DB do António Eléctrico, Ioniq

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 28 abr 2018, 16:12

Não necessariamente. Eles nem sabem se há uma relação entre este update e o nosso bug. Isto incluiu uma actualização do mapa. Na Hyundai, as actualizações do mapa de navegação são à borla para o cliente, para incentivar a que faça a manutenção nas oficinas da marca.

Eles lá sabem de acordo com que métricas hão de fazer o dinheiro fluir, a direção seria sempre esta: do concessionário para a marca, garantindo a marca que o concessionário tem negócio.

Finanças não é bem o meu assunto. Mas fico na dúvida sea Tesla pode dar o tipo de assistência de luxo que dá aos seus clientes, vendendo carros mais baratos como o model 3.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 30 abr 2018, 02:44

Viagem a Sevilha

Para me deitar mesmo tarde, deixo aqui os pontos altos da minha viagem a Sevilha, na segunda-feira passada.

Estou a andar mais calmo. Depois de andar por aí a 120km/h e mais, feito maluco, começo a preocupar-me mais com a saúde (da bateria) e a interessar-me pelas possibilidades autonómicas das deslocações a 100km/h e 90km/h.

A viagem a Sevilha foi feita a 90km/h reais (a velocidade de GPS aparece no gráfico), porque: Faro-Sevilha são 200km. Se fosse a 100km/h, eu chegava ao PCR da IBIL com 2-3%. É óbvio que não podia fazer isso. Tinha feito uma viagem a 90km/h com média de 11,4kWh/100km a subir para Évora. Então escolhi os 90km/h porque achei que dava uma margem de segurança boa, e porque permitia também comparar com a viagem do Bjørn Nyland no Model 3 (14kWh/100km no final). O Bjørn fez isso à volta do vale central da Califórnia. A viagem Faro-Sevilha é também sempre na orla do vale do Guadalquivir.

Imagem

A viagem foi feita com ligeiro levante, verifiquei a informação meteorológica. O dia esteve sempre quente e húmido como é característico. Já agora, o regresso foi já feito com outro vento, mais frio e tempestuoso, também contra.

Ainda pensei ir almoçar a Sanlúcar de Barrameda, foz do Guadalquivir e terra do manzanilla. Come-se muito mais barato, grande quantidades de pescaito frito. Chega-se a comer por 6-7€, biqueirões, choco frito, polvo frito, e todo esse tipo de comida. Dava para ir e voltar, carregando outra vez no PCR em Sevilha antes de regressar.

Imagem

O problema maior foi que o PCR de Sevilha está castrado de várias formas. Primeiro, em potência, depois só carrega até aos 80%. Sanlúcar fica a 110km do PCR... 220km com 80% era demasiado puxado, mesmo andando devagar.

Fiz a asneira de carregar antes de estacionar o carro em Sevilha porque toda a informação no electromaps era de que o PCR não funcionaria. Eu arrisquei porque telefonei para a IBIL no domingo. Se não funcionasse, teria ainda de carregar num posto normal, talvez mesmo a 3,7kW o que ia exigir o dia todo.

Imagem

Lá tive de comer calamares mais turísticos do que teria comido em Sanlúcar.

Imagem

Os termómetros na rua indicavam 34°C. Quando regressei ao carro ele indicava 36°C, o BMS dava 33°C para a bateria (tinha arrefecido 3°C desde o PCR que a aqueceu só até aos 36°C por ser castrado). Como ia precisar do AC fui carregar mais um cheirinho no IKEA.

Imagem

Saí com 95% e só depois do IKEA liguei o AC (antes não havia certezas...). A média então foi muito pior, porque o carro ainda estava quentíssimo.

Imagem

O vento também mudou, novamente contra e frio. A tal ponto que ainda apanhei 16°C em Espanha.
Finalmente, as médias:

Imagem

O cartão da IBIL que recebi em casa (só é necessário se não tivermos rede no telemóvel, e o PCR tiver rede, ou seja, nunca):

Imagem

E estamos um passo mais próximo de conquistarmos a Europa:

Imagem
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
psi20
Proprietário Fluence
Mensagens: 213
Registado: 11 nov 2013, 19:06
Data de fabrico: 07 jan 2016
Capacidade bateria: 35Ah
Localização: Guarda

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por psi20 » 30 abr 2018, 09:30

estou a pensar levar o meu phev para espanha em agosto. tens detlahes da rede ibil que queiras partilhar? segundo li à uns tempos o preço kwh era de loucos...

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 30 abr 2018, 09:51

É de loucos, sim. Mas é para usar. Isto é, para o Outlander não parece que compense... é melhor carregar no IKEA. O preço é na casa dos 0,44€/kWh mas parece que a este absurdo ainda acresce o IVA. E para um PHEV há que ter em conta que tem um mínimo de 5€. E estamos a pagar a energia que o posto gasta, não a que entra no carro (o gráfico está no outro tópico).

