Hyundai Kona/Kauai EV

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Hyundai Kona/Kauai EV

Mensagem por hmendes » 20 jul 2018, 11:43

nbairro Escreveu:
20 jul 2018, 11:39
esqueçam o kauai...acho que só vão produzir 18 mil unidades para o mundo todo.

Por este andar, mais cedo temos os Tesla 3 cá em portugal do que Kauai e afins, os carros elétricos vendem como pães quentes mas mesmo assim algo me escapa no meio disto tudo pois simplesmente não conseguem produzir em numero suficiente.
O problema é que os próprios fabricantes ainda têm receio que seja uma moda temporária, e fazer um investimento ao nível da produção para produzirem em maior escala, envolve valores avultados...

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Hyundai Kona/Kauai EV

Mensagem por mjr » 20 jul 2018, 11:55

A bateria é apenas uma parte do veículo, extrapolar o custo total do veículo com base apenas na capacidade da bateria não faz qualquer sentido.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Hyundai Kona/Kauai EV

Mensagem por hmendes » 20 jul 2018, 12:05

mjr Escreveu:
20 jul 2018, 11:55
A bateria é apenas uma parte do veículo, extrapolar o custo total do veículo com base apenas na capacidade da bateria não faz qualquer sentido.
A bateria é um custo alto, se a isto acrescermos os custos da mudança da linha para uma linha que produzira o modelo eletrificado (em virtu de a linha estar otimizada para o modelo CI) então deixa de compensar. Aliás, acho que esse deve ser a grande mais valia do Leaf, tendo em conta que o modelo foi idealizado para apenas ter motorização elétrica, não existem 2 formas e 2 recheios diferentes :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Hyundai Kona/Kauai EV

Mensagem por migle » 20 jul 2018, 13:52

nbairro Escreveu:
20 jul 2018, 11:39
esqueçam o kauai...acho que só vão produzir 18 mil unidades para o mundo todo.
Acho que é um bocado descabido dizer "esqueçam o kauai"...
Esses 18 mil hão de ir para quem os encomendar e tiver paciência de esperar uns meses, como, aliás, se está à espera para todos os VEs.

Quem está à procura de um VE novo e este lhe serve, e consegue arranjar esse financiamento, não é por aí que se deve retrair, porque os carros hão de vir. Se não vai acontecer que desiste de um carro "porque não há carros, esqueçam" e depois vai cruzar-se com eles na rua.

O caso não é o do Ampera-e, que não se pode encomendar e ponto final.

Eu posso ser suspeito por ter comprado um IONIQ em stock. A verdade é que toda a gente punha dúvidas dele existir ou não. Chegaram dezenas em Junho de 2017, vários já vendidos. Não aparecia no site da Hyundai, portanto para quem não fosse ao stand era como se não existisse. Foi o meu caso, fiquei à espera que aparecesse no site e logo a seguir aumentou 1000€. Entre Agosto e Setembro havia ainda muitos carros em stock que foram desaparecendo um por um até ao meu, o último. Depois chegaram mais em Janeiro e venderam-se as viaturas de demonstração de Julho. Agora em Setembro vão chegar mais e depois parece que Novembro mais outra vez...

Ou seja, não existia mas os tempos de espera eram no máximo de 7 meses e muitas pessoas o compraram em stock. Qualquer CI de menor produção tem esse tempo de espera (o meu patrão esperou mais que isso, 9 meses, por uma Peugeot Traveller).

Portanto, esqueçam mas é essa do "carro fantasma"...
nbairro Escreveu:
20 jul 2018, 11:39
Por este andar, mais cedo temos os Tesla 3 cá em portugal do que Kauai e afins, os carros elétricos vendem como pães quentes mas mesmo assim algo me escapa no meio disto tudo pois simplesmente não conseguem produzir em numero suficiente.
Toda a gente também consegue entender que a procura do Leaf, sendo o VE mais vendido no mundo, é maior. E a procura do TM3, dada a capacidade da Tesla de fazer publicidade, comparado com eléctricos Hyundai que pouca gente sabe que existem, também é maior.

Quanto à produção, talvez seja que o pequeno construtor Tesla tem acesso a muito mais fundos do que muitos grandes construtores de automóveis podem dispor para modelos que representam ainda uma pequena percentagem.

