquecer mais, diria que estava estabilizada.
  • Qual será a corrente aceitável para esta instalação? Quais são os critérios? Será a quebra de tensão? Serão as perdas? Será o aquecimento, que não parece ultrapassar (carregando só um carro) os limites do isolamento?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por VETL » 21 set 2018, 07:26

Muito bom.
Um EVSE desses é algo indescritível.
Depois de usar, nunca mais se quer outra coisa.
Não te preocupes com a tensão à entrada da casa. Isso tem a ver com a rede, com a distância ao PT e consumos do ramal. Isto enquanto está dentro das normas, claro. E sim, era preferível que a tensão fosse mais alta.
Preocupa-te é com essa queda de 9v dentro de casa. Nesse cenário, cheira-me que a perda menor será nos carregamentos a 6A. Experimenta.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por mjr » 21 set 2018, 09:32

Os 9V de queda significam 4,5V de queda em cada fio (fase e neutro). Para 24A significa uma resistência de 4.5V/24A = 0,1875R, o que com um fio de 4mm^2 dá um comprimento de 45m. É correto? A mim parece-me bastante aceitável.

A variação da tensão tem apenas a ver com variações na rede e não na casa. A variação da resistividade do cobre é muito baixa para tão pequenas variações de temperatura.

A questão do fio de 6mm^2 parecer estar mais quente deve ter a ver com o aquecimento do disjuntor e da ficha industrial se propagar pelo fio, e eventualmente por uma maior condutividade térmica do isolamento desse fio para os dedos.

Não sei como será a dissipação do tubo, mas se for sempre envolvido em betão então não vejo problema em ir até aos 32A. As perdas é que vão aumentar significativamente.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por pemifer » 21 set 2018, 09:36

Está muito bom.
Já deves ter visto que eu optei por por a tomada dentro da arrecadação e para fora passa somente o fio ;)
Acho que estás a precisar de uma coisa destas.
Esta é a que tenho. (há mais baratas em plástico)
https://www.aki.pt/jardim/manutencao-do ... 35250.aspx
Imagem

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por Nonnus » 21 set 2018, 09:39

Muito bom, ainda bem que conseguiste resolver as coisas da maneira mais simples. :handgestures-thumbupright:

Eu também tenho quebras de tensão a volta dos 10V quando entro no menu inicial do EVSE tenho uma tensão a volta dos 245v/250v, quando inicio a carga a 30A baixa para os ~235V.

Actualmente a única coisa que não gosto na minha instalação é o barulho que o disjuntor de 32A faz quando o carro esta a carregar. É estranho porque é da mesma marca (Legrand) dos outros (10A e 16A) embora seja um modelo diferente.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 21 set 2018, 09:49

6A?? Isso demora 5 vezes mais tempo... Eu estava a pensar da próxima vez descer para os 22A, que me deve dar exactamente o dobro da velocidade do EVSE de origem, depois 20A, 18A, 16A e ficar por aí. Depois faço uns gráficos...

O problema com a tensão à entrada da casa é que inicialmente era 235V. Ou seja, dá ideia que desceu com o meu consumo.

O EVSE... tenho potência contratada de 25A e posso carregar a 25A sem preocupações. É fantástico. E fico com o histórico dos carregamentos, vou poder actualizar o spritmonitor.de que não actualizo desde o inverno passado (estou com média de 15kWh/100km, parece mal).
mjr Escreveu:
21 set 2018, 09:32
Os 9V de queda significam 4,5V de queda em cada fio (fase e neutro). Para 24A significa uma resistência de 4.5V/24A = 0,1875R, o que com um fio de 4mm^2 dá um comprimento de 45m. É correto? A mim parece-me bastante aceitável.
Não. Eu meti 12m de sonda e devo ter chegado à garagem, moro no 3.º. Daí, no máximo mais 10m.

Não sei se esta forma de medição é precisa. Já antes, com a tomada de 16A me tinha dado valores um bocado grandes para a resistência, que me preocuparam, mas que atribuí ao facto de estar a ligar o EVSE à tomada de 16A com fio de 2,5 e pelo passthrough do coiso powerline ethernet.

Agora eliminei esses problemas, e pareceu-me mais natural. Mas se corresponde a 45m, não é...
mjr Escreveu:
21 set 2018, 09:32
e eventualmente por uma maior condutividade térmica do isolamento desse fio para os dedos.
Foi o que pensei. A tomada industrial estava fria. Os pinos então, parece que não tinha passado ali nada.
mjr Escreveu:
21 set 2018, 09:32
Não sei como será a dissipação do tubo, mas se for sempre envolvido em betão então não vejo problema em ir até aos 32A. As perdas é que vão aumentar significativamente.
É o que me está a parecer. Não parece haver um problema de segurança. Há sim um problema de eficiência, subir a corrente e isso não resultar num aumento útil da velocidade de carregamento.

E estou só nos 25A, não me passa pela cabeça subir a potência contratada assim. Posso manter tudo como está, carregar a 25A em emergência (para conseguir chegar ao PCR de Alcácer) e carregar habitualmente nos 20A ou coisa assim...

Resta saber a questão dos 45m.... Talvez eu deva comprar fio rígido para ligar à tomada industrial em vez daquele 6 flexível. O pequeno fio que vai do diferencial ao disjuntor da tomada também é de 4 e posso substituí-lo. Lá em cima, o que entra no disjuntor já é de 10mm2, talvez possa ligar o disjuntor directamente ao shunt de 63A trocando-o com o do lado. Assim eliminava todos os possíveis entraves excepto o fio grande.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 21 set 2018, 10:01

pemifer Escreveu:
21 set 2018, 09:36
Esta é a que tenho. (há mais baratas em plástico)
Não quero barata. Eu quero uma bonita. Própria, com suporte para a ficha Mennekes.

E não me fales em Aki, que agora a ver material eléctrico no Leroy Merlin fiquei.... Fio não têm nada de jeito. Ali é que não há fio de 4 nem de 10. Tomadas industriais é um plasticozinho feioso, de qualidade duvidosa. No AKI tinha comprado um paquímetro de 2,99€, pareceu que tinha a escala de Vernier ok, afinal aquilo é tudo desengonçado, a escala de Vernier é ilegível, e é impossível fazer uma medição de um fio. Parafusos, já conheço à muito tempo, só têm aqueles, não há mais nada.
Sinceramente, estou quase a impôr-me um bloqueio ao AKI.

Para se comprar bom material, e para ter toda a escolha, é preciso ir a uma loja da especialidade. Acabas por pagar pouco mais e o dinheiro é mais bem gasto.
Nonnus Escreveu:
21 set 2018, 09:39
Actualmente a única coisa que não gosto na minha instalação é o barulho que o disjuntor de 32A faz quando o carro esta a carregar.
Eu também não gostaria. Quanto é que custa um disjuntor? O meu foi 5,35€, da Hager. A tomada foi 4,73€ (preços com IVA e desconto). O alicate foi 19,53€. Tudo material impecável e que não está exposto ao público. Comprado na Tanqueluz, na Jardia.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Hyundai”