DB do António Eléctrico, Ioniq

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 17 jun 2019, 22:10

A opção pelo eléctrico sim. Qual o modelo, tentei não influenciar. Eles chegaram a meter o sinal pelo Leaf e+ Limited Edition, que teria saído por mais 3 mil euros que este... Felizmente, a Nissan não pôde cumprir, porque tinham esgotado as encomendas internacionais do Limited Edition, e a Entreposto em Faro também vende Hyundai...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

leogrova
Mensagens: 106
Registado: 08 out 2018, 19:58
Data de fabrico: 01 set 2018
Capacidade bateria: 28 kwh

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por leogrova » 18 jun 2019, 22:47

Vá lá Migle - conta lá um bocadinho como é conduzir o Kauai!
Eu tenho estado à espera de um test drive há mais de 3 meses!

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 30 jun 2019, 14:41

Nova visita do Kauai para ver os netos

Quer-me parecer que o Ioniq vai começar a fazer menos kms, agora que os avós parecem ter mais vontade de se deslocarem.

Chegou com 37%, isso porque não carregou a 100% (porquê?). Fazem uma gestão tipo carro a gasolina. Atestar? Para quê? Ainda tem gasolina...

São 14:30 e já carregou 14kWh, suficiente para 100km, 20% da bateria. Mais uma horinha e não vão precisar de passar na auto-estrada para usar o PCR.

Não carregou mais porque é domingo, tenho a máquina da roupa na secagem, a máquina da louça a trabalhar, tive AC também...

Desde as 11h que estou a consumir 30A em permanência. Graças ao EVSE inteligente do Apr, sem quaisquer preocupações.

Em breve será preciso rever a instalação eléctrica em Faro para podermos adquirir outro EVSE inteligente.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 30 jun 2019, 14:44

A minha mãe, de 72 anos, está satisfeita, adaptou-se bem ao carro, já vai com ele ao Jumbo. Gosta das partilhas para controlar a regeneração.

A única dificuldade é pôr o carro na garagem onde está a tomada, porque o carro é muito largo.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por rnlcarlov » 30 jun 2019, 16:02

Esclarece-me lá uma dúvida.
Tenho a impressão de ter visto uma foto que puseste algures em que mostrava no teu ioniq a indicação da distância para o ponto de carga mais próximo. Ora o meu não tem nenhuma informação desse tipo e aparece-me sempre "--" nesse campo. Como fizeste?

[edit] uma das fotos que falei está logo na 1ª pagina deste tópico.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 30 jun 2019, 18:31

Pronto. O Kauai saiu daqui com 82% e 360km no GoM (já afectado pelo consumo na viagem para cima). Mais que suficiente para chegar a Faro sem pôr os pés na auto-estrada. Carregou 31,3kWh a uma média de 4,9kW (37 a 82%, 45%). Grande EVSE do Apr!

É inacreditável os avós de hoje em dia. Chegam aqui, gastam-me 3€ de electricidade e fazem a viagem à minha custa. Só visto!

UPDATE: O Kauai chegou a Faro com 32%. Portanto, fez a viagem de Alcochete para Faro pelo IC1, sem auto-estrada, um percurso de 270km usando 50% da bateria. (O condutor não costuma ser particularmente meigo com o acelerador).
Última edição por migle em 01 jul 2019, 09:25, editado 2 vezes no total.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 30 jun 2019, 18:35

rnlcarlov Escreveu:
30 jun 2019, 16:02
Tenho a impressão de ter visto uma foto que puseste algures em que mostrava no teu ioniq a indicação da distância para o ponto de carga mais próximo.
Não te aparecem os PCNs no mapa? Foste às definições? Navegação? Seleccionaste os tipos de tomadas que te interessam?

