DB do António Eléctrico, Ioniq

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 21 set 2018, 10:08

migle Escreveu:
21 set 2018, 10:01
pemifer Escreveu:
21 set 2018, 09:36
Esta é a que tenho. (há mais baratas em plástico)
Não quero barata. Eu quero uma bonita. Própria, com suporte para a ficha Mennekes.
Além disso, isto agora vai ser mais um mês a pensar no suporte. Se há de ser este ou aquele. Se faço os furos mais para a esquerda ou mais para a direita. Buchas de 5 ou de 6...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por ruramos » 21 set 2018, 10:10

AKI e Leroy esquece, caro e nada de jeito! fui a uma loja de especialidade e encontrei mais barato e melhor qualidade, sem dúvida!

PAra arrumares os cabos sugiro igual ao meu, um apoio para as mangueiras é o ideal:

Imagem

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por VETL » 21 set 2018, 10:43

migle Escreveu:
21 set 2018, 09:49
O problema com a tensão à entrada da casa é que inicialmente era 235V. Ou seja, dá ideia que desceu com o meu consumo.
Claro que desce com o teu consumo. É normal. Mas isso, quando medido à entrada não tem a ver com problemas na nossa instalação. Tem a ver com a rede.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por Nonnus » 21 set 2018, 10:50

migle Escreveu:
21 set 2018, 10:01

E não me fales em Aki, que agora a ver material eléctrico no Leroy Merlin fiquei.... Fio não têm nada de jeito. Ali é que não há fio de 4 nem de 10. Tomadas industriais é um plasticozinho feioso, de qualidade duvidosa. No AKI tinha comprado um paquímetro de 2,99€, pareceu que tinha a escala de Vernier ok, afinal aquilo é tudo desengonçado, a escala de Vernier é ilegível, e é impossível fazer uma medição de um fio. Parafusos, já conheço à muito tempo, só têm aqueles, não há mais nada.
Sinceramente, estou quase a impôr-me um bloqueio ao AKI.

Para se comprar bom material, e para ter toda a escolha, é preciso ir a uma loja da especialidade. Acabas por pagar pouco mais e o dinheiro é mais bem gasto.
Nonnus Escreveu:
21 set 2018, 09:39
Actualmente a única coisa que não gosto na minha instalação é o barulho que o disjuntor de 32A faz quando o carro esta a carregar.
Eu também não gostaria. Quanto é que custa um disjuntor? O meu foi 5,35€, da Hager. A tomada foi 4,73€ (preços com IVA e desconto). O alicate foi 19,53€. Tudo material impecável e que não está exposto ao público. Comprado na Tanqueluz, na Jardia.
Nestas lojas tens o ruim e o bom. O ruim tem um preço que a primeira vista parece ser bom negocio, mas quando chegas a casa vês que afinal foi um péssimo negocio. Depois tens o bom, de marcas conceituadas, mas que por norma é mais caro que numa drogaria da tua terra.

Durante algum tempo andei para comprar um alicate de cravar rebites da stanley (https://www.youtube.com/watch?v=Qc08vR0na8U) que tem uma especificidade de rodar a cabeça e fazer vários ângulos, só encontrava nessas lojas, o problema era o preço que eu não estava disposto a pagar. Encontrei o mesmo alicate num mercado a venda por um pessoa que tem uma drogaria e vende nos mercados por menos 10€.

Um paquímetro é uma ferramenta de precisão, custar 2.99€ :snooty: :think: é logo de desconfiar, um paquímetro sem ser digital de boa qualidade custa-te 18€ se for digital já sobe substancialmente, embora o Lidl venda uns a 20€. Por norma as ferramentas do Lidl preço versus qualidade se calhar é do melhor que se encontra. Tenho algumas ferramentas deles e até agora não tenho razão de queixa, excepto um ferro de soldar a estanho que usei apenas 3 vezes e morreu.

Em relação a cabos eléctricos nestas lojas só encontras o que é mais vendável. Eles não tem interesse em ter cabo de 6mm ou 10mm porque isso é muito especifico e eles querem é vender para as massas. As minhas fichas trifasicas 32A por acaso foram todas compradas no bricomarché, foi o único sitio onde encontrei, no AKI nem sequer há, nem de boa nem de má qualidade.

A Tanqueluz... já tinha visto um outdoor que esta aqui ao pé do local onde trabalho e já tinha pensado em visitar.

Em relação ao disjuntor vou ter mesmo que o mudar. A Legrand preço versus qualidade não é das piores, não sei porque raio este disjuntor tem este defeito. Vou tentar encontrar um do mesmo modelo dos outros mas para 32A.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 21 set 2018, 16:10

Nonnus Escreveu:
21 set 2018, 10:50
Um paquímetro é uma ferramenta de precisão, custar 2.99€ :snooty: :think: é logo de desconfiar,
:oops:

A Legrand diz que é uma óptima marca. Mas um disjuntor não é para fazer ruído.

O problema que encontro no AKI é precisamente que ou não tem bom (talvez ferramentas tenha, mas materiais...) ou não tem exactamente o que querias e então levas uma coisa que não é bem, mas é parecida, também dá...

