DB do António Eléctrico, Ioniq

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migle
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 25 jun 2018, 21:18

Resumo da viagem de regresso

Com o total de energia gasta em cada troço. Nós com o IONIQ não conseguimos registar o odómetro, daí que não sei o número exacto de kms percorridos em cada troço. Mas isso não interessa muito, porque com um eléctrico, nas voltinhas em cidade, perde-se pouca energia.

A maneira como decidi apresentar velocidades médias é a seguinte: fiz um filtro que detecta a primeira passagem acima dos 80km/h e, depois disso, a primeira descida abaixo dos 30km/h. Os troços intermédios são considerados de cruzeiro. Aí, posso meter a coordenada inicial e final no google maps e saber quantos kms foram, e então calcular a velocidade média e o consumo por km.

Os valores indicados como "descarga total" não dependem do número de kms. É apenas a diferença entre os dois contadores cumulativos de energia do IONIQ, CEC (cumulative energy charged) e CED (cumulative energy discharged).

Dia 15:
  • 08:40 SoC=53.5% Tmax=??°C CEC=4300.3kWh CED=4181.0kWh La Crèche
    • Descarga total 2.7 - 0.3 = 2.4kWh -8.5% (100%=28.2kWh)
  • 08:52 SoC=45.0% Tmax=23°C CEC=4300.6kWh CED=4183.7kWh Aire de Poitou-Charentes
    • Carregamento de 14.1kWh +47.5% em 27' ~31kW (100%=29.7kWh)
    • Café e pequeno almoço
  • 09:19 SoC=92.5% Tmax=34°C CEC=4314.7kWh CED=4183.7kWh Aire de Poitou-Charentes
    • Cruzeiro 83.4km 113km/h +10m 14.3kWh/100km
    • Descarga total 12.5 - 1.3 = 11.2kWh -40.0% (100%=28.0kWh)
  • 10:09 SoC=49.5% Tmax=32°C CEC=4315.1kWh CED=4196.2kWh Aire de St. Léger
    • Carregamento de 11.2kWh +35.0% em 17' ~35kW (100%=29.5kWh)
    • Aquecer leite, mudar fralda
  • 10:28 SoC=87.5% Tmax=38°C CEC=4326.3kWh CED=4196.2kWh Aire de St. Léger
    • Cruzeiro 68.8km 119km/h 16.0kWh/100km -1m até portagem A-10 a norte de Bordéus
    • Cruzeiro 28.2km 88km/h 13.5kWh/100km -40m contornando Bordéus
    • Descarga total 16.7 - 0.9 = 15.8kWh -57.5% (100%=27.5kWh)
  • 11:38 SoC=30.0% Tmax=32°C CEC=4327.2kWh CED=4212.9kWh Intermarché Gradignan
    • Carregamento de 18.9kWh +64.5% em 32' ~35kW (100%=29.3kWh)
    • Comprar pão e cenas para o almoço, ir à farmácia
  • 12:10 SoC=94.5% Tmax=41°C CEC=4346.1kWh CED=4212.9kWh Intermarché Gradignan
    • Cruzeiro 110km 108km/h 14.6kWh/100km +43m
    • Descarga total 17.1 - 1.2 = 15.9kWh -56.5% (100%=28.1kWh)
  • 13:18 SoC=36.0% Tmax=33°C CEC=4346.7kWh CED=4230.0kWh Aire de l'Océan
    • Carregamento de 17.3kWh +58.5% em 30' ~35kW (100%=29.6kWh)
    • Segundo café, outra fralda, esticar as pernas
  • 13:48 SoC=94.5% Tmax=41°C CEC=4364.0kWh CED=4230.0kWh Aire de l'Océan
    • Cruzeiro 121km 96km/h 11.9kWh/100 -58m
    • Descarga total 16.4 - 3.5 = 12.9kWh -45.5% (100%=28.4kWh)
  • 15:08 SoC=43.5% Tmax=34°C CEC=4365.9kWh CED=4246.4kWh San Sebastián
    • Carregamento de 10.8kWh +36.5% em 22' ~30kW (100%=29.6kWh)
    • Almoço com o pão comprado em Bordéus
  • 15:30 SoC=80.0% Tmax=38°C CEC=4376.7kWh CED=4246.4kWh San Sebastián
    • Cruzeiro 103km 93km/h 14.7kWh/100km +494m
    • Descarga total 16.8 - 6.1 = 10.7kWh -39.5% (100%=27.1kWh)
  • 16:45 SoC=24.0% Tmax=35°C CEC=4378.2kWh CED=4263.2kWh Vitoria-Gasteiz
    • Carregamento de 16.1kWh +56.0% em 31' ~31kW (100%=28.8kWh)
    • Terceiro café, conversar com o empregado português, levar o bebé a passear, mais fotos, Internet
  • 17:16 SoC=80.0% Tmax=40°C CEC=4394.3kWh CED=4263.2kWh Vitoria-Gasteiz
    • Cruzeiro 103km 85km/h 13.6kWh/100km +389m
    • Descarga total 15.9 - 1.3 = 14.6kWh -53.0% (100%=27.5kWh)
  • 18:51 SoC=27.0% Tmax=33°C CEC=4395.6kWh CED=4279.1kWh Burgos
    • Carregamento de 19.6kWh +67.0% em 31' ~37.9kW Efacec (100%=29.3kWh)