A Hyundai é o 4º maior construtor do mundo e as diferenças entre os construtores no top 5 não é substancial. Porém, no mês passado a Hyundai produziu um total de 141495 veículos, dos quais 1807 IONIQ EV e 2196 Kona EV, combinados dá 2,8% da produção.
Nessa perspectiva, dá para ver como a meta da Tesla para o 3 é ambiciosa e a dimensão do feito? 5000 carros por semana são uns 22000 por mês, isso é 15% do total produzido pelo 4º construtor mundial.
Penso que os outros construtores não conseguem isso porque não têm a mesma quantidade de € para investir...

Depois quando há um modelo CI novo, ele surge aos poucos, a produção inicialmente é lenta. Provavelmente por causa de problemas. Com um VE nós queremos é o modelo novo já. Quando a produção atinge a velocidade de cruzeiro nós já estamos interessados é no outro modelo, o próximo...

Entretanto, com 2.8% de quota VE a Hyundai ainda está mais avançada que o consumidor português.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Ricardo
Mensagens: 221
Registado: 14 nov 2017, 00:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Hyundai Kona/Kauai EV

Mensagem por Ricardo » 21 jul 2018, 11:57

É. E o meu Ibiza é uma limusina. :lol:

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Hyundai Kona/Kauai EV

Mensagem por Orlando » 21 jul 2018, 16:18

Vi um video deste SUV com consumos de 14.8kWh mas desconheço trajetos.
Há alguma certeza quanto ao consumo?
Não pode ser tão eficiente e reduzidos qto os do Ioniq, mas será um comilão como o Jag ou o TMX?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Hyundai Kona/Kauai EV

Mensagem por migle » 21 jul 2018, 22:11

Com 14.8 já está a milhas do TMX, seja qual for o trajecto. Às vezes há carros surpreendentemente económicos para a aerodinâmica que têm, veja-se o Kia Soul. Se calhar o próprio sistema de arrefecimento dos Tesla gasta muito, porque a aerodinâmica que têm até não é má.

Tanto quanto entendi, o Bjørn Nyland já testou o carro no outro dia mas está comprometido a não divulgar nada antes do dia 25 de Julho. De certeza que vai falar nos consumos, portanto é estar atento.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Hyundai Kona/Kauai EV

Mensagem por Orlando » 22 jul 2018, 00:11

migle Escreveu:
21 jul 2018, 22:11
Com 14.8 já está a milhas do TMX, seja qual for o trajecto. Às vezes há carros surpreendentemente económicos para a aerodinâmica que têm, veja-se o Kia Soul. Se calhar o próprio sistema de arrefecimento dos Tesla gasta muito, porque a aerodinâmica que têm até não é má.

Tanto quanto entendi, o Bjørn Nyland já testou o carro no outro dia mas está comprometido a não divulgar nada antes do dia 25 de Julho. De certeza que vai falar nos consumos, portanto é estar atento.
Disseste Bjorn?! Aprendi a não confiar muito no homem.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Hyundai Kona/Kauai EV

Mensagem por migle » 23 jul 2018, 22:53

Não acredito que ele aldrabe testes. Realmente, não soube tirar proveito do Nissan Leaf, mas creio que é realmente porque assim que se vê com 30% de SoC entra em pânico e vai abastecer. Nesse caso, não teve em conta que o Leaf tem uma grande reserva e o Ioniq não tem nenhuma.

Vai haver uma corrida entre o Kona e um TMX P90D ludicrous. 1000km, saem ambos a 100%.
Acho difícil o Kona ganhar, apesar do TMX beber demais.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Hyundai Kona/Kauai EV

Mensagem por BrunoAlves » 23 jul 2018, 23:25

Na minha opinião isso é o que resulta em comparar o incomparável: resulta em views, clicks e referrals.
Comparar um carro de 45k que carrega a 50kW com um de 145k que carrega a 125kW. Tá tudo ✌️

Bem que um possa ser mais eficiente... Enfim, serve um propósito, cabe a cada um filtrar o que sobra. Aos que não cabe, vão no rebanho...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Hyundai”