Tenho que dizer que senti que tive toda a atenção do responsável da oficina para este problema. Julgo que houve contacto com a Hyundai Portugal enquanto o carro lá esteve. Já para isso eu fui à revisão em Setúbal, para haver um ambiente mais tranquilo que em Lisboa.
Quanto à experiência acumulada da oficina, se bem que seja muito possível que o meu tenha sido o primeiro Ioniq EV a fazer ali a revisão, a verdade é que o responsável da oficina ocupa também a mesma posição nas oficinas vizinhas da Nissan e da Opel. Pelo menos, VEs não lhe são estranhos.
Bom dia,
O meu Ioniq, fez a revisão dos 15 mil km convosco em Setúbal. Além da revisão, foi feita uma acção de serviço e, porque eu me queixei do carro perder memória das configurações no painel EV, foi feita uma reprogramação cujos detalhes desconheço.
Em primeiro lugar, queria agradecer o esforço já despendido e também a disponibilidade para dar mais atenção a este defeito. Efectivamente, comprometi-me a entrar em contacto convosco para dar a conhecer o resultado da intervenção efectuada. Deixei passar este tempo não por esquecimento, mas porque estive a tentar recolher mais informação.
E o resultado é que a intervenção não corrigiu o problema.
Assim que fui buscar o carro, refiz as minhas configurações como nas imagens em anexo.
Nas definições do modo de condução:
- No modo Eco, configurei a Climatização em Eco e a travagem regenerativa no nível 1 (predefinido é 2).
- No modo Normal, configurei a Climatização em Eco e a travagem regenerativa no nível 3 (predefinido é 1).
Nas definições de hora de carregamento/climatização:
- Configurei para "Carregar segundo o plano"
Nas definições da tarifa baixa:
- Configurei a hora inicial para as 22h e a final para as 8h, aos dias úteis e fins de semana.
Depois disto, fui imediatamente carregar num posto de carregamento normal (PCN) público. Fiz isso porque me forçava a usar o botão para desactivar o carregamento programado. Em situações no passado, tinha ficado com a sensação que os problemas começaram ao usar este botão. A verdade é que após o carregamento, a definição voltou a ser "Carregar segundo plano" e não perdi a hora da tarifa baixa, nem nenhuma outra configuração.
O carro passou então uma noite na garagem sem carregar. No dia seguinte, todas as definições estavam lá correctamente. Tudo parecia bem mesmo o modo da Climatização estava em Eco e esta era a definição que eu nunca conseguia manter. O carro parecia estar arranjado. Neste dia, voltei a repetir o carregamento em PCN público, usando o botão para desactivar o carregamento programado, e o resultado voltou a ser bom.
O carro passou então a segunda noite na garagem sem carregar. Quando me preparava já para celebrar, no terceiro dia o carro tinha perdido a hora da tarifa baixa e a definição de "Carregar segundo plano", tinha mantido porém as definições da Climatização nos Modos de condução. Voltei a configurar, para o caso de ter ficado desactivado por erro meu, e no dia seguinte perdeu-se a definição e também as definições da Climatização. Em todos estes dias, o carro carregou em PCN e pernoitou em garagem sem carregar.
Lembrei-me que tinha quando o carro era novo activado a função de "Protecção+ da bateria auxiliar". Lembrei-me de a desactivar para ver o que ocorria. O resultado foi pior. As configurações que fiz de manhã, à tarde, à saída do trabalho já se tinham perdido.
Observações:
- Este defeito é um bocado aleatório. Não se consegue prever quais das configurações se vai perder e quando.
- Quando o carro veio da oficina, reteve as configurações por quase 3 dias, muito mais que o habitual. Em particular, reteve a configuração da Climatização que nunca antes tinha retido.
Quando entramos em contacto com outros proprietários na Europa, no fórum http://www.ioniqforum.com, verificamos que todos os participantes do fórum, na sua maioria ingleses, holandeses e noruegueses, se queixam deste defeito e acreditam que afecta todos os IONIQ EV vendidos na Europa. Ficamos a saber do fórum alemão que apenas alguns clientes na Dinamarca e na Alemanha o tiveram com a actualização do software para:
- Software: AE_EV.EUR.SOP.005.3.170927
- Firmware: AE_EV.EUR.0.5.222.170920.MICOM
Penso que estas são todas as informações que estou em condições de vos disponibilizar. Ficarei a aguardar indicações para os próximos passos no sentido de ter este defeito corrigido.
Com os melhores cumprimentos,
--
Miguel Ramos