    • Procurar na Internet um restaurante para jantar
  • 19:22 SoC=94.0% Tmax=42°C CEC=4415.2kWh CED=4279.1kWh Burgos
    • 19:22-19:40 procurar jantar 18' minutos e 0.5% (em Espanha só depois das 20:30, nossas 19:30)
    • Cruzeiro 134km 111km/h 11.4kWh/100km -154m
    • 20:59-21:44 a jantar 55' minutos e 2.0% (calhou ser à hora do jogo)
    • Descarga total 17.7 - 1.2 = 16.5kWh -58.0% (100%=28.4kWh)
  • 21:54 SoC=36.0% Tmax=32°C CEC=4416.4kWh CED=4296.8kWh Valladolid
    • Carregamento de 16.7kWh +57.0% em 35' ~29kW (100%=29.3kWh)
    • Mais fraldas
  • 22:29 SoC=93.0% Tmax=39°C CEC=4433.1kWh CED=4296.8kWh Valladolid
    • Cruzeiro 106km 86km/h 9.8kWh/100km +115m
    • Descarga total 12.0 - 0.8 = 11.2kWh -39.5% (100%=28.4kWh)
  • 00:00 SoC=53.5% Tmax=32°C CEC=4433.9kWh CED=4308.8kWh Salamanca
    • Carregamento de 13.5kWh +46.5% (100%=29.0kWh)
    • Dormir!
Dia 16:
  • 10:41 SoC=100% Tmax=22°C CEC=4447.4kWh CED=4308.8kWh Salamanca
    • Cruzeiro 114km 87km/h 9.6kWh/100km -47m até Vilar Formoso
    • Cruzeiro 86.5km 100km/h 11.0kWh/100km -367m
    • Descarga total 23.7 - 2.4 = 21.3kWh -76.0% (100%=28.0kWh)
  • 13:48 SoC=22.0% Tmax=28°C CEC=4449.3kWh CED=4332.5kWh Fundão
    • Carregamento de 18.3kWh +63.0% (100%=29.0kWh)
    • Café, sandes de ovo
  • 14:15 SoC=85.0% Tmax=41°C CEC=4467.6kWh CED=4332.5kWh Fundão
    • Cruzeiro 118km 116km/h 13.6kWh/100km -352m
    • Descarga total 17.0 - 1.5 = 15.5kWh -56.0% (100%=27.7kWh)
  • 15:19 SoC=26.5% Tmax=39°C CEC=4468.5kWh CED=4349.5kWh Abrantes
    • Carregamento de 17.2kWh +59.5% (100%=28.9kWh)
    • Fralda, aguentar os 34°C de temperatura ambiente
  • 15:45 SoC=86.0% Tmax=47°C CEC=4485.7kWh CED=4349.5kWh Abrantes
Notas:
  • A viagem começa com chuva, o que implica limite de 110km/h em França, daí a velocidade média. Depois a chuva passou, o que explica a velocidade de cruzeiro média de 119km/h (o limite é 130km/h, mas eu vou com cautela). As velocidades voltam a descer com obras e tráfego na fronteira. Depois as velocidades também são baixas de San Sebástian a Vitoria porque é um troço difícil pela A-1, de Vitoria a Burgos e Valladolid a Salamanca porque a minha mulher não confia no carro.
  • O vento esteve fracamente favorável.
  • No dia mais longo, o tempo total desde a saída até à chegada foram 15h20, dos quais 1h15 foi dispendida no jantar e na tentativa de jantar e 14h05 em viagem propriamente. Das 14h05 em viagem, o carro esteve a carregar durante 3h27'.
  • As 3h27' de carregamento não nos pareceram demais, de maneira nenhuma. O tempo entre paragens era o justo, a paragem surgia mesmo quando já estávamos com vontade de parar, e em França, eram curtas, não apanhávamos seca nenhuma; em Espanha, eram mais longas, mas estávamos mais cansados e a precisar de pôr a utilização do smartphone em dia.
  • Não se pode tomar café em todas as paragens. Vai-se alternando, entre café, refeições, compras...
  • As temperaturas são sempre bestiais, mesmo após os carregamentos. Aqueles carregadores franceses que só dão 115-118A em vez dos 125A vêm mesmo a calhar numa viagem destas. Se no total, perdemos mais 15' com isso, foram bem gastos. Fiquei com vontade de ter um botão "#rapidgate" on/off no carro.
  • Ao chegar a Abrantes, com 34°C de temperatura exterior e com os brutos 125A do carregador Efacec, atingimos a temperatura mais alta de sempre na bateria, 47°C, com restrição de potência dos habituais 98kW a 72kW. Eu precisei de carregar muito porque não iria voltar a carregar até Alcochete (não iria pela A1), daí insistir apesar da temperatura.
Última edição por migle em 14 abr 2019, 10:13, editado 8 vezes no total.
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 25 jun 2018, 21:29

