DB do António Eléctrico, Ioniq

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por jfr2006 » 26 set 2018, 11:04

migle Escreveu:
25 set 2018, 00:11

Bem, em tua homenagem, acabo de imprimir os papéis do ChargeBump. Eu uso sempre um cartão pára-sol, portanto é sempre fácil meter alguma coisa no vidro. Da próxima, se for um Ioniq (e apenas nesse caso), dá uma olhada no vidro da frente ou de trás, e se tiver o coiso do ChargeBump, usa....

É que eu já fiquei algumas vezes mais do que os 30 minutos a carregar, e ainda mais frequentemente carrego até bem acima para poder fazer a viagem só com uma paragem sem problemas.
Agradeço a "homenagem", mas pela análise das tuas viagens, não usamos os mesmos PCR, logo poucas vezes nos deveremos encontrar :P

O que mais me chateia não é mesmo usarem mais de 30 minutos...é as pessoas desaparecerem e abandonarem por completo o carro...Até podiam-se ausentar, mas ao menos procurarem estar perto do carro ao fim dos 30 minutos.

Gameiro101
Mensagens: 334
Registado: 13 fev 2017, 20:37
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: 30 KW

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por Gameiro101 » 26 set 2018, 12:24

Nonnus Escreveu:
26 set 2018, 10:05
BrunoAlves Escreveu:
26 set 2018, 00:45
Claro, convém estar junto ao carro para falar com as pessoas ;) (que infelizmente é uma preocupação de poucos, mas lá chegaremos...)
Ontem quando li este DB estive para intervir, mas depois pensei isto é um DB e já discutimos isto tantas vezes que se calhar não vale a pena estar outra vez a dizer o mesmo, mas como continuaram a discussão aqui vai. ;)

Já por várias vezes discutimos a correcta utilização de um PCR e chegamos sempre a conclusão que uns pensam que estando na sua vez devem usar o tempo que quiserem e outros que tal como eu, devemos fazer um uso racional da infraestrutura por ser tão escassa e porque cada vez há mais VE´s.

Eu por norma nunca abandono o carro quando esta num PCR. Quando chego a um PCR se levar a mulher e os miúdos a mulher vai com os miúdos a casa de banho e eu fico junto ao carro, quando ela vem, vou eu. Muitos pensaram que é estupidez, pois não é por abandonar o carro por 5 ou 10 minutos quando vai ficar 20 minutos (é a minha média de tempo a carregar) que vai haver problemas. Se eu quando abasteço um fumarolas não abandono o carro porque motivo devo abandonar o VE! Um PCR não é um local de estacionamento é carregar e andar.


Pensamos todos que com a entrada dos pagamentos isto fica resolvido, mas eu ainda tenho algumas dúvidas. Quando for a pagar se um individuo quiser carregar o carro a 100% nós não podemos chegar ao PCR e carregar na emergência para ligar o nosso carro, pois ele esta a pagar por um serviço, o dinheiro é dele.

Se é o uso correcto a dar a um PCR? Eu penso que não.

Deve haver o meio termo, quando a velocidade de carregamento atinge valores estupidamente baixos é sinal que esta na hora de abandonar o PCR e dar a vez a outros. Como não pensamos todos de maneira igual isto vai ser um eterno problema.

À quantos anos existe lugares de estacionamento para deficientes? Quantas pessoas ainda não respeitam esses lugares passados estes anos todos?
O carregamento de um VE é diferente de um fumarolas, das poucas vezes que carreguei nos pcr (raramente ando com o Leaf), nos primeiros 15 minutos, não tenho problema nenhum em ir a casa de banho comprar uma agua, etc, nem acho problema a isso, o restante tempo já fico mais perto do carro, ou se estiver por exemplo nas mesas do jardim, estou sempre com um olho no burro e outro no cigano, o problema é quando já o carro esta quase carregado ou mesmo já acabou a carga e continua ligado sem o dono a vista, a Tesla resolve bem a questão, 0,50dls/minuto quando o supercharger está a mais de 50% ou 1 dls/minuto, quando está a 100%, quando as pessoas não aprendem a bem, tem de ser a "porrada".

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por BrunoAlves » 26 set 2018, 13:44

Isso é que é sistema. E sim, só na carteira é que lá vai.

Eu também saio de junto do carro nos primeiros minutos do carregamento, não fiz nenhuma promessa :mrgreen:
Xixi, cafezinho, esticar as pernas, etc. depois volto. Normalmente ao fim de 20min estou junto ao carro.
Em Aveiras por exemplo não vou para junto do carro, fico na cafeteria que está ali ao lado e em linha de vista.

Eish grande off-topic que aqui vai :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 26 set 2018, 20:41

É off-topic, sim, mas eu não tenho energia para o on-topic. Hoje é o aniversário do Tó.

Ontem carregou no EVSE do Apr, mas com o meu contador de energia para comparar e a 12A. Hoje está a carregar com o sabonete de origem a 12A, com o contador. Telemóvel a registar OBD. Estou preocupado porque costumava obter eficiência de 90% a 12A e 95% em posto público, e os números estão mais baixos com os aparelhos de medição do Apr.

