DB do António Eléctrico, Ioniq

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por BrunoAlves » 26 jan 2019, 00:16

Pede para ir ao outro lado ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 26 jan 2019, 12:32

Ok, como muitos de nós, stressei antes de tempo.
Para já, era um utilizador experiente. Carregou até 85%, portanto estava perfeitamente ciente de que a velocidade de carregamento desce. Só me parece que não estica muito o carro, porque disse que ainda ia carregar a Loulé... talvez não tivesse onde carregar no destino.

Mas o melhor mesmo é que o carro dele não tinha rapidgate. Matrícula de 18/09. Ele sabia do rapidgate e disse-me logo que o carro dele não tinha. Disse que tinha andado pelos 41kW... E o facto de que eu não esperei muito confirma...

Então, em Alcácer esperei das 21:35 às 22:06 e em Aljustrel das 23:08 às 23:26. Tempo de espera total ~45 minutos. O primeiro carregamento foi 19 minutos, e o segundo 28 minutos. Depois mais 10 minutos em Loulé para xixis de meninos que acordaram.
A viagem que começou às 20:58 só terminou à 1:23, 4 horas e 23 minutos de viagem!... Ufa! Mesmo com dois carregamentos, podia ter sido 3h23 minutos.

Se eu carreguei 19 minutos, recuperei 8 minutos ao Leaf porque eu ia a 120 e ele a 100, e esperei 18 minutos, então ele da segunda vez carregou, vá 28 minutos. Isto para recuperar a energia despendida entre Alcácer e Aljustrel, porque ele saiu com 80 "e tal" de Alcácer. E vinha a fazer uma média de 14-15...

Recuperou então 11-13kWh em 28 minutos, dá na realidade 24-28kW de potência de carregamento... Será que ele tinha razão em relação a não ter rapidgate?
IMG_20190125_224431.jpg
IMG_20190125_224431.jpg (18.76 KiB) Visto 2888 vezes
Não consegui uma foto focada. Ali diz "A. SERV GRÂNDOLA SEM COMBUSTÍVEL PRÓXIMA ÁREA 40km".... Dá-me vontade de rir.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por mjr » 26 jan 2019, 21:22

Se o Leaf começou nos 50% e terminou nos 80 e picos % é possível que a potência de carga seja assim baixa como calculaste mesmo sem rapidgate. A potência de carga começa a baixar do máximo a partir de 60% de SOC e aos 80% anda pelos 25-30kW.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 26 jan 2019, 21:36

Pois. De resto, se o utilizador viu 40 a dada altura, e se é coerente não temos porque duvidar.

Fica a indicação de que os portugueses com matrícula 18/09 podem já não ter. A ver se se confirma com o do kony76.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por mjr » 27 jan 2019, 09:33

Também é possível que tenha começado nos 40kW e depois atingido uma temperatura que faça baixar a potência de carga, tal como fazem todos os outros VE. Retirar o rapidgate apenas impede que ele a temperaturas moderadas (40C, po exemplo) no início da carga carregue a potências mais baixas.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 27 jan 2019, 10:12

Sim, mas o SoC é capaz de explicar, porque nem foram carregamentos a terminar nos 80%, mas sim "80 e tal" e 85%.
Isso no Ioniq corresponde a ~90% com os últimos ~10% cadregados a 22kW.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 28 jan 2019, 18:18

Uma média de passeio, a passear na Serra do Caldeirão, depois da praia, parte para fazer a sesta dos miúdos, parte para verem as amendoeiras em flor.

Imagem
Imagem

Raramente faço médias destas... nem tenho técnica...
Velocidades, por vezes, 40, 50, eventualmente 80... a fazer tudo em modo de passeio, modo ECO, curvas bem desenhadas, acelerações suaves, sem AC, janelas abertas, etc, como se espera, mas nada particularmente ninja.

Isto significou fazer 112.8km com 33% da bateria. Daria 338km de autonomia. Andando assim, está visto, conseguia chegar de Alcochete ao Porto sem carregar (se houvesse uma estrada suficientemente lenta).

No domingo, regresso do Algarve contra vento de 25km constante... Penso que foi das piores médias que fiz a 115km/h, se tiver tempo, trato os dados.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 28 jan 2019, 18:20

Imagem

Gostava de ver estes placards terem sido usados para dizer "CARREGAMENTO DE VEÍCULOS ELÉCTRICOS EM SANTARÉM FORA DE SERVIÇO" ou "BLACKOUT TOTAL REDE MOBI.E"...

É que para quem anda a gasolina, não vai ser por mais 40km que vai ficar apeado...

O que é que se passará na A.S. de Grândola? Será que encerraram a bomba de gasolina para construir o primeiro posto ultra-rápido da Ionity em Portugal? Spy shots wanted!
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

plpepapf
Mensagens: 230
Registado: 31 out 2017, 16:38
Data de fabrico: 01 out 2016
Capacidade bateria: 12 barras

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por plpepapf » 28 jan 2019, 23:29

migle Escreveu:
28 jan 2019, 18:20
O que é que se passará na A.S. de Grândola? Será que encerraram a bomba de gasolina para construir o primeiro posto ultra-rápido da Ionity em Portugal? Spy shots wanted!
Mega lol :lol: :lol: :lol: :lol:

