DB do António Eléctrico, Ioniq

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 16 mar 2019, 09:59

Oh, pá... às outras pessoas não digo nada, cada um sabe de si. Mas eu estou tão satisfeito que comprava outro. E as interacções com a Hyundai, na realidade, aumentaram a minha confiança. Hoje ninguém duvidaria, mas logo no princípio, na primeira ida à oficina, percebia-se que isto dos EVs não é um flirt da Hyundai, é uma relação séria.
O que eu via, a quantidade de oficinas distribuídas pelo país com treino específico para tratar de EVs, em comparação a tudo o que tinha lido em relação à Renault... E a quantidade de oficinas em que a recepção é diferente, mas onde a mesma oficina trata Nissans Leaf e Hyundais (Caetano x, Entreposto)...

Porém, a resposta à questão da bateria de 12V não é totalmente satisfatória. A bateria, se for posta no testador, passa os testes. Porém, é inegável pelos meus registos que ela passa hoje em dia muito mais tempo a carregar do que era hábito.

No outro dia, cheguei com SoC baixo, e fiz o meu primeiro teste de tomada de 0 a 100%.
  • Queria seguir a ideia básica que li do mjr, aos 2% usar o AC para gastar o resto da bateria, porém...
  • ... havia o problema indicado pelo BrunoAlves, que dos 2% para baixo o carro desliga o AC para não gastar bateria. Bem, iria esperar o tempo necessário.
  • ... ao chegar à garagem, liguei o cabo do EVSE, mas em disabled. Reparei que o AC do carro não desligou aos 2%. Seria ainda mais abaixo?
  • Por alguma razão, raciocínio à pressa para ir fazer o jantar, acabei por deixar o cabo do EVSE desligado, e aí sim, desligou o AC. Então parece que se a ficha do EVSE estiver ligada, o AC continua ligado mesmo em SoC baixo, isto pode ser uma dica para futuros testes.
  • Quando voltei, esperava ainda encontrar o carro ligado, mas não estava. O telemóvel indicava -0.5% de SoC.
  • O carro estava bastante morto, não totalmente, mas parece-me que a bateria de 12V não estava bem.
  • Fui obrigado a puxar o veio para abrir a porta de carga mas mesmo assim não começou a carregar. (pressão arterial sobe, adrenalina)
  • Liguei imediatamente o booster, entrei no carro e meti-o em ON. Ele ligou mas disse que tinha de desligar por falta de bateria, ok...
  • Começou a carregar...
Ora bem, eu acho que o carro, apesar de estar em 0% de SoC, não desligou por causa da bateria de tracção. Desligou meio marado por causa da bateria de 12V. A tensão mínima das células estava nos 3.12V, e eu acho que o carro desliga é aos 3.00V.

Ou seja, tanto trabalho para fazer um teste de tomada, e acaba por ser estragado pela bateria de 12V. É a sensação que tenho. Infelizmente, já passou mais de uma semana e ainda não pude fazer os gráficos. Passa-me pela cabeça comprar uma bateria (bolas, uma bateria destas é barata) para ver se o comportamento do carro fica melhor, que se lixe se sai do meu bolso...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

marcopns
Proprietário Leaf
Mensagens: 449
Registado: 06 mar 2012, 20:04
Data de fabrico: 29 set 2014
Capacidade bateria: 55ah
Localização: Vagos

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por marcopns » 16 mar 2019, 11:37

Entre 3,1V e 3V há pouquíssima energia. É irrelevante.
Qual foi o resultado da tomada e potência de carga?
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 17 mar 2019, 09:38

Do ponto de vista da energia, talvez seja irrelevante. Foi tudo monitorizado por OBD-II e pelo EVSE do Apr, portanto vão haver dados para mostrar. Mas agora estou no Algarve, e o EVSE não está na minha rede sem fios. O contador interno do carro mediu 27,9kWh já em DC, sem contar com o OBC. Isto foi com o EVSE a 16A.

Também tenho um carregamento num posto de 32A de 2 a 100% para comparar com outro feito em Março do ano passado no mesmo posto. Vai ser possível comparar a tensão total do pack ao longo de todo o carregamento, que terá de ser um bocadinho diferente.

Mas estou dificuldade em ter tempo para fazer os gráficos. Depois vou fazer um post sobre isso.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 18 mar 2019, 00:05

ICEd? Não. Jag'd.

Hoje tive o azar de chegar ao PCR de Aljustrel e apanhar um i-Pace que tinha acabado de meter o carro a carregar.
Tremo. Será que vai atestar os 90kWh?
Não, era um moço novo. Disse-me que ia carregar 20 a 30 minutos. Levei a pequenada para a cafetaria precária que ali está instalada, e passados 20 minutos voltei.

