Os Azares!!
Por último, não quero enganar ninguém e andar aqui vitorioso a dizer que correu tudo bem sem qualquer dissabor ou preocupação.
Primeiro. Em Espanha, eu sabia carregar, logo carreguei em San Sebastián, apesar de estar com 49% de SoC. Em França, a primeira coisa que tentei fazer foi carregar, ainda com 61%, mesmo sendo obrigado a sair da AE (no Intermarché de Bayonne). Falhou. Não havia nada de errado com o posto, apenas com o turista. Andei a passear com o telemóvel pelo parque a pensar que era falha de GPS... não encontrava como activar o posto. Desisti e acabei por carregar num posto da MobiVE não longe, com 58%, mas sair da AE atrasou-nos o andamento e não chegámos a Bordéus para pernoitar, como estava previsto.
Segundo. No dia 12, depois da boulangerie (que tinha croissants tipiques portugaises, massa de brioche), metemo-nos na AE para avançar depressa e tentámos carregar na Aire de la Porte des Landes de Gascogne. Desta vez, precisávamos, estávamos com 28,5%. Comecei a perceber que parecia que era preciso encomendar um cartão antes de poder usar a App. Também sabia que podia comprar um cartão pré-pago para 2 carregamentos por 20€. Eu não estava nada inclinado para gastar dinheiro sem ser nos carregamentos, e desisti de carregar, não entrei na área de serviço, sem considerar bem que estava com 28,5% e qual era a distância para o próximo PCR. Tentei em vão o plugsurfing.
Continuei, e vi que tinha de carregar fosse onde fosse e que estava um bocado à rasca. Sai da AE para Marcheprime, onde havia um PCR numa covoiturage. No ChargeMap tinha a indicação de que era um PCR novo, que já estava a funcionar. Óptimo! Cheguei com 13% de SoC. Activei o posto da MobiVE (com a app da Réveo) e a reacção foi aquela que muitos PCRs têm: "Ai credo, um IONIQ!"... e terminou o carregamento. E uma segunda e terceira vez. Claro que eu tenho boca, aprendi a dizer "remorque", "borne de recharge" e telefonei. Mas uma rede que pertence a um departamento (equivale a um distrito português...)... o atendimento foi automático e apenas para deixar mensagem.
Em modo de emergência, procurei o PCR mais próximo. Havia uma vila próxima, Biganos, com um Auchan com PCR Chademo e uma covoiturage um pouco mais longe com todas as fichas, e o PCR era novo. Cheguei à área de covoiturage com 7% de SoC e o PCR estava desligado... E fui carregar em PCN a Biganos num Auchan onde cheguei em modo tartaruga com uns 3% (não tenho registo). Era um PCR da Nissan que também tinha uma ficha Mennekes. Era questão de carregar 1h30-2h para conseguir chegar a Bordéus e foi o que fizemos.
Terceiro. Em Bordéus, escolhi um PCR com vista para o rio, do lado oposto ao do centro, para tirar umas boas fotografias (Allée Serr). Era um PCR com bons comentários e qualquer cartão RFID, qualquer, daria para activar este posto. Infelizmente, não dava com a app da MobiVE, Réveo, plugsurfing, New Motion... e sei lá que mais. Se eu tivesse lido melhor, tinha experimentado o cartão da Mobi.e. Num instante de inteligência, olhei para o posto, e havia um QR-code a dizer freshmile... instalei a freshmile e embora no mapa não existisse ali nenhum posto, leu o QR-code e activou o posto. Fechámos o carro para sair e tal... e o carregamento parou. Carregou dos 24,5% aos 35% e deu erro no carregador.
Começo a ver que quase todos os postos em Bordéus estão avariados (rápidos ou não), não pertencem à rede departamental mas sim à mairie de Bordéus. Dos que funcionam, evito o que fica junto à câmara municipal, pois já se imagina para quem ele serve. Vou ao cemitério de La Chartreuse... e no único lugar onde eu conseguiria chegar à ficha CCS estava um Zoe a carregar na Mennekes do posto ao lado, e ninguém por perto... Eu não sei ver se um Zoe está mesmo a carregar... Acho que apesar do posto ser da freshmile, também não o conseguia activar... e desisti...
Tinha o IKEA de Bordéus, mas iam pedir-me para ficar com o cartão de cidadão, e eu precisava mesmo era de resolver o problema com a rede Corri-Door. Fui para o norte de Bordéus, com um PCR no Intermarché e perto do IKEA. Não consegui activar o posto e telefonei. Como estava com dificuldade em expressar-me, perguntei se podia falar inglês e acabaram por chamar alguém com coragem para falar inglês. Naturalmente, em inglês eu não tinha dificuldade em expressar-me, o difícil era compreender o que me diziam... Disse que era português e fui dizendo as letras em francês "CRB-1" na esperança de que me respondessem em francês. Com muita dificuldade de compreensão, começo a ler no letreiro do posto aquilo que o homem me estava a dizer: não era com a app que eu podia activar o posto sem cartão, era indo ao site paynow.sodetrel.fr! Então obtinha um código OTP dando o cartão de crédito, anonimamente, e podia carregar a 1,3€/5 minutos.
Era caro. Mas como diria o Bjorn Nyland, "it was good shit". Enchi até aos 92.5% e meti-me na AE a 120km/h. Nova área de serviço, novo código OTP, e nova viagem. O dia tinha acabado, eu tinha perdido uma hora para entrar em Bordéus e mais 1h30 para sair de Bordéus, queria recuperar o atraso. À terceira, consigo ler finalmente que o cartão que se compra por 20€ para carregar duas vezes pode depois ser associado à app e isso ia permitir-me carregar a 1€/5 min, carregamentos de 4-8€ em vez de 5-10€.
Tudo coisas que eu podia ter lido antes da viagem. Perdemos um dia, mas estava resolvido.
O último problema foi na Bretanha, onde não existem autoestradas pagas, nem rede Corri-Door. Eu tinha olhado bem para a rede da Bretanha, um dos incentivos da viagem foi que o carregamento era à borla. Infelizmente, o departamento do Morbihan estava mais atrasado, e não dava para activar com app. Felizmente tinha feito o último carregamento em Loudéac, mesmo antes de sair da Armórica, a caminho de Vannes, e isso foi suficiente para chegar a Nantes ainda com 12%, uns 190km depois (estradas da Bretanha), mas não permitiu que visitássemos Saint Nazaire na foz do Loire.
Depois de Nantes, carregámos noutro PCR departamental, do SyDEV, e a indicação no ChargeMap era mais completa. Apesar de podermos activar com a app da Réveo, como os outros departamentais, também era possível activar com o Sodetrel pass. Isto significa que provavelmente tínhamos carregado em Morbihan com o Sodetrel pass também.
Quase tudo erros de turista. De qualquer modo, dois PCRs que pararam o carregamento e um PCR desligado sem aviso online (estava novo, por isso no ChargeMap ainda não tinha ligação).
Coisas que nunca aconteceram:
- PCRs ocupados. Aliás, poucos foram os carros que vi a carregar.
- Postos ocupados por fumarentos. Nem em supermercados, nem em áreas de covoiturage (por vezes totalmente cheias, com carros estacionados ao longo da estrada, havia greve da SNCF).