DB do António Eléctrico, Ioniq

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 09 fev 2018, 17:01

Enviei um email para lhes dar a notícia:
Boa tarde,

Recebi finalmente o DUA e parece-me que não tem erros. Vou ainda averiguar o histórico de registos para saber se está tudo bem.

A cereja no topo do bolo seria agora saber dos tapetes de borracha que venho pedindo desde o dia 11 de Setembro (má data).

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Ramos
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 14 fev 2018, 20:57

Acabo de passar a minha primeira "multa".

Imagem

É chato. Isto é uma vila pequena, somos uns 15 VEs, e vamos-nos cruzando todos. Conheço bem este VE. Aos dias de semana, algumas pessoas chegam mais cedo e têm sempre a sorte de apanhar o PCN livre. Este carro é um deles.

Ora, eu cheguei e já não estava a carregar, fui ao supermercado, voltei, ainda cá estava. Enfim, espero que não achem mal aquilo que fiz. Os PCNs são recursos escassos e partilhados...

É impressão minha, ou com as novas alterações desde ano, os PCNs da Mobi.e passaram a mudar a côr da luz de azul para verde quando o carro acaba de carregar? Parece-me que também a informação no site passa a indicar o posto como disponível. Ou será que já era esse o comportamento antes e eu ainda não tinha reparado? Ou não é bem isso que se passa agora?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por Fil » 14 fev 2018, 22:53

Não acho nada mal, fez muito bem. Os postos mc não desbloqueavam o cabo a não ser com o cartão, os efacec dependia da versão, mas ao fim de 8 horas todos ficavam disponíveis. Os novos mc ficam logo disponíveis (a maioria), os efacec novos não desbloqueiam, pelo menos os 3 que usei.

Joaomoura
Mensagens: 63
Registado: 16 jan 2017, 22:08
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por Joaomoura » 14 fev 2018, 23:50

migle Escreveu:
Com que direito atrasam eles o registo do carro depois de terem recebido o dinheiro? A razão não sei, pode ser muito bonita, mas não têm direito de o fazer.

Ou seja, o que eu gostava mesmo era que uma entidade com algum poder de pôr ordem nisto o fizesse... A provedoria de justiça? A DECO?
Na minha opinião a razão é simples, atrasam a entrega das viaturas para evitarem a devolução em caso de os clientes não estarem satisfeitos.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 15 fev 2018, 10:29

Também pensei nisso. Mas um carro que circulou 60 dias, ou mesmo 30 dias, ou mesmo 15 dias, nunca vai poder ser vendido como novo a outro cliente. Bolas, eu diria que nem um carro que circulou 1 dia na mão de um cliente pode depois voltar a ser vendido como novo.

Ou seja, qualquer devolução vai implicar despesas. E a despesa dos 60€ do registo é concerteza a menor delas! Depois, esse registo a mais, é evitado à custa de uma fruição menos completa. No meu caso, o problema do dístico, mas no caso de qualquer veículo, o problema de não ter documentos em condições para sair do país. Claro que a primeira coisa que eu faço com um carro é ir a Espanha, contando que não vou ter o azar de ter problemas, mas é a medo.

Sinceramente, não me parece bem. Se fosse assim, que fosse com o acordo e conhecimento do cliente. "Nós só lhe vamos registar o carro lá no finalzinho dos 60 dias para que, caso não fique satisfeito, a despesa para si seja menor"... Ou até "se não ficar satisfeito em 30 dias, devolvemos o seu dinheiro"... Ora, pelo contrário, logo quando fez um mês eu mandei um mail a dizer que ainda não tinha o DUA e que precisava dele, etc.

E o que eles dizem é sempre que a demora é responsabilidade do IMT. Não há muito tempo vi um novo utilizador de outro fórum perguntar "quanto tempo está a demorar o DUA" e todas as respostas eram do género "2 meses e picos"... Convencem as pessoas de que isso é verdade.

Depois, eles estão obrigados a entregar os documentos. Recebem o dinheiro, tem de entregar o carro e isso inclui os documentos.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 15 fev 2018, 18:17

635km com 3 CRs e uma pernoita ou 711km em dois dias

Numa quarta-feira, entre dois dias de trabalho, levei dois filhos a Lagos ao otorrino que os operou, pernoitando em Faro.

O plano:
  • Na manhã de terça, à saída para o trabalho, o carro tinha de estar a 100%. Para poupar bateria, teria de me conter bastante na Vasco da Gama.
  • Se possível, para evitar perder uma hora a carregar em casa ou no PCN vizinho, carregaria pela primeira vez em Lisboa num dia de trabalho.
  • Em casa, carregaria mais um pouco e pré-aquecia o carro para a viagem.
  • Com SoC na casa dos 80-90% faria a viagem para Faro parando no PCR de Aljustrel, ajustando a velocidade — uma viagem numa noite de Inverno, no dia preciso em que começava o alerta para uma nova vaga de frio.
  • Pernoitando em Faro, com consulta à tarde, carregaria a 100%.
  • De Faro a Lagos pela A22 são só 90km, depois carregaria no PCR de Lagos, Aljustrel e directo para casa.
Só 3 paragens em PCR.