Esperei um pouco mais, meti um PCN no electromaps. Aos 30 minutos, subtilmente, estacionei o carro no lugar de carregamento que estava livre, e ele foi-se embora.

Imagem

Parece que era um carro de serviço, e tinha ido de Felgueiras ao Algarve com 3 paragens. Pensei logo que eu fazia 4. Bem esticado fazia as 3 também. Condutor experiente, antes andava com um i3.

Porém, fiquei com a sensação de que não deve ter tido ocasião de atestar no Algarve, uma vez que já estava a carregar em Aljustrel.
Eu carreguei 20 minutos e sai com SoC suficiente para chegar a casa.
Ao passar na de Alcácer, olho, e lá estava o i-Pace pérola no PCR... Bolas! Deve ser um pesadelo encher aquela bateria.

Eu normalmente relativizo a vantagem dos Tesla que têm os SuC. Mas no caso de um carro com bateria de 90kWh... Uma pessoa ter uma bateria desse tamanho e precisar de 2h para a carregar em PCR, porque os PCR não dão mais que 50kW... parece uma loucura. Quanto tempo terá de esperar para que exista uma rede decente de postos ultra-rápidos?

A realidade é que eu o ultrapassei.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por BrunoAlves » 18 mar 2019, 00:40

Nós com 90kWh íamos do Algarve a Felgueiras sem carregar.. Enfim, também há quem ande de fumarolas a gastar 10l/100km e pode, por isso... :roll:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 18 mar 2019, 20:24

O problema é que quem tem um carro destes, nos próximos anos, está metido numa embrulhada: tem uma bateria enorme, mas é um bico de obra para a carregar.

Neste caso, o utilizador de certeza só carregou 30 e poucos minutos para não me causar incómodo a mim. Teve de parar logo a seguir, em Alcácer, para carregar outros tantos... E toda a viagem para cima... Ufa... Ainda bem que o pessoal tem Facebook...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

plpepapf
Mensagens: 230
Registado: 31 out 2017, 16:38
Data de fabrico: 01 out 2016
Capacidade bateria: 12 barras

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por plpepapf » 18 mar 2019, 23:40

migle Escreveu:
18 mar 2019, 00:05
ICEd? Não. Jag'd.
Eu normalmente relativizo a vantagem dos Tesla que têm os SuC. Mas no caso de um carro com bateria de 90kWh... Uma pessoa ter uma bateria desse tamanho e precisar de 2h para a carregar em PCR, porque os PCR não dão mais que 50kW... parece uma loucura. Quanto tempo terá de esperar para que exista uma rede decente de postos ultra-rápidos?
Já aconselhei dois amigos interessados em elétricos de topo, que neste momento, face à rede de carregamento, apenas Tesla interessam a quem queira viajar habitualmente com o carro...
Os carregamentos destes carros (space, etron, eqc) são para loucos em PT (ou pessoas muito pacientes... :violin: )

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por BrunoAlves » 19 mar 2019, 11:09

Não concordo nada, acho é que a malta tem receio de andar sem sair a 100% dos postos...

Um carro desses, num PCR dos nossos, carrega limpinhos 50kWh numa hora (ou metade em meia, claro menos uns pozinhos). É muito mais do que qualquer outro carro, incluindo os Tesla que têm limitações no adaptador. Só se for agora o 3 melhor.
Qualquer um dos outros VE carrega menos. Eventualmente o Ioniq se bata na meia hora, o Kauai ou o Niro também já têm baterias maiores, logo estes carros aproveitam muito melhor o PCR que a maioria.

O que é viajar habitualmente com o carro? Fazer 500km/dia? O ioniq faz facilmente se tiver como carregar a 32A enquanto está parado nos 250km.
Ir ao Algarve do Porto? Esses carros de bateria grande vão DIRECTO (com juízo claro). Depois durante o tempo de praia é ir carregando para estar pronto para voltar.

Cada vez mais, com os VE não Tesla de baterias maiores que vão surgindo, é tão fácil andar na estrada... claro, planeando. Se planeares não tens de parar no SuC ou no PCR, ou tens de parar menos. Essa é a beleza do VE, o carro espera por mim e não eu por ele :)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por ruramos » 19 mar 2019, 11:14

Bruno o problema é que os PCR não entregam os 50kWh limpinhos.. anda nos 44/45 no máximo. De resto concordo contigo em tudo.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por pemifer » 19 mar 2019, 14:52

Também concordo... parece que de repente nasceu a "100% anxiety", até parece que com 30 ou 40 minutos não ficam com autonomia para fazer grande parte do caminho...
E, como se sabe, "atijolar" a bateria demora imenso tempo!


(para quem não sabe o que é "atijolar" viewtopic.php?f=56&t=5332&p=107647&hili ... ho#p107647)

Responder

Voltar para “Hyundai”