Entretanto, retiras o negócio às lojas especializadas e ficam em risco de desaparecer, como as livrarias quando os supermercados levaram o negócio dos livros escolares e best sellers... Depois se queres encontrar livros bons, não há.

Depois, é como disseste, um alicate desta categoria, que corta o cabo inteiro de 3×6 como manteiga, que me estava a destruir o alicate velho e uma tesoura, não custaria menos no AKI

Imagem
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por BrunoFonseca » 21 set 2018, 17:22

Caso tenham interesse visitem a Castro Electronica. Fica na zona norte do país mas também faz vendas online. Adquiri um adaptador schuko cee 2p+e através do site deles. Acho que ficou por 6€

PMESS79
Mensagens: 328
Registado: 20 mar 2018, 09:37
Data de fabrico: 06 set 2018
Localização: São João de Ver - Santa Maria da Feira

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por PMESS79 » 21 set 2018, 17:34

É muito perto de minha casa o Castro, enorme variedade, mas agora estão a trabalhar muito com material chinês... as vezes enfiam-se uns barretes...
Nissan leaf N-Connecta 40kWh desde 06/09/2018

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 21 set 2018, 22:56

Por causa da queda de tensão ter sido mais alta do que era expectável, troquei todos os fios por fio de 10mm2, excepto o grande que não consigo. Troquei a posição dos disjuntores dos quadros parciais para que o da garagem seja apanhado por shunt.

O BrunoAlves disse que os disjuntores dos quadros parciais deveriam ser duplos. Se fossem, havia uma consequência prática: há um shunt duplo que apanha os diferenciais na saída do corte geral, e apanharia os dois disjuntores também. Como está, a ligação para o segundo fica mais manhosa.

Fico na dúvida se o neutro da garagem está ligado correctamente no quadro principal. Daqui a pouco, com o aquecimento será mais fácil de ver.

Passa-me pela cabeça que exista um bug no meu quadro.

Por essas razões, estou a repetir o teste dos 24A. No quadro da garagem há menos aquecimento, mas a queda de tensão mantém-se nos 8-9V.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por Apr » 22 set 2018, 14:52

migle Escreveu:
21 set 2018, 01:48

Neste momento, está assim, falta comprar um suporte para o cabo:

Imagem
Olhando só para a imagem não se imagina o FILME que foi para instalares essa tomada :D

Está porreiro, falta realmente um suporte para o EVSE e para o cabo.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 24 set 2018, 01:33

Medição da eficiência do carregamento

Tirando proveito do sistema de medição cromo marca Apr, e depois de alguns sobressaltos, eis as primeiras medições. Na sexta-feira tinha feito a aquisição com mais cuidado, porém, não estava a registar a tensão à entrada da casa, o que me impedia de medir bem as perdas no fio.

Temos então:
  • Potência à entrada da casa, dada directamente pelo eNode.
  • Potência fornecida pelo EVSE, dada directamente pelo AprEVSE.
  • Potência fornecida à bateria, dada pela tensão e corrente reportada pelo BMS.
  • Dissipação de calor nos fios, dada pelo produto entre a queda de tensão entre o eNode e o EVSE, e a corrente medida pelo EVSE.
  • Corrente de carregamento indicada pelo EVSE.
  • Potência consumida no restante da casa, a diferença entre a potência à entrada e a fornecida ao carro mais a dissipação de calor nos fios. Nota-se alguma actividade na cozinha antes das 22h e a actividade do frigorífico. Esta linha funciona como a prova real.
Imagem

Mais em detalhe, podemos ver como varia a potência dissipada sob a forma de calor no OBC e no fio.

Imagem

Embora o andamento destas duas curvas de potência tenha um cheiro quadrático, o efeito na energia não é quadrático, mas apenas linear, uma vez que o tempo de carregamento também vai descer linearmente mais ou menos com a corrente fornecida. Por isso, o seu efeito na eficiência (que vai ser igual ao efeito na energia) também não vai ser tão marcado.

Imagem

Como era de esperar, se não fossem as perdas nos fios, a eficiência do carregamento seria maior à medida que nos aproximamos do regime pleno do OBC. Com as perdas nos fios, o máximo da eficiência talvez esteja nos 16 ou 18A, mas o efeito não é assim tão marcado: entre os 14 e os 24A a eficiência está entre os 86 e 87%.

No geral, estou a achar os números bastante baixos. Eu comprei um medidor de energia logo no princípio. Medi muitas vezes a relação entre a potência medida pelo medidor de energia e a potência fornecida à bateria. Com o EVSE de origem, de 12A, a potência à entrada era normalmente de 2,54kW e a fornecida à bateria de 2,3kW, o que dá uma eficiência perto de 91%. Aqui, obtenho 89%. Eu diria que a tensão em geral, está baixa. Será tudo responsabilidade dos instrumentos de medição? Resta medir com os dois ao mesmo tempo....

A resistência total calculada teve um valor médio ascendente ao longo deste carregamento. A olho, dos 300 aos 380mΩ.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Hyundai”