DB do António Eléctrico, Ioniq

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 07 jul 2018, 08:47

O -TO- foi ontem à revisão, com 30700km. Não há nada de interessante a assinalar, excepto o anedótico.

"Ah, é o Sr. Miguel? A sua próxima revisão era aos 30 mil. O seu carro já está com 30 mil?" "O pessoal da oficina até estava contente por vir outro eléctrico. Eles recebem formação, mas precisam de carros para treinar. Afinal é outra vez o Sr. Miguel..."

Tive o cuidado de deixar o bilhete do estacionamento no Mont-Saint-Michel à vista. É preciso que o pessoal das oficinas comece a ter inveja dos nossos carros. Eles influenciam muita gente.

Não noto absolutamente nada de diferente no carro. Habitualmente, notaria qualquer coisa nos pedais, no travão de mão (este é electrónico). Nada! Só noto cheiro a novo. Trocaram o filtro do habitáculo e deve ter um tratamento. Na Toyota metem um spray anti-fúngico que cheira a desodorizante de ambiente, é horrível. Aqui o próprio filtro deve vir com tratamento, e não há cheiro nenhum particular.

Não me esvaziaram os pneus! Que bom! Esvaziam-me sempre os pneus nas revisões. Neste caso não me dava jeito nenhum, não os ia poder encher.

Quase que se pergunta se fizeram alguma coisa ou não ao carro: não zeraram o aviso de manutenção! Continua a dizer "manutenção em -1000km"...


Emprestaram-me um carro. Tive a sorte de conseguir um i10 a gasolina, de mudanças automáticas. Iam mesmo insistir em voltar a dar-me um i30 a gasóleo. Eu só me sinto bem em carros pequenos. No mostrador vi 19km. "Hum, 19km até à bomba, é melhor abastecer já." Na bomba, 21km, meti 10€ e não saiu dos 21km. Afinal era o odómetro global. Mas com 6,5 litros nem saiu da reserva, nem a indicação de autonomia saiu dos ---. Dei a volta e voltei a meter outros 6,5 litros... Não aguentaria ir de Setúbal à Caparica com três tracinhos no visor, embora teoricamente 6,5 litros fossem suficientes.

Com o i10 fiquei a perceber como funcionam os bancos destes modelos da Hyundai. No i30 só tinha percebido que ficava muito enterrado no banco. O banco é uma cadeira de realizador, apenas, com revestimento, e apoio para a cabeça. Depois de perceber isso, é mais fácil ajustar. É confortável, mas para guiar parece que dá pouca liberdade de movimentos. Claro, os do Ioniq não têm semelhanças, provavelmente os do i40, Santa Fe, etc, também não.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por brunoa » 09 jul 2018, 10:00

Bom dia Migle,

A titulo de pura curiosidade, qual o custo associado a essa revisão?

Se puderes detalhar, qual o custo da mão de obra?

Desde já agradecido,
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 09 jul 2018, 21:06

Não tenho... Tenho plano de manutenção 5 anos / 75 mil km... Espero não ter pagado por ele... tanto quanto eu sei, espremi o preço o possível, melhor só com desconto de frota.

Na Toyota, passaram recentemente a entregar uma factura detalhada, tal como se pagasse. É óbvio que é importante, a pessoa precisa de saber se mudou travões aos x ou aos y.
Aqui ainda não, estaria curioso...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por brunoa » 10 jul 2018, 09:45

Ainda assim obrigado.

Estava apenas a tentar comparar custos, pois todos reclamam que o Ioniq é muito caro. Ok! O preço de venda pode até ser mais elevado, mas e o resto do tempo de vida útil do carro?

Isso porque um bem como um automóvel tem imensas variáveis ao longo da vida que devem ser ponderadas para podermos fazer uma analise mais critica e criteriosa.
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 10 jul 2018, 22:37

Sempre que se fala no Ioniq, fala-se no preço. Não acontece o mesmo com outros. É injusto como falar logo em rapidgate quando se fala no Leaf 40. No entanto, são todos caros. Em particular, o Zoe sem aluguer é quase o mesmo preço.

Acho que tem a ver com expectativas.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por brunoa » 11 jul 2018, 09:55

Migle,

Para te ser sincero já não considero assim tão caros os BEV's.

Sei que não é comparável na generalidade dos pontos, mas tenta ir ao site da Renault e simula a compra de um Clio DCI com o mesmo nível de equipamento que o ZOE, depois adiciona o plano de manutenção, faz o mesmo exercício para o Golf TDI mais equipado mais plano de manutenção e verás que os valores não são assim tão dispares.

Bem sei que não estou a ter em conta incentivos do estado, isenção de IUC, custos com combustíveis/eletricidade, mas logo no ponto de partida a diferença já não é assim tão abismal!.
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por pemifer » 11 jul 2018, 15:08

migle Escreveu:
10 jul 2018, 22:37
Sempre que se fala no Ioniq, fala-se no preço. Não acontece o mesmo com outros. É injusto como falar logo em rapidgate quando se fala no Leaf 40. No entanto, são todos caros. Em particular, o Zoe sem aluguer é quase o mesmo preço.

Acho que tem a ver com expectativas.
O Zoe é caríssimo! Para um carro com tão baixa fiabilidade. Só mesmo o desconhecimento leva as pessoas a optar pelo Zoe.
Antes de comprar o Leaf estudei o que se passava com os elétricos e os Renault pareciam tão atraentes mas rapidamente me apercebi o mau negócio que faria...

