DB do António Eléctrico, Ioniq

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 10 dez 2017, 21:36

Ok. Obrigado pela sugestão. Fui pelo KW904 que, pelo tamanho, é uma melhoria em relação ao que eu tinha anteriormente e que parece que não funciona (leio o conta quilómetros, mas mais nada).
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por Fil » 11 dez 2017, 10:31

Antes de mais as melhoras para os meninos.

Excelente relato, demonstra bem as potencialidades deste VE. Não menos relevante é a poupança que tem alcançado, dá gosto. Continue este excelente db, que tanto nos tem informado.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 11 dez 2017, 15:17

Bem, poupança, poupança, eu não diria...

É mais previsibilidade. Em vez de haver um mês em que, de repente, um conjunto de viagens desequilibra o orçamento familiar, com o Ioniq, o orçamento está desequilibrado previsivelmente todos os meses!
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 20 jan 2018, 18:45

Isto está desactualizado!

O Ioniq fez os 10 mil km no dia de Ano Novo, a voltar do Algarve. Eis aqui uma foto dele no pico de Mú que é o segundo mais alto da Serra do Caldeirão (a.k.a. Serra de Mú, a.k.a. Serra do Malhão), aos 578m, e fica no Alentejo, no conselho de Almodôvar.

Imagem

A estrada é a que vem assinalada no Google Maps como "Cidadãos" e é um caminho menos sinuoso que a antiga N2 e mais directo para quem vai para a zona de Loulé. É um bom caminho para fazer de Lisboa ao Algarve parando apenas no PCR de Loulé, já perto do destino (ou sem parar com o Leaf 2.zero).

Os tempos desta viagem não foram dignos de nota, no entanto, porque a minha filhota foi atacada por um vírus com efeitos G.I.

Eis a foto dos 10001 kms:

Imagem

No PCR de Aljustrel, no dia de Ano Novo, havia bicha. Tive de esperar que um Leaf e depois um Tesla carregassem.

Claro que hoje o Ioniq já tem 11500km.
Última edição por migle em 15 ago 2019, 21:24, editado 1 vez no total.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 20 jan 2018, 18:50

Caetano Retail Nunca Mais

No fórum prius-pt também me ando a queixar do stand, a Caetano Energy, uma vez que passados quase 4 meses da compra ainda não tenho o DUA nem os tapetes de borracha que encomendei a 11 de Setembro.

O DUA preocupa-me particularmente. Eu obtive o incentivo do Estado. É importante que eu seja o primeiro proprietário registado (mesmo que não fosse por isso). O registo tem de ser feito por lei até ao máximo de 60 dias depois da data da matrícula (que é 25 de Setembro). Se não tenho o DUA, parece-me um tanto improvável que o carro esteja registado no meu nome.

Não sei qual é a situação. Não tenho respostas esclarecedoras do stand. Enfim... está mau. Mas não vou repetir aqui esta história que não tem interesse andar a repeti-la em dois fóruns.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 20 jan 2018, 18:54

Konnwei kw904

Chegou ontem o novo "coiso OBD2". O meu antigo deixou misteriosamente de funcionar.

Segui a indicação que me deram aqui pelo kw903. Tinha bom aspecto, o fabricante tem página na net e tudo, e acabei por escolher o kw904 mais moderno e mais pequeno que era ao mesmo preço. Ainda hesitei entre este e outro modelo que funcionava por Bluetooth ou WiFi (no mesmo "coiso") mas optei pelo mais moderno, talvez tivesse mais bugs corrigidos, melhor compatibilidade com o ELM327.

Ei-lo aqui ao lado do azul que eu tinha antes (o azul conhecido como o "2.1" porque o comando de versão respondia com versão 2.1).

Imagem

Eu não gosto de dizer mal do que vem da China. Quando alguém diz mal, eu tendo a perguntar se sabe onde é que foi fabricado o seu PC ou o seu Mac. Porém, há que dizer que estes coisos não são de grande qualidade. Mete-se um SoC (System-on-a-Chip) que suporta os vários protocolos físicos e um firmware que deixa muitas dúvidas quanto à existência sequer de uma equipa de engenharia, eventualmente sacado da net e copiado indefinidamente...