Resumo da viagem de ida
  • 09:20 SoC=59.5% Tmax=23°C CEC=3946.7kWh CED=3839.9kWh Abrantes
    • Carregamento de 10.1kWh +33.5% (100%=30.1kWh)
  • 09:39 SoC=93.0% Tmax=29°C CEC=3956.8kWh CED=3839.9kWh Abrantes
    • Cruzeiro 118km 113km/h 16.4kWh/100km +330
    • Descarga total 20.3 - 1.3 = 19.0kWh -68.5% (100%=27.7kWh)
  • 10:45 SoC=22.5% Tmax=32°C CEC=3957.6kWh CED=3860.2kWh Fundão
    • Carregamento de 21.0kWh +72.0% (100%=29.2kWh)
  • 11:22 SoC=94.5% Tmax=42°C CEC=3978.6kWh CED=3860.2kWh Fundão
    • Cruzeiro 86.8km 82km/h 14.1kWh/100km +346m até Vilar Formoso
    • Cruzeiro 116km ??km/h 8.9kWh/100km +22m cerca de 80km de auto-estrada a 70km/h!!
    • Descarga total 25.0 - 1.1 = 23.9kWh -86%
  • 14:35 SoC=10.5% Tmax=29°C CEC=3979.7kWh CED=3885.2kWh Salamanca
    • Carregamento de 21.5kWh +74.0%
  • 18:42 SoC=84.5% Tmax=29°C CEC=4001.2kWh CED=3885.2kWh Salamanca
    • Cruzeiro 120km 94km/h 10.9kWh/100km -144m
    • Descarga total 15.0 - 1.2 = 13.8kWh -49.5% (100%=27.9kWh)
  • 20:35 SoC=35.0% Tmax=27°C CEC=4002.4kWh CED=3900.2kWh Valladolid
    • Carregamento de 17.4kWh +59.5% (100%=29.2kWh)
  • 21:15 SoC=94.5% Tmax=36°C CEC=4019.8kWh CED=3900.2kWh Valladolid
    • Cruzeiro 133km 105km/h 14.4kWh/100km +158m
    • Descarga total 23.1 - 1.7 = 21.4kWh -78.0% (100%=27.4kWh)
  • 12:15 SoC=16.5% Tmax=25°C CEC=4021.5kWh CED=3923.3kWh Burgos
    • Carregamento de 21.0kWh +72.5% (100%=29.0kWh)
  • 12:47 SoC=89.0% Tmax=39°C CEC=4042.5kWh CED=3923.3kWh Burgos
    • Cruzeiro 67.8km 82km/h 9.7kWh/100km -343m pela N-1, evitando a AP-1 (portagem)
    • Cruzeiro 33.8km 91km/h 13.9kWh/100km +24m na AP-1 devido a obras na N-1
    • Descarga total 15.4 - 2.7 = 12.7kWh -45.5% (100%=27.9kWh)
  • 14:31 SoC=41.5% Tmax=29°C CEC=4044.6kWh CED=3938.7kWh Vitoria-Gasteiz
    • Carregamento de 11.3kWh +37.0% (100%=29.0kWh)
  • 14:55 SoC=80.5% Tmax=36°C CEC=4055.9kWh CED=3938.7kWh Vitoria-Gasteiz
    • Cruzeiro 100km 91km/h 9.2kWh/100km -473m
    • Descarga total 11.2 - 2.5 = 8.7kWh -31.5% (100%=27.6kWh)
  • 16:15 SoC=47.0% Tmax=30°C CEC=4057.8kWh CED=3949.9kWh San Sebastián
    • Carregamento de 9.7kWh +31.5% (100%=29.0kWh)
  • 16:33 SoC=80.5% Tmax=35°C CEC=4067.5kWh CED=3949.9kWh San Sebastián
Notas:
  • O vento era muito moderado mas favorável, havia uma circulação mais ou menos de SW. Isto é verdade em particular para o troço difícil entre Fundão e Salamanca. Portanto, os 23.9kWh que gastei, mesmo com uma parte grande feita a 70km/h, podem ser uma estimativa baixa para quem quiser reproduzir este percurso (o tempo estava bom, também).
  • Todos os troços foram feitos com aquecimento PTC nos 23°C excepto o troço Fundão-Salamanca. As temperaturas de Valladolid a Vitória estavam muito baixas, rondavam os 14°C (no supermercado éramos os únicos de t-shirt).
Última edição por migle em 02 jul 2018, 23:05, editado 1 vez no total.
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por BrunoAlves » 25 jun 2018, 22:29

