DB do António Eléctrico, Ioniq

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 12 out 2017, 23:47

BrunoAlves Escreveu:Eu do que tenho feito, se quiser fazer condução para o consumo é baixar o ponteiro dos 120 :P
Em AE com PCRs pode andar-se sem stress, se for necessário esticar sacrificam-se uns minutos e, a 100km/h, os consumos são muito mais agradáveis ;)
Pois. Isso é que as pessoas que têm carros "normais" não percebem logo. É que um carro "normal" gasta muita gasolina a 120. A 100 gasta menos, etc, mas à medida que a velocidade vai descendo, vai sendo cada vez mais ineficiente, e chega a um ponto que o consumo não desce mais. Porque o motor está a bombar ar quer o carro ande, quer não ande. Eu venho de um híbrido, onde já não é assim. Estes carros são sempre eficientes, portanto se eu gastar menos energia com a resistência do ar, a autonomia vai aumentar.

Eu no primeiro troço estiquei muito. 120 era a velocidade base. Fui muitas vezes muito acima disso.

O que há a fazer é, como já faço com o Prius+, ver a informação meteorológica. Se o vento está contra e forte, é melhor ir pela EN. Se não é forte, mas estão 35 graus ou mais, é cortar um bocadinho na velocidade. Se as condições são boas, estão 25 graus e sol pouco forte, não há qualquer dúvida que este percurso se faz todo a 140.

Eu achei estes consumos agradáveis. Os números em abstracto ainda me dizem pouco. O que eu sei é que fiz a viagem à larga sem dificuldade e sem sentir necessidade de restringir a velocidade como sinto no Prius+ (porque não quero prejudicar a média global).

Talvez não seja da próxima vez, e não sei se o poderei fazer com os miúdos no carro, mas entre os desafios ainda a tentar é:
  • Fazer a viagem numa só etapa, sem carregar (para poder parar no Canal Caveira). Sei de um percurso especial, onde os testes com híbridos revelaram algumas características... à velocidade que qualquer outro carro usaria.
  • Desafio maior: fazer a viagem numa só etapa mas sempre pelo IC1 (reduzindo a velocidade).
Uma limitação que senti desta vez foi ter de parar na área de serviço de Aljustrel... É que não há nada que valha a pena comer!
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

CASM
Proprietário Leaf
Mensagens: 162
Registado: 19 mai 2016, 14:35
Data de fabrico: 30 jun 2016
Capacidade bateria: 81.92
Localização: Chaves

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por CASM » 13 out 2017, 12:44

migle Escreveu:
Erbium Escreveu: Ao ler o tópico fiquei a pensar nisso! Muito bom, eu tenho 2 fedelhos e no Leaf não cabe um 3º seja banco elevatório seja só com uma toalha! :D
Bem, cuidado: aqui também não cabe bem, convém não criar expectativas. Só encontrei uma maneira de caber e não é, ao contrário do que se esperaria e daria jeito, com o banco elevatório no meio. Fiquei um tanto desiludido, porque andei duas semanas com um Hyundai i10 emprestado pelo stand, com 3 lugares atrás, e aí também não cabiam as três cadeiras.... A lógica é que esperava que aqui coubessem.

Não sei se o Leaf fica pior neste aspecto, se melhor, ou se é exactamente o mesmo. Um exemplo de um carro em que talvez caibam é o Fluence ZE. Não é pela largura exterior que se vê, o Prius+ é mais estreito e cabem 3 cadeiras, quase diria quaisquer.

Quando for possível eu tiro uma foto. Não é carro para 3 crianças. Sucede apenas que com estas cadeiras, neste momento, lá consegui.

Eu também tenho três filhos, e quando eles eram pequenos consegui colocar as tres cadeiras, com uma extensão de cinto caseira, pedi um cinto usado numa sucata, e fiz um pequena aumento à femea do cinto original, para assim poder encostar as três cadeiras, era numa passat no leaf nunca experimentei, porque eles já não precisam de cadeira.
2009-Microgeração(fixa) 3,6kw ; A.Q.S -Solar-Termossifão
2010-Microgeração(upgrade) 4.2kw
2014-AQS-Bomba de Calor.
2016- Bicicleta eletrica; VE Nleaf-acenta 30Kw

nbairro
Mensagens: 132
Registado: 09 set 2016, 09:14
Data de fabrico: 01 mar 2012

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por nbairro » 13 out 2017, 15:53

Este IONIQ é de longe o carro mais eficiente que anda por aí!!!

Este carro com uma bateria de 40kW deve conseguir roçar os 300km reais...

Meu i3 em AE a 110km/h parece um bloco tem a eficiência de um bloco de cimento... :?