Digo "na casa" e digo "parece" porque ainda não tenho a factura. Vá-se lá saber porquê. Há uma secção na App que diz "Facturas", não aparece lá nada. Tenho um movimento no cartão de 10.31€ que podia bem ser isto, mas não estive a verificar detalhadamente. 10.31€ por 16.8kWh úteis (mesmo por 19.1kWh indicados pelo posto)... Ainda vou saber, claro.

Se vais para as Astúrias, pode ser que já hajam os novos postos da EDP nas bombas da AVIA. Depois no país basco há outras coisas... Cá em baixo é que não há nada.

Mas estou satisfeito porque funcionou. Deu. Isso é o mais importante. Não deu para ir a Sanlúcar, mas já deu para qualquer coisita.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
psi20
Proprietário Fluence
Mensagens: 213
Registado: 11 nov 2013, 19:06
Data de fabrico: 07 jan 2016
Capacidade bateria: 35Ah
Localização: Guarda

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por psi20 » 30 abr 2018, 10:06

migle Escreveu:É de loucos, sim. Mas é para usar. Isto é, para o Outlander não parece que compense... é melhor carregar no IKEA. O preço é na casa dos 0,44€/kWh mas parece que a este absurdo ainda acresce o IVA. E para um PHEV há que ter em conta que tem um mínimo de 5€. E estamos a pagar a energia que o posto gasta, não a que entra no carro (o gráfico está no outro tópico).

Digo "na casa" e digo "parece" porque ainda não tenho a factura. Vá-se lá saber porquê. Há uma secção na App que diz "Facturas", não aparece lá nada. Tenho um movimento no cartão de 10.31€ que podia bem ser isto, mas não estive a verificar detalhadamente. 10.31€ por 16.8kWh úteis (mesmo por 19.1kWh indicados pelo posto)... Ainda vou saber, claro.

Se vais para as Astúrias, pode ser que já hajam os novos postos da EDP nas bombas da AVIA. Depois no país basco há outras coisas... Cá em baixo é que não há nada.

Mas estou satisfeito porque funcionou. Deu. Isso é o mais importante. Não deu para ir a Sanlúcar, mas já deu para qualquer coisita.
por acaso o destino são as asturias... essa dica da EDP/AVIA é importante...

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 30 abr 2018, 10:10

Belo destino verde! E que me fica tão fora de mão. Da última vez que lá passei fiz a asneira de falhar o mosteiro de Covadonga. Agora com filhos pequenos, quando é que eu lá passo outra vez!
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por BrunoAlves » 30 abr 2018, 10:12

Bela odisseia. Isso é que é coragem :clap:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 30 abr 2018, 12:14

Eu nas Astúrias estive com um Citroën C1... fui até França... Mas não era eléctrico...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 23 mai 2018, 00:38

IONIQ autopilot crash!

Já não é novo, foi no domingo, 13. A minha mulher bateu de lado contra um rail... em andamento. Ainda bem que foi só isto. Várias razões... ela estava de serviço fora-de-horas, num domingo... farta-se de se deslocar nessas ocasiões, e o cansaço é grande. Depois, eu a mandar-lhe mensagens, ela foi com a mão ao telefone e quando deu por isso tinha batido.

Imagem

Imagem

Foi isto. Não há consequências nas rodas, eixos, pneus, e mecânica em geral.

Mas, como sabe o alexmol, chapa custa caro. Como fiz a revisão em Setúbal, fui ali. Mas os sinistros são centralizados na Caetano Auto. Então, CA por CA, acabei por vir mais perto, ao Montijo, onde sei que serei atendido com mais atenção. Se arranjasse tudo, incluindo o para-choques, teria ficado acima dos 800€. Optei por não arranjar o para-choques, porque é de plástico, não vejo motivo para substituí-lo já, não haverá corrosão, etc.

Mas é um descuido que nos leva aquele dinheirinho que nos fazia tanta falta.

Os pormenores tenho vindo a saber ao longo da semana. Parece que afinal estava o LKAS activo, e o SCC. Não foi numa recta, foi na curva a sair da via-rápida para a rotunda aqui perto. Não é bom sítio para nos fiarmos nesses auxílios.

Puxando mais pormenores, parece que foi mais que jogar a mão. Ela estava mesmo com o telemóvel pousado em cima do volante, garrafa de água, e a responder às minhas mensagens freneticamente. E, tanto quanto ela pensava, estava a tomar atenção à estrada.... Só que não.

Ela já me tinha visto fazer isso, mas em sítios mais regulares, a direito, sem trânsito... É mau, bem sei... Mas estes sistemas parece que estão lá mesmo para que se abuse deles.

Amanhã vou deixar o carro para arranjar.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por BrunoAlves » 23 mai 2018, 01:37

É muito chato :( Que se resolva rápido.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Hyundai”