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 25 fev 2019, 23:23

O António está de baixa

Conduzir um VE não é o mesmo que conduzir um carro normal

Este fim de semana, a minha mulher esteve de serviço. Nestas ocasiões, eu fico com 3 filhos, não vou a lado nenhum, e ela leva o Ioniq, para que os serviços não representem um rombo tão grande na nossa economia doméstica.
Eu estava convencido de que o carro teria carregado durante a noite. Ela não perguntou, viu o SoC, 35%, achou baixo, mas partiu do princípio de que seria "alguma experiência minha" (sic). E lá foi, a abrir, atravessar a Vasco da Gama, que já estava atrasada. À saída, telefona-me do eixo N-S, já em andamento, "Olha, tenho 15%, achas que chega para chegar a casa?" :oops:

Bom, mandei-a virar para carregar no PCR da Prio, e comecei a ver no electromaps o que é que se podia tentar a seguir. Ela telefona-me... teve várias dificuldades, o carregamento não iniciava… Os postos Tritium parecem máquinas de jogos…
Felizmente, chegou um Leaf. Vendo a minha mulher em dificuldades, imediatamente, pôs o seu carro a carregar e prontificou-se a ajudá-la a seguir. Assim fez, recomendou um tempo de espera após o CR, para o posto arrefecer, mas nada, nem mesmo assim, com um utilizador experiente. No electromaps vi que havia problemas com a CCS...

Seguiu para o PCR de Loures, onde teve de fazer contorcionismo por causa de um CI. Dei-lhe o número da PSP de Loures… Ela não chamou, lá encontrou uma posição… Mas o carregamento não se iniciava, apesar do posto indicar o SoC. Aparece o dono do CI, sorridente, com a família, a dar o exemplo, dizendo que o PCR está avariado… Duvidoso, logo a seguir veio um Leaf.

Seguiu para o IKEA. Posto de 7kW, um carro a carregar, mas o Ioniq nada. Posto de 22kW, um Zoe a fingir que carregava (luz verde), na outra tomada nada. Meti os miúdos no carro e fui desenrasca-la. Ainda no IKEA, um Leaf não conseguiu carregar no posto depois de nós… Estaria avariado?

Desliguei a bateria de 12V, voltei a ligar, voltei a tentar nos dois postos do IKEA…. último teste: um posto na rua. Vários PCN em Loures têm boa informação no electromaps. Cheguei com 8%, não carregou, e fiquei por aí, não valia a pena ir mais longe.

E foi assim que desta vez vi mesmo o Ioniq ser levado pelo reboque. Resta-lhe a dignidade de ter subido para cima do reboque sozinho.

Num VE, pelo uso a que está sujeito, a fiabilidade é um desafio

Sim, podem dizer que é mais simples, tem menos peças móveis, sofre menor desgaste, etc, etc, tudo isso é verdade. Porém, a promiscuidade é incomparável. Um VE tem de andar por aí a ligar-se a todo o género de equipamentos de maior ou menor qualidade, com electricidade vinda sabe-se lá de onde…
Meter gasolina num CI não traz estes problemas. Não há promiscuidade. Basta ter o cuidado de não o levar a uma oficina manhosa.
Ou seja, num VE não são os defeitos de fabrico o problema, num VE são os defeitos de montes de equipamentos de fabricantes diferentes…

Tive a sensação de que o problema estaria no mecanismo que tranca a ficha Mennekes. Se não tranca, não carrega. A minha mulher diz que a ficha no PCR da Prio estava trancada, não saía… não sei, terá sido aí?
Sexta-feira, tentei ver se a tomada 1 do ACH-00001 já estaria boa… continua a não estar. Pode também ter sido aqui e o carro não ter carregado durante a noite não por esquecimento mas por já não estar bom.

Falso alarme?

Segunda feira, passei a manhã a tentar saber onde estava o carro. Ligo para a Entreposto Lisboa nos Olivais, e desligam-me sistematicamente a chamada. Tipo, toca um segundo e desliga. Felizmente, esse era o número da Nissan! Quanto descubro o número da Hyundai atendem-me imediatamente e atenciosamente (ninguém consegue dar bom atendimento quando tem demasiado trabalho).

Depois de muitas tropelias, pelas 11h55, o carro chega finalmente à oficina. Telefonam-me e dizem que o carro está a carregar sem problemas na wallbox deles. Começo logo a pensar no post que ia escrever aqui, "Pela terceira vez, parece que vai avariar e depois não tem nada."

Nada disso! Logo a seguir ao almoço recebo uma mensagem a dizer que o aluguer da viatura de substituição foi prolongado por mais um dia. Telefono, e afinal não estava completamente bom. Ao fim do dia, ligaram na máquina de diagnóstico que prescreveu que o actuador tinha de ser substituído. A peça mais próxima está em Espanha e na melhor das hipóteses quinta-feira tenho o carro.

Bem…… +1 por o sistema de diagnóstico ter apanhado a falha. Antes assim. Não tenho de ficar a pensar se existe um problema, ou se estou maluquinho.

E pronto…
Estou com um Skoda Fabia a gasolina… Ao menos o carro é a gasolina e não a diesel, portanto anda bem. O estranho é que faz barulho como diesel e "pesa" como diesel, talvez seja da taxa de compressão?
A despesa, portanto, é atroz… São 10 mocas por dia pela gasolina, e outro tanto pelo estacionamento…

Tenho de optimizar isto… tiro o passe e vou de barco?
Liguei para a companhia de seguros que também me dá um carro em caso de acidente… "ah, a assistência da marca não lhe dá um carro?" (que lata!)… é que a companhia de seguros dá um carro equivalente… mas já estão a dizer que não arranjam eléctrico… quando contratei diziam que dependia da disponibilidade na rent-a-car…
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Hyundai”