DB do António Eléctrico, Ioniq

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
RaaR
Mensagens: 178
Registado: 22 abr 2018, 05:42

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por RaaR » 28 ago 2018, 19:58

migle Escreveu:
28 ago 2018, 19:30
(…)
Como é que me instalam um fio de 2,5mm² com uns 20 ou 30m de comprimento e o protegem com um disjuntor de 25A? Estou a ver mal? Vem-me à cabeça que tenho algures um certificado de conformidade da Certiel...

Estou a ficar doente. Assim nem 20A!
(…)
Se for fio de 2,5 mm² convém não carregar a mais de 16 A. Não compensa arriscar ir acima disso, estragar os fios e depois não há corrente para ninguém. Aí teria de vir eletricista e obras no prédio, com correspondentes pedidos de autorização ao condomínio, para passar fios novos.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por VETL » 28 ago 2018, 20:23

Eu faria uma experiência:
Metia sabão líquido de cima para baixo dentro do tubo cinzento e experimentava se o cabo branco se mexia bem. Primeiro puxava para cima e depois para baixo.
Se ele andar para cima e para baixo, 3 condutores independentes também lá passam melhor e é de meter mãos à obra, onde o cabo branco até já pode servir de guia e levar os condutores novos (a puxar de cima para baixo deve ser mais fácil).
Nestas coisas o problema está na falta de consciência de muito pessoal na construção que habitualmente deixa dobras vincadas, quase vincadas ou detritos dentro dos tubos que impedem a circulação dos cabos.
Num caso destes, este cabo branco mesmo com o sabão não se vai mexer e é recomendável não avançar com a aventura.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 28 ago 2018, 21:17

VETL Escreveu:
28 ago 2018, 20:23
Metia sabão líquido de cima para baixo dentro do tubo cinzento e experimentava se o cabo branco se mexia bem.
Supondo que o meu desespero atinge esse ponto... Algumas dúvidas: quanto sabão? Para molhar uns centímetros ou molhar até lá abaixo? Mexer quanto? A intenção é mover o cabo em todo o comprimento? Tipo puxar um centímetro no 3º andar e verificar na cave que subiu um centímetro?

Não é fácil aceder ao tubo no 3º andar. Tenho de desaparafusar muita coisa no quadro. É preciso cortar o geral. Se as imagens neste DB desaparecerem, já sabem porque é.
Acho que vou tentar primeiro com o electricista, ele vai estar nas obras aqui ao pé no final da semana.

Isto é pena, porque acho realmente que, de resto, a casa tem condições para uma wallbox de 32A. No quando principal há cabos bastante grossos mesmo. No disjuntor do quadro parcial da cave entra um cabo bem mais grosso do que o cabo que sai. Talvez os ramais precisem de ser re-equilibrados apenas.

Imagem
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por VETL » 28 ago 2018, 23:26

Se ele se mexer pouco, eu colocava à vontade.
Até já vi colocarem detergente da louça.
Tem que ser algo "escorregadio".
Um ou dois cm, é para começar.
Depois é ir subindo e descendo pouco a pouco, até um metro para cada lado no mínimo, a ver se a operação é viável e se o sabão é necessário ou não, ou se faz algum efeito ou não.
Claro que tem que ter umas guias nas pontas, bem amarradas para não haver surpresas.
Só depois de verificada a viabilidade é que eu partiria para a aventura.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por BrunoAlves » 29 ago 2018, 02:19

Essa instalação... É obrigatório usar disjuntores bipolares na ligação entre quadros.

Em relação à passagem do cabo, é a primeira vez que me lembro de ver cabo e não fio dentro das paredes. Não sei se é permitido mas não me parece boa ideia.

Eu sugeria o que o VETL indica. Muito cuidado a prender algo à ponta do cabo. Se puxares para dentro e esse algo se soltar, ficas sem nada para puxar novamente no sentido contrário.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por jfr2006 » 29 ago 2018, 11:08

Um passo cabos (guia) não passa no espaço que existe? Até podem vir a descobrir caixas de passagem, como foi o meu caso.

Em relação ao que tem dito sobre o aumento de potência dissipada e de energia desperdiçada por calor por se carregar a mais corrente, estão-se a esquecer de um pequeno pormenor: quando se carrega a 30A, o tempo de carregamento é menor (desce para metade), de modo que no total a energia dissipada por calor nos cabos vai acabar por ser menor ;)

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 29 ago 2018, 12:41

Eu tenho uma guia, bem rígida, comprei para ver se punha ethernet noutra tomada, não cheguei a utilizar. Mas tem só 15m e tem rosca na ponta. Devo ter-me esquecido de comprar um acessório.

Leva-me a crer que é caso para procurar outro electricista. Um que não faça só prédios novos e já se tenha confrontado com a necessidade de retirar cabos...

Os fios existentes têm ~2.0mm de diâmetro medidos pela foto, e com paquímetro novo (o outro tinha uma folga brutal) diria que tem na casa dos 2.16mm (é difícil agarrar bem o fio). Não vejo maneira de fazer uma medição que dê os 2.26mm do fio de 4mm², também não tem os 1.78mm do fio de 2.5mm².