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 15 jul 2018, 10:04

Lá vim então para o Algarve num fim de semana complicado, sem mulher, com três filhos. Assim que estava a sair do trabalho, na Vasco da Gama, vi logo no que ia dar. Sexta-feira de Julho significa a A2 cheia com os carros a grande velocidade todos colados uns aos outro, como pilhas numa lanterna.

Mas fui, e já vi sextas-feiras piores. Em Alcácer pareceu-me que haveria alguém a carregar. Cheguei a Aljustrel: uma enorme operação da GNR. Todos os carros desviados para dentro da Área de Serviço. Triagem fina, multados para um lado, todos os outros para o outro. Tive medo de não ter acesso ao PCR. Abrandei, um guarda mais irritado por eu não estar a obedecer às ordens... lá expliquei e consegui chegar perto.

Estava um i3 e um Kia Soul a carregar! Estavam completamente rodeados de carros multados, com as bagageiras abertas, tudo cheio de pinos. Mandaram-me estacionar ao lado da bomba. Dei lá um salto rápido, com os miúdos no carro. O i3 tinha acabado, estava a ensinar o Kia Soul a carregar pela primeira vez em PCR.

Sai o i3 vem logo um guarda dizer para eu estacionar no PCR. Então o Kia Soul nunca tinha feito uma viagem! Curiosamente, ia para a Lagoa de Sto André (Aljustel é mais para sul...). A história é engraçada, e daria um DB concorrido, o Kia não saiu de Lisboa a 100% e veio alegremente pela autoestrada a contar com os 195km de autonomia que tinha habitualmente. Parou em Alcácer, mas estariam 4 carros a carregar! Então, confiante, foi-se embora, parava na próxima, claro. Então parou em Grândola... Apercebeu-se então que não podia contar com os 195km e tomou a decisão acertada de desviar para Aljustrel para carregar em vez de virar para Sines. Só que tinha 40-50km de autonomia, então decidiu fazer esse troço de autoestrada a 50km/h. E conseguiu! Parabéns pela correcção acertada, depois do excesso de confiança inicial!

Fartámo-nos de falar, não conheciam a estrada, tentei aconselhar o caminho e a velocidade (os GNRs diziam para voltar para cima pela A2, mas não sabem como é com um eléctrico). Entretanto, chegou outro carro, um Leaf, também muito prestável. Ensinámos o Kia a instalar o electromaps para se safar na costa alentejana. Demoraram muito tempo a carregar, deviam estar perto de 0 e carregaram até o carro parar.

Vários GNR quiseram saber pormenores. Quanto tempo ia carregar, a autonomia.... Onde ia carregar a seguir... "Daqui já só paro em Faro", "Faro?"... despertou o interesse habitual.

Demorámos algum tempo, mas acabei por identificar o Leaf como sendo o brunoa! O brunoa a fazer a sua primeira viagem para o Algarve num Leaf de 24 com duas barras a menos. Ainda não sei se foi bem sucedido.... ainda não temos o DB dele actualizado.

Como fazer o regresso?

Então sou obrigado a dar a todos (pemifer) o braço a torcer. Os PCRs para o Algarve, nesta época, estão ocupados realmente. Pensei que sexta-feira à noite, por ser à noite, me safasse...

Domingo de manhã, concerteza que me safava. Acontece que a minha mulher não nos quer de volta tão cedo, só lá para a noite... Domingo ao fim do dia, para regressar, tem de ser péssimo. Com 3 miúdos, que hei de fazer?

Eu estou habituado ao problema de fugir ao trânsito. Vou pelo IC1, que tem menos trânsito, e no pico do Verão, num fim de semana, muitas vezes vou pela serra para evitar totalmente o trânsito.

É bastante claro que consigo evitar Aljustrel e carregar apenas em Alcácer, desde que vá abaixo dos 100km/h. Porém, isso não me evita nada... a área de serviço de Alcácer é das mais concorridas, e apanha quem vem do Algarve e da costa alentejana também.

Estou então a equacionar a possibilidade de vir a 70-80km/h e não carregar de todo. Mas isso significa mais de 4h de viagem. 4h de viagem é o mesmo que ir pela A2 e esperar 1h para carregar. A diferença é que num caso é a andar, no outro é estar parado 1h30 com os miúdos eventualmente a querer sair do carro...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

ZEdaCaparica55
Mensagens: 118
Registado: 25 jun 2018, 22:03
Data de fabrico: 01 dez 2016
Capacidade bateria: 57 Ah

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por ZEdaCaparica55 » 15 jul 2018, 12:18

Felizmente nunca encontrei qualquer VE a carregar em Aljustrel nem em Alcácer, mas eu evito as deslocações ao fim de semana.
Em plena época de férias, sexta feira de Julho, é outro cenário, o "corredor sul" deixa de ser suficiente, tal como está.
Se existisse PCR em Grândola, o Kia Soul teria tido a vida mais facilitada. Mas mesmo que existisse em Grândola, continuava a justificar-se a instalação de outro em Almodôvar para todos aqueles que querem ir para a zona do Barlavento (Lagos pode ser longe demais e não está operacional).
Para o regresso, eu não arriscava uma directa de Loulé até ao destino, mesmo partindo a 100 %. 240 Kms é demais para uma tirada, apesar de poder ser pelo IC1.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 15 jul 2018, 15:24

Sim, isso é outra hipótese, parar em Loulé. Talvez vá normal, parando em Aljustrel. Tem parque infantil, pode ser que havendo vários eléctricos à espera me dêem uma mãozinha sem roubar a vez.

Se não, será uma espécie de ENVE improvisado.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Hyundai”