Excelente relato, mais um :clap:
É uma máquina do demo :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 25 jun 2018, 23:04

Ainda estou a editar um bocado. Houve tanta coisa que me passou pela cabeça escrever. Ainda fiz um gráfico dos habituais, com altitude e velocidade, do troço Fundão-Salamanca, mas saiu pouco informativo, não tem nada que saber: é sempre a gastar bateria.

Ainda gostava de escrever umas cartas:
  • À IBIL, para dizer que usei o corredor que abriram até França. Para reforçar a noção de corredores, para eles perceberem que não faz sentido postos no meio do nada, que não carregam o suficiente para chegar até ao posto seguinte, para ver se abrem a volta à Espanha pelo litoral, para lhe transmitir a sensação que estão aí montes de turistas mortinhos para vir para Espanha de carro eléctrico. Desde que fiz a viagem, penso que abriram mais dois PCRs, em Irún e um segundo numa zona industrial em San Sebastián.
  • À Sodetrel, para dizer que usei a rede deles com zero problemas, vindo de Portugal, que me ajudaram ao telefone, inclusive chamando alguém que não se importou de arranhar o inglês. Mais uma vez, transmitir a sensação de que, como eu, vão cair aí magotes de turistas não-Tesla.
  • À Mobi.e para dizer a viagem que pude fazer sem qualquer preparação (sem precisar de esperar cartões em casa) no estrangeiro, e transmitir a ideia de que há magotes de turistas não-Tesla mortinhos de vir para Portugal em eléctrico, e não têm como carregar.
  • Ao nosso contacto técnico na Hyundai Portugal, porque é tão visível que eles não acreditam no que um carro destes pode fazer sem dificuldade. Para veres, na primeira conversa, em que eles estavam com medo que eu não estivesse satisfeito, ele esteve-se a desculpar a dizer que "os 200km" eram em determinadas condições, etc... O suporte técnico da Hyundai Portugal desloca-se todas as semanas a Gaia num carro a gasóleo.
  • Ao nosso amigo do Lemon Tea Leaf que falou no último vídeo em que foi a Londres em fazer uma viagem maior, apanhar o euro-túnel, como "terá feito um tipo com um Zoe"... e que mal sabe que montes de ingleses o fazem, que há PCRs à entrada e à saída do euro-túnel.
Última edição por migle em 26 jun 2018, 00:12, editado 1 vez no total.
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 25 jun 2018, 23:24

Fotos do regresso

Isto é uma área de serviço em França. Algumas pessoas não passaram lá. Isto dá para muito mais do que esticar as pernas, muitas têm mais floresta do que a maior parte dos nossos jardins. Em muitas dá para dormir, têm zonas de descanso, zonas para camiões, duches, e também hotéis.

