DB do António Eléctrico, Ioniq

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por mjr » 17 fev 2018, 16:17

Está mais que visto que a instrumentação dos VEs geralmente não é de confiar para SOCs baixos. O Leaf, desde que as células estejam bem equilibradas, costuma ser muito pessimista na energia restante no pack. Parece que no Ioniq e no i3 é ao contrário.

É fundamental ter um conhecimento profundo do pack e ter acesso às tensões das células para se poder usar com confiança os últimos 5-10% da bateria com confiança. É que depois do joelho acontece tudo muito depressa, e se o carro estima mal a posição do joelho ou por erros acumulados na contagem de carga ou por um modelo errado da tensão das células vs SOC vs temperatura vs degradação, podem acontecer situações destas.

Ainda hoje deixei a minha mulher fazer 8km com o meu Leaf, saindo com o aviso de bateria muito fraca (-- no mostrador de autonomia restante) porque sabia que dava com alguma folga. Só com muita confiança nos dados das tensões das células é que se arrisca um casamento assim :mrgreen:
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por BrunoAlves » 17 fev 2018, 16:23

O problema no ioniq é que, tanto quanto se sabe, o carro desliga-se quando o SOC mostrado é 0%. Claro que para já ainda não há relação com tensões, mas não sei sequer se isso é relevante para o carro parar...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por mjr » 17 fev 2018, 16:49

Para ele corrigir o SOC quando a tensão começa a cair mais rápido que o esperado seria de esperar que o trigger para desligar o pack seja feito por tensão, ainda que o SOC esteja sempre a zero nesse caso visto que o SOC depende da tensão das células nessa zona da curva de descarga da bateria.

Não faz qualquer sentido desligar o pack de acordo com o SOC calculado por contagem de carga como os clones fazem. O único limite de segurança e de durabilidade que existe é o da tensão da célula mais fraca.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 18 fev 2018, 09:25

"O da tensão da célula mais fraca"... Será que também houve um desvio grande entre as células? Antes desta viagem eu tinha andado a fazer muitos carregamentos parciais. Carreguei a 100% na noite anterior excepcionalmente, para ter o máximo de carga para a viagem. Antes disso, foram 5 dias sempre a carregar parcialmente (para manter o SoC médio baixo...)

Depois, se o método fôr apenas tensão, julgo que será muito sensível a mudanças de temperatura, não? Para quem lê superficialmente a Wikipedia. Se combinar temperatura e tensão, sabe-se lá...

O outro lado é que se eu tivesse ido pela contagem de carga (que se reflecte no mostrador na média indicada com a distância percorrida, que são certamente calculados a partir dos PIDs CEC e CED, Cumulative Energy Charged e Cumulative Energy Discharged), tinha previsto facilmente o que ia acontecer. Esses contadores deram resultados fiáveis.

De hoje em diante, é o que farei. Vou sempre ponderar o SoC que vejo com uma continha dos kWh consumidos.

Mais uma vez, o acessório que mais falta no Infotainment dos EV é uma bela duma calculadora, científica, com várias memórias, funções trigonométricas, etc.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 18 fev 2018, 09:40

cacoila Escreveu:e fui ao PCR já por fora da AE só vi a tartaruga já fora da AE
Hã? Como é isso? Foste ao PCR por fora da AE? Isso dá para fazer?
cacoila Escreveu:Quanto ao trajecto por Messines, é o que costumo fazer, mas entro logo na A2 em Messines e não em Ourique, não conheço a estrada por aí e tenho ideia de o declive ser mais acentuado do que a A2, ora se na A2 já me vejo aflito não quero arriscar com maior declive. Ou estarei errado? Uma coisa que noto é que a média até Messines nunca é famosa, já cheguei a baixa-la depois de entrar na A2 mantendo-me a 90Km/h (foi essa experiência que me tramou nesta ultima viajem, pois estava a contar com isso mas não aconteceu)
Eu ia entrar em Messines, não teria sido mau. Mas eu já fiz o IC2 à vontade centenas de vezes. Apesar da serra, a estrada é boa até Grândola, tem pouco trânsito, e poupa-se na portagem.

Ao contrário, a estrada atinge altitudes menores do que a A2. A A2 chega perto dos 350m de altitude e tem aquelas repetidas subidas e descidas que conhecemos. O IC2 nunca passa dos 300m e apenas por três vezes chega aos 250m. Isso pode-se ver no Green Race.

Se a eficiência do carro fôr aproximadamente a mesma em qualquer regime de potência, então o declive é irrelevante. Gasta-se o mesmo para vencer a altitude quer o faças a 30km/h ou a 100km/h (claro que a 100km/h perdemos mais para a resistência do ar). Basta recordar o termo E=mgh, a velocidade aqui não entra.

O que importa é o quanto se sobe e desce muitas vezes. Por exemplo, na Serra do Caldeirão, em que desde Loulé a Almodôvar se sobe aos 500m e volta a descer aos 250m umas 10 vezes.

