DB do António Eléctrico, Ioniq

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 14 out 2018, 09:52

Claro, é preciso cuidado. Eu diria que em auto estrada não convém olhar para o GoM. Ele apresenta uma estimativa que se baseia em como andámos ao longo da semana. Depois metemo-nos na autoestrada esporadicamente e não vamos fazer o mesmo consumo aos 100km.

A única técnica que recomendo é no princípio da viagem zerar o contador do consumo médio e ir observando o consumo e fazendo a conta que disse há dois ou três posts. Mesmo assim com margens, porque o vento pode mudar, etc. Isto falando em viagens para o Algarve etc.

Aos 0% o carro pára. Não há reservas. Aos 5% entra em modo de tartaruga, reduz brutalmente a potência e quase só se consegue andar a 50km/h, e isso acontece repentinamente. É possível contrariar isso com o cruise control, mas isso gasta ainda mais depressa a bateria. Aos 13% há o aviso de bateria fraca.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

leogrova
Mensagens: 106
Registado: 08 out 2018, 19:58
Data de fabrico: 01 set 2018
Capacidade bateria: 28 kwh

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por leogrova » 14 out 2018, 16:51

Ok.
Obrigado aos dois pelas dicas.
Eu não sou muito aventureiro. Costumo deixar margens grandes. Eu sou daqueles que, para o Algarve, prefiro parar em Alcácer e Aljustrel ( podia só parar em Aljustrel).

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 28 out 2018, 12:09

Uma viagem santa...

Último fim de semana com PCRs à borla, 5 semanas desde a última vez que os avós viram os netos, mudança da hora, frio no norte... Tudo boas razões para ir para sul.

Imagem

Na próxima semana, tenho mesmo de voltar ao Algarve, portanto esta viagem convinha que fosse barata. Foi assim:
  • 99km até Canal Caveira em 1h13', chegada com 57%, viagem santa, pouco trânsito. Consumo de 12.3kWh, dá 12.4kWh/100km e 81km/h em média. A velocidade de cruzeiro foi 110km/h quando possível.
  • Paragem de 10' para recolha de sandes com vista ao consumo em PCR.
  • 37km até ao PCR de Aljustrel em 20', chegada com 32%. Consumo de 6.6kWh, dá 17.8kWh/100km e 111km/h em média. A velocidade de cruzeiro foi 140km/h (136km/h reais).
  • Paragem de 31' para carregamento, tempo de carregamento 28'57" (até 94%). Consumo de sandes. Carregamento de 18.29kWh contados pelo posto, 18.2kWh contados pelo carro, dá 37.8kW e 236km/h em média.
  • 127.6km até à garagem em 1h12' (3' abaixo do par). Aproveitando o vento para ir a 125km/h (121 reais) até ao primeiro topo da serra e daí a 130km/h. Saindo da A22 em Quarteira para evitar o último pórtico. Consumo de 18.1kWh, dá 14.2kWh/100km e 106km/h em média. Chegada confortável com 29.5% de SoC.
  • Totais: 263.6km e 37.0kWh, dá 14.0kWh/100km em média.
A viagem termina com esta imagem tão típica desta região:

Imagem

Foi dito. Até Canal Caveira, a viagem foi santa por causa do trânsito favorável. Na auto-estrada, foi santa por causa do vento favorável. Com vento favorável, faz-se à vontade esta viagem a 130, 140.

Ora, o par é esta viagem feita assim: até ao PCR de Aljustrel, 133km feitos em 1h15', seguidos de 30' de carregamento, seguidos de outros 133km feitos noutros 1h15'. Tempo total da viagem 3h, 2h30' a guiar, 30' a carregar. Total de portagens 1,80€ na A12,

Então, desta vez:
  • A ida pelo IC1 com carregamento de sandes em Canal Caveira, resultou num tempo de condução de 1h33', 18' acima do par e 9,40€ abaixo. O tempo real com a espera pelas sandes foi 1h43'.
  • No total da viagem, o tempo de condução foi 2h45', 15' acima do par e 9,75€ abaixo. O tempo total foi 3h26' mas dos quais 10' foram espera útil, pelas sandes (pelo menos é uma espera que não tem a ver com a questão VE vs CI).
  • Podia ter poupado tempo no carregamento se tivesse carregado apenas até 75%. Teria chegado a Faro com 10% e o carregamento teria demorado 17' em vez de 29'. Isso colocaria o tempo de viagem nas 3h04' o que é muito bom para uma viagem em que apenas metade foi auto-estrada, seja para que carro for.
Agora o regresso vai ser mais complicado. Com o H dos Açores e vários L desde Marrocos ao Mediterrâneo, todos os santos puxam para sul.

