DB do António Eléctrico, Ioniq

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aaasilva
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por aaasilva » 15 set 2018, 09:30

A opção do quadro do condomínio está posta de lado? Pelo relato podes ter um problema sério.

No meu caso nem tive Hipótese: foi mesmo do Quadro do condomínio. Falta só a tarifa Bi-Horária.


Achas que é possível a Tri-Horária ou não vale a pena tentar?
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 15 set 2018, 09:41

Claro que está! Se eu tenho electricidade minha junto ao estacionamento, estar a puxar do condominio, meter-me em despesas e o ter de andar a pagar "manualmente" todos os meses, ler o contador, fazer transferência...

Os 4mm2 ainda servem para alguma coisa. Talvez uns 20A, até 25A se for pouco tempo (caso que também importa, o tal imprevisto).

Eu penso que a tri-horaria só está disponível acima de 20, 7kVA. No meu condomínio, eu telefonei para a marca do elevador, fiz uma tabela, e consegui descer para os 10,35kVA (9A por fase para o elevador, mais um cheirinho). Portanto, tri não é opção.
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por jfr2006 » 15 set 2018, 10:21

Continuo a achar muito estranho não haver um único ponto de passagem entre os vários andares... Se estivesses com mais alguém, quando a guia não passava, podias puxá-la e empurrá-la e a outra pessoa poderia ouvir onde ela estava a bater..poderia ser um ponto de passagem. Foi assim que descobrimos os meus.

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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por noway » 15 set 2018, 10:53

Estou exactamente na mesma situação que tu. Fizeram-me um orçamento de 400€ para trocar um cabo de 4mm2 para 10mm2, que recusei. Nem equacionei o de 6mm2 (300€…) pois se tiver que alterar, só o quero fazer uma vez e com o mínimo de perdas electricas possíveis.

E então? Vou deixar como está? Claro que sim. Comprei o leaf 40kWh que irei receber lá para janeiro. Carrega de 40% até 100% numa noite a 20A. No teu caso a bateria tem menos capacidade pelo que 20A continuos chega e sobra. Deixa a troca do cabo para mais tarde, quando tiveres o segundo VE com mais capacidade. Entretanto vai pedindo orçamentos e pega só naquele que te parecer mais competitivo e competente.
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 15 set 2018, 11:32

Mas a tomada de 32A tenho de meter já. Só tenho uma tomada na arrecadação. Neste momento tem o powerline ethernet e o EVSE ligado através. Nessa configuração, não quero puxar mais de 14A. E tenho uma grande quebra de tensão.

Claro, por a tomada 32 por trás da Schuko é um trabalho quase trivial...
jfr2006 Escreveu:
15 set 2018, 10:21
Se estivesses com mais alguém, quando a guia não passava, podias puxá-la e empurrá-la e a outra pessoa poderia ouvir onde ela estava a bater..
Boa ideia e ainda vai a tempo. Mas eu percorri tudo até lá abaixo... Há umas caixas fechadas à chave suspeitas nos andares, dentro do armário de serviços, mas o estreitamento que encontrei tem de ser na cave.
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 15 set 2018, 11:34

noway Escreveu:
15 set 2018, 10:53
Carrega de 40% até 100% numa noite a 20A.
Queres dizer, a 10A ou 12A. A 20A carrega numa noite dos 0 aos 100. Ou seja, talvez consigas tirar mais um bocadinho dessa instalação com outra tomada.
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por noway » 15 set 2018, 12:36

O leaf 40kWh carrega em 7h a 6.6kWh, incluindo balancing, dos 0 aos 100 (ė mais ou menos isto certo?). Como não quero deixar o carro descarregar abaixo dos 30 ou 40% e só carrega quando a família estiver a dormir (para não ter de aumentar a potência contratada e usar a tarifa em vazio)... tem de carregar em 6 horas com 20A (4.6kW).

Não vou usar ficha no OpenEVSE... a ligação é directa ao disjuntor. Vai funcionar como wallbox.
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 15 set 2018, 18:12

Sim, mas mesmo só 6h a 4,6kW ainda são 27,6kWh, bem 70% da bateria, não é dos 40% aos 100%.
noway Escreveu:
15 set 2018, 10:53
Deixa a troca do cabo para mais tarde, quando tiveres o segundo VE com mais capacidade. Entretanto vai pedindo orçamentos e pega só naquele que te parecer mais competitivo e competente.
Infelizmente, não é o VE a definir qual é o melhor para pôr ali. A casa está feita, portanto é o tamanho do tubo. Se o tubo é de 25mm, não vale a pena pensar em pôr melhor do que 10mm² porque nunca vai caber ali. A única dúvida é meter trifásico ou monofásico, e a sugestão do mfr resolve as duas situações.

No meu caso, o tubo é de 20mm, portanto supostamente só cabem ali 4 condutores de 4mm² ou 2 de 6mm². 3 de 4 ou 5 de 6 está logo acima do limite, portanto talvez com a sugestão do isolamento de silicone... Ou seja, já estou a esticar.

Tens de ver o tubo que tens e meter o máximo de cobre que lá couber. É independente do VE ou de ser um ou dois VEs.
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por noway » 15 set 2018, 19:49

No meu caso vou com calma. Primeiro venha o carro. Depois de o utilizar 1 mês já terei uma ideia melhor sobre se os 20A me chegam.

O carro eléctrico deverá andar 50km todos os dias e só ao fim de semana é que devo esticar a corda. Deverá carregar 2 vezes por semana. Vamos lá ver.

Estive a alterar os quadros eléctricos hoje à tarde (apartamento e garagem). Disjuntor de 25A no apartamento exclusivo para a garagem e na garagem um interruptor diferencial 40A de corrente residual 30mA e um disjuntor de 20A exclusivo para o EVSE.
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 15 set 2018, 23:17

noway Escreveu:
15 set 2018, 19:49
Primeiro venha o carro.
Sim, claro!
Na realidade, para as deslocações planeadas, basta os 10A. Há é situações não planeadas, tipo chegar do trabalho tipo com 30% (carrego de 2 em 2 dias) e ao anoitecer notamos que um dos miúdos está doente e toca a atravessar mais duas vezes a Vasco da Gama para o levar ao atendimento permanente. Ou ter de fazer uma viagem à noite, depois de um dia de trabalho, e querer sair com o máximo de carga.
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