Acerca da utilização da floresta, também é preciso referir as rotundas na Bretanha... em que fizeram rotundas deixando no meio um circulo de floresta pré-existente, rapando apenas uma faixa circular de vegetação para a visibilidade. As fotos

Imagem

No país basco francês (Iparralde)... se um dia estas línguas se perdem!

Imagem

Bem vindos a Espanha:

Imagem

A chegada a Vitoria. Por coincidência, talvez não tenha passado nas notícias, mas no dia 10 de Junho foi feito um cordão humano com 200 mil pessoas, ligando San Sebastian, Bilbao e Vitoria, por um referendo à independência.

Imagem

A imagem que se consegue tirar do desfiladeiro de Pancorvo, a passagem fácil entre o país basco (Vitoria) e a meseta ibérica (Burgos), por ser a passagem fácil, passam ali a linha de comboio, a N-1 e a AP-1 ao lado umas das outras:

Imagem

E repescando, para trás, não deixei nenhuma foto de Bordéus (óptimo ambiente, estilo Porto, mas com Zoes a aproveitar o lugarzinho de estacionamento do PCN da câmara):

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E afinal safaram-se umas fotos de Granville na nossa cloud. Não são boas, mas dá para ver o género de tempo que fazia no Canal da Mancha (estilo Dezembro).

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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 25 jun 2018, 23:33

A app da Sodetrel, permite-nos saber há quanto tempo estamos a carregar (no IONIQ, isso chega para ter uma ideia do SoC), e permite-nos parar o carregamento à distância. É bom, no Leclerc em Nantes, como no PCR do Fundão, tínhamos um self-service envidraçado que dava para ver o carro, o que nos permite estar mais tranquilos quanto à chegada de outras pessoas para carregar.

Imagem

Acabou por me chegar um cartão Sodetrel a casa, com um desdobrável em papel ligeiro para ir pelo correio. (O cartão que se compra nas áreas de serviço vem com um desdobrável em papel bom, vale os 20€). NOTA: dou este cartão a quem precisar dele, porque eu comprei um numa área de serviço.

Imagem

Tal foi o cuidado que tiveram para que a morada (estrangeira) saísse bem no envelope, que a escreveram à mão, provavelmente, o software deles formatava-a mal, e enviaram-ma directamente para Alcocheté. É sinal de que eles querem que isto funcione.

Imagem
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 26 jun 2018, 00:05

Como se faz uma rede

Permitam-me repescar fotos que já postei, para organizar num post com sugestões para fazer uma rede de PCRs. Estão sempre a dizer como é difícil metê-las nas bombas de gasolina, que as necessidades de potência (90kVA) são semelhantes às de dois ou três prédios de habitação (cá, não nos países onde as pessoas recebem 60-100A em casa ou mais, UK, etc...), que a rede eléctrica não aguenta...

Ora, nas áreas de serviço das auto-estradas, é óbvio que é necessário, com um espaçamento máximo de 80km. Mas talvez não tenham de ser quádruplos, etc, até porque há sempre o túnel para o outro lado.

Imagem

Outra hipótese óptima é ao longo dos mesmos corredores viários mas fora das auto-estrada. Em França, há as áreas de covoiturage, que são parques de estacionamento logo à saída. Aqui, é mais difícil porque pode não haver rede eléctrica, mas porque não PCRs castrados, de 20 a 30kW?

Imagem

Nos grandes supermercados sim, claro, até porque quem vai de viagem precisa de fazer tempo e comprar pão e água. Mas não nos lugarzinhos mais cobiçados. Na maior parte dos casos que vi, em França o PCR está lá bem no fundo do parque, num lugar bem distante da entrada, não cobiçado.

Imagem

Mais sítios bons? Bem no centro da freguesia, numa área de lazer, ao pé do parque infantil, das pizzarias, etc (como o PCR de Loures). Não há sempre um PT em cada freguesia?