Imagem
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

leogrova
Mensagens: 106
Registado: 08 out 2018, 19:58
Data de fabrico: 01 set 2018
Capacidade bateria: 28 kwh

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por leogrova » 28 out 2018, 19:04

Limpinho, limpinho!
Bela viagem Miguel.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 03 nov 2018, 10:32

Reboque, pela segunda vez

Novamente apeado. Desta vez foi mesmo a bateria de 12V. Dia 2 chego ao carro às 8h15, com 2 filhos e malas, e vou tirar a ficha de carregamento sem destrancar, para ver se o Auto-Lock faz ou não o que eu queria: estranhamente, a ficha estava mesmo destrancada. Entram dois filhos no carro, mas quando vou meter as malas na bagageira.... a bagageira não abre. Luzes do interior apagadas, ainda acenderam por uns segundos, o botão de Start não funciona, ainda acendeu mas não o suficiente para ligar o carro.

Desta vez foi bastante chato, descobrir isto às 8h30 sem plano B. Passámos filhos para o outro carro e a minha mulher teve de levar 3.
Não temos cabos de bateria, portanto foi deixá-la ir.

A explicação possível podia ser a luz de trás do habitáculo (que agora funciona sempre) ter ficado acesa. Lembro-me de ouvir a minha filha falar em ligá-la. Pode ter ficado esquecida. No entanto, eu não sei se o Ioniq não desliga as luzes todas. Depois, o carro esteve a carregar durante a noite, o EVSE carregou-o até às 3h da manhã. Das 3h às 8h parece bastante pouco tempo para que uma luz pequenina do habitáculo descarregue a bateria.... (não fiz contas). Claro que eu estou a pensar é que a bateria não está boa.

Fui a pé a uma loja de baterias, com intenção de comprar um carregador. "Não temos. Já tivémos, mas é uma coisa que sai pouco..." Cabos? "Não temos. Só baterias". Supermercado, uns cabos manhosos por 15€, bomba de gasolina da Galp, nada.

Como parecia importante ir à oficina fazer um teste à bateria de 12V (hoje vou para o Algarve), chamei a assistência 24h da Hyundai. O tipo, muito simpático, estava convencido de que não podia fazer um encostão de bateria com um carro eléctrico, eu li-lhe o guia de emergência... Parece que já uma vez tinha tentado alguma coisa com um Zoe e deu mau resultado. Parece que outra foi um híbrido que começou a deitar fumo... (naturalmente, teria outro problema).

Como estava na garagem, ele foi buscar o Booster... e todo o processo não demorou 5 minutos. "Você só dá trabalho a preencher a papelada".

Telefonei para a oficina da Hyundai na 5 de Outubro, perguntei se podia passar lá para fazer um teste à bateria. Acontece que para que o teste fosse conclusivo, eu teria de deixar a bateria de um dia para o outro. Neste caso, ia ser um teste inútil.

Fui então à Norauto para ter uma solução para não voltar a ficar apeado numa situação tão banal como esta. Para mais, as insuficiências da bateria de 12V do Ioniq, e os problemas que houve com baterias de origem são sobejamente conhecidos. Bolas, ter um carro eléctrico, com a bateria a 80% e ficar preso porque não tenho energia para ligar o relé da bateria de alta voltagem, é demasiado estúpido.

Fui com a ideia de comprar um carregador de bateria de 12V. O que me chateia nestas coisas é não encontrar um produto que seja muito bom. Ficar com monos em casa que depois não prestam é que não. Encontrei várias hipóteses:
  • Carregadores de bateria a começar nos 30€, com algumas características interessantes de teste.
  • Um booster pequenino, "lithium" muito jeitoso mas por 85€ (em promoção, preço normal 100€). Seria óptimo, mas gastar 85€??
  • Cabos de bateria dos 10€ aos 25€.
  • Um booster parecido com o do tipo do reboque, mais pequeno, bateria de chumbo, por 70€.
  • Um booster com condensadores, boa! mesmo o que eu ia a pensar durante o caminho! por 150€....
Bem, os cabos de bateria desenrascavam-me aqui em casa, com o carro da minha mulher, e no Algarve, com o carro dos meus pais. É suficiente quase sempre. É estúpido não ter.