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por mjr » 13 out 2017, 16:20

Parabéns, e fizeste bem em partilhar aqui o DB do Ioniq.

De facto a enorme vantagem do Ioniq é a eficiência, que se manifesta tanto numa autonomia muito interessante para a capacidade da bateria, mas também num menor tempo de carga para conseguir a mesma autonomia, algo que valorizo muito pois não gosto de esperar (quase sempre só carrego o suficiente para chegar ao destino).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 13 out 2017, 22:57

nbairro Escreveu:Meu i3 em AE a 110km/h parece um bloco tem a eficiência de um bloco de cimento... :?
Pois é. Há uma grande falácia nos consumos anunciados, tanto nos do ciclo europeu, NEDC, como no americano, EPA.

Geralmente, eles aproximam o consumo dos carros com uma fórmula com um termo que depende da aceleração, tempo e do peso, outro que depende das variações de altitude e do peso, outro que depende apenas do peso e da distância (a resistência ao rolamento), e outro que depende da qualidade aerodinâmica e da velocidade ao quadrado.

Os testes NEDC e EPA não incluem variações de altitude e as acelerações são muito baixas, por isso, o peso dos carros não tem quase efeito nos consumos anunciados. Mas na realidade, tem.
Depois, são feitos a velocidades muito baixas, passando apenas por breves segundos por velocidades acima dos 100km/h. A velocidade média do teste europeu é de 33,6km/h e a do EPA é pouco superior. Então a aerodinâmica dos carros tem pouco efeito nos consumos, quando na realidade, tem.

Podíamos pensar que isto afecta todos os carros da mesma maneira, mas não é assim, porque uns são mais aerodinâmicos ou menos pesados. Por exemplo, o Ioniq faria 280km com o ciclo NEDC e o i3 actual faria 300km: o i3 tem maior autonomia. Já com o ciclo EPA o Ioniq faz 200km e o i3 faz 183km: a ordem altera-se, o Ioniq tem maior autonomia. E se a velocidade do teste fosse superior, o Ioniq sairia ainda melhor na comparação.

Depois há uma segunda falácia. Estabeleceu-se como norma dar a autonomia dos carros nesses testes a velocidades citadinas. O problema é que a autonomia só nos preocupa para viagens em estrada, a velocidades no mínimo na casa dos 70-90km/h. Ninguém faz 300km de seguida a 33km/h.

Foi com isto em mente, e lendo artigos que avaliam situações reais, como este do Pedro Lima, que me fui convencendo que este é um carro perfeitamente capaz para muitas viagens planeadas.

A 6 de Setembro, quando saiu a informação sobre o Leaf de 2018, com aerodinâmica pouco melhorada e apenas mais 20% de autonomia no ciclo EPA para uma bateria 40% maior que a do Ioniq, fiquei decidido. Na prática, na estrada ou AE, o novo Leaf não vai ter mais que uns 10% mais de alcance que o Ioniq. Muito menos vai ser uma diferença qualitativa, como seria poder ir de Lisboa ao Algarve sem paragens.

Não me interpretem mal, vai ser um carro excelente em muitos aspectos, e na autonomia vai ser muito bom e melhor que o Ioniq. Já o Leaf actual, mais antigo, tem muita coisa melhor que o Ioniq. Tem o carwings e algumas versões têm a câmara de 360. Mas neste aspecto... não o optimizaram no sentido da melhor aerodinâmica e maior economia.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

nbairro
Mensagens: 132
Registado: 09 set 2016, 09:14
Data de fabrico: 01 mar 2012

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por nbairro » 16 out 2017, 10:45

Estes gráficos feitos por um utilizador do forum mybmwi3 ilustra bem como se comporta um i3.

Imagem

e consigo comprovar que o meu i3 comporta-se exactamente como está no gráfico, a 120km/h é assustador o consumo para a bateria que tenho...60aH bateria original dos primeiros i3
Imagem

i3 é carro de cidade, o ioniq é carro para tudo tanto para cidade como para fazer AE, não me importava nada de trocar o meu por um IONIQ mesmo não tendo acesso remoto ao carro por telemóvel.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 16 out 2017, 12:21

Pois é, uma espécie de carwings faz muita falta. Eu abdiquei conscientemente disso em troca de poder andar com um pouco mais de velocidade. Já me bastava ter de ter cuidado com o Prius+ em AE.

Eu diria que o Ioniq é o carro suburbano perfeito. Podemos guiar à velocidade que quisermos. Dentro das AEs suburbanas, grande Lisboa e arredores, não tem qualquer limitação, podemos ir e vir as vezes que quisermos a qualquer velocidade.