A concretização parecia um sonho!
  • Consegui um PCL para carregar em Lisboa na parte da tarde! Lancei alguns foguetes...
  • Saí de Lisboa a 100% e com o carro aquecido a 22°C.
  • Fiz a média inacreditável de 10,0kWh/100km na Vasco da Gama. A vaga de frio era acompanhada de um vento de Norte de 25km/h.
  • Cheguei a casa com 90%, o PCN era desnecessário, enquanto agarrava as malas carreguei aos 92% e aqueci mais um pouco a 22°C.
Imagem
  • Trip odometer a 0 com 92% de SoC e o carro aquecido.
  • O vento era tão favorável e a média tão boa, que fixei o CC nos 130km/h em vez dos 120.
Tirei esta fotografia com já quase 80km andados — de 133, 60% do percurso. Tinha ainda 50% da bateria e estava a fazer uma média de 16,8kWh/100km. Apanhei temperaturas de 2°C no estuário do Sado mas o vento continuava a ajudar.

Imagem

Tirei esta foto também para mostrar a facilidade com que o Ioniq anda a 130km/h. Em modo SPORT, o ponteiro indica a % de potência. Este valor andava pelos 5-15% e com a curva de resposta do acelerador em modo SPORT, salta com grande facilidade.

Corria assim tudo sobre rodas e o resultado foi este:

Imagem
Última edição por migle em 02 nov 2018, 00:38, editado 2 vezes no total.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 15 fev 2018, 18:27

O que é que pode ter corrido mal?
  • A A12 corre em direcção a sul, mas a média começou a piorar com a entrada na A2.
  • Quando o SoC começa a descer demasiado, eu reduzi para 120km/h e depois 110...
  • Quando cheguei às obras na A2 antes de Aljustrel, estava apenas ligeiramente preocupado.
  • Quando atingi o aviso de bateria fraca (13%) os números desceram cada vez mais rápido.
  • Aproveitei as obras para circular a 80km/h. O que é estranho é que mesmo assim, e com vento favorável, claramente não estava a conseguir sequer os 2km/% de SoC (rendimento mínimo garantido no Ioniq).
  • Acabaram as obras e o SoC esgotava, 5% parecia suficiente para 3km sem qualquer problema... Mas descia, descia...
Olhando para trás: Saí de Lisboa com 100%, cheguei a casa com uma média de 10,7 e 38km. Fazendo a conta, o meu SoC deveria estar em 85 ou 86% e não os 90% indicados no Info da energia.

Será que fui afectado por uma má estimativa do SoC?

As médias que o carro indica batem sempre certo com a gasolina que meto no carro. Tudo o resto parece estar certo.

Imagem
Última edição por migle em 02 nov 2018, 00:37, editado 2 vezes no total.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 15 fev 2018, 18:37

Nem sempre o carregamento num PCR toma tempo.

O resto da viagem, comparativamente, não tem grande história.

Imagem

Estava já a caminho de Lagos quando recebo um telefonema. "As consultas estão com um atraso mais ou menos de 1 hora. A consulta fica para as 15h." Tinha um buraco de 40'. O que fazer com ele?

Em vez de carregar no PCR depois da consulta, carregaria antes, com um custo de tempo zero. O único problema é que já eram 150km do PCR de Lagos ao de Aljustrel, e agora eram mais 16km.

Teria gostado de experimentar o Ioniq, pela primeira vez, num troço de 150km de AE. Porém, havia contra-indicações. O vento mantinha-se de Norte nos 25km/h. Agora eram mais 16km. No dia anterior tinha ido aos 1% de SoC...

Acabei por fazer o trajecto por estrada, apanhei a N124 em Lagoa, apanhei o IC2 em Messines e só entrei na A2 em Ourique. Não voltaria a fazer, acho que perdi muito tempo e a média também não foi famosa.

Imagem

Finalmente, cheguei assim:

Imagem

À saída de Lagos, tive pela primeira vez o aviso de manutenção, que pelos vistos é 1500km antes da dita.

Imagem
Última edição por migle em 02 nov 2018, 00:37, editado 1 vez no total.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 15 fev 2018, 18:54

As médias totais foram estas. A viagem de ida ficou no dia 7 porque terminou pouco depois da meia-noite e fica aglomerada pelo carro com o regresso de Lisboa.

Imagem
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1261
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por mafgod » 15 fev 2018, 19:05

migle Escreveu: mas no caso de qualquer veículo, o problema de não ter documentos em condições para sair do país.
Com os documentos provisórios não se pode sair do país com um carro novo?

Responder

Voltar para “Hyundai”