DB do António Eléctrico, Ioniq

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por BrunoAlves » 25 fev 2019, 23:33

O actuador do meu foi trocado preventivamente numa campanha da Hyundai.
Grande chatice :(
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por jfr2006 » 26 fev 2019, 00:06

Não é por nada, nem por maldade, mas parece-me que o Ioniq não prima pela fiabilidade :(

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 26 fev 2019, 08:51

O meu actuador também foi trocado há um ano. Campanha bem conhecida em toda a Europa. Mas sabes? Logo aí achei que o trinco deixou de transmitir a mesma sensação de trinco perfeito que sentia antes.

Quanto à fiabilidade… É a primeira falha hard. E se bem me recordo, para o VETL, as consequências de tentar carregar em Badajoz em carregadores mal instalados para o EIVE foram piores que para mim.

Tudo somado, continuo a achar que a única coisa anormal no Ioniq é a questão da bateria de 12V. Mas é um problema barato.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 26 fev 2019, 09:02

Mas claro, se o Leaf tiver níveis de fiabilidade superiores, é natural, está cá desde 2011, não 2017... Desde pequenas modificações nas peças para melhorar a fiabilidade até melhor treino do pessoal...

Quando trocaram o actuador em campanha, o meu carro era o único a fazer serviço em Setúbal. Foi o primeiro actuador que trocaram ali.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por Nonnus » 26 fev 2019, 15:24

Correndo o risco de estar a dizer alguma asneira, em Badajoz penso que não foi o carro do VETL que teve problemas. Foi um ZOE.

O carro do VETL até estava agarrado ao PCR e já carregado quando nós lá chegamos (não te lembras?). O meu carregou uma parte num PCN e o restante num PCR e em qualquer um dos dois não se negou a comer electrões espanhóis.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 26 fev 2019, 22:24

Não, já me lembro. Não foi o carro, ele queimou o EVSE.

Hoje tentei outra fórmula. Levei na mesma o carro de substituição para Lisboa, porque a minha mulher precisava que eu chegasse cedo para ela sair.

Em vez de levar o carro até ao meu trabalho, no centro de Lisboa, e pagar o estacionamento, levei até à periferia da zona de serviço da emov. Lembrava-me de ver ali emovs, no meio do nada, não tinha percebido porquê, e agora percebo. É uma zona onde o estacionamento não é pago, mas mal servida de transportes. Deixa-se ali o carro, leva-se o emov até ao centro e não se paga estacionamento.

São apenas 3km, mas é um pouco demais para fazer a pé, acima de tudo, porque se sobem mais de 100m (Penha de França). É como são as nossas três principais cidades…

Foram 2,94€ para lá, autocarros e carros mal estacionados... Mesmo assim, são 3,20€ por cada 4h de estacionamento, e tinha gasto 6,66€ na segunda-feira. Mas principalmente, é o medo do carro ser multado ou rebocado apesar de estar a pagar estacionamento, porque não é possível prolongar o estacionamento além de 4h, e qualquer distração...

Na outra deslocação, ficou em 1,89€. Total 4,83€. Compensou, mas se a peça demora muito vou à falência...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por VETL » 27 fev 2019, 02:47

Podia ter queimado o EVSE mas não queimou.
Se fosse um EVSE normal, era certinho.
Mas o meu é made by RJSC e Apr.
O que queimou foram as proteções.
Quando chegou a casa, depois de ouvidos os mentores e com um simples busca polos, voltou a funcionar normalmente (sem proteção mas em lugar seguro) passados 2 minutos de lhe colocar as unhas.
Agora já tem outra vez as benditas proteções...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 27 fev 2019, 22:30

O que me recorda: O meu precisa de um update de segurança.
Sempre em evolução!
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por Nonnus » 27 fev 2019, 23:11

O meu já tem, quando me desloquei a AG da UVE em Coimbra o Apr fez questão de fazer a alteração.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 28 fev 2019, 11:23

E iupi!!!
O carro está pronto. Telefonaram-me aí pelas 9h30...
No dia previsto, mas na realidade o carro estava pronto ontem ao final do dia, o funcionário da recepção é que teve de sair mais cedo ou lá o que foi e não me telefonaram... :(

Significa que o actuador, o mais próximo que estava em Espanha, foi pedido na segunda-feira e chegou na quarta-feira. Que boa logística da Hyundai Motor Europe!...
Vários +1s...:
  • Apesar do reboque do ACP só ter deixado o carro a 10 minutos do meio dia, e da oficina estar cheia, o carro ainda fez o diagnóstico na segunda feira e a peça foi pedida.
  • A peça chegou muito rapidamente... (haveria uma esquecida nalgum canto?)
  • Foi montada sem demora, isto na Entreposto Lisboa nos Olivais... é óbvio que fora de Lisboa o serviço é sempre melhor. Tiveram a vantagem de ser uma peça que têm prática de montar, porque foi alvo da tal campanha...
Estou muito contente e vou buscar o meu carrinho antes de almoço, vou já entregar o chaço a gasolina que me deram...

Mas sim, tenho de conceder que tenho tido um pouco de azar, mas lá está, os carros eléctricos estão sujeitos a interacções perigosas..
  • O Y-10 1.0 fire, que foi 5 anos da minha mãe, e 10 anos meu, nunca esteve na oficina senão para fazer manutenção planeada.
  • O Citroën C1 1.0, em 12 anos, falhou uma vez, a meio da noite, meio do Alentejo, aos 3 anos, foi a única visita não planeada a uma oficina (arranjado no próprio dia).
  • O Yaris HSD, em 2 anos, zero visitas não planeadas.
  • O Prius+, em 3 anos, teve uma estadia de vários dias para resolver um barulho, relacionado com os travões, que a Toyota não consegue resolver completamente (está melhor...)
  • O Ioniq, em 1.5 anos, 3 visitas não planeadas, 2 estadias, apesar da única avaria mesmo ter sido esta...
Enfim. Há azares, e o meu carro realmente "gets around"... "dá umas voltas"...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Hyundai”