É isso que dizem os fabricantes do verdadeiro ELM327 e, se calhar, é verdade. Tenho que dizer que com o outro, eu próprio fiz o software para fazer a aquisição de dados no meu portátil, e é bem verdade que o chip do azul se engasgava sem explicação, não apenas do lado do interface com o carro, mas mesmo na própria comunicação com o PC. Era realmente necessário dar tempo entre pedidos de PIDs... Com todos os cuidados, houve muitas aquisições em que eu fazia uma viagem inteira com o portátil ligado e depois descobria que apenas tinha conseguido gravar uns 5-10' de dados, tendo o "coiso" empancado sem razão aparente (se funcionava durante 5' porque haveria de bloquear a dada altura?).

Quanto a este, primeiro tive algum entusiasmo, se há vários utilizadores do fórum que o usam, pode ser que seja um pouco melhor, e a página do fabricante é toda fixe. Mas logo a seguir também reparei que nesta página, afinal dá a sensação que esta fábrica na China é na realidade uma fábrica de moldes. Fazem esta pecinha de plástico como farão milhares de outras pecinhas de plástico. Neste é preciso meter um chipezinho lá dentro.... Se calhar estou a exagerar.

Claro que podia ter comprado uma versão mais barata do ScanTool, com o autêntico ELM327 lá dentro, por metade do preço, fabricada na Roménia. No entanto, gastar 50€ para usar isto meia dúzia de vezes... Isto não é um hobby a sério para mim.

Dito isto, o Konnwei kw904 é a mesma coisa. Este responde com versão 1.5 ao comando para perguntar a versão. É uma das respostas clássicas de que fala o site do verdadeiro ELM327. A versão 1.5 não existe. A sugestão de ser mais moderno que o 1.4 é enganosa porque não suporta sequer o leque de comandos completo do 1.0. O Torque Pro recomenda não usar a opção de alta velocidade. No CDzinho que vem está um APK antigo do Torque Pro (piratado?).

Vou poder começar a tirar dados acerca da bateria do Ioniq.
Última edição por migle em 15 ago 2019, 21:24, editado 1 vez no total.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 31 jan 2018, 01:00

Caetano Retail de Mal a Pior

Caducou mais uma vez a "Declaração de Características" e continuo sem o DUA. Vou para a terceira, fui mal informado pelo vendedor (há uma frase na declaração que induz a pensar que ela é válida por 90 dias, quando apenas é por 30), na realidade devia estar na quinta. :o

Desta vez disseram-me que me iam enviar por email o comprovativo de que tinha sido feito o averbamento em meu nome. Que valia mais do que a "Declaração de Características", que a dispensava. O que recebi foi isto:

Imagem

Este "comprovativo" que eu poderia mostrar à polícia tem escrito somente "ESTE DOCUMENTO NÃO SERVE COMO COMPROVATIVO. IMPRIMA O DOCUMENTO APÓS CONFIRMAÇÃO DE PAGAMENTO". Acham que a polícia aceita este comprovativo?

Este "comprovativo" do IRN dá mais alguns dados. Mostra que o banco concluiu o contrato no dia 4 de Outubro, mostra que tiveram de pagar todos os emolumentos agravados e mostra também que só foi pedido o registo em meu nome no dia 25 de Janeiro, depois de terem recebido a minha carta registada. Pelos dados que entretanto me enviaram, só ontem foi pago.

Pelo que dizem, devo receber o DUA esta semana ou na próxima. Mais uma vez se confirma, só podemos responsabilizar o IRN por uma espera de 4 ou 5 dias úteis.

Isto apesar de no dia 23 de Dezembro me terem dito que o banco já tinha enviado a documentação havia algum tempo (devem tê-la recebido no princípio de Novembro, após ser debitada a primeira prestação), que já devia ter sido feito o averbamento, devia ter havido algum atraso, que iam averiguar e entrar em contacto comigo.

Total incapacidade.

