DB do António Eléctrico, Ioniq

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 11 nov 2018, 17:17

Como roubar o próprio IONIQ

Após a compra do booster, e até ontem, apenas o tive de utilizar uma vez. Tenho estado a fazer testes, a tentar perceber se é a bateria que tem pouca capacidade, ou se sou eu que estou a drená-la (ou alguém). O certo é que após a viagem ao Algarve do último fim de semana, não voltou a acontecer, até ontem... Mas ontem desenrasquei-me em um ou dois minutos. Foi demasiado fácil.

Então resolvi levar o jogo a um novo nível de dificuldade: deixei o carro trancado. Hoje, a minha mulher ia levá-lo, está de serviço, e não pôde... Não encontrávamos onde meter a chave mecânica. Foi necessário recorrer ao manual.

Imagem

Faz-se ali um clique com a chave, e roda-se a tampa da fechadura para cima. Tirando a tampa, fica assim:

Imagem

Depois é abrir, tirar os sapatos, andar pelo carro até à bagageira para ir buscar o booster... abrir o capot, ligar o booster e..... Alarme!... Pôr o carro a trabalhar com as portas trancadas....
Enfim. Após 4 utilizações, a bateria do booster continua nos 100%.

Entretanto, deixei o carro com o motor a trabalhar dentro da garagem para carregar a bateria, mas a minha mulher já teve de ir de CI: prejuízo de 10€+. Agora não sei se volte a pôr a tampinha, até fica giro assim.

Imagem

Há várias hipóteses para o que se anda a passar com a minha bateria de 12V:
  • Pode ser a bateria que está com degradação elevada e já não aguenta nada.
  • Pode ser o ELM-327 a drenar a bateria. Porquê agora e antes não? Talvez porque eu, tendo o EVSE do Apr, e ligação WiFi, agora tenho tido um telemóvel velho na garagem, sempre ligado. Ao chegar com o carro, ele lê os dados do carro, o que me permite subir para o 3.º andar sem ter de pensar no carregamento, só depois vejo o SoC e programo o EVSE para carregar a 80%. Além disso, tenho registado todos os carregamentos que tenho feito, para obter dados sobre a eficiência do OBC. Quando termina o carregamento, perde-se a ligação do ELM-327 ao carro, porém, não se perde a ligação do telemóvel ao ELM-327. Pode drenar mais a bateria de 12V do que se o telemóvel não estivesse lá.
  • Pode ser a ficha Mennekes ligada ao carro sem que o EVSE esteja a fornecer energia. Antigamente, era apenas o carro que por sua iniciativa terminava o carregamento (estava programado, ou atingiu os 100%). Porém, o EVSE continuava. Agora, é o EVSE do Apr que decide fazê-lo. A ficha inserida no carro, talvez com um ou os dois pilotos ligados podem manter um circuito no OBC a trabalhar e drenar a bateria de 12V.
  • Hipótese do Apr, o que lhe acontece no Leaf: nos carros em que os ciclos de condução e carregamento são pequenos, com tanta coisa hoje ligada nos 12V, por vezes não é suficiente para carregar a bateria auxiliar, e dá nisto. O que ele faz é quando isto acontece, tira a bateria, carrega-a a 100%, volta a colocar, e em principio não volta a acontecer senão em 7 ou 8 meses. É possível aqui também ser isso....
Claro que a maneira como eu escrevo, consoante o que penso num momento, pode influenciar quem leia a achar que esta ou aquela é a hipótese correcta...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por ruramos » 11 nov 2018, 17:33

Quanto custa uma bateria de 12v para o ioniq?
Eu comprava uma e logo via...

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 11 nov 2018, 17:52

Eu comprei o booster... Consigo pôr o motor a trabalhar e o carro carrega a bateria.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por mjr » 11 nov 2018, 18:27

Consegues por o motor a trabalhar ou a ligar a bateria de tração? O que carrega a bateria de 12V é a bateria de tração via o conversor CC/CC.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 11 nov 2018, 18:53

Sim. Eu uso o booster para conseguir meter o carro em ON. A partir daí, o conversor DC/DC (chamado LDC no IONIQ) faz o seu trabalho. E estou a monitorizar o carregamento.

Eu diria que não está a correr bem, porque após estas horas todas (desde o outro post) a tensão está ainda nos 13.1V o que é manifestamente baixo para uma tensão de carregamento.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

labutess
Proprietário Leaf
Mensagens: 551
Registado: 12 fev 2013, 11:56
Data de fabrico: 28 mar 2013
Capacidade bateria: 57,5 Ah

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por labutess » 11 nov 2018, 21:12

Retira essa bateria do carro e faz uma carga a sério, esses 13.1v não carregam a bateria em condições ,só dá para manter a carga.Carrega-a bem e depois com 1 densimetro vê o estado dela.

