DB do António Eléctrico, Ioniq

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 23 mai 2018, 08:51

Tenho a sensação que depois do update de software, o LKAS anda mais direitinho na estrada.

Aquilo tem dois modos: padrão (só actua quando nos chegamos às linhas, resulta em zig-zag) e activo.

Cheguei a ter a sensação do zig-zag ser maior em activo.

Agora, parece-me razoável. Será que ele estava a ignorar ou esquecer essa configuração também?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por Fil » 23 mai 2018, 13:54

Ninguém se magoou é o mais importante, a chapa volta ao sítio. Nunca é uma visão agradável, mas nada como pensar positivo. Melhor sorte daqui para a frente, até porque quero continuar a ler este db;)

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 23 mai 2018, 13:57

Sim, não quero ter de vender o carro para pagar os estragos...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por Fil » 23 mai 2018, 14:49

O seguro não paga? Ou não têm de danos próprios?

Avatar do Utilizador
NunoLopes
Mensagens: 206
Registado: 20 mar 2018, 23:07
Data de fabrico: 16 jan 2015
Capacidade bateria: 56,90Ah 12 barras
Localização: São Domingos de Rana, Cascais

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por NunoLopes » 23 mai 2018, 15:00

Neste caso é sempre bom ter seguro contra todos, mas tem de se ver com atenção, se o aumento no seguro não vai ser mais que o arranjo a pagar sem meter o seguro contra todos.

Uma pessoa a olhar para isso fica logo desanimada, mas o importante é ninguém se ter magoado.
Nissan Leaf Tekna Preto 01/2015, desde 28/03/2018, 44.000Km

Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 24 mai 2018, 08:43

Claro que tenho um seguro com muitas coberturas. Num carro deste preço!? Se o perdesse estava arrumado. Mas é isso, num caso destes é difícil compensar. Por isso, tenho franquias que são mais altas que este arranjo.

Na minha opinião, um seguro serve para riscos que eu próprio não posso suportar. Riscos que eu possa suportar, não faz sentido pagar a uma seguradora para os suportar por mim. Não é económico.

Se eu tivesse um seguro com franquias de 250€, por exemplo, em primeiro lugar estava a pagar à cabeça mais 100-150€ por ano pelo seguro; depois, ia ainda assim ter de pagar metade deste arranjo; e para terminar, o meu seguro iria subir agora 20%, uma vez que tenho a bonificação máxima, 50%, e passaria a ter 40%, ou seja, no próximo ano iria pagar mais uns 200€ do que vou pagar (a somar aos ~120€ que já tinha pago a mais). Ou seja, pagava o arranjo na mesma.

Ou seja, depois de fazer contas, não estou arrependido de ter contratado um seguro com uma franquia alta (4% do capital seguro).
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 24 mai 2018, 09:06

Eu concordo. Já tenho dito o mesmo. Escrevi isso quando houve aquele acidente do Tesla, o tipo ia a ver um filme. O tipo foi estúpido, mas a tentação está lá. Dá para fazer asneira um momento, deu mais 5 minutos, deu mais 10 minutos, passado um bocado um condutor já "não está nem aí".

Se isto fosse numa aeronave, não seria permitido. Não se pode sequer pôr informação no campo de visão do piloto sem se certificar o sistema que dá essa informação. A comparação é esta: não chega pôr uma etiqueta a dizer "esta informação não é fiável" porque não podemos controlar se o piloto se vai ou não fiar nela.

Se não nos podemos fiar nestes sistemas, então eles servem para quê? Qual é a utilidade? Zero, excepto servir de chamariz para vender alguns carros.

Quanto à autonomia total... Nem quero pensar! Estão a empurrar-nos essa ideia a passos largos, sem haver tecnologia para isso, só para poderem fazer empresas de táxis sem pagar a motoristas. É uma mina para alguns, e nós vamos ter de aguentar.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por Nonnus » 24 mai 2018, 10:03

Na minha opinião os sistemas de auxilio a condução no estado em que estão actualmente serve como disseste apenas para marketing, e de cobaia para o desenvolvimento da tecnologia. Havemos de ter carros autónomo, é inevitável, mas ainda vai levar alguns anos até que sejam fiáveis ao ponto de ir de A a B sem causar danos.

Por exemplo, o sistema no novo Leaf, pelo aquilo que tenho visto, basicamente ainda não serve para nada em concreto (ok, pode servir para evitar uma pequena distracção), mas a ideia que vendem é que o carro já conduz sozinho e que se mantêm na faixa de rodagem, mas o próprio carro avisa se o condutor tirar as mãos do volante porque o sistema ainda não é totalmente seguro. Quem fez o carro (neste caso a Nissan) sabe que o carro ainda pode provocar acidentes em vez dos evitar.

Diria que estamos a meio caminho desta tecnologia.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 24 mai 2018, 10:12

Eu diria que nem isso. Sei lá... não acham que a rugosidade do piso afecta a nossa condução? As ligeiras depressões? O facto de estar muito gretado ou não? Se está ligeiramente coberto com areia, gelo...

E quê? Vão detectar isso? Com que câmaras? 5MP? Não chega... E que chegasse 5-10MP, vão processar dados de 5MP onde?

Parece-me mais que começam a andar com fraca detecção desse tipo de situações e capacidade de reacção e depois ainda vão exigir às câmaras indemnizações pelo estado das estradas, ou seja, ainda vamos pagar os estragos.

E toda a infinidade de coisas que pode acontecer fora da estrada que afectam a nossa condução. 2-3 anos como diz a Tesla, é o tempo de um projecto, isso só seria possível se a tecnologia já estivesse cá agora (lá está, se os sensores e processadores instalados no Model 3 fossem suficientes, coisa que não acredito).
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
NunoLopes
Mensagens: 206
Registado: 20 mar 2018, 23:07
Data de fabrico: 16 jan 2015
Capacidade bateria: 56,90Ah 12 barras
Localização: São Domingos de Rana, Cascais

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por NunoLopes » 24 mai 2018, 10:26

Sei que a Scania em termos de camiões usa uns sensores que baseado em temperaturas e previsões etc, avisa que a estrada pode ter gelo, geada, e trava o camião com o motor, a travagem avançada também não funciona muito bem, visto que passando perto de um carro ele trava a pensar que vamos bater, o avisador de saída de faixa também é assim assim, ainda falta algum tempo para esta tecnologia ficar madura.
Nissan Leaf Tekna Preto 01/2015, desde 28/03/2018, 44.000Km

Imagem

Responder

Voltar para “Hyundai”