Caros conforenses: é fácil encontrar na Internet queixas de clientes da Caetano Retail que tiveram de esperar 4 meses e mais pelo DUA como eu. Há muitos concessionários onde comprar os nossos Hyundais, Nissans, Toyotas, etc. Os deste grupo nem sequer são os mais prontos a aplicar os descontos definidos pela marca.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por BrunoAlves » 31 jan 2018, 10:52

Que filme... Mas vá, com jeito a coisa está a caminho do fim.
Se não tens mexido, quando é que isso iria acontecer? Que incompetência :shock:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 31 jan 2018, 11:04

Resta ver como ficou o registo.
Um dia quando vender o carro e disser ao comprador que "fui o único proprietário do carro", "comprei novo", etc, se o registo confirma isso ou se vai parecer o registo de um "carro de serviço"... Não é a mesma coisa...

Eu vendi o meu velho muito bem vendido, as pessoas valorizam isso. E com razão, quando fui à oficina buscar o i10 que me emprestaram, estava lá o Ioniq Electric branco que tinham de serviço na Defensores de Chaves sem para-choques, porque tinham batido com ele.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 09 fev 2018, 16:59

Chegou o DUA!

Imagem

Uma boa notícia. Não estava nada à espera. Afinal não passaram senão 145 dias desde que fui buscar o carro (4 meses e 2 semanas).

Estava hoje de manhã na caixa de correio. Era cedo, penso que chegou ontem. Demorou 6 dias úteis porque sei que só foi pago na terça-feira, 30 de Janeiro. Vem, no entanto, com a data em que foi pedido, 26 de Janeiro.

CASA

Deixo também a informação de que, no dia 18 de Janeiro, enviei também um pedido de informação para o Centro de Arbitragem para o Sector Automóvel. A resposta chegou no dia 31.

Basicamente, recomenda que envie uma carta a estabelecer um prazo para a entrega do DUA, que é o que eu tinha feito.
Caso os meus prazos não tivessem sido atendidos, era como se o carro não me tivesse sido entregue: teria o direito de resolver o contrato por perda de interesse e, naturalmente, de ser indemnizado pelos danos causados.

Abuso Generalizado do Consumidor

Acima de tudo, o que me incomóda não é o atraso acidental que houve comigo.
O que me incomóda são todas as atitudes que eles tomam para se defenderem do consumidor à custa das garantias deste.
Tudo isto é medo do cliente fugir sem pagar.

Esse medo é legítimo e é legítimo que se protejam. O que não é legítimo é, ao proteger-se, impedir que a outra parte tenha as suas garantias também.

Começa com exigirem que pague o carro no dia anterior ao da entrega do carro. Note-se que tenho conta no mesmo banco que eles, era uma transferência dentro do mesmo banco, feita no momento. Porém, só em Gaia têm acesso à conta e precisam de um dia inteiro para ver se o dinheiro lá caiu.

Ora, nada impedia que no dia seguinte eles me dissessem "Ah, afinal houve um problema, já está há um mês à espera mas ainda não é hoje que lhe podemos entregar o carro!". Ou seja, eu também tinha o direito de me proteger contra essa situação, afinal tão frequente, mas eu, ao pagar antes da entrega, perdi as minhas garantias.

Depois, fui buscar o carro no dia 26/9 e o banco pagou-lhes no dia 4/10. Não pode haver mais motivo para adiar o registo. Receberam o dinheiro, têm de entregar o carro, e isso inclui fazer o registo. E esta coisa que eles fazem de ficar à espera dos 60 dias após a data da matrícula não é legítima. Chegam a entregar ao cliente no dia em que vai buscar o carro 3 Declarações de Características pré-datadas para o cliente poder ficar 3 meses à espera do DUA (caso na Caetano Power). E depois dizem que é o IRN que demora. O IRN demora uns diazitos...

Com que direito atrasam eles o registo do carro depois de terem recebido o dinheiro? A razão não sei, pode ser muito bonita, mas não têm direito de o fazer.

Ou seja, o que eu gostava mesmo era que uma entidade com algum poder de pôr ordem nisto o fizesse... A provedoria de justiça? A DECO?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Hyundai”