Pois. Isso é que as pessoas que têm carros "normais" não percebem logo. É que um carro "normal" gasta muita gasolina a 120. A 100 gasta menos, etc, mas à medida que a velocidade vai descendo, vai sendo cada vez mais ineficiente, e chega a um ponto que o consumo não desce mais. Porque o motor está a bombar ar quer o carro ande, quer não ande. Eu venho de um híbrido, onde já não é assim. Estes carros são sempre eficientes, portanto se eu gastar menos energia com a resistência do ar, a autonomia vai aumentar.BrunoAlves Escreveu:Eu do que tenho feito, se quiser fazer condução para o consumo é baixar o ponteiro dos 120
Em AE com PCRs pode andar-se sem stress, se for necessário esticar sacrificam-se uns minutos e, a 100km/h, os consumos são muito mais agradáveis
Eu no primeiro troço estiquei muito. 120 era a velocidade base. Fui muitas vezes muito acima disso.
O que há a fazer é, como já faço com o Prius+, ver a informação meteorológica. Se o vento está contra e forte, é melhor ir pela EN. Se não é forte, mas estão 35 graus ou mais, é cortar um bocadinho na velocidade. Se as condições são boas, estão 25 graus e sol pouco forte, não há qualquer dúvida que este percurso se faz todo a 140.
Eu achei estes consumos agradáveis. Os números em abstracto ainda me dizem pouco. O que eu sei é que fiz a viagem à larga sem dificuldade e sem sentir necessidade de restringir a velocidade como sinto no Prius+ (porque não quero prejudicar a média global).
Talvez não seja da próxima vez, e não sei se o poderei fazer com os miúdos no carro, mas entre os desafios ainda a tentar é:
- Fazer a viagem numa só etapa, sem carregar (para poder parar no Canal Caveira). Sei de um percurso especial, onde os testes com híbridos revelaram algumas características... à velocidade que qualquer outro carro usaria.
- Desafio maior: fazer a viagem numa só etapa mas sempre pelo IC1 (reduzindo a velocidade).