DB do António Eléctrico, Ioniq

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por BrunoAlves » 15 fev 2018, 19:16

São as médias que tenho feito em viagem. Estou curioso como vai ser quando o tempo aquecer, mas por agora as minhas autonomias andam muito longe daquilo que normalmente se anuncia para o ioniq.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 15 fev 2018, 19:57

Essa discussão está algures noutro tópico. Não há documentos provisórios. Há um papel carimbado pelo stand, que convém ser acompanhado da DAV.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 15 fev 2018, 20:09

BrunoAlves Escreveu:...muito longe daquilo que normalmente se anuncia para o ioniq.
Um bocadinho. São velocidades altas.

Nenhum comentário em relação ao screenshot do PCR??
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por Fil » 16 fev 2018, 01:36

Este DB está cada vez mais interessante e com informações bastante úteis. De realçar também que o migle domina completamente a máquina. Continuação de boas viagens a bordo de um dos melhores VE's da actualidade.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por BrunoAlves » 16 fev 2018, 10:17

migle Escreveu:Nenhum comentário em relação ao screenshot do PCR??
Como dizia o sábio Fernando Rocha:
"Tu pra quem não tem asas, abusas de caraças" :mrgreen:

Ou seja, tartaruga na auto-estrada, deve ser bem desagradável, não?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por rnlcarlov » 16 fev 2018, 12:17

Quem se lembrou de colocar o limite de velocidade nas auto-estradas a 120km/h era um visionário que já sonhava com os VEs. Quem vai além disso... :mrgreen:

Alcácer-Aljustrel é desfavorável a nível de altitude. Eu tenho sempre de ir mais devagar no sentido Sul que no sentido Norte, excepto se houver muito vento.

Em relação à ir pelas nacionais, o que tenho visto é que se perde mais tempo e as médias não são assim muito famosas. Se tenho médias mais baixas é simplesmente por a velocidade média ser mais baixa. Nunca atravessei a serra Algarvia por nacionais, mas das minhas jornadas Aveiras-Pombal e Alcácer-Évora por nacionais foi isso que observei.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 16 fev 2018, 12:54

Fil Escreveu:De realçar também que o migle domina completamente a máquina.
Agradeço, mas deixo a ressalva de que eu não tinha planeado chegar ao PCR com 1%...
BrunoAlves Escreveu:Ou seja, tartaruga na auto-estrada, deve ser bem desagradável, não?
Bota desagradável nisso! Só não foi pior porque a descida foi repentina:
  • Ah, parece que não vou chegar sem ver o aviso dos 13%
  • já a 80km/h, Bem, tenho SoC para chegar lá sem ver a tartaruga
  • Entrou a tartaruga, mas só faltam 3km não deve haver problema, e o CC está a manter os 80km/h
Nos últimos metros, meti o carro na berma e fui a 50.
Mas isto não devia ter acontecido.
Depois de reduzir para os 80km/h, os 2km/% deviam estar garantidos.
rnlcarlov Escreveu:Alcácer-Aljustrel é desfavorável a nível de altitude.
É verdade. A própria vila de Aljustrel fica já nos 200m e depois é sempre a subir até ao Algarve. Por isso, as próprias saídas do PCR de Aljustrel para a A2 são um pouco assustadoras, aparecem médias de 22kWh/100km no Ioniq até começar a descer a serra (onde recupera rapidamente para os 16-17).

Mas não dá, as contas não batem certo. Ele indicava uma média de 16-17 (desde o último carregamento). Mesmo que eu, por engano, tivesse reiniciado a média, isso teria levado a uma indicação de média mais alta (com a subida para Aljustrel) até porque o SoC estava a descer mais rapidamente.
  • Em Aljustrel, indicava-me 16,5kWh/100km e 136,7km. Isso teria dado 22,56kWh ou 81% da capacidade da bateria. Se eu saí com 92%, deveriam sobrar 11%.
  • Antes disso, de Lisboa para casa, indicou-me 10,7kWh/100km e 36km. Isso teria dado 3,85kWh ou 14% da capacidade. Porém ele indicava-me 90% (a hora da foto não permite dúvidas que estas indicações foram simultâneas). Para que eu tivesse gasto apenas 10% a fazer 36km, teria que ter feito uma média de 7,8kWh/100km. Convenhamos! Na Vasco da Gama...
As médias estão certas. O SoC é que não podia estar bem.

Ou seja, eu andei a 130 porque tinha uma estimativa inflaccionada de SoC.
Depois do aviso de bateria baixa o carro foi-se apercebendo que o SoC afinal era mais baixo e os % começaram a desaparecer sem que passassem kms que o justificasse.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por BrunoAlves » 16 fev 2018, 13:01

Eu tenho essa ideia. Não tenho provas (e não faço os teus registos tão pormenorizados, isso era com o Leaf :mrgreen: neste é andar e esquecer) mas a ideia que tenho é que os últimos "porcentos" da bateria duram menos que os restantes. O SOC parece-me cair mais rapidamente no final da bateria. Mas claro, teria de fazer o mesmo percurso nas mesmas condições para poder o poder afirmar com certezas.

Ainda agora no Domingo que fui a Lisboa. Devido a um "incidente" que ainda não relatei, tive de ir a 80km/h entre Santarém e Aveiras. O GOM dava-me 48km à saída de Santarém (tinha vindo com CC a 110km/h), fiz os ~~40km a 80km/h e cheguei quase na tartaruga. Nos últimos 10km raismaparta se a autonomia não fugia muito mais depressa!
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Ricardo
Mensagens: 221
Registado: 14 nov 2017, 00:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por Ricardo » 16 fev 2018, 15:22

Como dizia o sábio Fernando Rocha:
"Tu pra quem não tem asas, abusas de caraças" :mrgreen:
Pelo contrário Bruno, se ele tivesse asas é que eu ficava preocupado. Voe com a AirMigle e tenha a viagem da sua vida... :cry:

cacoila
Mensagens: 264
Registado: 25 mai 2017, 11:07
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por cacoila » 16 fev 2018, 16:50

Hehe grande relato. Eu tive uma aventura parecida mas em sentido contrário, de Portimão a Aljustrel, mas como saí em Aljustrel e fui ao PCR já por fora da AE só vi a tartaruga já fora da AE, mas não me ficaram boas recordações do animal... :lol:

Quanto ao trajecto por Messines, é o que costumo fazer, mas entro logo na A2 em Messines e não em Ourique, não conheço a estrada por aí e tenho ideia de o declive ser mais acentuado do que a A2, ora se na A2 já me vejo aflito não quero arriscar com maior declive. Ou estarei errado? Uma coisa que noto é que a média até Messines nunca é famosa, já cheguei a baixa-la depois de entrar na A2 mantendo-me a 90Km/h (foi essa experiência que me tramou nesta ultima viajem, pois estava a contar com isso mas não aconteceu)

Responder

Voltar para “Hyundai”