PS: Porém, se não custa (€) a A2, faz-se uma viagem muito mais rápida e mais descansada.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

cacoila
Mensagens: 264
Registado: 25 mai 2017, 11:07
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por cacoila » 19 fev 2018, 10:58

migle Escreveu:Hã? Como é isso? Foste ao PCR por fora da AE? Isso dá para fazer?
Sim, dá. Tal como te deixam ir carregar ao outro lado também podes entrar sem sequer vir da AE. No entanto tive o cuidado de lá perguntar antes de o fazer só para confirmar. Eu ia de Portimão para Beja, se fosse pela AE tinha de fazer um desvio de muitas dezenas de Kms para ir a Beja pois só poderia sair já em Grandula Sul e aí ainda faltariam mais 50Km até Beja, no entanto se sair da AE na saída de Aljustrel, faço mais 2 ou 3 Kms pela estrada de acesso à AS e volto pra trás, faço apenas mais esses 6km e estou logo a 40Km de Beja, o que me dá para ir a Beja e voltar ao PCR sem problema nenhum.

Quanto ao trajecto pelo IC2 terei de o experimentar um dia, com o tempo mais ameno para não haver sobressaltos.
mjr Escreveu:Ainda hoje deixei a minha mulher fazer 8km com o meu Leaf, saindo com o aviso de bateria muito fraca (-- no mostrador de autonomia restante) porque sabia que dava com alguma folga. Só com muita confiança nos dados das tensões das células é que se arrisca um casamento assim :mrgreen:
E ela saiu de casa assim? A minha não saia mesmo. Mas isso é mesmo arriscar um casamento... :lol: :lol:

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 23 fev 2018, 13:13

Range Anxiety? =Diesel Anxiety

Deixei ontem o Ioniq para fazer a revisão dos 15 mil. Fui a Setúbal. Queria que o bug do carro perder as configurações fosse resolvido com a actualização de software de que se fala no fórum alemão. Queria portanto ter a atenção do responsável da oficina, coisa que, na minha experiência, geralmente não se obtém em Lisboa. É demasiada confusão.

Levei uma impressão do fórum alemão, onde se via a versão de software com o problema corrigido. Informação num fórum de utilizadores alemão é uma coisa palpável, mais oficial do que informação dada pela própria marca.

Tive toda a atenção do responsável. Esteve em contacto com a Hyundai. Mas ninguém sabe da existência daquela versão de software.

Junto com a revisão, o meu carro ia ser alvo de uma "campanha de serviço": substituição do actuador na porta de carregamento. Ia mas não foi. A peça só chegou a meio da tarde. A actualização de software também era complicado, porque o download demorava muito tempo.

Fica a pergunta: para que raio é que marcamos uma ida à oficina com antecedência?

Emprestaram-me um diesel. Depois de vencidas todas as dificuldades, reparo que estavam três tracinhos junto a um símbolo de uma bomba de gasolina. É o GoM do diesel. Deram-me um carro cuja indicação de autonomia estava abaixo de 1km e eu descobri isso pouco antes de iniciar a subida para Palmela.

Talking about range anxiety? Meti-lhe 7€ de gasóleo. No Ioniq, dava e sobrava para ir ao Algarve. Aqui, com os 5,7l/100km que indicava o trip A, daria para 100km, mas ele foi generoso e indicou-me quase 160km.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 23 fev 2018, 13:15

O Último dos Autocolantes?

A minha mulher voltou a encontrar um autocolante de protecção. Isto foi uma semana depois de eu me apercebido que havia uma película de plástico a descolar-se da luz traseira do travão.

Com quase 5 meses, 15 mil kms percorridos e até já tenho o DUA... Terá este sido o último dos autocolantes?

Imagem
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 23 fev 2018, 17:01

Eis um screenshot do Google Maps, com o terreno activado, que mostra porque é que o IC1 é o caminho mais poupado para o Algarve.

Entre São Marcos e Messines, o IC1 toma uma espécie de vale, ou o hiato entre a Serra de Monchique e a Serra do Caldeirão. No fundo, são apenas 15km de serra muito ligeira entre Santana e São Marcos. De São Marcos a Messines já se anda muito bem, como sabem as pessoas que usam essa estrada há muitos anos, vêm-se carros a circular bem acima dos 120.

A A2 vai um pouco mais para dentro, atravessa já na Serra do Caldeirão, e por isso são mais kms de serra, e atinge um pouco mais de altitude, os 350m.

Imagem
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 24 fev 2018, 10:02

Pronto, fui buscar o carro à oficina e foi feito:

- Revisão dos 15 mil. Não sei quanto custou, porque tenho o plano 5Y75 (não o adquiri, como é óbvio, é oferecido). Pela ordem de reparação, diria uns 36,27€+IVA? (não sei se é IVA incluído)

- Acção de serviço 70C095, ver tópico próprio.

- Por causa da amnésia foi-me feita uma reprogramação de uma ECU. Vamos ver se resultou. Os próximos dias o dirão.

Para já, ao carregar um pouco o carro enquanto os meus filhos dormiam, reparei que não me deixava introduzir a hora de carregamento ou qualquer outro setting enquanto carregava. Dizia "Tente outra vez mais tarde".

Quando cheguei a casa, configurei tudo, e agora dizia "Gravado." Fiz questão de configurar o settings com que o Ioniq tem mais dificuldade: climatização em ECO em todos os modos de condução.

Vamos ver do que se lembra ele ainda hoje.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Hyundai”