DB do António Eléctrico, Ioniq

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 30 set 2018, 23:49

Apr Escreveu:
28 set 2018, 21:55
sem a parte da bateria
Aqui também é sem a parte da bateria. É a relação entre a potência a entrar na bateria, tensão DC vezes corrente e a potência medida pelo EVSE. Ou seja, é a potência carregada.

Talvez os tais 95% sejam o número que tenho obtido como relação entre potência descarregada e carregada. Ou seja, a velocidades de estrada/auto-estrada é a eficiência energética da bateria (só me dou ao trabalho de olhar para registos de viagem), ou por outra, os 5% é a potência dissipada sob a forma de calor na bateria (tanto quanto nos é possível aceder via OBD, com o conhecimento ainda incompleto que temos).
Mas ainda não consegui consultar registos!

Então, para poder ter descarregado 12.5kWh, foi preciso carregar 14.3kWh num PCN Mobi.e de 7.4kW ou então, cá em casa, com as perdas que tenho no fio, eficiência máxima de 87%, gastei 15.1kWh de energia da rede, pagando 1.85€.

Olhando novamente para o gráfico, as perdas no fio de 4mm² no carregamento a 24A custam-me qualquer coisa como 0,06€ aos 100km. Em fio de 6mm² custar-me-iam qualquer coisa como 0,04€/100km e 2.4 cêntimos com fio de 10mm². Ou seja, para pagar uma despesa imaginada de 400€ (é preciso desfazer um tecto falso na garagem, voltar a fazê-lo, pintar, trocar o fio, comprar o fio) são precisos mais de 1 milhão de kms. A 32A em princípio são menos kms, mas...

A saúde aos 40

Noutro plano... algumas imagens comemorativas do primeiro aniversário/primeiro quarentemilquilometrário...

Imagem

Eu sou partidário da wallbox, já sabem. Carregamento de emergência em tomadas industriais parece-me coisa de outro tempo... Porém, não sou obrigado a fazer o que digo... Seria estúpido ter um EVSE destes e não tirar partido dele.

Calha bem que as fichas de 32A são mesmo à altura do compartimento mais pequeno sob a bagageira, onde está o kit de reparação de pneus.... Cabem os 4 adaptadores mesmo, mesmo à justa. É preciso ter todas as fichas de 32A viradas para o lado exterior, mais fundo, e ter as de 16A a meio. A ficha Schuko cabe à vontade. Fica ainda naquele espaço o kit de reparação de pneus, primeiros socorros, rede da bagageira e a portinhola do OBD.

Fica assim o mini-porão mais espaçoso ainda completamente livre para levar as fraldas, aspirador, guarda-chuva, Minnie, e quem sabe se um EVSE...

Imagem

Assim estamos em condições de nos aventurar pela remota Extremadura espanhola.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por BrunoAlves » 01 out 2018, 00:14

migle Escreveu:
30 set 2018, 23:49
Assim estamos em condições de nos aventurar pela remota Extremadura espanhola.
:clap: Mais um grande relato a caminho ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 01 out 2018, 08:43

Nada disso. Só me referia ao encontro ibérico (talvez). Não é grande desafio. Mas pronto, será daquelas regiões onde faz sentido ir preparado para tudo...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2968
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por Nonnus » 01 out 2018, 09:57

migle Escreveu:
01 out 2018, 08:43
Nada disso. Só me referia ao encontro ibérico (talvez). Não é grande desafio. Mas pronto, será daquelas regiões onde faz sentido ir preparado para tudo...
Se fores estas a pensar em ir Alcochete - Vendas Novas - Elvas (173km), ou Alcochete - Mora - Elvas (180km).

Se fores por Vendas Novas e quiseres podemos ir juntos. Eu ainda não sei se vou até Arraiolos (casa dos sogros) na sexta e depois abalo de Arraiolos, sempre são menos 50KM no dia sábado, ou se saiu de Vendas Novas. Em qualquer dos casos se vieres por este lado podemos combinar e irmos juntos. ;)
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 01 out 2018, 10:29

Não sei se vou. O facto é que, por ser em Espanha, a minha mulher ficou interessada, e mesmo apesar de haver um aniversário de um colega da minha filha. Se formos, provavelmente vamos pelo norte. Teríamos de ir deixar alguns dos nossos filhos à Barquinha, à avó. Além disso, temos casa em Castelo de Vide (ainda não houve oportunidade de fotografar o Ioniq em Castelo de Vide...).
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por Fil » 01 out 2018, 15:03

Homem prevenido vale por dois :handgestures-thumbupleft:

ZEdaCaparica55
Mensagens: 118
Registado: 25 jun 2018, 22:03
Data de fabrico: 01 dez 2016
Capacidade bateria: 57 Ah

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por ZEdaCaparica55 » 01 out 2018, 19:29

Parabéns ao -TO- pelo seu 1º aniversário!
:clap:
40 k km num ano é obra, quase que não sobra tempo para carregar.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 01 out 2018, 21:11

É tudo uma questão de style... Eu não gostei muito dos outros suportes para cabos que me mostraram. Mas gostei do suporte do plpepapf. Comprei um igual ao AKI.

Imagem

Imagem

Para suporte de mangueira, não há dúvida que é muito estiloso. E não sei se não vi lá um saco da mesma marca... o EVSE bem precisa de um saco para transportar. Eu estive quase para mandar vir o que está na store.openenergymonitor.org... e queria o coldre para a ficha Mennekes na parede (não faz sentido, porque esta ficha tem tampa).

Agora penso que já está muito bom. Falta um suporte para o EVSE, porém, assim também funciona, e não lhe chama tanto a atenção.

No outro dia já pude perguntar "Quem é que quer pôr o carro do pai a carregar?", "Eu! Eu!", saltaram dois filhos do carro a atropelar-se e acabaram por ter de ser com as mãos dos dois ao mesmo tempo...

Já sou obrigado a explicar aos miúdos o que é uma bomba de gasolina... "é onde os carros que não são eléctricos vão comprar gasolina." "a gasolina é um combustível fóssil"...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

plpepapf
Mensagens: 230
Registado: 31 out 2017, 16:38
Data de fabrico: 01 out 2016
Capacidade bateria: 12 barras

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por plpepapf » 02 out 2018, 00:18

Que suporte tao giro :mrgreen:

Excelente comeco para os piquenos ;)

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 02 out 2018, 09:58

Bolas! Tenho o dístico verde da EMEL expirado desde 28 de Setembro. Ontem estive estacionado ilegalmente!

Eu tinha-me lembrado disto a tempo de pedir pela Internet... Assim é melhor ir lá para vir logo com o dístico...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Hyundai”