O carregador... Significa tirar a bateria do carro, esperar no mínimo 1h (5A... bateria de 40Ah)...

Comecei a tentar encontrar argumentos para a compra do booster. Pensando melhor, que se lixem os condensadores. O booster compacto tinha bateria LiFePO4. Outras pessoas, podem ter medo das baterias, mas quem tem um carro eléctrico e lê sobre baterias.... Uma bateria LiFePO4 dura para sempre.

E foi o que comprei. Vejam como é pequeno.

Imagem

Não pesa meio quilo. Vem com uma bolsa. Acumula funções como powerbank, carrega tablets ou telemóveis a 1A ou 2A, lanterna de chão. Testa a tensão da bateria, testa a tensão de carregamento também.

Cabe perfeitamente dentro do porão do Ioniq.

Imagem

Não ocupa espaço, não pesa, não há problema se estiver sempre no carro. Podem dizer "ah, mas isso não é capaz de meter a minha pickup 3.0 diesel a trabalhar", mas eu tenho um carro eléctrico, não voltarei a ter outra coisa, não preciso de muitos CCAs. Parece que as baterias de 12V e os carros eléctricos ainda vão conviver uns bons anos, para que a bateria de alta voltagem possa ser mecanicamente desligada do carro.

Parece boa ideia ter este pequeno powerbank que me dá acesso à enormidade de energia na bateria de alta voltagem.

Este é o link para o video da Norauto.

E se decidirem comprar um também, considerem fazê-lo através do link de referral abaixo....
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
aaasilva
Mensagens: 56
Registado: 25 jun 2018, 23:34
Data de fabrico: 15 jun 2017
Capacidade bateria: 28kWh

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por aaasilva » 03 nov 2018, 11:44

Já tinha ouvido a questão da bateria de 12v ser fraquinha no IONIQ principalmente nos canadianos e finlandeses. Mas estava confiante no sistema de "Prot Aux. Bateria" que aparece quando lhe apetece. Vou estar muito atento.

O Booster na Norauto parece muito bem (mando a referal code :lol: ) mas acho que me fico pelo cartão do ACP. (... se bem que são 80 euros por ano...).
Para o ano logo se vê.
Boas viagens e bons arranques.
"Stay Hungry, Stay Foolish"

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 03 nov 2018, 12:47

A assistência 24h da Hyundai dura todo o tempo da bateria, e o que eles chamam é o ACP. Mas chamar um reboque para isto.... perdem-se horas.

Infelizmente, a minha bateria deve mesmo estar marada. Hoje de manhã, a mesma coisa. Já pude estrear o booster. A bateria do booster nem sequer saiu dos 100%. Tenho é de me lembrar de o deixar fora da bagageira, porque a bagageira fica sempre trancada... e com as cadeirinhas de criança dá imenso trabalho chegar ali.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por Fil » 04 nov 2018, 00:03

Eu tenho os cabos, já os tenho há anos. Já os usei várias vezes, para alimentar ci's. Bateria de 12v de chumbo pode (e deve) ser trocada por uma de lítio, é mais cara mas dura muito mais, além disso deixamos de ter a coisa mais poluente de todas do carro. Claro que em garantia vai levar novamente chumbo.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 04 nov 2018, 10:35

Não sei se vai ser uma troca em garantia. Afinal, é a bateria de 12V. Para já, preocupa-me que vejam se é só isso.

Bateria de lítio era bom. O Ioniq PHEV tem. As marcas normais de carros costumam ter isso?

O booster levezinho é bom. Desenrasca em 2 minutos montes de situações que com cabos é complicado, tipo garagem, carro virado para a parede, ter de empurrar, e, desde logo, haver algum amigo que nos possa trazer o seu carro para desenrascar.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

leogrova
Mensagens: 106
Registado: 08 out 2018, 19:58
Data de fabrico: 01 set 2018
Capacidade bateria: 28 kwh

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por leogrova » 07 nov 2018, 14:55

Miguel, a bateria de 12v tem 2 anos de garantia.

Responder

Voltar para “Hyundai”