Nos PCRs estou sempre preocupado que apareça alguém. Às vezes vou espreitar. Outras vezes, estamos com os 3 filhos e não dá. Da última para Faro ultrapassei um Leaf a 20km do PCR (hehe). Resultado, tive de ir ver se ele chegava, mas a minha mulher não leva isso muito a bem... Inútil, era um Leaf 40 e evitou Aljustrel.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por BrunoAlves » 26 set 2018, 22:56

Eu tenho diferença de ~~1,8V entre o medidor da casa e o do evse, com carga mínima na ligação até à garagem (a arca frigorífica é quase irrelevante). Diria que há várias formas de olhar para a tua diferença de valores:
- a primeira e mais provável é que o teu medidor original não meça a tensão, só a corrente, e assuma um valor fixo para a primeira. Isso quer dizer que, se a tensão for mais alta do que ele assume, gastas mais energia efectiva do que ele te indica. Claro, o contrário também é verdade.
- a segunda é que os medidores são chinocas e pode ter algumas tolerâncias. O APR já mediu isto conta a o contador de entrada da EDP e teve uma eficiência a toda a prova, mas sobretudo no caso dos chinocas não se pode tomar o todo por uma parte. Faria falta alguém fazer o teste para contraditório talvez?
- a terceira é que o teu medidor original, além de assumir um valor fixo de tensão, também seja chinoca :mrgreen: :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 27 set 2018, 00:20

É claro que o meu medidor de energia de marca alemã, Brennenstuhl, é chinoca. Outra coisa não seria de esperar. Aliás, comprado no AKI, não é uma ferramenta a sério... Como bom chinoca, mede a tensão (claro) e faz a contagem em euros com tarifa bi-horaria (que não tem de ser igual todos os dias).

Os valores de tensão que dá costumavam ser mais redondos. Mas com o meu multímetro também. Neste momento, o multímetro dá-me 231V enquanto o eNode dá 234.5V. O multímetro tem 30 anos, é CIE e não é feito na China, de modo algum, foi feito em Taiwan. O medidor também dá tensões assim, 231, 232... O eNode dá tensões mais malucas.

Mas também as contas feitas com base nos postos públicos (o de 7.4kW de Alcochete) também me apontavam para 94-95% de eficiência do OBC.
Nonnus Escreveu:
26 set 2018, 10:05
Eu por norma nunca abandono o carro quando esta num PCR. Quando chego a um PCR se levar a mulher e os miúdos a mulher vai com os miúdos a casa de banho e eu fico junto ao carro, quando ela vem, vou eu.
Este post escapou-me. Acho que fazes mal. Devias descansar, sair, esticar as pernas, comer uma boa sandes, tomar um café, comer mais alguma coisa e conversar. O descanso é uma das vantagens de ter um EV. Senão realmente é tempo mal gasto o do carregamento.

Depois, três filhos, da idade dos meus, um adulto não chega para os segurar, muito menos perto da autoestrada. Aliás, basta o meu do meio, com 3 anos, que assim que põe os pés no chão corre. Quando vou sozinho com eles ninguém sai do carro, nem solto nenhum cinto.

O ideal é os PCRs que se vêem desde o café... Também acrescento que com miúdos assim, só a deslocação até ao café demora 5 minutos.

Estou no entanto de acordo que há um tempo máximo para abandonar o carro no PCR. Eu diria no limite os tais 30', assim dificilmente alguém fica mais de 15' à espera sem ser visto, porque há o ir e o voltar, e depois que nos carros que têm uma indicação visível do SoC (leds) a pessoa que fica à espera tem mais ou menos uma ideia do tempo que vai esperar, que é o fundamental.

Acho que é preciso também alguma paciência para esperar.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 27 set 2018, 00:24

Agora que o carro está a carregar, a tensão no eNode foi para os 230.4V mas o multímetro indica 227V numa tomada perto da entrada.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por Apr » 27 set 2018, 18:49

A última versão do eNode já conta energia de import e export e é possivel sincronizar os contadores da EDP com os contadores internos do medidor, para todos os casos existentes (tarifa simples e bi/tri horário). Assim basta ajustar os valores 1x no medidor e ir acompanhando eventuais desvios ao longo do tempo. Quando o firmware estiver disponivel chateio-te, do que tenho aferido o PZEM é até bastante preciso.

Imagem

No caso da foto a instalação tem contador simples e o valor, passado um pouco menos de 100kWh de ter sido inicializado continua a apresentar o valor certo. Uma cena porreira é que é possivel multiplicar o valor em € do kWh para cada periodo e achar o melhor plano tarifário para nossa casa, com base nos nossos consumos reais 8-)

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 27 set 2018, 23:11

E a tensão? A energia é contada integrando o produto da tensão com a corrente?
Eu fiquei com a ideia de que havia um erro sistemático nos medidores de energia com uma argola à volta da fase. Porém, talvez não se aplique aqui, já que este também pode medir a tensão entre a fase e o neutro.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por jfr2006 » 27 set 2018, 23:28

Os Pzem medem a tensão e o consumo real, não o aparente. Diz-me sinceramente que não acreditas que o OBC tenha mesmo uma eficiência de 95%, especialmente a 12A :think:

Responder

Voltar para “Hyundai”