Hyundai Kona/Kauai EV

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Hyundai Kona/Kauai EV

Mensagem por Orlando » 24 jul 2018, 09:20

BrunoAlves Escreveu:
23 jul 2018, 23:25
Na minha opinião isso é o que resulta em comparar o incomparável: resulta em views, clicks e referrals.
Comparar um carro de 45k que carrega a 50kW com um de 145k que carrega a 125kW. Tá tudo ✌️

Bem que um possa ser mais eficiente... Enfim, serve um propósito, cabe a cada um filtrar o que sobra. Aos que não cabe, vão no rebanho...
Pimba, na mouche,
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Gameiro101
Mensagens: 334
Registado: 13 fev 2017, 20:37
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: 30 KW

Re: Hyundai Kona/Kauai EV

Mensagem por Gameiro101 » 24 jul 2018, 11:05

BrunoAlves Escreveu:
23 jul 2018, 23:25
Na minha opinião isso é o que resulta em comparar o incomparável: resulta em views, clicks e referrals.
Comparar um carro de 45k que carrega a 50kW com um de 145k que carrega a 125kW. Tá tudo ✌️

Bem que um possa ser mais eficiente... Enfim, serve um propósito, cabe a cada um filtrar o que sobra. Aos que não cabe, vão no rebanho...
O Tesla carrega no máximo a 120kwh e não 125kwh, e o Tesla do Bjorn, devido a grande quantidade de carregamentos nos supercharger, esta a limitar a carga se não me engano o máximo está abaixo dos 100kwh.

Temos como é obvio de ter sentido critico, o trabalho dele não é 100% cientifico, é "apenas" um entusiasta de BEV, que faz os filmes, pelo menos é com este intuito que acompanho o canal dele.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Hyundai Kona/Kauai EV

Mensagem por migle » 24 jul 2018, 11:20

BrunoAlves Escreveu:
23 jul 2018, 23:25
Na minha opinião isso é o que resulta em comparar o incomparável: resulta em views, clicks e referrals.
Comparar um carro de 45k que carrega a 50kW com um de 145k que carrega a 125kW. Tá tudo ✌️
Não percebi bem se a comparação te parece desinteressante, interessante, ou se estás indeciso.
É possível que resulte em clicks...

Para mim, se há algum vídeo sobre carros eléctricos que seja interessante, são precisamente os que têm comparações, números, etc, caso contrário para mim não há qualquer assunto e mais vale ver um vídeo de ballet, teatro ou o que seja.

As comparações tipo revista de automóveis (ensaios comparativos) entre automóveis comparáveis têm um propósito: ajudar uma pessoa que está indecisa entre este ou aquele a escolher. Aqui não. Não há ninguém "Ai! Não sei se hei de comprar o Model X, se o Kona..." é ridículo.

Aqui tem um bocado mais interesse do que isso, porque se trata de desmistificar, de desfazer ideias feitas, de dizer que não há carros que estejam acima de qualquer comparação. Não é desfazer dos Teslas, que devem ser naturalmente carros muito bons, nada disso. Simplesmente, manter um pé na terra e dizer que se consegue quase a mesma utilidade prática com outros carros.

Para mim, se há alguma discussão que valha a pena, é para desfazer ideias feitas. Neste comparativo, o Kona já ganhou, porque foi considerado que se o Tesla fosse restringido a carregar a 50kW em Chademo não teria qualquer hipótese na corrida.

Mas abri outro tópico para essa corrida e essa comparação.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Hyundai Kona/Kauai EV

Mensagem por BrunoAlves » 24 jul 2018, 18:38

Se calhar pronunciei-me mal. Não me interpretem mal, normalmente tudo o que "posto" é numa de boa disposição.