Imagem

Onde é que também há sempre um PT.... nas aldeias?... junto ao estádio de futebol:

Imagem

Onde a electricidade também não falta é nas zonas industriais. Há tantas zonas industriais, e como as bem sucedidas ficam sempre em sítios com boas acessibilidades, são também óptimas para quem vai de viagem:

Imagem

E pronto. Assim se faz uma rede, sem problema nenhum, sem infraestrutura eléctrica nova nenhuma. Montes de sítios, montes de alternativas. É contar os PTs pelo país fora.
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 26 jun 2018, 01:24

Os Azares!!

Por último, não quero enganar ninguém e andar aqui vitorioso a dizer que correu tudo bem sem qualquer dissabor ou preocupação.

Primeiro. Em Espanha, eu sabia carregar, logo carreguei em San Sebastián, apesar de estar com 49% de SoC. Em França, a primeira coisa que tentei fazer foi carregar, ainda com 61%, mesmo sendo obrigado a sair da AE (no Intermarché de Bayonne). Falhou. Não havia nada de errado com o posto, apenas com o turista. Andei a passear com o telemóvel pelo parque a pensar que era falha de GPS... não encontrava como activar o posto. Desisti e acabei por carregar num posto da MobiVE não longe, com 58%, mas sair da AE atrasou-nos o andamento e não chegámos a Bordéus para pernoitar, como estava previsto.

Segundo. No dia 12, depois da boulangerie (que tinha croissants tipiques portugaises, massa de brioche), metemo-nos na AE para avançar depressa e tentámos carregar na Aire de la Porte des Landes de Gascogne. Desta vez, precisávamos, estávamos com 28,5%. Comecei a perceber que parecia que era preciso encomendar um cartão antes de poder usar a App. Também sabia que podia comprar um cartão pré-pago para 2 carregamentos por 20€. Eu não estava nada inclinado para gastar dinheiro sem ser nos carregamentos, e desisti de carregar, não entrei na área de serviço, sem considerar bem que estava com 28,5% e qual era a distância para o próximo PCR. Tentei em vão o plugsurfing.

Continuei, e vi que tinha de carregar fosse onde fosse e que estava um bocado à rasca. Sai da AE para Marcheprime, onde havia um PCR numa covoiturage. No ChargeMap tinha a indicação de que era um PCR novo, que já estava a funcionar. Óptimo! Cheguei com 13% de SoC. Activei o posto da MobiVE (com a app da Réveo) e a reacção foi aquela que muitos PCRs têm: "Ai credo, um IONIQ!"... e terminou o carregamento. E uma segunda e terceira vez. Claro que eu tenho boca, aprendi a dizer "remorque", "borne de recharge" e telefonei. Mas uma rede que pertence a um departamento (equivale a um distrito português...)... o atendimento foi automático e apenas para deixar mensagem.

Em modo de emergência, procurei o PCR mais próximo. Havia uma vila próxima, Biganos, com um Auchan com PCR Chademo e uma covoiturage um pouco mais longe com todas as fichas, e o PCR era novo. Cheguei à área de covoiturage com 7% de SoC e o PCR estava desligado... E fui carregar em PCN a Biganos num Auchan onde cheguei em modo tartaruga com uns 3% (não tenho registo). Era um PCR da Nissan que também tinha uma ficha Mennekes. Era questão de carregar 1h30-2h para conseguir chegar a Bordéus e foi o que fizemos.

Terceiro. Em Bordéus, escolhi um PCR com vista para o rio, do lado oposto ao do centro, para tirar umas boas fotografias (Allée Serr). Era um PCR com bons comentários e qualquer cartão RFID, qualquer, daria para activar este posto. Infelizmente, não dava com a app da MobiVE, Réveo, plugsurfing, New Motion... e sei lá que mais. Se eu tivesse lido melhor, tinha experimentado o cartão da Mobi.e. Num instante de inteligência, olhei para o posto, e havia um QR-code a dizer freshmile... instalei a freshmile e embora no mapa não existisse ali nenhum posto, leu o QR-code e activou o posto. Fechámos o carro para sair e tal... e o carregamento parou. Carregou dos 24,5% aos 35% e deu erro no carregador.