Para viagens, é ainda um carro ligeiramente limitado. Não na velocidade, mas para começar no percurso, porque é obrigatório parar num PCR. E não sabemos qual vai ser o preço de carregar num PCR. Para viagens planeadas dá, mas em geral... só com os 55-60kWh lá chegaremos. Mas também temos de ter em conta que quando sair a versão de 48kWh do Ioniq também vai gastar mais.

A outra consequência é a potência. O novo Leaf vem com 147cv de potência, muito mais que os 120cv do Ioniq, e o Ampera-e também. Mas para quê? Ainda não sabemos a aceleração dos 0 aos 100 do novo Leaf que é a medida real que traduz a utilidade da potência. Aposto que vai ser semelhante à do Ioniq (9.9s).
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por BrunoAlves » 16 out 2017, 12:37

migle Escreveu:Eu diria que o Ioniq é o carro perfeito
Corrigi a frase por ti, muito melhor agora ;)

Em relação aos 60kWh, como já disse várias vezes, discordo em absoluto. Aceito que os 28kWh do ioniq sejam curtos para algumas pessoas menos disponíveis a mudar de hábitos em 3 viagens por ano, mas os 40kWh num carro de passageiros devia ser o máximo admissível como standard.
Depois claro, para profissionais (vendedores, etc) ou para outro tipo de veículos, podem e devem existir outras realidades, com o sobrecusto associado. Não faz qualquer sentido ter autonomia para 500km quando não se fazem mais de 100 por dia!
migle Escreveu:Pois é, uma espécie de carwings faz muita falta.
Sem dúvida. É a grande falha deste carro. O sistema Blue Link existe mas só nos states. Contactei a Hyundai e disseram-me que na Holanda estavam a desenvolver um sistema do género para ser usado na Europa. Acredito vendo ;)
migle Escreveu:A outra consequência é a potência. (...) Mas para quê? Ainda não sabemos a aceleração dos 0 aos 100 do novo Leaf que é a medida real que traduz a utilidade da potência.
Eu pergunto qual é a utilidade do tempo dos 0 aos 100. Até nisso os eléctricos têm de mudar mentalidades, para que raio quer um carro familiar acelerações desmesuradas? O binário do Ioniq (mesmo a do Leaf actual) são mais que suficientes para condução "divertida", para calcar e o carro responder quando for preciso, sem ter de ser capaz de deixar as entranhas do condutor no ponto de partida :( Gostava muito que fosse possível acabar com essa "característica" dos carros (o tempo dos 0 aos 100).
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por Apr » 16 out 2017, 18:44

Já pensam que qualquer VE com uma autonomia de jeito vai ter uma carrada de cavalos? É uma caracteristica e não uma opção como são os CI's. E outra coisa interessante é que não é preciso sacrificar eficiencia por performance, ou seja, qualquer veiculo elétrico muito potente pode gastar muito pouco se for conduzido de forma moderada, novamente ao contrário dos CI's.

Em relação à aceleração dos 0-100 continua a ser importante num carro urbano, para poder dominar a entrada nas rotundas lol

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 18 out 2017, 22:40

Caros, não tinha visto os vossos posts.

Em relação a eu ter dito ligeiramente limitado: não vou dizer a alguém que tem um i3, bom carro, que este é o carro perfeito, sim, troca já, não esperes mais. Não é bem assim, hão de surgir melhores, porventura mais eficientes. E faltam coisas no Ioniq. Não sei quem faz mais de 100km por dia 3 vezes por ano. Tenho 3 filhos e os avós deles moram em Faro e no Entroncamento. Depois, o otorrino que lhes arranjámos para operar, opera em Lagos (anseio pelo PCR). No mês em que cada um foi operado gastei 380€ em gasolina.

Não tem limitações de autonomia para mim que vou para a zona central do Algarve. Se fosse para tantos outros sítios e capitais de distrito, não sei. Para mim, a limitação são os 5 lugares: não transporta avós. E o pouco espaço para as cadeirinhas.

Quanto à potência, o que quis dizer foi que a potência que outros carros têm a mais, acaba por ser consumida pelo peso e aerodinamica. 10s está óptimo. Ou seja, o Leaf novo com 147cv vai ter o mesmo resultado útil: uma aceleração semelhante. E vai ter uma autonomia em velocidade semelhante. Por isso avancei com este.

Eu percebo, Apr, a noção da eficiência e que os EV são eficientes. Mas o Ioniq com bateria de 48 será mais pesado e menos eficiente por isso, ou menos económico se quiseres, como aconteceu com o i3: aumentou a bateria, desceram os e-mpg.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Hyundai”