Eu também sigo o canal do Bjorn (ainda que não tenha havido nada que me interessasse muito recentemente). Também já o disse, quanto mais o vejo menos lhe reconheço capacidade técnica e de análise, é um tipo engraçado e que tem muito tempo livre e que muito tem feito por publicitar os VE, sem dúvida.
Não deixa de ser de alguma forma educativo, mas nem tudo faz sentido. Os vídeos eram muito melhores quando ele não vivia disto, agora há um bocado de sensacionalismo naquilo que ele produz, que também é preciso para ganhar audiência.
Este comparativo mostra bem isso na minha opinião: é uma comparação sem nexo, mas que aproveita bem o hype à volta do kona e o hype constante da Tesla, para concluir o que não tem conclusão alternativa. Podia fazer o mesmo exercício em papel, mas isso não traria o mesmo retorno...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Hyundai Kona/Kauai EV

Mensagem por migle » 24 jul 2018, 19:43

Em papel não tem o mesmo efeito na cabeça das pessoas.
Tenta mostrar a uma pessoa, no papel, com uma tabela bem feita, que quando faz os seus 60-80km diários para o trabalho, o efeito final entre andar a 100km/h ou 140km/h (e.g. Vasco da Gama) é irrelevante face aos outros factores (semáforos, bichas), que apenas pode ganhar 1 ou 2 minutos numa viagem que vai ter uma média final de 30km/h.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Hyundai Kona/Kauai EV

Mensagem por Orlando » 25 jul 2018, 16:05

Já vi alguns testes...Parece-me bem.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Nelson
Mensagens: 90
Registado: 22 set 2016, 20:47

Re: Hyundai Kona/Kauai EV

Mensagem por Nelson » 28 jul 2018, 10:33

O Bjørn Nyland consegiu fazer 510 km a uma velocidade média de 90km em autoestrada :o Este EV partilha mesma escola de eficiencia do IONIQ :clap:


Mundo EV - Canal de divulgação de notícias sobre mobilidade elétrica. Subscreva.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Hyundai Kona/Kauai EV

Mensagem por migle » 28 jul 2018, 15:52

O Bjorn fez 500km a 90km/h com o Model 3 ao redor do vale central da Califórnia. Hum... a bateria é maior, não é? Parece que o resultado é melhor, o que já começa a ser abuso, porque o Kona é visivelmente menos aerodinâmico que o 3. Eu fiz (30km/h extrapolados) 250km a 90km/h em redor do vale do Guadalquivir com o mesmo tipo de tempo.

Hum... o resultado do Kona neste teste foi muito, muito próximo do Ioniq.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Hyundai Kona/Kauai EV

Mensagem por Orlando » 29 jul 2018, 22:12

migle Escreveu:
28 jul 2018, 15:52
O Bjorn fez 500km a 90km/h com o Model 3 ao redor do vale central da Califórnia. Hum... a bateria é maior, não é? Parece que o resultado é melhor, o que já começa a ser abuso, porque o Kona é visivelmente menos aerodinâmico que o 3. Eu fiz (30km/h extrapolados) 250km a 90km/h em redor do vale do Guadalquivir com o mesmo tipo de tempo.

Hum... o resultado do Kona neste teste foi muito, muito próximo do Ioniq.
Eu tb acho muito estranho.
Ou o pessoal do TM3 está a dizer mais do que é, ou o Bjorn fez algo que não contou.
Afinal gritaram que o Tm3 era muito eficiente e agora 64kWh fazem mais do que 75....estranho
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Hyundai Kona/Kauai EV

Mensagem por migle » 29 jul 2018, 23:47

O Model 3 dizia 14kWh/100km. Eu fiz em condições comparáveis, 11,3kWh/100km. E aqui o Hyundai Kona... chegou com 4%, não foi? Terá feito quê? 96%×64kWh=60.8kWh/511km=11,9kWh/100km? Para empregar a linguagem deles, 11,9kWh/100km é muito próximo, isso é território do IONIQ...

A verdade é que a variabilidade é muito grande. Eu também já fiz 14kWh/100km a 90km/h num dia com mau tempo. Tive de mudar os planos de viagem e fazer uma paragem em PCR. São precisos muito mais pontos. O Model 3 pode fazer melhor, porque ele apanhou vento contra numa parte do percurso (a Califórnia, em princípio, na costa oeste, terá a mesma tendência de vento norte que nós temos, por causa do anticiclone subtropical, cá é o dos Açores).
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Hyundai”