DB do António Eléctrico, Ioniq

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 07 ago 2019, 21:53

Dois relatos curtos sobre o Kauai

O primeiro é simples e foi comigo. Lá levámos outro filho ao nosso otorrino em Lagos. Com o Ioniq, experimentei várias fórmulas: Lisboa-Faro num dia, no seguinte Faro-Lagos-Faro, carregando no PCR de Loulé ou de Lagos (a ida para Lagos é sempre apressada, não dá para fazer 180km acima dos 120km/h), seguido de viagem Faro-Lisboa, carregando em Loulé e Aljustrel, ou então Faro-Lagos-Lisboa, carregando no PCR de Lagos e Aljustrel.

Agora, as consultas são à segunda-feira. Fomos no domingo de Lisboa para Faro. Mas desta vez, deixámos o Ioniq e 2 filhos em Faro, fomos com o Kauai a Lagos. Assim, quando voltássemos teríamos o Ioniq a 100% pronto a fazer a viagem de regresso com o mínimo de incómodo.

Impressões do Kauai: saímos para Lagos com 69% (para quê encher? são só 180km de A22). Só chegámos aos 60% de SoC já perto da saída para a A2!! É brutal! Com o Ioniq, eu ao chegar ao PCR de Loulé já estaria capaz de carregar alguma coisa...
Nesse momento, com 60%, o círculo da autonomia no mapa abarcava simultaneamente Gibraltar e o cabo da Roca. Eu não tenho a certeza que o Kauai a gasolina consiga a mesma autonomia, certamente não em todas as condições.

Andámos com ele sem o mínimo de piedade, acima dos 140km/h contra vento moderado de oeste. Nem me lembro com quanto chegámos a Faro, a autonomia tornou-se completamente irrelevante.
É verdade que passei a concordar com o leogrova. O "handling" do Ioniq é melhor em geral, a não ser que a velocidade seja mesmo muito baixa (rotundas apertadas). E depois, em autoestrada, o Kauai ressalta. Isso não acontece com o Ioniq, nunca me passou pela cabeça no Ioniq "ai, a estrada é toda às ondas, talvez seja melhor baixar dos 150km/h".
Mas o Kauai é um grande VE, ainda bem que demovi o meu pai de outras opções, e acho que foi uma grande compra que não suscita quaisquer dúvidas.

Ponte de Lima - Faro com uma paragem

Os meus pais têm grandes amigos em Ponte de Lima. Uma vez neste fórum, fizemos o exercício de calcular o tempo de viagem num Leaf 40 com rapidgate... Lá fizeram então a viagem pela primeira vez com o Kauai.

Na viagem de regresso, mais uma vez não partiram com 100% (sempre difícil de atingir com baterias tão grandes) mas chegaram sem dificuldade a Coimbra. Onde o meu pai tem uma irmã, que aproveitou para visitar... resultado carregou a 100% em Coimbra (não me perguntem onde, espero que não tenha sido no PCR).

De Coimbra a Faro foi directo, sem paragens, quase sempre por auto-estrada, excepto o troço entre a saída de Ferreira (onde a gente entra para carregar em Aljustrel) e a Via do Infante. Auto-estrada a 110-120km/h e estrada a 100km/h. Via do Infante a 120km/h (pressa de chegar). Chegaram com 7% de SoC.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por frankesousa » 07 ago 2019, 23:53

:shock: Coimbra-faro direto?
Isso são 444km segundo o Google!

Teve de fazer 13kWh/100km ou menos, em auto estrada isso é deveras impressionante :clap: não há dúvida que é eficiente.
Fora Tesla, é mesmo o melhor VE que se pode comprar hoje, bateria grande é sem dúvida a solução
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

leogrova
Mensagens: 106
Registado: 08 out 2018, 19:58
Data de fabrico: 01 set 2018
Capacidade bateria: 28 kwh

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por leogrova » 08 ago 2019, 02:03

Muito bom Migle!

É de facto um grande carro! Conseguisse eu, o Kauai com bancos motorizados e ventilados, por um preço mais distante do TM III, e cometia uma loucura

E digo mais - com a minha rotina de vida, utilizar um PCR, seria um acontecimento raro!