O mapa tem muito pouco... Só tem aqueles PCLs mesmo dos primórdios. Não sei se tem um PCR sequer.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 03 jul 2019, 20:41

Nova configuração de 3 cadeirinhas

Imagem

Da esquerda para a direita:
  • Chicco i-Size Fold&Go, 100-150cm, fixa no ISOFIX.
  • Trunki BoostApak, grupo 2-3.
  • CasualPlay Beat Fix, grupo 1-2, fixa no ISOFIX.
Agora qualquer um dos dois filhos com mais de quatro anos tem dois assentos possíveis, e assim o banquinho elevatório só é usado quando estão efectivamente 3 filhos no carro. A BoostApak é uma mochila. Deixa mais espaço do que qualquer banquinho elevatório e prende o cinto em baixo e em cima. Agora consigo chegar um pouco mais facilmente aos cintos e é mais fácil tirar a BoostApak quando não vai ser utilizada. A Fold&Go dobra-se e ocupa pouco espaço na bagageira, passou a ser mais fácil transportar adultos no banco de trás numa necessidade. Eventualmente, daqui a dois anos, a Beat Fix pode ser substituída por outra Fold&Go, ficando ainda mais espaço para o lugar do meio.

Um banquinho elevatório oferece menos protecção, por outro lado, o lugar o meio é o mais seguro de todos, e não precisa da protecção lateral.

É o possível. Não podemos ter dois monovolumes.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 11 jul 2019, 23:02

Reclamação para a Mobi.e mas não sobre a Mobi.e

Hoje fui jantar ao fórum Montijo e permiti-me deixar o carro a carregar. Realmente, em casa é mais prático, mas a minha mulher estacionou nos lugares dos híbridos, com os filhos todos, e eu, que vinha directo do trabalho, resolvi usar o lugar de carregamento, logo ao lado, para a poder ajudar.
Ao meu lado, um casal com alguma idade deixava um Kauai a carregar também e também foram jantar.

Voltei passados 45 minutos e estavam os dois cabos no chão, o meu e o do Kauai, e em vez, estava um Zoe a carregar de um dos lugares dos híbridos.

Mesmo tendo os meus próprios meios para carregar o carro em casa, por isso não estava à rasca, fiquei um bocado indignado, porque me pareceu que o dono do Zoe tinha alguma coisa a ver com aquilo, que os dois cabos não foram parar sozinhos ao chão.
Vinha outro Ioniq carregar, veio o outro casal, ficou também admirado, disseram que já durante a tarde lhes tinha acontecido a mesma coisa. Eu, claro, à má fila, fui verificar :evil: se a ficha do Zoe estava trancada no posto, e estava. Então fui-me embora e disse que devia ter havido um problema...

No caminho, ainda chateado de, mesmo apesar da avaria, terem mexido no meu cabo, como se eu tivesse feito alguma coisa mal, ou estivesse a abusar de alguma coisa, lembrei-me que era possível ligar para a Mobi.e e pedir para reiniciar o posto... Então liguei para a MOBI.E a perguntar se isso tinha acontecido.
Não mo puderam dizer, mas confirmaram que eu coloquei o carro a carregar às 19:01 e o carregamento terminou às 19:15.... já agora, o telefonema foi às 19:56, só por aí dá para ver quanto tempo estive eu a abusar do posto...

Confirmaram que tanto a hipótese de uma avaria como de terem reiniciado o posto eram plausíveis e registaram a reclamação, enfim, devem ter registos...

Bolas! Já nem entre VEs há solidariedade!
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1300
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por frankesousa » 11 jul 2019, 23:25

A minha conclusão é que o ser humano é estúpido por natureza, tem sempre de existir leis e regras para os manter na linha.

Neste caso é falta de regras na mobie e de mecanismos nos carregadores para não deixarem isso acontecer.

Reclamação para o OPC e para a Mobie nesse caso será o ideal. Temos de começar a dar forte nas reclamações para ver se esta coisa muda.
Não vai mudar a parvoíce de algumas pessoas
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Responder

Voltar para “Hyundai”