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por Filipe » 11 nov 2018, 21:55

Para mim penso que existe uma descarga anormal da bateria de 12v quando o carro está estacionado e desligado.
Existe um processo para determinar o que se passa, seria intercalar um amperímetro num terminal da bateria para verificar constantemente
o consumo. :roll:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por mjr » 11 nov 2018, 22:04

Se está nos 13.1V após muito tempo, será essa a explicação. 13.1V não é de todo suficiente para carregar uma bateria de chumbo e provoca uma degradação acelerada especialmente se houver cargas consideráveis nos momentos em que a bateria não estiver a ser carregada. Esse valor será comum nos Ioniq ou um caso particular?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 11 nov 2018, 23:42

Este valor, 13.1V foi totalmente anormal, mesmo nos últimos dias. Tenho sempre visto tensões de carregamento normais, tipo 14.4-14.7V, e já pus gráficos. Precisamente por me parecer tão limpo o carregamento da bateria dentro do carro, não optei por comprar um carregador externo, apenas o booster para iniciar o processo. Para mais, posso monitorizar o carregamento.

Estranhamente, após carregar entre +/- as 16h e as 18h30, sempre com essa tensão baixa de 13.1V, a bateria ficou carregada. Ao desligar o carro, li 12.7V (acima de 70% de SoC). Está carregada, o carro trabalha, fomos a um centro comercial, tudo bem.

Este é outro aspecto estranho, mas aqui diria que é feitio do IONIQ, porque está descrito no manual. Como é possível a bateria carregar tão depressa? As baterias de carro não costumam demorar 10-12h a carregar? Porém, no IONIQ, isso é o normal. Ainda em Março, eu pude observar o ciclo de carga da bateria auxiliar durante os carregamentos. Observei que ocorria quando a bateria descia abaixo dos 11.8V (20% de SoC) e, ao terminar o carregamento, ficava nos 12.8V (80% de SoC). Postei aqui no fórum gráficos desses carregamentos e cheguei a fazer um vídeo em que se via que esse ciclo, que eleva o SoC dos 20 aos 80%, demora 30 minutos apenas. Isso dá 1.2C... (No manual diz que o ciclo de carga da bateria auxiliar demora entre 20 e 30 minutos).

Esse aspecto fazia-me pensar que a hipótese do Apr aqui não se aplica. Ao mesmo tempo, não percebo como é que carrega tão depressa, não percebo se é normal.... será que o carro puxa demais pela bateria de chumbo ao carregá-la assim? Olhando para ela, ninguém diz que é especial (embora me tenham dito verbalmente que é). Parece uma bateria de um 1.0 a gasolina, é de 40Ah e 354CCA.

Imagem
Filipe Escreveu:
11 nov 2018, 21:55
Para mim penso que existe uma descarga anormal da bateria de 12v quando o carro está estacionado e desligado.
Existe um processo para determinar o que se passa, seria intercalar um amperímetro num terminal da bateria para verificar constantemente
o consumo. :roll:
Pois é, mas esteve uma semana a funcionar bem depois de falhar...

Acho que está na altura de lhes passar à bola, à Hyundai. Tenho de fazer a revisão dos 45 mil, estou quase com 46. O chato é que dizem que para testar a bateria de 12V o carro tem de ficar a noite.

Tenho-me esquecido de dizer, mas tem havido outros sintomas estranhos. Pode haver uma descarga mesmo num equipamento do carro. Pode tudo vir do infame carregamento em Badajoz...
  • A ventoinha que extrai ar de dentro do carro, passando pela bateria, funcionou a velocidades que nunca vi. Quando ainda estava tempo mais ou menos quente, funcionou a 85Hz. Habitualmente, ela funciona a 50Hz quando a bateria está a 30°C, e depois dos 35°C fica nos 66Hz.... Agora passou a ter mais esta velocidade, 85Hz, não sei porquê. Já tive dúvidas se a entrada de ar da bateria ficou com uma obstrução parcial ou não.
  • Numa das vezes que dei com o carro sem bateria, ouvi um barulho estranho, tipo ventilador nas últimas... Deixei estar, assim que usei o booster, deixou de se ouvir, isto é, se era um ventilador, não decidiu ficar a funcionar.
  • Hoje, ao ligar o carro após o problema, tenho ideia de ter sentido um barulho mais demorado a ligar o carro, tipo da zona do relé da bateria de alta voltagem.
Enfim, escrever aqui tem a vantagem de servir para ver se não me esqueço de nenhum sintoma. Agora o importante é que a coisa fique de maneira que eles possam detectar correctamente o problema.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por Filipe » 12 nov 2018, 02:03

Exatamente o que eu penso, é existir um equipamento acessório (ventoinha, relé, algum transmissor de dados ou qualquer outro aparato
eletrónico) que trabalha extemporaneamente provocando o esvaziamento da bateria de 12v.
Experimenta verificar o estado da bateria de 12v numa oficina elétrica para baterias de automóvel (no ACP, se fores sócio fazem-te isso),
se ele estiver OK, como eu penso que esteja, o problema está no carro (pode simplesmente ser um bug eventual no sistema de averiguação
de estado de operação de algum equipamento).
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Responder

Voltar para “Hyundai”