ZEdaCaparica55
Mensagens: 118
Registado: 25 jun 2018, 22:03
Data de fabrico: 01 dez 2016
Capacidade bateria: 57 Ah

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por ZEdaCaparica55 » 08 ago 2019, 10:47

Muito bom!
Com autonomias destas quase que dispensamos os PCRs.
Enquanto não dispomos delas, todos os PCRs não são demais.
Principalmente o de Lagos que é único naquela zona do Algarve.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 08 ago 2019, 20:40

frankesousa Escreveu:
07 ago 2019, 23:53
:shock: Coimbra-faro direto?
Isso são 444km segundo o Google!

Teve de fazer 13kWh/100km ou menos, em auto estrada isso é deveras impressionante :clap:
Tanto quanto sei foram 446km.
E o número que tenho é 14.4kWh/100km. Na realidade, não sei se os 14,4 são no percurso Coimbra-Faro se no percurso total. Se for apenas no percurso Coimbra-Faro, isso apontava para conseguir fazer a bateria render 69kWh, o que me parece um pouco demais, acho que o que dizem é na casa dos 66kWh. Considerando 66kWh daria 13,76kWh/100km para o segundo troço.
Alguma prudência, talvez. Talvez também alguma nortada, isto foi a 21 de Julho.

Acho engraçado, depois de fazer 400km relativamente rápido, um tipo ainda ter à vontade para fazer a Via do Infante a 120km/h e chegar com 7%... Aqueles % rendem muito...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por frankesousa » 08 ago 2019, 21:36

Tirar 66kWh de uma bateria de 64 :think: :think:

Se fosse tirar 60 ou 62 ainda achava normal, mas tirar mais não deve ser fácil.

De qualquer modo isso pouco interessa. O que importa é que o carro foi se Coimbra a Faro direto e ainda chegou com 7% (de uma bateria de 64 por isso ainda é bastante!)
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 08 ago 2019, 21:54

frankesousa Escreveu:
08 ago 2019, 21:36
Tirar 66kWh de uma bateria de 64 :think: :think:
São as contas que têm aparecido por aí, sim, embora eu não siga o tópico com tanta atenção como costumava. Na realidade, quanta energia útil vai render depende da corrente. Acho que a Hyundai dá um valor conservador para não ter reclamações.

Também no Ioniq preciso de 30kWh para encher os 90% disponíveis da bateria de 28kWh.

E são muitos os carros que começam com SoH superior a 100%. Também é engraçado.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por Nonnus » 09 ago 2019, 09:09

Vocês na vossas contas estão a ter em conta a regeneração?

Numa viagem de 446km inevitavelmente existe muita regeneração, ainda mais numa viagem no sentido norte sul. Por exemplo eu lembro-me que na ultima viagem que fiz a Coimbra, no regresso, nas descidas de Fátima o meu Leaf de 30 carregou 3%, sabendo que o Kauai é mais eficiente que um Leaf, mesmo que tenha carregado apenas 1% de uma bateria de 64kWh... isto é só um exemplo, lembro-me que ao chegar ao Algarve existe outra grande descida.

O carro realmente tem 64kWh, mas ao longo do percurso pôs mais uns quantos.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 09 ago 2019, 09:17

Nonnus Escreveu:
09 ago 2019, 09:09
O carro realmente tem 64kWh, mas ao longo do percurso pôs mais uns quantos.
Sim, mas a média que o carro apresenta já tem em conta a regeneração. É a energia descarregada menos a energia carregada na bateria a dividir pela distância.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por Nonnus » 09 ago 2019, 09:47

Faz sentido. Mas o carro na média não te esta a dizer que tiraste 68kWh de uma bateria de 64kWh, esta-te a dizer que para percorrer 100km gastas-te x kWh, queres tenhas uma bateria de 100kWh, quer tenhas uma bateria de 20kWh.

O carro diz-te que com o que gastas-te e o que regeneraste fizeste x aos 100km, mas nestas contas esta lá kWh que ele pôs na bateria, dai não ser os 64kWh.

Não sei se me estou a conseguir explicar, ou estou a perceber mal a coisa. :roll:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Responder

Voltar para “Hyundai”