Começo a ver que quase todos os postos em Bordéus estão avariados (rápidos ou não), não pertencem à rede departamental mas sim à mairie de Bordéus. Dos que funcionam, evito o que fica junto à câmara municipal, pois já se imagina para quem ele serve. Vou ao cemitério de La Chartreuse... e no único lugar onde eu conseguiria chegar à ficha CCS estava um Zoe a carregar na Mennekes do posto ao lado, e ninguém por perto... Eu não sei ver se um Zoe está mesmo a carregar... Acho que apesar do posto ser da freshmile, também não o conseguia activar... e desisti...

Tinha o IKEA de Bordéus, mas iam pedir-me para ficar com o cartão de cidadão, e eu precisava mesmo era de resolver o problema com a rede Corri-Door. Fui para o norte de Bordéus, com um PCR no Intermarché e perto do IKEA. Não consegui activar o posto e telefonei. Como estava com dificuldade em expressar-me, perguntei se podia falar inglês e acabaram por chamar alguém com coragem para falar inglês. Naturalmente, em inglês eu não tinha dificuldade em expressar-me, o difícil era compreender o que me diziam... Disse que era português e fui dizendo as letras em francês "CRB-1" na esperança de que me respondessem em francês. Com muita dificuldade de compreensão, começo a ler no letreiro do posto aquilo que o homem me estava a dizer: não era com a app que eu podia activar o posto sem cartão, era indo ao site paynow.sodetrel.fr! Então obtinha um código OTP dando o cartão de crédito, anonimamente, e podia carregar a 1,3€/5 minutos.

Era caro. Mas como diria o Bjorn Nyland, "it was good shit". Enchi até aos 92.5% e meti-me na AE a 120km/h. Nova área de serviço, novo código OTP, e nova viagem. O dia tinha acabado, eu tinha perdido uma hora para entrar em Bordéus e mais 1h30 para sair de Bordéus, queria recuperar o atraso. À terceira, consigo ler finalmente que o cartão que se compra por 20€ para carregar duas vezes pode depois ser associado à app e isso ia permitir-me carregar a 1€/5 min, carregamentos de 4-8€ em vez de 5-10€.

Tudo coisas que eu podia ter lido antes da viagem. Perdemos um dia, mas estava resolvido.

O último problema foi na Bretanha, onde não existem autoestradas pagas, nem rede Corri-Door. Eu tinha olhado bem para a rede da Bretanha, um dos incentivos da viagem foi que o carregamento era à borla. Infelizmente, o departamento do Morbihan estava mais atrasado, e não dava para activar com app. Felizmente tinha feito o último carregamento em Loudéac, mesmo antes de sair da Armórica, a caminho de Vannes, e isso foi suficiente para chegar a Nantes ainda com 12%, uns 190km depois (estradas da Bretanha), mas não permitiu que visitássemos Saint Nazaire na foz do Loire.

Depois de Nantes, carregámos noutro PCR departamental, do SyDEV, e a indicação no ChargeMap era mais completa. Apesar de podermos activar com a app da Réveo, como os outros departamentais, também era possível activar com o Sodetrel pass. Isto significa que provavelmente tínhamos carregado em Morbihan com o Sodetrel pass também.

Quase tudo erros de turista. De qualquer modo, dois PCRs que pararam o carregamento e um PCR desligado sem aviso online (estava novo, por isso no ChargeMap ainda não tinha ligação).

Coisas que nunca aconteceram:
  • PCRs ocupados. Aliás, poucos foram os carros que vi a carregar.
  • Postos ocupados por fumarentos. Nem em supermercados, nem em áreas de covoiturage (por vezes totalmente cheias, com carros estacionados ao longo da estrada, havia greve da SNCF).
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por Nonnus » 26 jun 2018, 10:13

Impressionante o detalhe com que consegues fazer o relato desta viagem. Era para te fazer a pergunta se tinhas encontrado algum ICE ocupar o lugar de carregamento, mas respondes a essa pergunta mesmo no fim.

Só assim se vê a educação do zé tuga comparado com outros. Em tantos KM feitos não encontraste um único ICE ocupar o lugar dos VE´s, eu fiz "apenas" 600km quando fui a Viseu perdi a conta ao nº de vezes que tive de avisar que aqueles lugares eram para VE´s.

Somos conhecidos pela capacidade do desenrascanço, talvez levamos isso demasiado a letra! :think:
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por VETL » 26 jun 2018, 10:35

Falta um selo neste DB!
Este:

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=> Aquecimento central a Pelets
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