Entretanto, o sabão de lavar o chão é bem, bem escorregadio, e mais líquido que o das mãos... Falta tratar de outros afazeres e ganhar coragem.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por mjr » 29 ago 2018, 14:28

jfr2006 Escreveu:
29 ago 2018, 11:08
Em relação ao que tem dito sobre o aumento de potência dissipada e de energia desperdiçada por calor por se carregar a mais corrente, estão-se a esquecer de um pequeno pormenor: quando se carrega a 30A, o tempo de carregamento é menor (desce para metade), de modo que no total a energia dissipada por calor nos cabos vai acabar por ser menor ;)
A potência dissipada varia com o quadrado da corrente, mas a energia dissipada para o mesmo valor carregado varia (quase) linearmente. Por exemplo, se as perdas a 10A forem de 100W, a 20A serão de 400W, mas como a 20A vamos estar metade do tempo (na verdade ligeiramente mais que metade pela queda de tensão), só vamos perder o dobro da energia que a 10A.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por Nonnus » 29 ago 2018, 16:23

migle Escreveu:
29 ago 2018, 12:41
Eu tenho uma guia, bem rígida, comprei para ver se punha ethernet noutra tomada, não cheguei a utilizar. Mas tem só 15m e tem rosca na ponta. Devo ter-me esquecido de comprar um acessório.
Não te esqueceste de comprar nenhum acessório, não viste é que faltava esse acessório porque provavelmente alguém o gamou na loja. :twisted: Esse acessório que falta é uma ponta flexível em metal que ajuda a guia a fazer as curvas que vai encontrando.

Imagem
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 15 set 2018, 01:51

Quase resignado com os 4mm²

Após telefonemas, serviços na Internet, etc, finalmente vieram ontem dois electricistas ver se se conseguia mexer o cabo. Entre os vários que contactei, este não seria a minha primeira opção, tantas foram as "coisas estranhas" que disse (desde "as perdas no fio não se pagam", "fio de 10mm² já não se fabrica, é como o de 4mm²", "em Moscavide tem andares inteiros alimentados por um fio de 1,5mm²")... porém, foi o único que se dispôs a vir. O electricista que fez este prédio deixou de me atender o telefone, apesar de ter dito que me instalava a tomada de 32A mesmo sem mudar o fio, para eu poder usar 20 ou 25A. O electricista de Alcochete não vem, tem muito trabalho, e sabe que esta obra é do outro portanto diz-me para falar com o outro.

Assim que viram o cabo na bainha disseram que não. E que me arriscava a partir o cabo. Mexer uns centímetros, impensável, aquilo vai a puxão. Mas dispuseram-se a enviar-me um orçamento para a tomada, e uma tomada CEE especial, que só tem corrente quando tem uma ficha lá metida.

Eu estava desencorajado quanto a tentar eu próprio, porque o quadro principal da casa estava tão preso com fios que não tinha sequer acesso ao tubo. Seria preciso desligar muita coisa no quadro...
Mas este, supostamente, viria hoje meter-me a tomada. Então, encorajado pela troca de módulos de bateria feita pelo RNM e alguns vídeos na Internet, além de me parecer na garagem que aquilo se mexia com facilidade, e sabendo que se fizesse asneira viria um electricista corrigir, meti mãos à obra.

Desmontei todo o barramento de terra no quadro para conseguir ver alguma coisa.
Despejei meia garrafa de sabão para chão de madeira (muito escorregadio, só tensioactivos aniónicos) por ali abaixo, usando um tubinho que quando eu era miúdo, usando a mesma técnica, servia para dar duches aos cliques (hoje playmobil).

Eu diria que em cima, aquilo não mexe absolutamente nada. Fiz alguma força, não muita, com os meus bracinhos de menina, mas com intenção também de não estragar o cabo.

Meti uma sonda por baixo. A sonda fez umas duas ou três curvas e parou, apenas 4m metidos, e não voltou molhada do sabão. Meti uma sonda por cima: primeiro desce quase um andar, depois faz dois ângulos para se desviar do quadro do vizinho de baixo, e depois continua até ao chão da cave, e um pouco depois. Meti uns 12-13m, mas aí deixei de conseguir mais. Tenho a sensação de que existe na garagem uma constrição qualquer, talvez atravesse uma parede por um buraco mais fino...

Demorei 2h a conseguir fechar tudo e arrumar, e o caso está praticamente arrumado. O cabo não sai, pelo menos não sai para cima, para baixo é perigoso porque tem pouca folga. Resta a sugestão de meter mais dois fios. Acontece que o tubo é de 20mm, supostamente dá para 4 fios de 4, mas aqui são 5 fios e 3 estão numa bainha. Porém, se a sonda passar, então passam os fios também (acho eu).

Como isso envolve apenas o quadro da cave, ainda vou tentar melhor amanhã.

De resto, o electricista não veio e só ao final da tarde me deu um orçamento de 155+IVA com tomada de 32A normal, IP44, e 235+IVA com a tal tomada especial, que não tem corrente quando não tem ficha.... A tomada seria metida quase sem buracos, tenho uma tomada Schuko na arrecadação, e a 32A ficaria no mesmo sítio mas virada para fora, para a garagem. E já só dá no fim da próxima semana.

Está-me cá a parecer que eu mesmo fazia o trabalho... Tenho aqui mais do que uma loja boas de material eléctrico (tenho a certeza que teria fio de 4 também, quando pedi fio de 6 para fazer adaptadores nem pestanejaram). Ao mesmo tempo, custa-me, que o tipo já teve algum trabalho. E também gostava que ficasse bem feito, sem estragar muito a pintura da parede.

Entretanto, com o quadro da cave todo desmontado, o Ioniq teve de carregar ao relento (e posso ficar assim uns dias).
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Hyundai”