Hyundai Kona/Kauai EV

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Hyundai Kona EV

Mensagem por Orlando » 10 mai 2018, 09:25

migle Escreveu:Também já tinha pensado nesse aspecto do carregamento. A diferença é maior que 90/96. Precisamente, os dados que vêm da página do fabricante é a tensão nominal do pack: 327V versus 356V. Os outros valores (por célula) é que foram inferidos.

Mas estou a gostar do Kona ter o mesmo tipo de células do Ioniq (obviamente estou satisfeito com o desempenho do carro). Parece haver quem pense que o objectivo é apenas a energia específica. Eu não queria ter uma enorme energia específica com uma perda de calor e uma sensibilidade que me obrigasse depois a aumentar a massa do pack com refrigeração e gastar aí também parte da energia.

Para mim, os objetivos mais importantes são eficiência energética e durabilidade, proteger o investimento que se fez.
Eu não estou a gostar de ter o mesmo tipo de célula, isto porque não há células para o Ioniq, logo deverá ser outro carro que há mas não há.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Hyundai Kona EV

Mensagem por migle » 10 mai 2018, 10:00

O Ioniq continua a ser produzido e a vender. Neste momento são 1000 por mês vendidos na Coreia e 860 por mês no resto do mundo (quase todos na Europa). No primeiro trimestre de 2018 foram produzidos ~5600, 2606 para fora da Coreia, 2129 desses vieram parar à Europa, os restantes ~500 devem ter ido para o Canadá porque nos EUA vendem-se pouco. Os números são públicos.

Talvez não seja o volume que gostaríamos mas não é um modelo virtual. Quem quiser vai ao stand e compra, neste momento espera por Novembro, e também se têm visto no mercado de usados. Não é o mesmo caso do Ampera-e, que só consigo na América do Norte. Entretanto, vão todos parar aos países onde há grandes incentivos: Noruega (vêem-se muitos lá), Holanda, Canadá... É engraçado serem países frios. No Ontário estão com um incentivo de $14000.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Hyundai Kona EV

Mensagem por pemifer » 10 mai 2018, 15:48

migle Escreveu:nos EUA vendem-se pouco.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Deve ser por ser coreano como se o Chevrolet Bolt não fosse coreano tambem...
É mais americano o Nissan Leaf que o Chevrolet Bol... enfim...
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Avatar do Utilizador
NunoLopes
Mensagens: 206
Registado: 20 mar 2018, 23:07
Data de fabrico: 16 jan 2015
Capacidade bateria: 56,90Ah 12 barras
Localização: São Domingos de Rana, Cascais

Re: Hyundai Kona EV

Mensagem por NunoLopes » 10 mai 2018, 15:59

Será que é por haver pouca produção de Ioniq's que não se vê tantos, nem no mercado de usados, acho que os 860 para a EU são muito poucos, ou será a procura pouca?
Nissan Leaf Tekna Preto 01/2015, desde 28/03/2018, 44.000Km

Imagem

ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Hyundai Kona EV

Mensagem por ruramos » 10 mai 2018, 16:21

Encontrei esta foto pela net, onde mostra o tubo que leva o ar quente empurrado pela fan da bateria para a rua..

Imagem

Imagem


alguém sabe onde se encontra as entradas de ar da bateria? na iamgem diz a frente.

bem simples por acaso esta solução.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Hyundai Kona EV

Mensagem por migle » 10 mai 2018, 16:47

pemifer Escreveu: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Deve ser por ser coreano como se o Chevrolet Bolt não fosse coreano tambem...
Deves saber que a Hyundai vende muito na America do Norte. Cruzo-me com os canadianos e uma pessoa apercebe-se que um tipo comprou o Ioniq porque tem tido sempre Hyundais, o outro carro da família é um Santa Fe para viagens maiores. É um bocado diferente da presença da marca cá.
NunoLopes Escreveu:Será que é por haver pouca produção de Ioniq's que não se vê tantos, nem no mercado de usados, acho que os 860 para a EU são muito poucos, ou será a procura pouca?
Europa não deve ser EU, deve ser a EEA, incluindo a Noruega, que neste caso desequilibra um bocado os números. Então, na EEA 860 por mês parecem-te pouco? Vê os números do mês de janeiro de 2018 (claro, nesse mês em particular há poucos Leafs por razões óbvias).
nightshade Escreveu:alguém sabe onde se encontra as entradas de ar da bateria? na iamgem diz a frente.
Tenho de dizer duas coisas: uma é obrigado pela foto, outra é que há tópicos para o Ioniq. Aliás, tenho um gráfico para postar há algum tempo, que mostra as temperatura num segundo carregamento rápido num dia quente (25 de Abril, hora de almoço) e podíamos discutir a suficiência ou insuficiência da ventilação do Ioniq.

A bateria é arrefecida com ar vindo do habitáculo. A entrada mais óbvia é por baixo do banco de trás, quase alinhada com as saídas do AC para o banco de trás. O Ioniq vai buscar muita inspiração ao Prius e aqui também. A lógica é que as baterias gostam das mesmas temperaturas que nós. Se estiver frio, aqueço o habitáculo, se estiver calor, uso o AC e arrefeço a bateria. É muito eficaz. O único "catch" é quando eu não estou no carro.

Obrigado: já tinha levantado a caixa de plástico onde está o kit de reparação de pneus, para aceder a essa alavanca para soltar o cabo de carregamento (primeira semana com o carro, ainda não tinha percebido como funcionava), mas não reparei que estava aí a saída de ar da bateria.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Hyundai Kona EV

Mensagem por ruramos » 10 mai 2018, 17:01

Obrigado pela explicação.
Enganei-me foi no tópico onde pus isto.. queria por no do ioniq, como é óbvio :)

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Hyundai Kona EV

Mensagem por migle » 10 mai 2018, 17:19

Aquela entrada de ar, a peça 37571A, está por baixo do assento do banco de trás, abaixo da zona almofadada. Conheço-lhe bem a frente. A bateria ocupa a área do pneu suplente e por baixo do banco de trás.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Hyundai Kona EV

Mensagem por pemifer » 11 mai 2018, 15:26

Isto quer dizer que a bateria não é estanque?
Com o Ioniq é melhor não fazer brincadeiras na água, será?




Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Hyundai Kona EV

Mensagem por migle » 11 mai 2018, 16:16

Sim, já conheço os vídeos... :lol: Eu não faria.
Conheço a antiga polémica. Houve alguém que diz que arranjou a bateria avariada de um Prius limpando a acumulação corrosiva nos conectores. Então a velha polémica é que na do Leaf não há corrosão porque é estanque, e que para quem vive à beira mar é bom.

Isso é desenterrar um tópico. Porém, se não é de iões no ar que estamos a falar, antes de entrar água para as condutas de ar, eu ficava com as pernas todas ensopadas.

Não sei se é estanque se não. Já há algum tempo que ando a ver se encontro uma fotografia da bateria cortada para olhar melhor. Tenho ideia de ter visto... mas nunca mais. Mas isto não é um tópico sobre o Ioniq!

E vá: uns carros têm umas coisas boas, outros têm outras. Até o e-Golf, que já sofria do rapidgate muito antes do termo ser inventado, tem os seus pontos fortes: diz que os materiais do tablier são de muito boa qualidade.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Hyundai”